segunda-feira, abril 02, 2007

As maiúsculas...

Quando um ateu ou agnóstico menciona a verdade, escreve verdade. Um crente moderado escreve Verdade. O leitor David Cameira mostra outra variante. Os crentes menos moderados preferem a VERDADE. Ou é isso, ou têm problemas no teclado. Cito o comentário do David, que muito tem que se comente:

«Pois pensar custa mm muito principalmente qd a ciencia ( A VERDADEIRA ) esta a ensinar em todo o mundo inetiro que o positivismo racionalista e o darwinismo " opera bufa " está desacreditado
E COM QUE GALHARDIA CIENTIFICA O PROF JÓNATAS O PROVOU !»

É de louvar a modéstia com que o David apenas sugere (sem se gabar), que não só sabe qual é a ciência VERDADEIRA, mas também o que se está a ensinar em todo o mundo. Mas é curiosa a escolha do adjectivo. Jónatas Machado provou isto com galhardia. Esta fez me ir ao dicionário (1), a ver se era mesmo o que eu pensava. E era:

galhardia: s. f., qualidade de galhardo; elegância; gentileza; garbo; bizarria; generosidade; bravura; ânimo.

Concordo que os argumentos do Jónatas Machado exibem qualidades de galhardo. Muita bravura, ânimo certamente, e bizarria a rodos. Mas, caro David, na sua opinião de entendido em ciência, acha mesmo que isto são qualidades científicas? Chamem-me antiquado, mas eu sou do tempo em que neste cantinho do mundo (do mundo todo não posso falar) a ciência preferia o rigor ao garbo e a observação à bizarria.

Finalmente:

« Deviam ter vergonha do q fizeram... todos os grandes homens de ciencia estao a dar voltas no tumulo pq vos, seus discipulos, ultrajasteis a ciencia pela qual eles deram s suas vidas»

Penso que há aqui alguma confusão. Salvo excepções como Marie Curie, muitos dos que perderam a vida pela ciência não a deram. Foi-lhes tirada por outros que, com galhardia e VERDADE mas pouca tolerância protegeram assim as suas crenças.

1- Priberam, Língua Portuguesa On-Line

4 comentários:

  1. mALDITO CAPS LOCK! MAS PORQUE É QUE AINDA NÃO TIRARAM ESSA TECLA DOS TECLADOS? vALHA-ME dEUS...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Eu não vou responder ao comentador acima pq eu não sei " grunhir "

    Eu quero agradecer ao Ludwig Krippahl o espaço mediático que me deu no seu blog, considerando-me merecdor de um post só para mim.

    OBRIGADO ( maiuúculas propositadas ) por me associar a tão ilustre professor Coimbrão.

    Finalmente o seu post inteiro prova que eu tenho razão e os talibans da " ciência " naturalista deviam fazer penitência

    LOL

    ResponderEliminar
  4. O Ludwig parece aquele autor ( não sei se Gobels se Lenin pq já ouvi as duas versões ): " uma mentira repetida muitas vezes torna-se uma verdade "

    Mas a ciência n se faz assim e " ai é q a onça vai beber água "...

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.