Treta da Semana: Poupança Magnética.
O leitor Pedro Satanucho pediu-me para falar do Fuel Optimizer, um «um pequeno e poderoso Ressonante Magnético de Neodymium» que se coloca no tubo de combustível do carro. Segundo o vendedor, «O Ressonante Magnético de muito alta frequência de indução focal separa, ordena e Ioniza as moléculas do combustível que esta a passar através do campo magnético, gerando-se uma combustão mais uniforme e completa, uma muito significativa redução da contaminação, um maior aproveitamento da energia e por fim uma grande poupança de combustível.»(1)
Vamos supor que este íman separava, ordenava e ionizava as moléculas. Se o fizesse era como um forno de microondas a ferver tudo à sua volta. Felizmente é só um íman de frigorífico e não faz nada do que dizem fazer. As moléculas de combustível, e as moléculas orgânicas em geral não são ferromagnéticas, pelo que o efeito que este íman tem no combustível é o mesmo que tem na palma da mão.
Apesar deste pequeno defeito foi a traquitana tretológica de poupar combustível que melhor desempenho teve entre as várias testadas pela revista Popular Mechanics (2). Não que tenha tido efeito algum sobre o consumo de combustível mas precisamente porque não teve efeito nenhum. Ao contrário das paletas que supostamente geram vórtices na entrada de ar para melhorar a combustão mas que na verdade aumentam o consumo e reduzem a potência do motor. Ou o Ionizador, um cabo que se liga às velas por meio de uns “capacitores” de borracha que se incendiaram a meio do teste.
A teoria é que os fabricantes de automóveis querem vender-nos motores ineficientes que se estragam depressa, por isso é que não põem ímans no tubo do combustível (3). Está ao nível de outras como as doenças serem todas causadas pelos remédios que a indústria farmacêutica vende ou que os líderes políticos são na verdade extraterrestres disfarçados. Bem, esta última... nunca se sabe....
O facto é que os automóveis modernos estão muito optimizados. Há alguns aparelhos que se pode acrescentar para poupar combustível, mas todos os que funcionam servem para alterar o comportamento do condutor. Luzes de aviso para desligar o carro se está parado, evitar acelerações grandes ou mudar a mudança se as rotações são elevadas, controlar a velocidade e afins. Mesmo assim os ganhos são pequenos, mas a maior fonte de ineficiência é a forma de conduzir. A EPA tem uma lista de aparelhos testados e recomendações para poupar combustível:
"Gas-Saving" Products: Fact or Fuelishness?
Resumindo, poupa-se combustível mantendo o motor afinado e os pneus à pressão recomendada, fazendo várias viagens curtas de seguida (o motor frio é menos eficiente), não carregando tralha desnecessária no porta bagagens e moderando a velocidade e aceleração. E andando mais a pé e de transportes. O resto é treta.
1- Fuel Optimizer
2- Popular Mechanics, Looking For A Miracle: We Test Automotive 'Fuel Savers'
3- MiniSun Fuel Optimizer
Há alguns anos encontrei meio íman industrial no chão, achei piada e guardei no porta-bagagens. Como tinha lá também as colunas de som, acabou por desmagnetizá-las.
ResponderEliminarDeixei de achar piada aos ímans.
Bjs Karin
Um iman no meio de hidrocarbonetos apolares?
ResponderEliminarReally?
sgt. hartman,
ResponderEliminarshit happens.:)
bjs Karin
Os ímans sempre tiveram propriedades miraculosas!
ResponderEliminarA minha avó usava uma pulseira magnética por causa do reumático, das artroses, dos gases, das dores de cabeça e do mau olhado.
É um campo formidável, o magnético :')
"não carregando tralha desnecessária no porta bagagens"
ResponderEliminarImpossivel caro Dr, impossivel..:)
Ontem O José Rodrigues dos Santos apresentava na RTP umas pilulas milagrosas para tornar o carro menos comilão. Será o tal Fenproporex que andam a trazer do Brazil ? ;-)
ResponderEliminarNope: é viagra
ResponderEliminarOBRIGADO MEISTRE
ResponderEliminaro meu coraçãozito chorou de alergia ao ver o meu nome em seu blogui.
(ou então é do polen ionizado que anda no ar...)
Só não agradeci mais cedo porque tinha o teclado a secar no pau da roupa, táva tão sujinho que o tive de esfregar com CIF, agora até brilha... e consegui montar-lo todo e sem sobrar peças.
Um grande bem haja para si, meistre...
Caro Satanucho,
ResponderEliminarQuem agradece sou eu que tinha que arranjar um tema para a treta da semana :)
São cadeias de hidrocarbonetos apolares mas um iman muito potente altera o spin dos electrões8não sei se sabe o que isso quer dizer, mas estamos num pais estupificado), antes de se dizer asneiras deve-se saber do que se fala. Se comprou pequenos imans nos leilões miau é normal que não poupe combsutivel , não é um iman da treta que faz poupar combustivel ainda por cima de uma qualidade de 15€.
ResponderEliminarPuis,
ResponderEliminarEu sei que com um campo magnético suficientemente poderoso podemos afectar os electrões desemparelhados ou alguns núcleos. Isto é o que se usa em espectroscopia EPR e NMR. Mas estes campos magnéticos são gerados por supercondutores, o sistema, incluindo arrefecimento a azoto líquido ou hélio pesa uma tonelada, não é seguro levar para perto do motor do automóvel, e mesmo assim não tem qualquer efeito perceptível nas reacções químicas como a da combustão da gasolina.
Ao contrário do que sugere, percebo o suficiente para compreender que a sua explicação é treta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBUrros de carga, não faltam neste blog da treta.
