quinta-feira, dezembro 31, 2009

Feliz 2010

Este ano avisei logo que não queria sair. É a pior altura do ano para andar de carro por aí, não gosto de ir jantar fora nem de confusão, os antibióticos põem-me mal disposto e prefiro um serão calmo. Infelizmente, a tradição da passagem de ano é celebrar o novo ano de uma forma agradável para quem tem os gostos contrários aos meus. Quem gosta de sossego, lixa-se.

Por isso daqui a pouco lá vou eu cumprir mais uma pena por causa da decisão arbitrária de mudar o número do ano na data. Mas não queria por isso deixar de vos desejar a todos um bom 2010. Uma vantagem destas passagens de ano – fraco consolo – é que a seguir as coisas melhoram de certeza...

4 comentários:

  1. coitadinho, e os desgraçados que, como eu, têm que trabalhar, não merecem mais pena ainda? :-)
    Feliz Ano Novo e diverte-te muito

    ResponderEliminar
  2. Ludwig,

    Dúvida:

    Há alguma tradição que lhe agrade?

    ResponderEliminar
  3. Nuno Gaspar,

    Uma tradição é aquilo que se faz porque já se fazia antes. Ser tradição não é nem virtude nem defeito, mas o simples facto de já se fazer o mesmo há algum tempo.

    Por si só, isto não é condição suficiente para que me agrada. Por isso muitas não me agradam. Mas algumas sim.

    ResponderEliminar
  4. «Uma tradição é aquilo que se faz porque já se fazia antes. Ser tradição não é nem virtude nem defeito,»

    Não iria tão longe.

    Acho que o facto de já se fazer algo há algum tempo dá uma dimensão algo divertida nuns casos, poética noutros.

    O importante é não levar isso demasiado a sério. Se o mal que vem daí supera qualquer destas dimensões, e não é nada difícil que isso aconteça, essa tradição deve cessar imediatamente. Podemos sempre criar tradições novas e mais interessantes para substituir essas, que tenham essas dimensões para os nossos descendentes longínquos.

    Substituir a tourada, por exemplo, não era nada má ideia. Tal como os romanos pouco teriam perdido em substituir as lutas de gladiadores...

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.