segunda-feira, dezembro 28, 2009

Treta da semana (passada): Anatomia Energética.

Na senda da termodinâmica da espiritualidade, abordo agora a anatomia dos centros energéticos. É uma matéria importante porque, como explica o Dr. Carlos Sousa, «A desordem nos sistemas de Chacras e meridianos – campos energéticos subtis – transforma os problemas emocionais / espirituais em debilidade celular que, tarde ou cedo, expressar-se-á e influirá na condição fisiológica.»(1) Neste contexto, era de esperar que o “Dr.” viesse de algum curso em medicinas alternativas. Mas não. Carlos Sousa formou-se em artes decorativas e design urbano na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva e é mestre em Criatividade Aplicada. Segundo ele, o mestrado foi pela Universidade de Santiago de Compostela, mas não consegui encontrar tal curso nessa universidade. Apenas no Instituto Avanzado de Criatividad Aplicada Total, também em Compostela (2).

Esta formação pode parecer distante da anatomia energética. Mas não é assim tanto porque o Carlos Sousa usa a intuição. Tal como a interpretação filosófica de conceitos científicos, este sucedâneo do conhecimento também exige principalmente criatividade. É inventar. Explica assim o Carlos Sousa que «Do ponto de vista da medicina vibracional, o Chacra é criado na intersecção dos canais energéticos ou nadis, onde, o antagonismo das forças negativas e positivas em jogo gera os campos vibracionais.»

É engraçado o “ponto de vista” neste tipo de coisa. Esta metáfora sugere uma forma particular de ver algo. Por exemplo, ver uma flor do ponto de vista da biologia ou do ponto de vista da decoração. Seja qual for o ponto de vista, é a mesma flor, com as mesmas cores, pétalas, ramo e espinhos. Mas aqui o “ponto de vista” é olhar para algo totalmente diferente, com a intuição a inventar o que não se vê. Dá a sensação que o chacra só é criado na intersecção dos canais energéticos do ponto de vista da medicina vibracional e que, por isso, noutra medicina não há chacra nenhum.

As terapias vibracionais baseiam-se no «princípio da modificação das percepções negativas que contribuem para a disfunção vibracional de um Chacra» e a sua eficácia depende da «TRANSFORMAÇÃO DAS CONDIÇÕES ENERGÉTICAS QUE PREDISPÕEM PARA A DOENÇA», tudo em maiúsculas para ser ainda mais eficaz. O funcionamento é simples. Cada doença tem uma frequência vibratória e a cura consegue-se quando «o nível energético da metodologia terapêutica aplicada é suficiente para anular a frequência vibratória da doença.» Mas atenção: «Um tratamento vibracional mal executado pode provocar ruptura energética num Chacra». Presumo que seja importante o terapeuta ter uma formação sólida em decoração de interiores e design urbano pela violência dessa ruptura, que pode exigir a remodelação ou mesmo a reconstrução das instalações.

Aproveito a explanação do Carlos Sousa para dar mais uma achega à discussão sobre a espiritualidade. «Os Chacras constituem esse extraordinário sistema energético localizado fora do corpo físico para ligar-nos ao universo multidimensional e propiciar feedback emocional e espiritual.» Penso que os Chacras são um bom candidato para a infinita interioridade na infinita exterioridade, pertencendo ao corpo subtil mas estando fora do corpo físico. Ou, por outras palavras, uma espiritualidade corporificada e corporalidade espiritualizada.

É claro que pode bem ser outra coisa qualquer. Nestas coisas tudo está certo desde que soe bem. Nem precisa significar nada.

Adenda (30-12-09): recebi um email do Carlos Sousa esclarecendo alguns detalhes acerca do seu mestrado. Passo a citar a informação que ele me enviou:

«O título que me foi conferido pela Universidade de Santiago de Compostela – Dpto de Métodos e Técnicas de Investigación en CC. do Comportamento e da Educación – está assente no Libro de Rexistro de Expedición a folhas 31, nº 1, com o nº de expediente 200000437.»

O Carlos teceu também algumas considerações interessantes acerca da minha personalidade e problemas psicológicos, mas pedi-lhe que fosse ele a colocar esse comentário.


1- Anatomia Energética. Obrigado a Mário Miguel pelo link.
2- IACAT

12 comentários:

  1. este site é um mimo, a começar por esta perola :

    «depois do Primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, realizado no Convento da Arrábida, em Novembro de 1994, a UNESCO patrocinou, em Março de 1986, em Veneza (Itália), o Primeiro Fórum de Ciência e Cultura...»

    depois de 1994 vem 1986, é a matematica transcendental espiritualizada...

    ResponderEliminar
  2. Ludwig,

    Aproveito a explanação do Carlos Sousa para dar mais uma achega à discussão sobre a espiritualidade. «Os Chacras constituem esse extraordinário sistema energético localizado fora do corpo físico para ligar-nos ao universo multidimensional e propiciar feedback emocional e espiritual.» Penso que os Chacras são um bom candidato para a infinita interioridade na infinita exterioridade, pertencendo ao corpo subtil mas estando fora do corpo físico. Ou, por outras palavras, uma espiritualidade corporificada e corporalidade espiritualizada.

    Esta achega demonstra a incapacidade de entender o que escreves e o que escrevem os outros. Se está localizado fora não pode ser infinita interioridade ou espiritualidade corporificada.

    ResponderEliminar
  3. Miguel,

    «Esta achega demonstra a incapacidade de entender o que escreves e o que escrevem os outros. Se está localizado fora não pode ser infinita interioridade ou espiritualidade corporificada.»

