sexta-feira, maio 15, 2009

Hospedagem de vídeos.

No Advancing Usability, o Markus Weiland tem uma análise dos termos de serviço para vários sites de hospedagem de vídeos. Os do YouTube estão entre os piores, reservando-se o direito de transferir a terceiros os direitos de transmissão e criação de conteúdos derivados dos vídeos lá hospedados, e de partilhar informação pessoal acerca de quem lá põe os vídeos baseando-se na “premissa de boa fé” por parte de quem a requisita.

O melhor parece ser o Blip.tv, que exige só o direito, revogável, de utilizar os vídeos lá hospedados para o propósito de os mostrar nos seus sites, e compromete-se a não divulgar dados pessoais a menos que obrigado por lei. Mais detalhes em Owned? Legal terms of video hosting services compared.

Já agora, se visitarem o Blip.tv dêem uma olhada na série The Guild, sobre um grupo de geeks viciados em jogos online. É com a Felicia Day, que os mais geeks reconhecerão como a Vi da Buffy e a Penny do Dr. Horrible's Sing-Along Blog. Os menos geeks provavelmente têm coisas melhores para fazer em vez de ver esta série.

Via Lessig.

6 comentários:

  1. Não sou editor mas sou consumidor.

    E como consumidor aconselho vivamente o serviço do Google Video, pois ele faz a pesquisa de imensos "hospedeiros" de vídeos diferentes, entre os quais o youtube é apenas um deles.

    ResponderEliminar
  2. Ainda no tema nerd, descobri esta base de dados outro dia, para quem achar interessante pesquisar:

    Orientations of Proteins in MembranesSó a título de cultura geral, porque para mim não tem grande utilidade prática.

    ResponderEliminar
  3. É verdade que o YouTube tem tido imensos problemas. Por vezes canais desaparecem - com demasiada facilidade - por terem vídeos que desagradam determinados grupos de pessoas. É arriscado ter links para vídeos do YouTube por desaparecem tantos, levando a links quebrados. Alguns youtubers apenas usam o YouTube por ser popular e colocam um link na descrição para os seus vídeos completos, como faz o Angry Video Game Nerd e o Confused Matthew. Ou então usam-no por causa do drama, mas há pouco tempo dois personagens muito conhecidos deixaram de lá ter os seus canais (um matou-se e o outro cometeu um crime segundo a Lei do Canadá).

    Estou a dar uma vista de olhos ao Blip.

    ResponderEliminar
  4. Off-topic, não obstante interessante:

    Já está a funcionar o WolframAlpha!Por exemplo, perguntei-lhe qual era o integral de menos infinito a mais infinito de exp(-x^2)...

    ResponderEliminar
  5. Censura no YouTube, a falta de suporte e o HHH:
    Recent Events

    ResponderEliminar
  6. quero hospedar videos
    como faço: ongabf@gmail.com

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.