quarta-feira, agosto 29, 2007

Treta da Semana: Franchisar o Cérebro.

O Instituto da Inteligência (1) está a expandir-se em força. No seu blog de actualidades (o site é uma página que liga a uma carrada de blogs...) podemos ver este convite:

«Dirija um centro regional do Instituto da Inteligência
Se é empreendedor e quer dirigir uma actividade própria aderindo a uma marca jovem e dinâmica, com obra feita ao longo dos últimos 9 anos em Portugal, instale, na sua região, um centro do Instituto da Inteligência.»
(2)

Temos assim a garantia que todos os centros do Instituto da Inteligência são dirigidos por pessoas empreendedoras. Uma noticia de 2006 elabora:

«Temos um grande projecto em marcha através do sistema de franchising e do sistema de rede afiliada. Ao seu dispor temos projectos para "centros multisserviços", "centros de psicologia de aprendizagem" (atendimento de alunos, formação de professores e outros serviços de apoio ao sucesso escolar), "centros de neuropsicologia" (especializados em diagnóstico e reabilitação cognitiva), "centros de mental training" (para assessoria e formação de instrutores para trabalharem com equipas desportivas, equipas comerciais, gestores e outros grupos profissionais). Poderá também especializar-se em monitoria de neurofitness, neuróbica e mental training trabalhando como profissional independente em zonas do país onde não tenhamos centros em funcionamento.» (3)

Têm também uma parceria com a Bircham International University, que «certifica academicamente vários cursos do Instituto da Inteligencia e pode atribuir diplomas do grau de "Specialist" aos de carácter técnico-profissional intensivo (ex: técnico de Mental Training, monitor de Neurofitness, etc)»(4).

Mas há um senão. Vários. A Bircham International University é uma «universidade» de ensino à distância que opera em Espanha, nas Bahamas e no Reino Unido sem qualquer acreditação académica (5). Oferece um doutoramento em 12 meses, em troca de cinco mil euros e uma tese de 75 páginas, que pode ser substituída por material publicado previamente (6). O bacharelado demora um ano, o mestrado nove meses. Em menos de 3 anos pode ir do 12º ano ao doutoramento sem sair de casa. Basta pagar 13,500€ (ou dólares, dependendo da página consultada) e arranjar alguém que lhe faça os trabalhos.

O director do Instituto da Inteligência é o «Doutor Nelson Lima, neuropsicólogo». Em 2004, quando estive a ver estas coisas por causa das crianças índigo (treta para outra semana), o Nelson Lima era «doutorado em Psychological Research, especialista em Neuropsicologia e Hipnologia Médica (IEBI-Espanha)». De poucos detalhes sobre o currículo do director, passaram a nenhuns. Mais uma prova de inteligência. O segredo é a alma do negócio.

Pelo que consegui encontrar na altura (as páginas já foram retiradas), Nelson Lima tem um doutoramento em «Philosophy / Psychological Research» e um doutoramento «Honoris Causa / Academic Merits & Excellent Career» pela mesma universidade. Pode parecer estranho uma universidade dar um doutoramento honoris causa a um doutorado seu, mas não é. É que a «universidade» é a Bircham International University, e quem imprime um diploma imprime dois.

Quanto ao IEBI-Espanha, não sei o que raio seja. Nisso estou em boa companhia, que não sou o primeiro a tentar descobrir as credenciais desta gente do Instituto da Inteligência, ou perceber o que andam a fazer (7, 8).

Resumindo. Um tipo compra um diploma de doutor, monta o negócio, ensina aos outros o que não aprendeu com cursos certificados por quem não tem acreditação, e agora abre um franchising. O segredo do sucesso? Simples. Quando o Rodriguinho reprova várias vezes, parte pratos na cabeça da irmã e nunca faz o que lhe dizem é mais fácil convencer os pais que o Rodriguinho é um génio incompreendido que fazê-los compreender que é um puto mal criado.


