terça-feira, setembro 08, 2009

Legal, 7.

Nova rusga por causa do copyright, com a apreensão de mais de seis mil CD pirateados. Mas esta foi invulgar em dois aspectos. Primeiro, quem fez a denúncia e accionou a intervenção policial foi um artista, o cantor mexicano Alejandro Fernández, em vez de uma empresa discográfica ou sociedade de cobrança. E desta vez apanharam mesmo um pirata. A Sony Music. Que não estava apenas a partilhar música com outros fãs. Terminado o contracto de sete álbuns que tinha celebrado com o cantor, a Sony Music mexicana decidiu fazer e comercializar o oitavo mesmo contra a vontade do artista (1). O Joel Tennenbaum foi condenado a pagar $675,000, e a Jammie Thomas quase dois milhões de dólares, por terem algumas músicas em partilha, sem sequer ficar provado que alguém as tenha obtido deles. Se a Sony Music for condenada por fazer seis mil CD ilegais com o propósito de vender esses e muitos mais, estou interessado em saber qual será o castigo. Curiosamente, o site do MAPiNET ainda não foi actualizado com a notícia desta apreensão. Mantém ainda em primeira linha a notícia de 13 de Agosto sobre o fecho de vários sites que continuam online.

Noutro acto de rebeldia por parte de artistas convencidos que os direitos de autor são para eles, as associações britânicas Featured Artists Coalition, British Academy of Songwriters, Composers and Authors e Music Producers Guild uniram-se em protesto contra os planos para cortar a ligação a quem partilhe ficheiros (3). As associações de distribuidores, no entanto, continuam a achar que a melhor maneira de vender músicas é chateando os clientes. E nem dez anos de evidências contrárias demovem pessoas como estas, para quem a Associação de Comércio Audiovisual de Portugal, quando se junta à Federação de Editores de Videogramas, passa a constituir um “movimento cívico”(4).

Mas no meio desta bizarria até há quem tenha alguma sensatez. No Canadá, o governo promoveu uma consulta pública sobre os problemas do copyright. A uns dias do fim, o Michael Geist faz um apanhado das opiniões manifestadas (5). Cerca de 80% das pessoas opõe medidas legais de protecção ao DRM, que servem para reconhecer o direito à cópia privada negando a possibilidade de a fazer, defende mais direitos de uso e cópia, protecção legal de quem copia para uso pessoal e que os provedores de serviços de ligação se limitem a passar aos clientes as queixas enviadas pelos detentores de direitos, sem identificar os clientes nem alterar o seu acesso à Internet.

Por cá, os partidos principais ainda acham que isto é para eles negociarem com as editoras. Nós, meros cidadãos e eleitores, se tivermos alguma coisa a dizer que falemos com o juiz. A excepção é o Bloco de Esquerda, que recentemente promoveu um debate sobre este tema no Porto (6). E depois querem que me preocupe com a nacionalização da GALP ou se é economicamente viável estender o complemento solidário para idosos a mais de um milhão de pessoas. Sei lá. De um lado e do outro parece-me tudo a mesma treta. Cada vez tenho mais vontade de dar o meu voto a quem faz por ouvir as opiniões que eu tenho em vez de me impingir as suas.

1- Torrent Freak, Pirated Artist Orders Police Raid on Sony Music Office
2- www.mapinet.org.
3- Guardian, YouTube and PRS make peace as musicians protest about plans to punish file sharers
4- MAPiNET, Quem somos
5- Michael Geist, Copyright Consultation Submission Summary: Over 4,000 Posted Through August 31st
6- Direitos contra Direitos.

28 comentários:

  1. Não é a mesma coisa.

    O casamento civíl extendido a todos os cidadão tem alguma importância. O forte incentivo à I&D pública e privada também. A diminuição da probreza também. Se o SNS fica público ou privado também.

    O centrão pode ter muito em comum, mas existem muitas coisas essenciais que os distinguem.

    ResponderEliminar
  2. João Vasco,

    Nessas coisas parece-me que o PS e o PSD são muito diferentes. Mas, nessas coisas, não vejo grande diferença entre o PS e o BE.

