Facebookado.
Ontem facebooquei-me. Cedi finalmente à pressão de vários emails que tenho recebido de pessoas que querem ser minhas amigas. Algumas até pensava que já eram. E assim que comecei o registo no site descobri a fonte de tantos pedidos. Uma das primeiras coisas que o Facebook pede é o endereço de email e a password. A password! Para ir vasculhar a lista de endereços e mandar “convites” a toda a gente com quem me tenha correspondido.
Mesmo confiando que só vão fazer isso a proposta é desconfortável. É como pedirem a chave de casa para vir copiar os endereços que tenho na agenda (1). E é presumir que toda a gente na minha lista de endereços queira receber convites para o Facebook. Bem, nisto admito que faz efeito. Tantos recebi que lá acedi, quanto mais não seja para evitar o SPAM...
Mas a password do email não se dá. Nem sem mais nem menos, nem em casos extremos nem nunca. Porque esta password não serve só para nos autenticarmos ao servidor de email. Serve para nos identificarmos a quem receba um email nosso, ou que julga ser nosso. E serve para todos os sites onde tivermos outras passwords e que tenham aquele botão para quem perdeu a sua. O botão é prático. Se perdemos a senha eles enviam uma nova por email. Mas para isso funcionar não podemos dar a senha do email. Isto é um péssimo exemplo porque a maior parte da nossa segurança depende do que fazemos e não da tecnologia em si.
Mas depois da má impressão inicial e de rejeitar enfaticamente este pedido, fui calorosamente recebido por dezenas de amigos. Alguns deles até conheço. Com medo de ofender alguém aceitei tudo, mas não sei se era suposto. Dei uma volta nas opções de segurança e desliguei permissões de uma data de coisas, a maioria que nem sei o que é. Se alguém depois se queixar que não consegue ver o meu este ou aquele logo tento perceber se há algum problema nisso. E, felizmente, já descobri como esconder todas as mensagens de quem me quer dar milho para galinhas, gasolina ou carrinhas blindadas. Talvez um dia destes ainda tente perceber que jogos são esses, mas só depois de experimentar o Twitter.
Só que não será para já. Primeiro ainda tenho de descobrir como desligar o chat.
(Ah... já descobri...)
1- O Jeff Atwood tem no Coding Horror um post interessante sobre estas coisas: Please Give Us Your Email Password
Por isso é que a conta de email com a qual eu criei o meu facebook é uma conta de email que raramente uso para enviar mails.
ResponderEliminar(Raramente = uma vez em cada 6 meses, na melhor das hipóteses).
Há uns meses passei exactamente pelo mesmo, Ludwig. :-)
ResponderEliminarEu não sei exactamente como fizes-te a tua conta no facebook. Mas eu fiz a minha sem dar a senha de e-mail. E só algum tempo depois é que dei mas pude escolher as pessoas que queria convidar.
ResponderEliminarEste Tweeter? http://www.tweeter.com.pt/
ResponderEliminarTito,
ResponderEliminarNão dei a senha da minha conta de email. Mas o Facebook já tinha o meu endereço de email dado por uma data de gente que, possivelmente, deu a sua senha e me tinha na lista dos contactos...
João Silveira,
ResponderEliminarObrigado pela dica :)
Baralha-me isto de lhes chamarem tweets mas ser o twitter....
Recebi alguns convites de amigos para aderir ao Facebook, mas renunciei sempre. E um belo dia comecei a receber mensagens do Facebook a dizer quantas mais pessoas que estão no site eu «provavelmente» conheço. E tinham razão: gente que, por alguma razão algum dia recebeu o meu mail, e agora o Facebook ficou com ele. Para fazer mais o quê com ele não sei. Tentei ir ao site para me «deslistar», e não o consegui. Eu acho essa cambada extremamente suspeita.
ResponderEliminarLudwig,
ResponderEliminarConvido-te formalmente para meu inimigo no InYourFaceBook. (mas ainda estou a desenvolver a plataforma)
Ludwig,
ResponderEliminarDaqui a pouco até Gmail terás :)
Mário Miguel,
ResponderEliminarJá tenho... Os servidores das listas de email na FCT reenviam as mensagens por várias máquinas, o que aumenta o caminho e faz com que algumas sejam rejeitadas pela Netcabo por ultrapassar o limite (há um limite para o número de passos que o servidor de email aceita para evitar loops).