1- Site principal, Blog.
2- Instituto da Inteligência, 8-07, Dirija um centro regional do Instituto da Inteligência
3- Instituto da Inteligência, 11-06, Abra um centro do nosso instituto na sua cidade!
4- Instituto da Inteligência, 11-06, Acordo com a Bircham International University
5- Wikipedia, Bircham International University
6- Bircham International University, Títulos académicos
7- O Provedor Dos Leitores, 6-9-06, "FALEMOS SERIAMENTE" - COMENTÁRIO DO LEITOR ROBERTO GORJÃO
8- Máquina Zero, Instituto da Inteligência questiona modelo actual de ensino - o sr. Esperto e o sr. Inteligente

21 comentários:

  1. Lindo!!
    As coisas que "aprendi" no site do Instituto da Inteligência...

    Luís Azevedo Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Devem ser mesmo inteligentes estes senhores do instuto da inteligencia que vendem tão inteligentemente coisas tão espantosas como o "neurofitness", "neurobica" e coisas que tal:)

    ResponderEliminar
  3. Esta é que o sr. josé sócrates pinto da silva ainda não descobriu.
    karin

    ResponderEliminar
  4. O Instituto da Inteligência é uma entidade como muitas outras que trabalha em áreas a que cada vez mais cientistas de renome dedicam o seu saber. Refiro-me, por exemplo, ao "brainfitness" ou "neurofitness" - que vocês acham uma coisa estranha - e que tem, afinal, importantes aplicações médicas, por exemplo, na luta contra a terrível Doença de Alzheimer e em que estão envolvidos nomes bem conhecidos como Elkhonon Goldberg (professor de neurologia da Faculdade de Medicina de Nova Iorque e defensor acérrimo do brainfitness), António Damásio (outro defensor), etc.
    Quanto a franchisar "o cérebro", título do vosso texto pretensamente bombástico.... Pois se não sabem o que é franchisar um serviço - mesmo que de psicologia -que posso mais acrescentar?
    Já tenho 61 anos e, acreditem, não me afectam os vossos ataques. Mas não se esqueçam que o Instituto da Inteligência não se resume a mim. Há também outras organizações e profissionais que estão integrados na equipa ou que lhe estão associados. Não apreciarão esta vossa tentativa de denegrir o seu trabalho pois eles também "são" o Instituto da Inteligência.
    Apesar de tudo, os meus cumprimentos.
    Nelson Lima
    Instituto da Inteligência
    PS: quanto à Bircham University. Não sou eu quem a vai defender. Não me cabe a mim fazê-lo. É uma universidade de ensino à distância (situação perfeitamente normal hoje em dia), com vários anos de serviço e não é uma associação de malfeitores nem uma loja que vende diplomas a troca de dinheiro. Bem longe disso. E sendo uma universidade internacional qual é o problema de estar sediada aqui, ali ou acolá? As Bahamas ou a África do Sul ou a Espanha não podem ter pólos (devidamente registados) daquela universidade? É por isso menos válida?
    Quanto ao meu diploma de "doctor honoris causa" (não faço disso qualquer bandeira) não é daquela universidade. Há um lapso algures na origem dessa informação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. quanto a descentralização a tendência hoje em dia seria o offshoring que é uma maneira de administrar a organização( a grosso modo seria mais ou menos isso) que comprova que a BIU está muito atualizada nos métodos de gestão empresarial.Acho que deve se contar o quanto o aluno aprende não se é presencial ou não.

      Eliminar
  5. Não posso deixar de me insurgir contra o seu blog! Pode dizer as burrices que lhe apetecer mas deveria ter mais cuidado quanto o seu objectivo é "deitar abaixo" por qualquer maléfica razão institutições como o Instituto da Inteligência de que sou antiga e fiel cliente pois é lá que levo os meus filhos.. O mesmo acontece com outras pessoas minhas amigas.
    Quem pela primeira vez me recomendou - e muito bem - aquele instituto foi uma psicóloga bem conhecida de Lisboa, com créditos firmados.
    A si e a muita gente parece que o instituto vos incomoda. Mas é curioso: manifestam um profundo desconhecimento daquilo que falam.
    Recordo também que o Instituto da Inteligência é sempre citado por revistas e jornais de renome como a VISAO, o PUBLICO, a SABADO, etc. E também em livros de autores famosos como Augusto Cury que é o primeiro a aplaudir o trabalho do dr Nelson Lima.
    Quanto ao franchising que o instituto está a fazer, não sei qual é a sua dúvida. Julgo que o senhor nao percebe nada do assunto. Francamente, tenha juizo.
    Deixe-se de "tretas".
    Maria M Marques Silva
    Professora

