Pensamento Crítico.
A convite do Desidério Murcho, escrevi este post para o De Rerum Natura.
Há tretas que me incomodam. É aqui que desabafo.
A convite do Desidério Murcho, escrevi este post para o De Rerum Natura.
Por Ludwig Krippahl às 9:15 da manhã
Pode conter vestígios de: cepticismo
Ludwig,
ResponderEliminarGostava de saber mais sobre esse trabalho que os teus alunos fizeram sobre os feriados religiosos. Esse é um tema que já abordei diversas vezes no meu blog e gostaria de conhecer outras opiniões. Podes adiantar algo mais, por favor? Obrigado.
Oi Helder,
ResponderEliminarO enunciado do trabalho e uma resolução proposta estão na página da disciplina:
http://ssdi.di.fct.unl.pt/pc/trabalhos.html
Entre os trabalhos, pelo que me lembro, havia muitas opiniões diferentes, mas não era propósito do trabalho julgar as propostas em si. Mesmo a que eu escrevi para ilustrar a resolução não tem grande valor.
O importante do trabalho era a estrutura do argumento (conclusão clara, inferências válidas, etc). Era um exercicio para pensar em como as várias partes do raciocinio têm que encaixar.
Obrigado, Ludwig.
ResponderEliminarCaro Ludwig,
ResponderEliminarfala de religião no curso?
Se um aluno aborda o tema, como é que conduz a conversa?
On,
ResponderEliminarSim, há temas relacionados com religião que são úteis como exemplo. Neste semestre recordo-me do milagre de Fátima, do espiritismo e das proibições de transfusões de sangue dos Christian Scientists. Provavelmente houve outros.
Mas a disciplina foca o método de analisar relatos e questões normalmente epistemológicas. Por exemplo, o milagre não servir como explicação. Ficou sempre bem claro que não estamos a avaliar as crenças de cada um.
É como uma disciplina de anatomia. O aluno tem que demonstrar que sabe dissecar o cadáver mas não é obrigado a fazer isso lá em casa à família :)