sábado, abril 05, 2008

Treta da Semana: Karuna Reiki®

«A palavra Reiki contém duas palavras Japonesas – Rei, que significa “A Sabedoria de Deus ou o Poder Superior” e Ki que é a “energia da força vital”. Por isso Reiki é na verdade “energia da força vital guiada espiritualmente”»(1). Perfeito. E o tratamento é simples. Segundo a Wikipedia:

«O tratamento decorre com o praticante colocando as mãos sobre paciente em várias posições. No entanto, os praticantes podem usar uma técnica sem contacto, na qual as mãos ficam a alguns centímetros do corpo do paciente [...]. No geral, as posições das mãos percorrem a cabeça, frente e costas no torso, os joelhos e os pés. Entre 12 a 20 posições são usadas, com o tratamento durando de 45 a 90 minutos»(2)

Também não há problema se o paciente não puder deslocar-se ao consultório. O mestre de Reiki envia “energias” à distância sem qualquer perda de eficácia recorrendo a uns símbolos especiais. «Cada símbolo guarda uma energia, representa uma verdade, e pode ser usado para invocar o seu significado; portanto, o seu efeito»(3). Tal como o criacionismo e a astrologia, também o Reiki aproveita a confusão entre os efeitos de algo e o significado que nós lhe atribuímos. Por exemplo, o símbolo Hon Sha Ze Sho Nen «viaja sem impedimento pelo tempo e pelo espaço». Para um símbolo não está mau. Queria ver uma vogal fazer o mesmo.

O estilo de Reiki de que gosto mais é o Reiki da compaixão, o Karuna Reiki®. Gosto especialmente do ®. «Energia da força vital guiada espiritualmente com compaixão» merece bem um ®. E os requisitos mínimos para ensinar o Karuna Reiki® mostram o que é mais importante na canalização das energias cósmicas:

«1- Usar os símbolos Karuna Reiki® ensinados pelo International Center for Reiki Training e que aparecem nos manuais ICRT de Karuna Reiki®.
2- Usar as mesmas sintonizações Karuna Reiki® [...] que aparecem nos manuais ICRT de Karuna Reiki®[...]
3- Usar os manuais Karuna Reiki® fornecidos pelo Centro como manuais de ensino e fornecer um a cada aluno. Você terá que comprar estes manuais ao Centro ou a um dos nossos representantes – não é permitido fotocopiá-los.»


É justo. Quem inventa estas tretas não quer que um Chico esperto fotocopie os livros e guie espiritualmente e com compaixão a energia da força vital sem pagar a quem de direito.

Eu ia dizer que o próximo passo era patentear o Yoga, só que já é tarde para isso (5). Mas alguns seguidores do Reiki defendem o direito de partilhar a superstição sem cobrar direitos de autor. Há quem diga que isto é uma mentalidade borlista criada pela Internet e que põe em risco a própria superstição. Eu não sou tão optimista. Infelizmente, mesmo com o Open Source Reiki (6) há de haver muita gente a ganhar dinheiro com esta treta.

1- Reiki.org, What is Reiki?
2- Wikipedia, Reiki
3- Reiki Living, Reiki Symbols
4- Reiki.org, New Karuna Reiki® Registration Program
5- Times Onlines, 31-5-2007, American attempt to patent yoga puts Indians in a twist
6- Open Source Reiki

10 comentários:

  1. ta lindoooo!!! tenho d ir po reiki

    Astrozombie

    ResponderEliminar
  2. Ludwig,

    com o aparecimento das redes UMTS, também conhecidas como 3G, seria de esperar que estas coisas acontecessem. Agora quero é ver se vem de dizer que isso já se fazia antes...

    ResponderEliminar
  3. Ludwig

    Mas que saudades! Até fui buscar o livro "Essential Reiki - a complete guide to an ancient healing art", da Diane Stein. A Diane Stein é outra fonte de boas tretas, porque acredita em tudo desde cristais até fadas.