A solução mais prática foi criar uma conta no GMail só para estas. Mas se a Google depois for bisbilhotar e descobrir os horários dos seminários do departamento ou as datas das reuniões do centro de investigação também não me importo muito :)
Bruce,
ResponderEliminar«Convido-te formalmente para meu inimigo no InYourFaceBook. (mas ainda estou a desenvolver a plataforma)»
Se não tiver opção de chat, aceito.
quanto ao chat, nas opções podes por-te offline e é como se não estivesse lá.
ResponderEliminarNem vou comentar o facto de teres o Facebook há um dia e teres o dobro dos amigos que eu tenho :(
Eu já mandei um pedido de amizade :D
ResponderEliminarOdeio vaquinhas e vampiros e afins
Não percebendo muito o porquê disso, a maioria dos joguinhos que são popularem têm uma componente de "precisas de ter mais amigos a jogar para poder fazer mais coisas".
ResponderEliminarAcho que é um design um bocado fraco (pelo menos para mim que não tenho muitos amigos facebookianos nem quero chagar os que tenho com joguinhos da treta que estou a experimentar), e não percebo o seu intuito para além de ser uma forma de "espalhar o meme".
Eu prefiro joguinhos mais solitários, tipo o Typing Maniac, que a única parte social que tem é poder comparar os scores com os amigos. Não estou limitado aos primeiros X níveis porque só tenho 2-3 amigos que também jogam o jogo.
O spam infinito de content que tem a ver com jogos nas walls (??) das pessoas é ... chato.
design ? aquilo tem sequer design ?
ResponderEliminarNem a propósito, o episódio da série South Park da semana passada foi uma paródia ao Facebook:
ResponderEliminarYou Have 0 Friends
When Kyle begs Stan to "friend" him, Stan gets sucked into Facebook.
http://www.southparkstudios.com/episodes/267112
Muito bom!
ardoRic,
ResponderEliminar«quanto ao chat, nas opções podes por-te offline e é como se não estivesse lá.»
Obrigado, já descobri como.
«Nem vou comentar o facto de teres o Facebook há um dia e teres o dobro dos amigos que eu tenho :(»
Ou é da foto ou da carrada de emails que já tinha recebido a dizer para me inscrever no Facebook... :)
Até já há uma aplicação para o FarmVille para dar uma "ajuda":
ResponderEliminarFarmVille Tools v2.3.0.5 READ NFO-WaLMaRT
Howdy Farmers here is the newest app to help you manage your farm and beat your friends easily. Nothing much to be said here, check the nfo as rls name says.
About:
FarmVille Tools is a FarmVille Cheats application to help you to harvest, plow and seed your crops in one click. With FarmVille Tools, you can harvest, plow and seed all crops in 3 seconds. FarmVille Tools even has a mouse recorder tool which can help you to record your mouse moves and clicks. It means that FarmVille Tools will automatically harvest your crops once they growed up, even though you leave away your PC!
Features:
Harvest in 1 Click! – automatically harvest your crops in 1 Click!
Plow in 1 Click! – automatically Plow your Land in 1 Click!
Seed in 1 Click! – automatically seed your plants in 1 Click!
Harvest when you away! – automatically harvest when you away!
http://www.rlslog.net/farmville-tools-v2-3-0-5-read-nfo-walmart/
Nãooooo , uma espécie de bot para o farmville !!!!
ResponderEliminarE não há uma opção para incendiar as colheitas e pilhar tudo ? Não ?
Assar as vaquinhas, fazer filetes de polvo e dar cabo daquele mundo idílico ?
Não dá ?
Socorro :(
«Por isso é que a conta de email com a qual eu criei o meu facebook é uma conta de email que raramente uso para enviar mails.»
ResponderEliminarNão estando a defender a história de nos pedirem a password do mail, usares uma conta de email que não usas para estas coisas de redes sociais vai um bocado contra o propósito da coisa.
Eu também sou daqueles que quando o Facebook me pediu a password do mail para me ir sugerir amiguinhos, disse "é que é já a seguir".
No entanto, usar uma conta de email que não usas é basicamente o mesmo que não dares a password. Imagino que a tua agenda nessa conta não seja muito extensa. O "pior" para o conceito de uma rede social é que vai dificultar a tarefa de outras pessoas te encontrarem, já que estás a usar um email que não será muito familiar para os teus amigos.
