domingo, abril 22, 2007

Treta da semana: o meu horóscopo.

Nasci a 3 de Julho, o que faz de mim Caranguejo. O Sol, visto da Terra, parece percorrer no céu um caminho pelas constelações do Zodíaco. Ora a 3 de Julho o Sol está na constelação Gémeos, e por isso sou Caranguejo. Confuso? A astrologia é mesmo assim.

Há mais de dois mil anos, quando uns Gregos se puseram a inventar horóscopos, o Sol entrava na constelação Carneiro no equinócio* da primavera. Essa ficou a primeira constelação e dividiram o zodíaco por outras 12. Mas entretanto a precessão da Terra deslocou o equinócio, no qual o Sol agora está a meio da constelação Peixes.

Além da precessão dos equinócios havia um problema com o calendário Juliano, em uso de 45 AC até 4 de Outubro de 1582. Era um calendário com 365 dias por ano mais um dia extra cada quatro anos, quase como o nosso. O problema é que um ano terrestre tem 365.2424 dias (ano do equinócio vernal), e o ano do calendário Juliano tem em média 365.25 dias. Mil e seiscentos anos mais tarde já ia com dez dias de atraso e estava a estragar a Páscoa aos católicos.

Para corrigir o problema o Papa Gregório XIII decretou um novo calendário em 1582. Neste, um ano divisível por 100 só é bissexto se for divisível por 400. Decretou também uma alteração de data: a seguir a 4 de Outubro de 1582 foi o dia 15 de Outubro de 1582. Isto repôs o equinócio da Primavera no dia 21 de Março e alinhou melhor o calendário com a órbita e precessão da Terra.

Agora tenho que contar o que fizeram os astrólogos nestes 15 séculos em que o Sol no equinócio foi mudando de constelação, o calendário errado se foi desfasando do ano vernal, e, finalmente, se saltou 10 dias de uma vez.

Nada. Não mudaram uma única data. É por isso que os nativos de Caranguejo como eu nascem quando o Sol está na constelação Gémeos. Mas é de notar que isto não afectou as previsões astrológicas. A astrologia de hoje é tão fiável e útil como era na Grécia antiga, e até é mais higiénica porque já não usam as entranhas dos pombos.

Mas há pessoas astrologicamente ainda menos afortunadas. Quem nasceu entre 30 de Novembro e 17 de Dezembro tem o Sol na constelação do Ofiúco, ou Serpentário. Esta constelação, além de clandestina, é a 13ª. Se acredita nestas tretas já tem mais uma razão para se preocupar.

Passo então ao meu horóscopo para o dia 22 de Abril de 2007. Ou melhor, horóscopos. No Terravista (1) a foto da simpática Maya enfeita a lista de signos, e escolho o meu. Caranguejo. Acho...

«Carta Dominante - O DEPENDURADO
Saúde - Poderá ter alguma dificuldade em superar problemas de foro emocional ou psicológico.
Amor - Alguns desentendimentos poderão, depois de superados, reforçar as ligações.
Dinheiro - Não deve temer submeter-se a provas, nem deixar de lutar pelos seus propósitos.»


Vejo algumas coisas que me podem acontecer. E que podem não acontecer. Como previsão não é muito preciso, mas pelo menos cobre todas as possibilidades. À procura de uma segunda opinião, vou à astrologia no Sapo (2) e consulto o Paulo Cardoso, que prevê:

«Para ultrapassar esse seu estado de espírito inquieto, medite, leia um bom livro de Astrologia ou procure algo que desenvolva o seu mundo interior.«

Pois, também me pareceu mais um conselho que uma previsão. Mas está lá escrito previsão, e eles é que sabem. Como ainda me restavam dúvidas acerca do dia de hoje, fui ver o que a Maya dizia também no Sapo:

« SAÚDE: Pode obter melhorias com a continuação de um tratamento.
AMOR: Acredite naquilo que lhe for dito; não deve haver margem para desconfianças.
DINHEIRO: Invista mais na sua vida profissional; o dia pode ser pleno. »


Curiosamente, a Maya só concorda com ela própria nas previsões para a minha vida profissional. Mas hoje é Domingo, e de pouco me adianta este auto-consenso. De resto sei apenas que me podem acontecer várias coisas que também podem não acontecer.

