Vinte e oito mil sexos.
Se acham que é difícil compreender o sexo oposto, sorte vossa não serem um Schizophyllum commune. Esta espécie de cogumelo tem vinte e oito mil sexos diferentes.
Nos fungos o sexo é determinado por alelos de certos genes*, com a compatibilidade sexual dependendo dos parceiros terem alelos diferentes em todos. O caso mais simples é só um gene com dois alelos, que dá dois sexos, e cada indivíduo será compatível com metade da população e metade dos seus parentes mais próximos. Aumentando o número de alelos de um só gene aumenta a proporção da população com a qual o indivíduo é sexualmente compatível (e aumenta o número de sexos), sendo sempre incompatível com metade dos seus parentes próximos, com quem partilha o seu alelo.
O Schizophyllum commune tem dois genes que controlam o sexo, e são conhecidos mais de 300 alelos para um e mais de 90 para outro, dando para cima de 28,000 sexos diferentes. Como cada sexo só é compatível com os sexos com alelos diferentes em ambos os genes, cada indivíduo é compatível com só com ¼ dos seus parentes próximos mas é sexualmente compatível com 99.98% da população em geral. Isto permite a cada Schizophyllum commune encontrar facilmente parceiro mas evitar cruzar-se com parentes próximos. Talvez seja esta adaptação, e a diversidade genética resultante, que fez deste um dos cogumelos mais bem sucedidos do mundo.
Fica aqui a ligação à página do Tom Volk sobre este cogumelo. Uma boa leitura quer para os criacionistas que acham impossível o sexo ter surgido sem um acto divino (que tal vinte e oito mil milagres?) e para os fundamentalistas que acham que o que é natural é só acasalar machos com fêmeas.
* O artigo original refere loci em vez de genes. Tecnicamente é mais correcto porque o termo “gene” pode querer dizer muita coisa enquanto que locus é uma posição específica nos cromossomas. Mas não queria estragar o post com palavrões mais estranhos do que necessário.
Via Sandwalk.
:)
ResponderEliminarAqui está um post interessante, diferente e polémico.
E que tal definir sexo ;)
Discordo da sua afirmação homofílica, já que não há fenotipia envolvida nesses 28000 "sexos"...
ResponderEliminarMaria C,
ResponderEliminarSexo é fácil de definir, a uma primeira aproximação: são de sexo diferente os que acasalam, de sexo igual os que não o fazem.
Hexenhammer,
Há sempre fenotipía. Pode não haver diferenças morfológicas aparentes, mas no mínimo as proteínas que determinam a compatibilidade são diferentes, e proteínas são fenótipo.
Ludwig só são tão bem sucedidos porque não possuem consciência. ;)
ResponderEliminarSchizophyllums have more fun
ResponderEliminarCristy
Haaa... Por isso é que os anjos não gostam de cogumelos! Dor de cotovelo.
ResponderEliminarComo é que se define a monogamia ou poligamia no caso de existirem 28000 sexos? :)
ResponderEliminarLudwig,
ResponderEliminarnão não ocorrerão problemas de género?Fica-se tudo pelo sexo?
Ludwig,
ResponderEliminarnão não ocorrerão problemas de género?Fica-se tudo pelo sexo?
Tanto sexo pecaminoso acaba em cegueira.
ResponderEliminarSe calha é por isso que os cogumelos já nem têm olhos...
Xiiiiiii,
ResponderEliminarComo será possível então fazer um filme porno para Cogumelos deste tipo... Ui tantos actores para um só filme!
Estes cogumelos bem que podia dar um dos sexos a um cromo que se dedica a fazer Spam religioso, assim ele já teria algo com que brincar, pois aparenta não ter.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBem estás a ver a quantidade de orgasmos em que isso se traduz!
ResponderEliminarOIÉ!!!!
Beijos
"Sexo é fácil de definir, a uma primeira aproximação: são de sexo diferente os que acasalam, de sexo igual os que não o fazem"
ResponderEliminarLudwig !!
em que mundo é que vives ??? ;-)
Mas é comestível ou não?
ResponderEliminar