domingo, setembro 13, 2009

Comentários, novo look.

Mudei o layout para incluir a caixa de comentários na página de cada post. Penso que é mais prático, e estético, que abrir uma janela amarela.

Por isso actualizei o script de filtragem de comentários para funcionar também nas páginas dos posts. Quem já instalou a versão anterior pode ir a esta página no UserScripts.org e substituir pela versão nova.

Para quem não tem o script, não sabe o que é ou não se lembra como instalar, as instruções estão no post filtragem de comentários.

19 comentários:

  1. Esta fixe. Posso te perguntar qual o modelo de pagina que usas para conseguir que o texto fique mais largo?

    Os modelos que experimentei são todos apertadinhos e queria um como o teu , porque gosto de escrever textos longos e que ficam assustadoramente compridos se são apertados.

    ResponderEliminar
  2. João,

    Eu alterei várias coisas no css, não sei ao certo que partes te dão jeito. Julgo que serão estas:

    #header-wrapper {
    width:76%;
    float: left;
    margin:0 auto 10px;
    border:1px solid $bordercolor;
    }

    #outer-wrapper {
    width: 95%;
    max-width:900px;
    float: centre;
    margin:0 auto;
    padding:10px;
    text-align:left;
    font: $bodyfont;
    }

    #main-wrapper {
    width: 75%;
    float: left;
    word-wrap: break-word; /* fix for long text breaking sidebar float in IE */
    overflow: hidden; /* fix for long non-text content breaking IE sidebar float */
    }

    #sidebar-wrapper {
    width: 20%;
    float: right;
    word-wrap: break-word; /* fix for long text breaking sidebar float in IE */
    overflow: hidden; /* fix for long non-text content breaking IE sidebar float */
    }


    Mas se me mandares um email mando-te o template todo, depois vês o que precisas.

    ResponderEliminar
  3. E isto resulta? :))) Falta só o avatar da minha Milu :)

    ResponderEliminar
  4. Se resulta!!!

    Mas fornecer a var Filter já pré-definida é uma maldade muito grande :))

    Um abraço de Cacau...

    ResponderEliminar
  5. Xiquinho,

    Pois, desculpa lá mas acho que não se consegue pôr a Milu com os comentários assim...

    Quanto à pré definição do filtro, se uns acham maldade, outros que percebam menos de javascript se calhar chamam-lhe um favor :)

    ResponderEliminar
  6. Mário Miguel13/09/09, 19:38

    Buaaaaaaaaaaaááááá.............

    Eu gostava mais do outro, snif... :(

    ResponderEliminar
  7. Mário Miguel13/09/09, 19:46

    Ludwig,

    Na outra versão se tu clicasses na caixa dos comentários, tinhas a caixa em formato mais pequeno numa janela à parte, mas quem gostasse deste formato, bastaria clicar no título do post, ou seja, tinha-se em abeto as duas hipóteses. Agora ficou-se limitado a uma só hipótese de comentar o que me parece que não é nenhum incremento mas sim o contrário. Será que a maioria das pessoas não sabia que clicando no título tinha a formatação como agora está pelas duas opções de se chegar à caixa de comentários?

    E todo o processo de comentar necessitas de mais cliques, até que o comentário fique publicado.

    Buaaaaaaaaaaaaáááá.... Quem não chora não mama!

    ResponderEliminar
  8. Mário Miguel,

    O que eu fazia no outro era ter duas janelas abertas, uma no post para ler os comentários e outra com os comentários onde escrevia. Não só porque aquela janela de comentários era mais difícil de ler, mas também porque tinha a caixa de edição lá em cima e os comentários recentes cá em baixo, que me parece mal pensado.

    A única desvantagem que vejo neste é que não dá para fechar os comentários, mas com o script já não preciso disso :)

    Explica lá essa dos mais cliques? Eu comento com um à mesma... (mas eu não tenho o captcha)

    ResponderEliminar
  9. Mário Miguel13/09/09, 20:25

    Sim, as desvantagens que apontas são partilhadas igualmente por mim. Mas a leitura dos post, para mim, era mais eficiente e os comentários (visualmente) estavam mais divididos.

    Pois, o captcha é uma grande soda, mas tem de ser, é a vida e não há remédio. Mas fora isso, agora abre-se uma janelinha para confirmar o texto e depois tens que seleccionar o perfil de forma mail lenta (caixa de selecção) e depois clicar e depois confirmar, sendo tudo mais lento etc... Tenho que interagir mais com a coisa até o cometário seguir, pelo menos há mais confusão. Testa sem estares com a sessão iniciada no teu blogue e verás, em ambas as hipóteses: clicando nos comentários e clicando no nome do título ( com a opção anterior activa), e assim confirmas por ti.

    Bom, como sou o único neste pranto, já vi que o remédio é habituar-me.

    ResponderEliminar
  10. De facto na versão anterior o captcha só aparecia se não estivesse em modo de sessão ou quando muito aparecia só uma vez. agora aparece sempre, mas talvez seja uma questão de re-configuração.

    Mas por mim não se incomodem :) Eu comento tão pouco que até parece mal estar a comentar isto :))

    ResponderEliminar
  11. Puz um comentário com nome/url e não me pareceu mais complicado. É preciso mais um click ou dois por causa do dropdown list e do captcha aparecer depois de se carregar em enviar, mas perde-se muito mais tempo a escrever o nome e o captcha que a clicar...

    Quanto à separação dos comentários, vou ver o que posso fazer. É que uma das razões para esta mudança é poder ter acesso ao CSS que formata os comentários (a outra caixa estava enterrada nas entranhas do Blogger)

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. mas obriga-me a fixar mais um password, não tem graça nenhuma :-(

    ResponderEliminar
  14. Cristy,

    Usa o password safe. Basta teres uma passfrase boa (frases são mais difíceis de adivinhar e mais fáceis de lembtrar. E se for em swahili então é que estás mesmo protegida :) e guardas lá as passwords todas. E o programa copia a password para o clipboard, por isso basta click e ctrl-V para entrares num site. E pode gerar as passwords aleatoriamente.

    ResponderEliminar
  15. Depois esqueco-me da frase ;-)

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.