quinta-feira, dezembro 06, 2007

Concurso de beleza.

Vejam aqui. Eu gosto especialmente da Pale Blue Orb. Não é muito bonita, mas uma fotografia da Terra a mil e quinhentos milhões de quilómetros é impressionante. Pela cara bonita dava o meu voto a Enceladus, mas se for daqueles concursos com perguntas para ver a personalidade é este que ganha.

Enquanto uns andam a apregoar misticismos com três mil anos, a «ciênciazinha»(1) dos testes controlados manda (mais) uma sonda a Saturno. Qual qi, qual carapuça.

1- Comentário do Mário da Silva em Mais uma picadela.

11 comentários:

  1. Uma bola branca num fundo preto? Com qualquer bom editor de fotografia qualquer um consegue mostrar a Terra a 10 milhões de Km. Não é preciso ser cientista.

    ResponderEliminar
  2. Pois... depois de feito toda a gente diz «também eu»... :)

    Mas queria ver esse qualquer um fazer um pixel que fosse sem os cientistas terem inventado os computadores.

    ResponderEliminar
  3. Ludwig

    Ainda só dei uma espreitadela rapidíssima, mas já estou a ver o que vou fazer com o site: explorá-lo com a minha sobrinha! Para o meu sobrinho é mais peixinhos, mas eu ainda não lhe apresentei o sistema solar devidamente. Obrigada pela dica.

    É por aqui mesmo que se deve ir: a beleza do saber, o espanto com o Universo.

    ResponderEliminar
  4. É incrível como há pessoas que ficam impressionadíssimas com um boneco de madeira mal pintado de um tipo semi-nu espetado numa cruz, mas não sentem nada ao ver a terra fotografada de milhões de kilometros de distância.

    ResponderEliminar
  5. Herr Krippmeister

    Preferes a Terra a quilómetros e quilómetros de distância ou as fotografias que eu ponho no meu blogue? Conhecendo as tuas motivações, acho que sei a resposta. E fico contente com ela, refira-se!!

    Em todo o caso, acho que o comentário era no gozo (mas não ponho as mãos no fogo por isso).

    Agora a sério, gosto das imagens e vou mesmo partilhá-las com a minha sobrinha porque sei que ela as vai apreciá-las. Mas eu impressiono-me mais com as imagens de seres vivos. Não é uma perspectiva criacionista (podia ser: as criaturas de Deus ou assim uma coisa), mas só gosto pessoal. Isso e uma certa dificuldade de pensar a uma escala tão grande como a do Sistema Solar e mais.

    ResponderEliminar
  6. Também fiquei deveras impressionada com a palerma que escreveu "porque sei que ela as vai apreciá-las". Mais impressionada ainda quando me apercebi que a palerma fui eu... é com as imagens do sistema solar: claustrofobia...

    ResponderEliminar
  7. Abobrinha,

    eu também gosto dos seres vivos, se bem que os prefira ao nível molecular, no outro extremo da escala.

    Mas a característica que distingue a astronomia é que nos põe no nosso devido lugar. As moléculas são pequeninas e é fácil ver os animais como inferiores a nós (basta um pouco de ignorância). Mas já é preciso um esforço considerável para acreditar que este universo todo foi feito para nós.

    ResponderEliminar
  8. Ludwig

    Eu também gosto do nível molecular e celular e tenho que retomar algumas coisas que fui deixando por falta de qualquer coisa que não sei bem definir.

    Não sei se concordo com a grandiosidade e espectacularidade do Universo nos por mais no lugar que o detalhe das coisas ao nível mais terrena ou à escala do infinitamente pequeno. Também não sei se interessa estar a discutir isso.

    Ou por outra, essa seria uma discussão excelente, que valeria a pena ter! E a maravilha ainda maior? Ficar com mais dúvidas e deixar-me convencer de bom grado, o que seria a minha única motivação para me meter numa discussão dessas!

    ResponderEliminar
  9. Cá por mim acho que certos visitantes deste blogue é que podiam ir fotografar a Terra a 10 milhões de kms.
    Cristy

    ResponderEliminar
  10. Cristy,

    10 milhões de quilometros, ou em alternativa, do centro geométrico do universo. :-) Já que tanto querem ser o centro da criação. :-)

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.