Fez-me lembrar algo que li numa revista que a minha avó tinha em casa, quando eu era miúdo: os números da sorte para jogar na lotaria, determinados por um astrólogo qualquer. O que me ficou na memória foi serem números diferentes para cada signo...

*Quando o dia e a noite são de igual duração. Há um no inicio da primavera e outro no inicio do outono.
1- http://astrologia.terravista.pt/
2- http://astrologia.sapo.pt/homepage
Mais informação sobre o calendário Gregoriano e os signos zodiacais.

10 comentários:

  1. Mesmo supondo que o sistema está correcto, há algo de intrinsecamente contraditório em "AMOR: Acredite naquilo que lhe for dito; não deve haver margem para desconfianças."

    Nesta previsão é dito ao visado para acreditar no que lhe é dito.

    Presume-se que esta afirmação tenha por base que o que irá ser dito, no âmbito amoroso, será verdade, e não que a previsão/conselho é no sentido de acreditar em mentiras.

    Logo, o astrólogo prevê, para os caranguejos, que apenas lhe será dito a verdade. Por todas as pessoas. Caranguejos ou não.

    Quer isto dizer que as cartas astrológicas do caranguejo prevêm o que toda a gente vai dizer.

    Assim sendo, depreende-se que qualquer carta serve para determinar o que qualquer pessoa irá ou deverá fazer.

    Fica a dúvida: se uma carta astrológica de um signo prevê o que os outros fazem, qual é a razão de "ler" o futuro por signos?

    ResponderEliminar
  2. Aqui estão uns bonecos:

    http://banqueiroanarquista.blogspot.com/2006/02/burla-no-znite-i.html

    http://banqueiroanarquista.blogspot.com/2006/02/burla-no-znite-ii.html

    ResponderEliminar
  3. Caro Ludwig

    Também sou Caranguejo. Nasci a 6 de Julho. Finalmente temos uma coisa que nos aproxima.

    ResponderEliminar
  4. Porra, eu sabia que havia uma qualquer coisa clandestina na minha vida. Afinal, é uma constelação!
    Podia ser pior.

    ResponderEliminar
  5. Ludwig,

    Mesmo alguns astrólogos dizem que esse tipo de previsão que você colocou, são mentiras. Alias, basta ser sensato.
    A astrologia que não aparece em revistas, esta mais para uma astrologia de tendências; de observação de que determinadas pessoas nascidas em determinadas datas têm em geral um conjunto de características semelhantes e isto dividido em 12 categorias.
    Gêmeos, ou leão, são basicamente nomes para designar um período temporal.

    Não que eu acredite mas, bater no ponto em que você bateu, é como chutar cachorro morto.

    Bruno, um geminiano : )

    ResponderEliminar
  6. Caro Bruno,

    Há astrologos que dizem que a astrologia só com o signo solar não serve de nada. Há uns anos li um artigo do Paulo Cardoso a dizer isso. Mas pelos vistos essa posição não impede o Paulo Cardoso de ganhar algum a fazer este tipo de astrologia (e agora esse artigo já não está online, pelo menos já não o encontrei).

    Discordo que a astrologia venha da observação. Nunca os astrologos partem de uma amostra significativa de pessoas e comportamentos, mas sempre do tal "simbolismo" que inventam ver nos astros. Uma vez tive oportunidade de discutir isto pessoalmente com a Maya. Numa caracterização a um signo ela dizia que os nativos desse signo casavam tarde e raramente. Eu propus que se comparasse essa previsão com os registos de casamento. Ela disse que não, porque a astrologia não é uma ciência. Mas se fosse como o Bruno diz, era por aí que ela devia ter começado...

    ResponderEliminar
  7. Caro Ludwig

    Quem é a Maya? Outra irmã sua?

    ResponderEliminar
  8. É uma prima distante, como o António. E também crê em coisas estranhas... é astróloga.

    ResponderEliminar
  9. Não sabia Ludwig. Obrigado pela informação.

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver minha página sobre esoterismo. Antonio B Duarte Jr.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.