quarta-feira, outubro 06, 2010

Formicário 1: preparar o berço.

“Formicário” é o nome pomposo para quatro ripas, silicone, e duas placas de acrílico com terra no meio. O ano passado encontrei uma formiga rainha perto da faculdade e trouxe-a para casa, mas não se deu bem na taça com terra. A meio de Agosto trouxe duas do Minho e fiz este formicário. Mas, quando as fui pôr lá dentro, não encontrei nada. Eram muito pequenas e provavelmente não tinha fechado bem as caixas improvisadas.

home sweet home

Mas o meu formicário não é um formicário qualquer. Além dos ingredientes normais, comprei também uma cabeça de esfregona, desmontei-a e entrelacei alguns dos fios para fazer isto:

a capilariedade ao serviço dos insectos

Assim posso controlar facilmente a humidade da terra sem regadelas que incomodem os inquilinos. Que foi a única coisa que ficou a faltar. Por sorte, as formigas aproveitaram o fim de semana prolongado para celebrar a República com uma orgia. Durante o passeio com a família apanhei uma rainha perto de Tomar e três em Vila Nova da Barquinha.

Como as formigas que mais se vê são obreiras estéreis, para criar um formigueiro é preciso esperar pelas formigas com asas, normalmente em dias quentes e húmidos, porque essas é que se reproduzem. Ou então andar por aí a destruir formigueiros até encontrar uma rainha, mas essa opção é pouco pedagógica. Se bem que acabe por ser eu a divertir-me mais com isto, a desculpa era criar um formigueiro para os miúdos. No entanto, também não adianta apanhar uma formiga com asas porque o mais certo é ser um macho. O macho, conforme a espécie, depois de acasalar só serve para beber cerveja no sofá ou morrer ao fim de uns dias. Por isso as formigas que interessam são as rainhas, e essas perdem as asas quase ao mesmo tempo que a virgindade.

Mas até são fáceis de identificar. Além de serem maiores que as irmãs, enquanto as obreiras têm o tórax do tamanho da cabeça, ou mais pequeno, as rainhas têm o tórax bastante maior, por causa dos músculos das asas. As fotos abaixo dão uma ideia do tamanho e das proporções. As quatro que aqui tenho são praticamente iguais, se bem que esta nas fotos seja mais clara quando iluminada por infravermelhos. Não sei porquê, mas como é a única que ainda não fez buracos, suspeito que seja mau sinal.

top of the world
smile

No canto da direita, pesando algumas décimas de grama, está esta formiga que passou a primeira noite a fazer o que se vê no vídeo abaixo. Estes dois minutos condensam cerca de seis horas de actividade:



Depois de acasalar, as rainhas ficam fotofóbicas e nunca mais querem ver luz na vida. Por isso, é importante pôr o formicário num sítio escuro. O meu está debaixo da minha mesa de trabalho, atrás do computador, onde além de escuro está quentinho. E tenho de filmar sem luz que elas vejam. Para isso, aproveito uma câmara Sony DCR-HC37, que tem a parte mecânica avariada mas dá para ligar ao PC. Esta tem um modo de filmagem com um led de infravermelhos ideal para formigas fotossensíveis.

No canto esquerdo ficaram duas formigas juntas, que devem ser irmãs. Se não fossem duvido que se dessem bem. No primeiro vídeo, ao minuto e meio, pode-se ver de relance o que aconteceu quando a formiga da esquerda encontrou aquela das fotos. Mas estas duas passaram a primeira noite encostadas ao canto e, depois de levar com água em cima, começaram o seu formigueiro. Infelizmente, estava entretido a filmar a do outro lado e perdi o início da obra. O vídeo abaixo condensa cerca de três horas de actividade nocturna.



Neste momento, a da foto continua a deambular, cada vez mais lenta; as irmãs parece contentes com a sua casa nova; e a da esquerda desapareceu. Admito que é estranho perder uma formiga de quase 2cm entre duas placas de acrílico, mas foi o que aconteceu. Não sei se terá ficado soterrada ou se terá feito um buraco que não se veja. Até espreitei pelo lado de trás e nada. Mas darei notícias assim que souber o que se passa.

31 comentários:

  1. Quando falamos em ética ou moralidade, associam-se estes termos às formigas do Boris Vian, são os homens formigas subjugadas pelas ideologias, ou são as formigas subjugadas pelo ateísmo?

    Eis a questão

    Pressupomos que os juízos morais se baseiam no pensamento religioso e como tal não fazemos distinção entre juízos morais e juízos religiosos, DEUS quis que as formigas ficassem fechadas entre duas ripas e a tal se chamasse formicário, mas tal é falso, os ateístas subjugam formigas, tal como os religiosos subjugam os seus crentes.


    Ou seja, juízos morais que se baseiam no pensamento religioso, e simples juízos morais que se baseiam, sobretudo, em factores culturais, são muitas vezes confundidos....aprisionar formigas é moral porque Deus fez o homem senhor subsidiário da criação
    assim um capataz da criação
    mas para os preversos ateistas, aprisionar formigas é moral, porque se perderam as asas já fornicaram e senão são virgens como maria pode-se fazer com elas o que se quiser, inclusive perdê-las no micromundo
    controlado por um aspirante a deus.