    Tanta coisa que eu já me tinha esquecido (ou lembrado de me esquecer)! Vou-te dar umas citações, só para te babares:

    "The [Reiki] story spans almost all of the written records of humanity, and the healing system itself is older than any written account. I have done my best to discover Reiki's origins, but the gaps remain."

    Mas a parte mais gira é esta:

    "Information before the written records can be obtained only through channeling, and though material received in this way must be considered speculative, it is nonetheless interesting and thought-provoking."

    E continua!! Se pensavas que um criacionista era chato, lê isto:

    "People did not evolve on Earth, we were brought here from a variety of planetary cultures [...]. [Reiki originated] with the planet that brought the many-armed gods and goddesses to Earth, the root culture of what became pre-patriarchal India."

    Isto faz-me imaginar o Capuchinho Vermelho a perguntar "porque tens tantos braços?". Sendo a resposta "para te apalpar melhoooooor".

    Aliás, tudo vai dar estranhamente à Índia. Digo eu que isto foi a antecipar a compra da Jaguar-Land Rover pela Tata (que é um nome parvo para um grande grupo automóvel, porque lança dúvidas sobre a dicção) e outras consequências da globalização.

    Por exemplo, a dada altura no livro (mas eu já o fechei, que estava a dar-me fastio) diz que o Nosso Senhor J. Cristo sobreviveu à cruxificção (nem um ateu diria isto) e foi para a Índia onde viveu até aos 120 anos. Digo eu que para quem sobreviveu a uma coisa daquelas estaria obrigado a viver minimamente 500 anos. De onde se conclui que era um bocado franganote segundo esta gente.

    Lindo!

    ResponderEliminar
  4. A Diane Stein é outra fonte de boas tretas, porque acredita em tudo desde cristais até fadas.


    Uáu! Apresenta-me... please! :)

    Eu por mim acredito em Cinderelas, e carruagens-abóboras e mil histórias tão belas!

    Puxa, e que livros lindos decoram as tuas estantes... de mogno e ébano, preciosas e elegantes! :D

    Mas olha que essa passagem sobre a origem da espécie humana não seria desprezada pelo Dawkins, ao que li! Não que isso tenha muita importância, mas existem de facto imensos paralelos entre a especulação científica e a espiritualista, é tudo humano afinal e buscamos o segredo original... Tao comum primordial!

    Besides... it's not so important what you believe in, but WHO do you believe in, by all means!!!


    Meaning, YOU and what YOU feel...

    Rui leprechaun

    (...that is Holy and truly Real !!! :))


    Observa toda essa beleza
    que se reflecte do teu Ser
    e entoa uma canção de amor à tua existência.
    Nunca podes elogiar demais
    a tua própria Alma.
    Nunca podes sobrestimar o teu Coração.



    Why did you forget it, my Dear?!

    ResponderEliminar
  5. haykzjvsMístico,
    fazes-me lembrar um daqueles filmes musicais antigos em que após dois dedinhos de conversa lá vem uma cantiguinha :-)

    ResponderEliminar
  6. Uáu!!! Boa malha, como diria o meu Pai!!! :D

    Ora bem, se me quiserem aproveitar lá para guionista de alguma comédia descabelada...

    É que nonsense há por aqui à molhada!!!

    E com a menina Abobrinha a ajudar...

    Rui leprechaun

    (...havemos de pôr o mundo a cantar! :))

    ResponderEliminar
  7. Leprechaun

    Acalma o facho! Acalma o facho!

    ResponderEliminar
  8. ou "apaga o facho" à boa maneira dos franceses anti-jogos olímpicos na china.

    ResponderEliminar
  9. Em q acreditas tu meu querido guru das tretas mesmo tretas?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo,

    Como a minha experiência me sugere que a realidade não liga ao que eu acredito, prefiro fazer o contrário e tentar moldar as minhas crenças conforme o que melhor me parece corresponder à realidade.

    Assim sendo, não acredito. Vou acreditando.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.