sábado, fevereiro 17, 2007

Ateísmo

Tenho andado para escrever sobre isto, mas como não vinha a propósito de nada fui adiando. Agora a estreia do Helder Sanches no Diário Ateísta (1) deu a deixa. Aproveito para dar os parabéns a ambas as partes pela entrada do Helder no DA. Melhor, só se tivesse sido antes do dia 11.

Para o Helder, «ser ateu é, sobretudo, não acreditar no sobrenatural, seja de que espécie for. Ser ateu é duvidar e questionar, promover a discussão, divulgar uma visão naturalista do mundo em que vivemos e acreditar no conhecimento científico, nunca esquecendo a sua capacidade única de auto-validação.»

Concordo com quase tudo. Pelo que observamos do mundo, não há deuses a atirar raios, nem assombrações, alminhas, ou essas coisas que enchem o balde do «sobrenatural». Faz sentido defender uma visão naturalista porque o universo em que vivemos é 100% natural. Nisto, como de costume, estou de acordo com o Helder.

Mas para mim isso é bom senso, não é ateísmo. Não é por ser ateu que eu duvido do Pai Natal ou do Super Homem. Não é por ser ateu que eu duvido que um deus tenha criado isto tudo. Simplesmente não há indícios que estas histórias sejam verdadeiras, não pelo que eu sou mas pelo que o Universo é.

Se Deus existir, será bem vindo cá em casa (telefona primeiro). Tenho muito interesse em conversar com ele, perguntar como criou isto, qual a ideia, enfim, a história toda. Ou o Super Homem. Também gostava de saber porque raio a capa dele abana quando ele voa no espaço. Mas isto teria a ver com o universo em que eu vivo, e não com o meu ateísmo. Eu continuava ateu à mesma. Não é por existir o Criador do Universo que eu me vou por de joelhos a rezar, ouvir secas dos padres, ou louvar o Seu nome (louvar o nome? têm com cada ideia...). Fez isto, chama-se Deus, é todo-poderoso, muito bem, mas nada disso me obriga a ter um deus ou venerar seja o que for. Sou ateu por opção, o resto é circunstancial.

Para mim o ateísmo é decidir por mim o que é bom e mau em vez de consultar um livro ou perguntar a um padre ou a um deus. Para mim o ateísmo é dar eu valor à minha vida em vez da vida ter valor por outrem. Para mim o ateísmo é deixar no armário as lantejoulas da humildade, vestir uma dignidade confortável, e gozar este breve passeio pelo universo, seja como o universo for.

1- Helder Sanches, 16-2-07, Querido Diário. Também aqui.

6 comentários:

  1. Ou seja, cada um é um deus, como se fosse auto-suficiente. "O inferno são os outros". Viver assim pode ser mais cómodo, mas de nenhuma maneira preence o coração do Homem. Ser ateu é uma ganda seca...

    ResponderEliminar
  2. Se eu vir como está "preenchido" o "coração" da maioria dos crentes (basta ver o ambiente alegre, nada lúgubre, que se respira nas igrejas) e o "coração" dos ateus, não verei aí uma boa razão para ter fé.

    Calha bem, odiaria ter de rejeitar a realidade para ser mais feliz.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo.

    Ninguém é deus, e ninguém precisa de ser. É um cargo desnecessário.

    E é mais cómodo não ter que suster uma crença arbitrária, principalmente quando as evidências indicam que é falsa.

    E não é seca nenhuma.

    ResponderEliminar
  4. Caro Ludwig,

    Obrigado pelas tuas palavras. Gostaria de acrescentar que, embora não estejam explicitas na minha definição de ateísmo as ideias do teu último parágrafo, elas estão totalmente implícitas. Como não poderia deixar de ser, aliás.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de lembrar a pergunta/resposta de M.Bakunin: "E se Deus realmente existisse? Era preciso livrar-nos dele." Creio que a tradução é razoavelmente fiel da tradução francesa (cantada por Leo Ferré): "Et si Dieu vraimment existait ? Il faudrait s'en debarrasser"
    Pela minha parte, diria que a morte de cada criança no mundo seria o suficiente para lhe retirar alguma influência nos aconteciemtos cósmicos. Quero dizer, parafraseando (creio) Descartes: "Se sou capaz de imaginar um ser com estas e aquelas características[todo-poderoso e todo-amoroso] e não há sinais dele, então...é porque não existe".
    E

    ResponderEliminar
  6. Achei super interessante esse tópico, e o site também! Parabéns!
    Uma diversificação de ideias, isso é sempre muito interessante.
    Mas concordo com o que o primeiro cara ai disse,sabias palavras.
    Acho que ser ateu é correr de alguma realidade que você não queira ver, é fazer o que quer sem ter um "Deus" pra te punir depois, ou algo do tipo.
    Nós não somos os "nossos deuses", mas nós temos livre arbitro de fazer o que quisermos, mas um dia com certeza veremos uma punição pelos nossos erros, por acreditar que "o ateísmo é decidir por mim o que é bom e mau em vez de consultar um livro ou perguntar a um padre ou a um deus". Acho que tudo que fazemos, sentimos, pensamos eé supervisionado por um " Deus" um ser divino.
    É claro que essa é só mais uma visão diferente, mas gostaria de expressar minhas opinião aqui.rs!

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.