    ResponderEliminar
  6. Caro Nelson,

    Muito obrigado pelo seu comentário. Há uns tempos escrevi para o seu endereço no Instituto da Inteligência a pedir mais informações sobre o seu doutoramento (onde tirou o grau, onde publicou a dissertação, etc), mas a resposta foi que o Nelson estava demasiado ocupado para prestar esclarecimentos. Por isso aproveito para perguntar agora, pois estava interessado em saber mais sobre a sua tese de doutoramento.

    Cara Maria,

    Agradeço também o seu comentário, e aproveito para esclarecer que aquilo que chama «deitar abaixo» é apenas o prato do dia em investigação científica. É um dever de todos os que procuram o conhecimento lançar dúvidas, e o direito de as esclarecer.

    Se a Maria conhece bem o trabalho do Nelson Lima, ficar-lhe ia grato se me falasse um pouco da sua tese, artigos publicados, etc.

    ResponderEliminar
  7. caros ludi, nelson e,porque não, maria ... penso que fui eu que lancei esta questão ao ludi, qdo uma vez li um artigo com alguns diparates na revista pais e filhos sobre crianças indigo. Essa revista, tal como as que refere a maria, são muito conceituadas. Mas eu pergunto: não estarei eu no direito, como pai, de saber as fontes dos artigos? na altura desconfiei do que achei disparates e tentei confirmar fora da revista quem era o nelson, que métodos usava, que perpesctiva tinha da ciência, etc. Foi qdo o ludwig tentou obter as tais infos, até agora inexistentes. como tal, tento proteger os meus e quem me contacta de coisas que me parecem não científicas mas que podem surtir até algum efeito pontual e aleatório, tal como qq actividade de curandeirismo ou astrologia.
    Preocupa-me apenas o facto de as pessoas não serem mais criticas e as prateleiras das livrarias estarem a aumentar para o lado das ciencias ocultas. e ainda fico mais preocupado qdo a maria é professora ... mas enfim.
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  8. Não sei porquê, mas cheira-me aqui um bocadinho a Dianética! ;-)

    A verdade é que exercitar o cérebro nunca fez mal a ninguém. Mas também não é bonito explorar as inseguranças dos pais para sacar um complemento de reforma!

    Uma das coisas que mais me irrita é esse péssimo hábito de name dropping de nomes de gente que estuda realmente os assuntos para dar uma imagem de credibilidade a estes esquemas de charlatanice! :-(

