terça-feira, abril 06, 2010

Mas... afinal...?

Em Portland, Maine, nos EUA, um grupo de mulheres caminhou pelas ruas de tronco nu para protestar contra os critérios discriminatórios que toleram este comportamento nos homens mas não nas mulheres. Não pela lei, que o estado do Maine apenas proíbe a exibição pública dos genitais, seja qual for o sexo. Mas, supostamente, queriam protestar por a sociedade ter padrões diferentes para os sexos e vedar esta opção ás mulheres.

Digo supostamente porque, apesar de ninguém lhes mandar tapar o que mostravam de direito, ficaram “surpresas e perturbadas” porque muitos homens olharam e alguns até tiraram fotografias do protesto. E julgo que se fosse um grupo de homens de tronco nu e as mulheres olhassem e tirassem fotos ninguém protestaria. Ty MacDowell, que organizou o protesto com escolta policial, disse até ter ficado chateada porque esses homens estavam a olhar “como se isto fosse um desfile”. Duh...

Apoio que reivindiquem os seus direitos, não me oponho a que andem de tronco nu e, se tivesse de proibir isto a alguém era aos homens, que barrigas e pêlos não têm nada de estético. Àqueles que se queixaram de isto ser indecente por haver crianças presentes digo apenas que são parvos. Acham bem que os miúdos passem as manhãs de domingo a ver um tipo morrer pregado a uma cruz mas escandalizam-se por verem mamilos. Só falta censurar biberões e chupetas.

Mas, minhas senhoras (caso alguma saiba português e leia este blog), o direito de andar de tronco nu não legitima proibir os outros de olhar. Porque, além de injusto, é biologicamente impossível. Consolem-se com o facto de olharmos também quando andam vestidas.

Fox Maine, Topless Women March in Portland

4 comentários:

  1. "Consolem-se com o facto de olharmos também quando andam vestidas."

    Olhando bem para a organizadora (e algumas das moças que desfilaram), as coitadas até tiveram o previlégio de haver alguém que olhasse para elas sequer... :)

    ResponderEliminar
  2. O único problema que vejo na banalização da nudez é a banalização da nudez... Serei neste caso um conservador mas apenas por motivos de preservação correcta das guloseimas.

    ResponderEliminar
  3. De facto a organizadora...

    Seja como for prefiro o dress code actual, se nos tapa algumas barrigas deliciosas e alguns peitos apetitosos tem a imensa vantagem de nos proteger contra todos os outros que são de fugir.

    ResponderEliminar
  4. Esta história é bastante engraçada :)

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.