Miscelânea Criacionista: A Segunda Lei.
O «Mats» afirma que «Ainda há evolucionistas que não concordam com o facto de que a teoria da evolução vai contra a 2ª lei da Termodinâmica»(1) e cita vários “evolucionistas” a afirmar que tudo tem que estar de acordo com a 2ª lei da termodinâmica. Ironicamente, a única coisa nesta discussão que contraria a termodinâmica é o abracadabra criacionista.
Das citações do «Mats», a mais recente tem 32 anos. Talvez os criacionistas imaginem que os cientistas tenham passado três décadas sentados nas mãos. Ou talvez pensem que o que está escrito nunca pode mudar. Mas o que tem mais graça é citar trabalhos que mostram o contrário do que eles propõem. Por exemplo, cita o «Prémio Nobel Ilya Prigogine»:
«The point is that in a non-isolated [open] system there exists a possibility for formation of ordered, low-entropy structures at sufficiently low temperatures. This ordering principle is responsible for the appearance of ordered structures such as crystals as well as for the phenomena of phase transitions. Unfortunately this principle cannot explain the formation of biological structures.
[I. Prigogine, G. Nicolis and A. Babloyants, Physics Today 25(11):23 (1972)]»
É verdade. A formação dos cristais processa-se perto do equilíbrio termodinâmico. Moléculas de sacarose vão se agregando ao cristal enquanto outras se libertam e vagueiam pelo chá. É um processo reversível que pode criar ou desfazer o cristal conforme as condições. Com bastante açúcar, arrefece-se o chá e o cristal cresce. Aquece-se e o cristal dissolve-se. É um processo espontâneo que aumenta a ordemlocalmente mas não explica bem os seres vivos porque sistemas longe do equilíbrio termodinâmico funcionam de maneira diferente.
Um laser, um tornado, um oscilador químico (2) ou um ser vivo dependem de processos irreversíveis. Ao contrário do cristal, em que há um equilíbrio dinâmico entre a formação e dissolução, um remoinho ou um ser vivo são sistemas em “desequilibro”. Vivemos a caminho da morte. Não ficamos ora mais novos ora mais velhos conforme a temperatura. Estes processos são diferentes dos que formam os cristais. Mas em ambos os casos verifica-se a segunda lei da termodinâmica. Se assim não fosse já não seria uma lei da termodinâmica.
O irónico é que o artigo citado explica precisamente isso. Os criacionistas é que se “esquecem” de citar a parte onde os autores dizem «The functional order maintained within living systems seems to defy the Second Law; nonequilibrium thermodynamics describes how such systems come to terms with entropy.» Prigogine ganhou o prémio Nobel precisamente por explicar a termodinâmica destes sistemas, entre eles os seres vivos. Ou seja, por explicar detalhadamente como isto da evolução contradizer a termodinâmica é um disparate. Cito agora eu, do discurso proferido por Sig Claesson na entrega do Nobel a Prigogine:
«O método que Prigogine usou para estudar a estabilidade de estruturas dissipativas é de grande interesse geral. Torna possível o estudo dos problemas mais variados, como problemas de tráfego nas cidades, a estabilidade de comunidades de insectos, o desenvolvimento de estruturas biológicas ordenadas e o crescimento de células cancerosas, para mencionar apenas alguns exemplos»(4)
O «Mats» afirma que «A 2ª Lei ainda é um problema não resolvido, no que toca à teoria da evolução. Não é um problema inventado pelos criacionistas, mas pela própria ciência.» Isto é falso. A 2ª Lei é uma descrição resumida de algo que observamos na Natureza. Globalmente, a desordem aumenta. A termodinâmica explica porquê e como localmente pode acontecer o contrário. Em conjunto com a teoria da evolução e as outras partes da ciência isto dá-nos ferramentas para compreender um universo cheio de coisas intrigantes. As peças encaixam tão bem que mesmo em artigos com trinta anos é preciso mutilar as citações para dar a impressão do contrário.
Problema é a hipótese de um deus ter criado tudo por magia em seis dias há poucos milhares de anos. Isso viola a 2ª Lei, viola o que sabemos acerca da formação e idade do universo, da Terra e da vida, viola até o bom senso. E em vez de explicar cria um enigma maior. As coisas já são suficientemente complicadas sem andarmos a inventar bruxarias que não explicam nada.
1- Mats, 30-3-08, A 2ª Lei da Termodinâmica – 2
2- Wikipedia, Belousov-Zhabotinsky reaction
3- Wikipedia, Ilya Prigogine
4- Nobelprize.org, The Nobel Prize in Chemistry 1977, Presentation Speech