    ResponderEliminar
  9. Nunca li tanta besteira em tão poucas linhas!!!
    É impressionante o poder que alguns têm em não se informar e falar mal dos outros.
    Não sou praticante da neuróbica e nem me interesso pelo assunto, mas conheço doutores renomados brasileiros que pesquisam o tema.
    Quanto às universidades com creditação à distância, são uma crescente no mundo inteiro, inclusive em Portugal. O impressionante é que o autor condena tal tipo de educação e concorda com a educação européia. Na europa um curso de graduação em psicologia dura 3 anos e depois podes fazer direto o doutoramento. No Brasil, um curso de psicologia dura 5 ou 6 anos, dependendo da instituição e não podemos fazer doutoramento sem fazermos o mestrado antes. Logo, em Portugal, em 5 anos tens uma licenciatura e doutoramento e no Brasil, precisas de pelo menos 10 anos.
    Tirei minha licenciatura em psicologia na UAL em Lisboa, o que vi foi um despreparo muito grande dos professores e muita limitação, onde a maioria não sabia responder questões básicas das disciplinas que ministravam. A presença nas aulas também não era obrigatória. Assim, lhes pergunto: qual é a diferença de um curso de graduação na UAL ou um curso pela internet? Tenho certeza de que no curso online eu teria aprendido mais, MUITO mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Sou adepto de cursos on-line e posso dizer por experiência que aprendi muito mais do que pelo método presencial.Muitas Faculdades Brasileiras e muitas Escolas Tradicionais tem professores horríveis que sabem as vezes menos do que os alunos e tais entidades cobram uma fortuna e formam péssimos profissionais. Ultimamente fiz um curso de Design 3D no portal UDEMY c/ um professor Excelente, Alexander Galin, Designer Industrial, funcionário da empresa aérea Bombardier e Professor Universitário no Canada. O conteúdo do curso que fiz, aposto sem medo de errar, que nenhuma faculdade ou curso técnico aqui na minha cidade, me ensinaria o que ele me ensinou pelo custo de apenas $20. Foram mais de 180 aulas c/ conteúdo de primeira qualidade. Não me arrependo, e adoro bons cursos on-line. Sala de aula tradicional além de muita enrolação é um verdadeiro tédio.

      Eliminar
  10. LOL... tinha que ser blog de português!!!
    Já separei algumas partes do texto para mostrar para os meus alunos o que não devemos fazer no Brasil.

    Obrigado por ajudar na minha aula.

    ResponderEliminar
  11. Atão as crias ficam com ADSE ou não?

    Como talvez não tenha compreendido em Maio...ainda aqui vem gente

    de resto tem um blog brasileiro com uma cópia quase fiel do seu argumento na caixa de comentários

    um habitual???
    professor tem tempo livre Quod erat demonstrandum::::

    LOL... tinha que ser blog de português!!!
    Já separei algumas partes do texto para mostrar para os meus alunos o que não devemos fazer no Brasil.

    Obrigado por ajudar na minha aula.

    01/05/09


    187.24.64.# Unknown 8:49:31 pm 1 0:00
    http://ktreta.blogspot.com/2008/03/analogias-e-exemplos.html
    15
    telesp.net.br Piraju, Sao Paulo 8:48:40 pm 1 0:00
    http://ktreta.blogspot.com/2007/...-semana-franchisar-o-crebro.html
    16
    85.139.211.# Amadora, Lisboa 8:48:28 pm 1 0:00
    http://ktreta.blogspot.com/
    17
    189.120.244.# Unknown 8:57:54 pm 3 13:55
    http://ktreta.blogspot.com/2010/11/austeridade.html
    18
    telepac.pt Lisboa 9:05:41 pm 12 36:38
    http://ktreta.blogspot.com/
    19
    188.82.213.# Unknown 8:50:09 pm 2 27:07
    http://ktreta.blogspot.com/2010/11/austeridade.html
    20
    85.139.120.# Lisbon, Lisboa 9:05:31 pm 4 49:08
    http://ktreta.blogspot.com/2010/...AztbEZ_srBLVuujuzEclThQ8OF9ovgHf

    ResponderEliminar
  12. telepac.pt Lisboa 9:12:59 pm 15 43:56
    http://ktreta.blogspot.com/2007/...rlszxiweIb_MqhkYZBhn8_2zjZwhREMC
    e os tempos por vezes estão correctos

    outras vezes são absurdos 43:56
    sinceramente não percebo as basex mat's desta porqueira digital

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Respostas
    1. Tenho um conhecido que faz Mestrado na BIU em Inteligência Artificial ! Só para ter ideia como quem não conhece só fala besteira, ele precisa entregar relatórios no decorrer dos créditos , no inicio eles eram reprovados chegou a entregar 3 vezes o mesmo, até que ele aprendeu a estudar e agora ele está indo bem ! então pergunto ? Se fosse ruim A BIU haveria reprova nos relatórios ?

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.