ResponderEliminarEu produzo em casa potencia 5 vezes superior ao epr e nem sequer preciso de azoto e muito menos maquinaria pesada, e mesmo se usar azoto não preciso de maquinaria.
Burro não tem mesmo remedio.
O epr produz campos baixos e frequencia de +- 10 ghz para energizar o spin!!!! Emparelha-te com esta, deixa os livro e entra na ciencia a serio.
"Só não agradeci mais cedo porque tinha o teclado a secar no pau da roupa,"
ResponderEliminarEstupidez ao mais alto nível.
"Há alguns anos encontrei meio íman industrial no chão, achei piada e guardei no porta-bagagens. Como tinha lá também as colunas de som, acabou por desmagnetizá-las." Não se sentem tristes por serem tão idiotas?
Enfim pessoal da treta se tivessem a coçar os tomates, o pais ganhava mais com isso.
Vamos lá ver se se acalmam. Com tantos doutores, engenheiros e cientistas e a tratrar estes assuntos importantissimos desta maneira mais parecem aqueles tipos na Assembleia da República à tourada.
ResponderEliminarBasta de imans, supercondutores, spins, imans industriais, colunas de som, amigos extraterrestres, arrefecimento por Nitrogeneo, etc.
Querem poupar combustivel?
Há uma forma infalivel, fácil e sem custos. Não falha mesmo.
Não é preciso nada daquilo que têm falado e podem aplicar já n os vossos carros. Sem riscos, garantido.
Outra coisa. Sabem certamente que os combustiveis da Galp e da BP são dos mais caros do nosso País. Mas nada fazem para que eles sejam obrigados a baixar os preços. E é tão fácil consegui-lo, sem esforço. Tão fácil como poupar combustivel como eu sei e quero explicar.
Para eles baixarem os preços vamos deixar simplesmente de comprar à BP e à Galp. Com esta simples medida eles ficam sem vender e baixam rápidamente os preços. As outras companhias terão que acompanhar essa baixa e teremos combustiveis mais baratos.
Se alguem estiver a ficar sem combustivel a aparecer uma Galp ou BP deve meter apenas o suficiente para ir até à bomba mais próxima.
Como poupar combustivel sem custos: ( se alguem estiver interessado que o diga. Eu ensino. Alguns de vocês até já devem saber disto melhor que eu... )
Din kommentar blev udgivet.
ResponderEliminarestranhamente chegou à caixa de correio pré-publicação
vou experimentar noutro terminal....o facto de haver apenas dois servidores
a argumentação neodarwinista e darwinista persiste
o neutralismo não tem divulgação
Opfølgende~ e presente muitos campos das ciências são abordados de modo simplista
ver artigos da science de campos lusos
o primitivismo domina
Jónatas Machado disse...
Não consigo perceber o que é que a extinção de espécies tem que ver com a evolução. Extinção significa morte. Não cria informação genética nova que codifique novas e mais complexas estruturas e funções. Pelo contrário, é possível que muitas extinções se tenham ficado a dever à acumulação de mutações. As extinções caminham no sentido contrário ao da evolução
utl.pt Lisbon, Lisboa 10:34:31 am 1 0:00
http://ktreta.blogspot.com/
2
213.58.141.# Porto 10:32:18 am 1 0:00
http://ktreta.blogspot.com/2011/...a-da-semana-dupla-maravilha.html
3
95.136.57.# Unknown 10:29:20 am 1 0:00
http://www.ktreta.blogspot.com/
4
novis.pt Porto 10:27:49 am 1 0:00
http://ktreta.blogspot.com/2008/...-da-semana-poupana-magntica.html
5
telepac.pt Lisbon, Lisboa 10:28:11 am 2 1:48
http://ktreta.blogspot.com/2011/...a-da-semana-dupla-maravilha.html
6
telepac.pt Setbal, Setubal 10:36:05 am 9 13:32
http://ktreta.blogspot.com/
7
tu-darmstadt.de Darmstadt, Hessen 10:21:38 am 3 2:14
http://ktreta.blogspot.com/2007/...chado-e-filosofia-da-cincia.html
8
194.140.232.# Lisbon, Lisboa 10:17:58 am 1 0:00
http://ktreta.blogspot.com/2008/...ana-passada-terapia-quntica.html
9
virtua.com.br So Paulo, Sao Paulo 10:35:43 am 16 25:46
http://ktreta.blogspot.com/2011/...upla-maravilha.html#comment-form
10
188.82.139.# Unknown 10:33:35 am 5 50:26
http://ktreta.blogspot.com/2011/...a-da-semana-dupla-maravilha.html
A teoria é que os fabricantes de automóveis querem vender-nos motores ineficientes que se estragam depressa, por isso é que não põem ímans
ResponderEliminardepois há o caso da ciência tablóide
Acreditando em todas as vossas opiniões, pergunto quantos testes fizeram veridicos?
ResponderEliminarEu tenho feito e tenho verificado bastantes variações devidamente anotadas, por isso não tenho opiniões, apenas facto !
Na verdade existe muita charlatanice, mas tambem existe veracidades, o problema é sabermos descernir as variadissimas marcas que enunciam "milagres" e tambem é verdade que umas "pagam" por outras.
Poderia-me alongar mais mas aqui não é o sitio certo.
Bem hajam, e verifiquem as opiniões antes de as emitir.
Já agora dexo-vos o repto para os "controladores de corrente" "reduzem até 60% do consumo de electricidade, investiguem porque está a "dar" para muito "profissionais de vendas".
ResponderEliminar