    Enquanto que nos problemas do acesso à cultura e à informação, o respeito pela privacidade, a liberdade de expressão e assim por diante a diferença é muito grande.

    ResponderEliminar
  3. Ludwig:

    Certo, eu não estava a discutir quem é o melhor para o teu voto. Eu estava a vcontestar isto: «Sei lá. De um lado e do outro parece-me tudo a mesma treta.»

    É disto que discordo.

    ResponderEliminar
  4. Mário Miguel08/09/09, 21:37

    Há ainda que ver quem é que tem mais probabilidade em cumprir o que promete, e ainda, se o que promete é exequível.

    ResponderEliminar
  5. Ludwig:

    "Cada vez tenho mais vontade de dar o meu voto a quem faz por ouvir as opiniões que eu tenho em vez de me impingir as suas."

    O problema é que estas a falar das tuas opinioes. O que é que o bloco de esquerda fez para ouvir a minha?

    Sobre esse aspecto, se não houvesse parcialidade tinhas de dar votos ao PSD.

    ResponderEliminar
  6. João,

    «O problema é que estas a falar das tuas opinioes. O que é que o bloco de esquerda fez para ouvir a minha?»

    Isso só seria problema se eu estivesse a decidir o teu voto. Mas como o meu já me dá trabalho que chegue, deixo o teu contigo :)

    ResponderEliminar
  7. Mário Miguel,

    «Há ainda que ver quem é que tem mais probabilidade em cumprir o que promete, e ainda, se o que promete é exequível.»

    Isso é um factor muito importante se fores votar para eleger o governo.

    No entanto, se decidires votar para eleger a oposição essa questão deixa de ser tão relevante.

    ResponderEliminar
  8. João Vasco,

    «Certo, eu não estava a discutir quem é o melhor para o teu voto. Eu estava a vcontestar isto: «Sei lá. De um lado e do outro parece-me tudo a mesma treta.»

    É disto que discordo.»


    OK. À letra, eu também. Mas como desabafo soube-me bem :)

    ResponderEliminar
  9. Ludwig,

    Quando eu disse: «Há ainda que ver quem é que tem mais probabilidade em cumprir o que promete[...]», quero dizer que é aquele que mente menos, aquele que diz e pelo menos tenta fazer, e aí uma pessoa tem que ver o historial.

    E esta factor na oposição é igualmente importante, pois se partido prometia algo e depois concorda e viabiliza por votação (que por exemplo dependia dele) algo que vai de encontro ao que prometia, é importante... Pois mesmo estando na oposição podia, indirectamente, não cumprir, inviabilizando algo que se propunha a cumprir.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Diz Anacleto, hoje no Público:
    "E sou contra o capitalismo. O socialismo para nós, é um projecto anticapitalista, com todo o gosto pelas palavras e com toda a clareza.

    UI, o anacleto a ir longe...nunca tido ido tão longe, nem mesmo nos tempos em que era proprietário, capitalista, do Combate, com ideias tão avançadas como: desmantelar o sistema de justiça e as prisões e. Agora, é claro: Louçã quer a destruição do sistema capitalista que existe em todo o mundo, com pequenas excepções: Coreia do Norte, Cuba e aqui em modo leve e...onde mais, afinal?

    o comunismo é tão perigoso e hediondo quanto qualquer fascismo. Então porque razão não se desmascara mais este mentiroso?

    Ainda vai nesta conversa antiga?

    ResponderEliminar
  12. Magister Ludi:

    Nem por um momento pensei que gostarias de ir votar por mim.

    Mas por momentos pensei que sugerias que o BE era melhor que os outros por atender às tuas preces.

    Eu por outro lado, preocupo-me com qual seja melhor para o pais. Não consigo evitar pensar nisso. :p

    ResponderEliminar
  13. «Sobre esse aspecto, se não houvesse parcialidade tinhas de dar votos ao PSD.»

    João. Essas palavras têm sobre a razão um efeito de morte e de espancamento. Se fosse eu a mandar na ludwiki já estavas a fazer flexões.