Eu pessoalmente não vejo grande utilidade/gozo no Facebook, e o interesse do Twitter passa-me completamente ao lado.
Uma vez aderi ao Facebook e passado dois dias desisti. Só volto quando me disserem qual é a real utilidade daquilo. Tanto quanto sei, só serve para as pessoas esforçarem a imaginação a arranjar justificações para continuar lá...
ResponderEliminarE agora volta e meia recebo mails do LinkedIn a dizer que um amigo aderiu, para eu aderir também.
ResponderEliminarParece que a única maneira de impedir o envio é aderir para depois cancelar...
«E agora volta e meia recebo mails do LinkedIn a dizer que um amigo aderiu»
ResponderEliminarÉ... esse é outro.
Eu já desactivei todas as notificações por email do Facebook. Se criar uma página no LinkedIn e desactivar tudo também, se calhar dá para fingir que não existem e pronto.
E aí tens a utilidade. Uma página no LinkedIn e no Facebook servem para não receberes notificações por email do LinkedIn nem do Facebook. Admite, é bastante útil :)
Ludwig,
ResponderEliminarpara o registo, o Facebook nunca pede a senha da conta de email, pede obviamente a senha pretendida:
"A partir da página Regista-te, basta fornecer o teu nome completo, endereço de e-mail, palavra-passe pretendida, sexo e data de nascimento."
http://www.facebook.com/help/?ref=pf#!/help/?faq=13291
Se acharmos que encontrar amigos no Facebook pode tornar-se chato, dado existirem milhentas pessoas com nomes iguais podemos usar o tal processo de encontrar possíveis amigos que tenham Facebook na nossa lista de contactos do email. No caso do meu email, acabado em "@msn.com", o Facebook tem uma parceria com o serviço de email Windows Live Contacts.
Para usar o serviço, o Facebook redirecciona para o site do Windows Live, não do Facebook onde terei acesso à minha lista de contactos de email. Como sempre, é necessário fazer login.
Assim que se entra aparece a nossa lista onde podemos seleccionar o(os) endereço(s) de email que queremos "convidar".
Jorge Tuna,
ResponderEliminar«para o registo, o Facebook nunca pede a senha da conta de email,»
Não é necessário dar a senha do email para fazer o registo. Mas o Facebook pede-a durante o registo. Aparece uma janela a dizer para introduzir o nosso endereço de email e a password.
Não digo que depois a vendam para centrais de Spam na europa de leste. Mas é uma prática péssima para a segurança.
Acerca dos jogos:
ResponderEliminarSe alguém se atrever a dizer mal do Desktop Defender eu torno-me uma fera...
Ahhh
O meu nome no facebook é mesmo o meu:
João Melo de Sousa
Lugwig,
ResponderEliminarbom, é possível fazer-se isto de outra maneira e sem o Facebook pedir a senha do email: importando um ficheiro de contactos. O Facebook reconhece praticamente todos os tipos de ficheiros de contactos e explica se necessário passo-a-passo como fazer para cada tipo.
SENHA FACEBOOK - SENHA TWITTER - SENHA MSN - SENHA ORKUT
ResponderEliminarAPRENDA COMO DESCOBRIR ESSAS SENHAS
O site Apostila Hacker esta disponibilizando uma apostila com conteúdo secreto sobre captura de senhas, a apostila mostra como descobrir senhas do tipo facebook, twitter, orkut, msn, outros e-mails e muito mais, em tutoriais passo a passo com fotos, o metodo pode ser usado também para tentar se recuperar senha roubada
Descobrir senha de facebook;
Descobrir senha de twitter;
Descobrir senha de orkut;
Descobrir senha de msn;
Descobrir senha do hotmail;
Descobrir senha do gmail;
Descobrir senha do facebook;
Descobrir senha do twitter;
Descobrir senha do yahoo;
Descobrir senha do bol;
Descobrir senha do uol;
Descobrir senha do messenger;
Descobrir senha do ig;
Quebrar senha do msn;
Quebrar senha do orkut;
Quebrar senha do gmail;
Quebrar senha do hotmail;
Senha orkut;
Senha msn;
Senha messenger;
Senha gmail;
Senha de e-mail;
Programa para descobrir senha de email;
Programa para descobrir senha do msn;
Programa para descobrir senha do orkut;
Programa para descobrir senha do gmail;
Visite o site:
http://www.apostilahacker.com.br