sábado, março 01, 2008

Treta da Semana: A Nova Ordem, o Fim do Mundo e por aí fora...

Não costumo aceitar publicidade religiosa mas como eram umas raparigas bem parecidas acabei por ficar com este panfleto dos Adventistas do Sétimo Dia. Mostro abaixo o cabeçalho para terem uma ideia.

treta


Isto não é uma treta. É uma porta para um universo de tretas. Umas pesquisas depois e sentia-me a Alice do outro lado do espelho. O panfleto fala de coisas fascinantes como «As diversas características de identificação do pequeno chifre», mas é principalmente dedicado à exegese. Por exemplo, em Apocalipse 13: 11-12 temos:


«E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão. Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada.»


A interpretação desta passagem não pode ser citada. Tem que ser apreciada no seu esplendor de negrito e rosa pastilha elástica:


mais treta

O panfleto oferece também o livro «A Grande Controvérsia» a quem lhes quiser dar a morada. O livro está online (2), se estiverem interessados nos delírios de Ellen White. A profetisa fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia começou a sua carreira aos nove anos. Apanhou uma pedrada no nariz, ficou inconsciente três semanas e pronto. Religião instantânea (2). Entre outras coisas, profetizou que o mundo ia acabar em 1850. E uns anos depois. E mais umas vezes. Eventualmente profetizou que o mundo ia acabar antes da morte dos que assistiam à convenção adventista de 1856. No início do século XX já todos estes tinham morrido (3). Pelo menos enquanto escrevo isto o mundo ainda não acabou. Mas, segundo os adventistas, há século e meio que está quase, quase, quase.


Deve ser um stress...



1- The Ellen G. White Estate Inc., The great controversy
2- Wikipedia, Ellen G. White
3- Religioustolerance.org, 63 failed & 1 ambiguous end-of-the-world predictions between 30 CE and 1990 CE

5 comentários:

  1. Eh!Eh!Eh!

    O próprio S. Paulo andou a fazer profecias do tipo, e estão escarrapachadas na Bíblia em todo o seu esplendor apocalípitico. Jesus ia voltar e o mundo ia acabar ainda no tempo de vida dos seus ouvintes. "quase"...

    ResponderEliminar
  2. João Vasco
    não estás a entender. O S. Pedro e afins referem-se, decerto, à célebre «metade da eternidade» ;-)
    Cristy

    ResponderEliminar
  3. Jesus ia voltar e o mundo ia acabar ainda no tempo de vida dos seus ouvintes. "quase"...

    LOL que tamanha bacorada

    ResponderEliminar
  4. É realmente uma tamanha bacorada. Mas essa bacorada é o maior best-seller universal: chamam-lhe Bíblia.

    http://skepticsannotatedbible.com/says_about/end.html

    Qualquer leitor pode pegar na sua Bíblia e verificar que é precisamente como escrevo. Estão lá os capítulos e os versículos.

    Só um acrescento: S. Paulo esteve longe de ser o único com esta conversa: logo para começar, em qualquer dos 4 evangelhos existem rreferências à vinda de Cristo ainda no tempo de vida dos seus discípulos.

    De resto, é como com as testemunhas de Jeová e companhia: vai-se adiando. Ignora-se o que está escrito. São realmente bacoradas, disso não me restam dúvidas.

    ResponderEliminar
  5. Tudo está vulnerável.. E não é só pq uma instituição escreve como será que vai ser. A fé é algo que é para poucos, porém, se olhando para um céu vermelho você percebe que houve uma mudança nele, porque ignorar os fatos que estão acontecendo e fingir completa ignorância?

    Talvés este quase seja para você! E como dizem: "é melhor não brincar com o que não conheces.."

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.