    Isso é porque partes duma perspectiva dualista que rejeita a possibilidade de algo localizado fora, sendo infinita exterioridade, possa também ser infinita interioridade e corporizar assim a espiritualidade. Penso que te estás a esquecer que a divisão entre o infinitamente exterior e o infinitamente interior, numa perspectiva filosófica e não meramente científica, não é epistemicamente linear.

    ResponderEliminar
  4. (esta maneira de argumentar é muito prática ;)

    ResponderEliminar
  5. Isto está muito para lá da mera comédia. Obrigado a todos por este blogue cutting edge.

    (acho que vou mesmo precisar de umas drageias para estabilizar a temperatura e a pressão espiritual. Na Panafarmácia mais próxima?)

    ResponderEliminar
  6. Não sei qual deles o pior. Um é um leigo completo que acha que ciencia medica é dizer o que lhe passa pela cabeça e que isso é a realidade.

    O outro é um engenheiro mecanico que acha que a filosofia é o que quer que lhe passe pela cabeça e que isso se transforma em ciencia no momento. Ciencia não materialista (seja o que isso for).

    ResponderEliminar
  7. O post é bom.

    Sou eu que o digo. Podes citar-me. E podes citar-me tambem acerca de "gritar naturalista" ser um sintoma de pseudociencia com traços de cientófobia.

    Como é que um investigador não sabe que a ciencia é naturalista?

    Como é que um investigador não sabe que o que se especula não tem autoridade sobre a evidencia empirica?

    Os ultimos argumentos do Panão foram fracos e arrogantes, tambem me podes citar nisso. Se ele disser que eu não sou ninguem manda-o ler dois ou tres livros que te venham à cabeça como resposta.

    ResponderEliminar
  8. Ludwig Krippahl

    Aliás, mudando ligeiramente , o que está em cima está em baixo po o que está dentro , está fora.

    O Miguel Panão é um homem muito materialista, a óstia pode ser transubstanciada, agora o chakra ai isso é que não.

    Coisas

    ResponderEliminar
  9. O meu obrigado ao Joel Sousa

    Esclarecimento: O título que me foi conferido pela Universidade de Santiago de Compostela – Dpto de Métodos e Técnicas de Investigación en CC. do Comportamento e da Educación – está assente no Libro de Rexistro de Expedición a folhas 31, nº 1, com o nº de expediente 200000437.

    Observei a foto do autor da Treta a qual aparenta carência afectiva, faltas de afirmação pessoal e paz interior, emoções reprimidas, incompletude emocional, enfim, experiências mal vividas que levarão o Doutor L. Krippahl, a fazer uso, vão, de malabarismos discursivos cujo intuito é colmatar falhas emocionais, repressões latentes. O ping-pong masturbatório da prosa patenteia necessidade de ouvir-se, a par de incapacidade para escutar-se e medo de enfrentar-se. Na verdade, só estamos de bem com o mundo quando nos permitirmos harmonizar connosco mesmos. É dentro de cada um que existe o tal Absoluto que…podemos encontrar fora. A minha linguagem prosaica chegará, por certo, a mais gente.

    O autor revela-se pouco convincente porque vai pelo fácil e adia o mais difícil: confrontar-se com a própria verdade / realidade. Todavia, mais adiamento equivale a mais emaranhamento nas teias labirínticas da mente. Logo, maior será a perigosidade do próprio salival. O prazer estético, o gozo intrínseco da Vida é determinado pela dinâmica / enérgica mental. A qualidade de Vida, implica a valorização da Arte (Contemplação, Generosidade, Espontaneidade) e o desenvolvimento de boas capacidades de Elaboração e Realização / Concretização.

    Aceitar o legítimo pavoneio do autor, não é considerá-lo enriquecedor. Sinto-o, isso sim, como que um áureo emolduramento da lusa cultura mais preocupada em venerar somatórios de conhecimentos avulsos que, por não contemplarem a unidade e a dimensão espiritual do próprio conhecimento, apenas matam tempo, distraem sem consequência, podem servir interesses obtusos. Porque, a noção de separação anímica entre a parte e o todo engendra o comezinho e o empobrecedor, que conduzem à carência…de motivação criadora, de flexibilidade mental que – apesar do negócio de Mestres e PHds – subjuga supostos pretendentes à genialidade. No meu website, apesar de algumas gaffes pacíficas, há matéria bastante para reflexão…e até muitos carapuços que, delicadamente, podem servir em tanta cabecinha. Crítica e divergência devem merecer boas-vindas se vierem para enriquecer, alegrar… libertar.

    Aproveito o ensejo para reiterar que os resultados da minha intervenção criadora na resolução de problemas, transmutação de quadros mentais e curas, têm sido notáveis. A ortodoxia científica e os seus processos, ficam-se aquém.

    Votos de Felicidade

    Carlos de Sousa

    ResponderEliminar
  10. lá lábia não te falta.....lol

    Ó ludi : «carencias afectivas faltas de qualquer coisa e blá blá blá»
    o gajo chamou-te bicha assim de mansinho.... lol

    ResponderEliminar
  11. Carlos de Sousa:

    Achas que tudo o que te vem à cabeça é real? Isso tem um nome...

    ResponderEliminar
  12. "Aproveito o ensejo para reiterar que os resultados da minha intervenção criadora na resolução de problemas, transmutação de quadros mentais e curas, têm sido notáveis."

    Carlos de Sousa,
    e presumo que a prestação de todos estes serviços seja gratuita?

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.