    ResponderEliminar
  14. Esta luta contra a pirataria faz-me lembrar a luta contra a droga.

    A mesma lengalenga, a mesma ineficácia, a mesma teimosia,...

    ResponderEliminar

  15. Arkham Asylum tem falha propositada
    .

    Está bem pensado sim senhor, que compra nada sofre, quem não compra fica com o defeito. E isto não pode ser criticado.

    ResponderEliminar
  16. Mário Miguel,

    Mais ou menos. A ideia é bem pensada (e já não é novidade. Jogos como o Mass Effect, GTA, e acho que o Mirror's Edge, entre outros, tinham isto também). Mas tem um problema grande para quem compra o jogo. Não lhe dá a hipótese de se livrar do incómodo do sistema anti pirataria (ter o DVD constantemente a rodar no drive sem necessidade, por exemplo, em vez de montar a imagem no disco).

    ResponderEliminar
  17. Ludwig,

    É verdade, devido ao comportamento de uns, e não são poucos, lixam-se outros.

    Embora ter a drive ocupada com um CD/DVD a rodar, pondo de parte o gasto da drive, seja só um aborrecimento para alguns, a maioria não deve ligar.

    E não acredito que no ciclo de vida que os leitores têm haja um incremento de avarias significativo por causa disso, e mesmo assim, o preço de uma drive de leitura é demasiado barato para importunar.

    Mas existe algumas ferramentas para montar drives virtuais, não dá é para tudo :)

    ResponderEliminar
  18. Ai ui ui ai
    O bioshock também, e sei que já vi cópias a correr sem CD. OHHH
    É sempre uma questão de tempo, qualquer coisa numa máquina num determinado momento é uma sequência qualquer e essa sequência qualquer é sempre mas sempre possível de ser simulada.
    Eu cheguei a ... crac.. copiar disquetes às quais era adicionados bad sectors de forma a que uma cópia normal os ignorasse. Ora isso funcionou até aparecer aacho que era o Norton qualquer coisa que permitia gravar bad sectors . Lá se foi a protecção escondida, só para tótós mas enfim : )))

    o que funciona totalmente são ou os jogos online que necessitam da versão original e que justificam bem o preço pela longevidade ou os jogos totalmente online que eu nuca joguei que acho que tenho uma vida cá fora mais interessante : ))

    ResponderEliminar
  19. Já foi encontrada a solução:)

    muito fácil, parece ser editar um ficheiro onde está definida a gravidade. Que coisa.....LOLL

    ResponderEliminar
  20. Nuvens,

    O jogo do gato e do rato nunca tem fim.

    ResponderEliminar
  21. Mário Miguel,

    O demom tools profissional dá para tudo o que queiras. se quiseres o Alcoholl 100% é muito bom, sendo que ele próprio tem de ser .....coisado. Nada que na baía dos piratas não encontres.

    Houve para aí uns jogos parvos que detectavam os serviços a correr dos simuladores e a parvoíce acabou com stealth mode.

    Gato e rato ....a evolução em acção ....

    ResponderEliminar
  22. Notar que eu hoje em dia compro quase todos os jogos. E já me arrependi de comprar o Fallout 3, irrita-me estar sempre a crashar, e pior que tudo, foi bem pago e ainda andam a lançar patches, parvoíce acabada.
    Ainda não joguei mais , pelo menos até me garantirem que não estou 59 min e aquilo crasha aos 60. É um stress

    ResponderEliminar
  23. E já há muito jogos muito aceitáveis gratuitos, para queimar tempo

    ResponderEliminar
  24. Nuvens,

    Sobre os jogos eu tenho a melhor solução de todas: não jogo :)

    Sim, o Alcohol 120% é engraçado e dá para fazer essas coisas todas, é o rato neste "jogo".

    ResponderEliminar
  25. Mário

    EU adoro jogos, mas como hoje tenho pouco tempo e já me falta alguma paciência, só compro a nata da nata.

    Depois lixo-me como no caso que te disse, é injusta a vida

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.