    Micro cosmos cheios de formigas que adorem o fornecedor do maná.
    Pois, porque um formigueiro (vulgo fornicário)tem de ser fornecido de vitualhas, uma vez que lhes é vedado o acesso ao exterior.

    No entanto, até que ponto são possíveis juízos morais com fundamento ateísta?
    Poderão ser estes juízos verdadeiros ou apenas aceitáveis para aqueles que acreditam na ateização?
    Em suma, qual é a relação entre o ateismo destruidor e escravizador de formigas e a moralidade?

    E se existir evolução dos ateistas para presidentes ou semi-deuses formicicidas, podemos afirmar que todos os juízos morais se baseiam
    na falta de fé?

    e não dirão as formigas
    אלי אלי למה עזבתני ēlî ēlî lamâ (lamâ) azavtanî
    להי אלהי למא שבקתני ēlâhî ēlâhî lamâ šabaqtanî

    ResponderEliminar
  2. Um espectáculo! Um dia destes faço um para mim...

    Os únicos insectos que alguma vez tive em casa foram uma pequena comunidade de cochonilha, que me matou as únicas plantas que sobreviviam num quarto virado a norte.

    Já tive uma colónia de térmitas no jardim, mas essa essa teve de ser exterminada...

    ResponderEliminar
  3. Francisco,

    «Os únicos insectos que alguma vez tive em casa foram uma pequena comunidade de cochonilha»

    Que, apesar de indesejáveis, são fascinantes também. As fêmeas adultas não têm sequer patas, e passam a vida com a cabeça enfiada no caule da planta, a comer. Os machos têm asas, mas não têm boca, e nem sequer se alimentam quando adultos. Provavelmente uma complementaridade que muito contribui para a felicidade do casal :)

    ResponderEliminar
  4. ?????,

    «.aprisionar formigas é moral porque Deus fez o homem senhor subsidiário da criação»

    Aprisionar formigas não é moralmente relevante porque as formigas são máquinas orgânicas. Tanto quanto se sabe, nunca têm experiências subjectivas. São objectos, não sujeitos. Por isso aprisioná-las é moralmente tão relevante como aprisionar bicicletas ou bonecos de corda.

    A razão pela qual não acho pedagógico ir esburacar formigueiros é porque dá uma ideia errada de como lidar com os sistemas ecológicos onde interferimos. Não tem que ver com o sofrimento das formigas, que é nulo.

    ResponderEliminar
  5. E quando é que vem a parte em que o toxico dos panos da esfregona transforma as formigas em gigantes mutantes?

    ResponderEliminar
  6. João,

    «E quando é que vem a parte em que o toxico dos panos da esfregona transforma as formigas em gigantes mutantes?»

    A que comprei era 98% algodão e 2% polyester, se bem me lembro. Deve haver coisas bem piores que isso ao pé dos formigueiros de rua.

    Mas se a silicone for radioactiva e uma das formigas me picar...

    ResponderEliminar
  7. Ludwig Krippahl


    Fantástico mesmo.

    Quando era miúdo lia tudo o que podia sobre esses bichos e quando ia passar longos verões na quinta tinha tempo para estudar em detalhe as várias espécies que por lá se davam. Algumas enormes mas poucas, outras minúsculas mas aos milhares com guardas , obreiras etc.
    O sadismo levava-me sempre a provocar batalhas imensas através de criar carreiros que inevitavelmente as levavam ao encontro umas das outras :)))

    tirando isso são animais fantásticos ::))

    ResponderEliminar
  8. que bom: a continuação da tradição da bicharada em casa. Espeo que seja do agrado de toda a família ;-)

    ResponderEliminar
  9. «Mas se a silicone for radioactiva e uma das formigas me picar...»

    No problem. Passas a regurgitar ácido fórmico antes de ingerir as vítimas, é só essa a diferença. Pode parecer-nos um pouco deselegante a princípio mas é mais sereno do que engoli-las rubras a bradar impropérios, de sobrancelhas carregadas a sacudir um indicador. Isso por vezes também nos deixa indispostos, ficas a saber.

    Engraçado. Ainda há tempos pus-me com um sobrinho a virar pedras do chão para espreitarmos as centopeias e as aranhas, joelhos na terra e mãos na massa, e quando dei por mim tinha há muito transformado o nosso deslumbramento prospectivo numa grande seca para ele, a certa altura já fartinho e eu não. A maturidade é uma fraude.

    ResponderEliminar
  10. "A maturidade é uma fraude."

    Frase do ano Bruce! :)

    ResponderEliminar
  11. Cristy,

    A Lena estava só um pouco preocupada com o sítio onde eu ia pôr isto. Mas por trás do computador está bem. Quanto ao entusiasmo, o Bruce parece que estava cá para ver. De vez em quando dão uma olhada, mas o importante é que, com as filmagens da bicharada, eu não me esqueça de lhes gravar a novela :)

    ResponderEliminar
  12. Bruce,

    «A maturidade é uma fraude.»

