quarta-feira, outubro 28, 2009

A hermenêutica da física.

Não são só os livros sagrados que podem ser interpretados à luz de uma ou outra fé. Também os manuais de física podem ser sujeitos a este tratamento. E com resultados semelhantes...



Via Pharyngula, onde aconselho que assistam ao antídoto.

10 comentários:

  1. Ainda não acabei de ver mas já me estou a rir... De facto a ciência não está nos livros, sejam sagrados ou seculares, mas sim na atitude crítica de quem os lê.

    ResponderEliminar
  2. Luciano chorando porque ninguém está comentando nada em seu blog:

    http://i34.tinypic.com/biqcr4.jpg


    Ele agora deu para inventar fakes de desafetos dele:

    João Meme e Migiaty

    Não tarda a ficar louco de vez.

    ResponderEliminar
  3. Loredana=Joao=Joao Meme=Migiaty="n" badalhoquices,

    Já não chega as humilhações e lições que levas a torto e a direito em todo o lado, de toda a gente, ainda tens que vir chorar aqui e continuares a tua farsa travesti-nominal... AHAHAHAHAHAHAHAHAH...
    Pequeno palhaçote!

    Nem sequer tens meio neurónio de paravetezoourinário, pois até adoptaste o fake Joao Meme com que há uns tempos atrás outro te batizou e que desencadeou uma das tuas habituais histerias fake-transsexuais!
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.... és a perfeita maluca imbecil de serviço, AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.........

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me de ver há uns anos esta "explicação" sobre o que é a homeopatia e como funciona... Continuo a achar que esta é a colecção de disparates mais longa e mais densa do YouTube.

    ResponderEliminar
  5. OMG! Que lógica mais retorcida! :O

    Ludwig, chamar a isto hermenêutica é até demasiado insultuoso para a hermenêutica! Os teólogos também não conseguem provar nenhuma das suas conclusões, mas geralmente a lógica deles é muito melhor.

    O engraçado é que ela nem precisava de dar uma volta tão grande. Bastava dizer que E=mc2, logo a massa é uma forma de energia, logo nós somos feitos de energia. Muito mais simples, e mais cientificamente correcto.

    Agora dizer que lá por toda a massa do universo poder ser condensada numa bola, a nossa massa é insignificante... Nesse caso seriamos feitos de uma quantidade de energia igualmente insignificante! Ao fim ao cabo não somos nada! Não existimos! Eureka! Sai um prémio Nobel para a senhora!

    A história das vibrações também podia estar melhor explorada. Bastava dizer que toda a massa tem estados energéticos que correspondem a vibrações (temperatura por exemplo), e que essas vibrações podem ser "corrigidas" parar curar doenças.

    Falta explicar como um composto químico, que provoca certos sintomas por mecanismos inteiramente químicos bem conhecidos, tem uma "energia" que passa para a água ao ser diluído, que ao ser ingerida vai combater esses mesmos sintomas.

    Podemos sempre inventar 1001 explicações para as coisas. A diferença é que na ciência a isso chamam-se hipóteses, que depois são testadas para as confirmar ou refutar. Esta gente tira explicações da púcara e pronto! Esperam que fiquemos boquiabertos com a genialidade e aceitemos tudo. Isto quanto muito é ficção cientifica! Claro que eles não precisam de provar nada. Basta que a explicação seja suficientemente boa para convencer os potenciais clientes (tal como a ficção cientifica). Se é verdade ou a coisa mais estapafúrdia pouco importa.

    Mais valia serem honestos, como muitos homeopatas, e dizer "não sabemos como funciona, mas sabemos que funciona, temos resultados".

    ResponderEliminar
  6. A questão é: Ela é Dra de quê (ou em quê)? Só se fôr em tretologia ou homeopatia que é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  7. T-REX Helder,

    Boa, já não era sem tempo para dizer uma treta.

    Cumprimentos pré-históricos

    ResponderEliminar
  8. E=mc2 . Mas como há pouca massa, m desaparece :'D

    Isto é lindo!

    ResponderEliminar
  9. Isto é espetacular!!!

    Realmente consegue-se vender qualquer coisa... pena é que para vender o inverso do que é dito neste video seja bem mais dificil quando devia ser muito mais fácil.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.