    Declaro-me inocente desta fraude, porque acho que não engano ninguém...

    ResponderEliminar
  13. Acho que é bem mais maturo apreciar a natureza do que o contrário.

    ResponderEliminar
  14. formigas são máquinas orgânicas......
    um ateista mecanicista
    ao que o mundo chegou

    Tanto quanto se sabe, nunca têm experiências subjectivas, o que por si só já e de definição muy subjectiva

    e depois os teoristas do super-organismo colmeia ou formigueiro se calhar são as térmitas (Isoptera) os verdadeiros senhores do planeta

    mais CO2 mais fotossíntese aumenta o teor de oxigénio
    maior pressão de O2 permite maiores organismos com espiráculos
    teremos vespas do tamanho de falcões e formigas grandes como ratos
    se calhar são elas que estão a experimentar

    e o ácido fórmico vulgo metanóico não é regurgitável
    sai pelo sentido oposto

    ResponderEliminar
  15. «o ácido fórmico vulgo metanóico não é regurgitável»

    Tu não conheces os ludwikings, amigo.

    ResponderEliminar
  16. Loucos, voces estão todos loucos. Daqui a nada querem levar esses bichos ao medico! Cambada de nerds.

    ResponderEliminar
  17. Atrás do computador? Mas aquilo é USB?

    PS: Não gosto da moldura.

    ResponderEliminar
  18. E queremos uma net cam 24/7 para ver o formigueiro. (não te esqueças de cortar o som :P )

    ResponderEliminar
  19. João,

    Tem uma ligação firewire (usb não dá, porque é DV). Netcam não, que não tenho corpo para isso...

    ResponderEliminar
  20. PS: a moldura não é para gostar... é para a terra não cair e os bichos não fugirem :)

    ResponderEliminar
  21. Ludwig Krippahl disse...
    PS: a moldura não é para gostar... é para a terra não cair e os bichos não fugirem .....se fugissem eram colónias extra

    é mais ou menos o que fizeram ao país...aguentem-se
    a moldura não é para gostar é para o $ não cair
    e podermos meter mais umas gadjas
    a ganhar 130 milhas nas estradas de Portugal
    as 130 milhas são brutas e já levaram 10% de corte

    logo a moldura não é uma ideia original
    embora a outra moldura seja ligeiramente mais imaterial que esta
    e os bichos continuam quase todos cá

    ResponderEliminar
  22. "apanhei uma rainha perto de Tomar e três em Vila Nova da Barquinha"

    Anda às agúdias pelas minhas bandas? Se fosse a Abrantes (e eu estivesse em casa e não neste degredo)apanhava era com um martelo no dedo mindinho. Depois de termos bebido um copo de tinto, claro.

    ResponderEliminar
  23. Ludwig:

    "PS: a moldura não é para gostar... é para a terra não cair e os bichos não fugirem :)"

    Pronto. É o nascimento de uma ideologia... Uma moldura, é uma moldura, é uma moldura! Tens de ver para la da física. Da metafisica. É a essência daquilo é ser uma moldura.

    ResponderEliminar
  24. OLha, e para veres como sou bonzinho da uma olhada aqui:

    http://www.destructoid.com/kinect-take-down-demand-will-make-you-vomit-into-hands-185802.phtml

    facilmente se pode chamar o cumulo do copyright. Os detentores do direito proíbem passar o seu conteúdo que é um... anuncio comercial.

    ResponderEliminar
  25. Uma moldura é mais que uma ideologia

    As molduras são o cerne da fé

    As molduras enquadram o mundo

    As molduras são DEUS

    Lord of the ants

    ResponderEliminar
  26. tirem a moldura às formigas
    que com esta iàgua as gajas afogam-se

    e olhe lá as asas caem quer fossem fertilizadas quer não
    o músculo de suporte alar atrofia

    quer ver que as suas rainhas nã põem ovos?
    e comidinha?

    ResponderEliminar
  27. Nuno Gaspar,

    «Se fosse a Abrantes (e eu estivesse em casa e não neste degredo)apanhava era com um martelo no dedo mindinho. Depois de termos bebido um copo de tinto, claro.»

    Não cheguei a ir a Abrantes, e nem sequer de vinho gosto. Mas agradeço, porque o que conta é a intenção, que deixou bastante clara ;)

    ResponderEliminar
  28. João,

    Melhor ainda que o anúncio da Microsoft é esta patente da IBM, cuja invenção consiste em dividir 60 pela velocidade dos carros para decidir a que ritmo mostrar os anúncios.

    ResponderEliminar
  29. é uma patente interessante

    as formigas ainda não decidiram uma greve geral?

    ao menos o vídeo podia mudar de vez em quando....um big brother is watching you formicidae vermin

    ResponderEliminar
  30. pués com a humidade cuidado com as infecções bacterianas e fúngicas das gajas
    clinical signs:
    large amounts of bacteria na hemolinfa,
    slow clotting ou grumos
    melanosis of shell exoesqueleto de cor acinzentada e quebradiça
    chame imediatamente o João Vet.
    veternários tratam de ant farms??

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.