domingo, maio 22, 2011

Treta da semana: mesmo que o mundo acabe, a treta continua.

Não há muito de novo a dizer sobre disto. O presidente da estação californiana Family Radio (1), Harold Camping, recorreu à sua fé (evangélica) e profundo conhecimento da Bíblia para prever que o mundo acabava ontem. No entanto, não parece ter acertado (2). Se, por um lado, é difícil crer que alguém monte uma campanha na rádio e em 2000 outdoors para anunciar o fim do mundo sem estar mesmo convencido disso, por outro lado os milhões de dólares que os totós que cairam na esparrela lhe deram (3) revelam, mais uma vez, que a fé tem facetas mais complexas que a mera crença pessoal. Mais curioso ainda, este senhor já tinha previsto o mesmo para 1994, com sucesso idêntico.

Seja por burla ou parvoíce, este tipo de coisas surge sempre do mesmo problema, transversal a todas as religiões, superstições, crendices e afins. Um tipo diz “eu sei”, por manha ou tontaria, e uma data de gente acredita que ele sabe mesmo sem lhe pedir que explique como. Por vezes o resultado é inofensivo, como quando dizem saber que Maria era virgem ou que um deus são três. Por vezes é lucrativo sem prejudicar muito, como quando dizem saber que o fantasma da Maria Clara do Menino Jesus anda no céu a interceder por nós, e compre lá a estatueta, bem em conta, para facilitar o pedido de favores. Mas outras vezes o resultado é terrível, como quando dizem saber o que é que deus manda ou proíbe que as pessoas (especialmente as mulheres) façam. Ou quando muita gente se arruína por enfiar mais um barrete acerca do fim do mundo (4).

Seria fácil prevenir estas coisas se, sempre que algum líder religioso, espiritista, astrológico – ou tretológico, em geral – afirmasse saber algo de extraordinário, lhe exigissem que demonstrasse como é que se obtém tal conhecimento de forma imparcial e isenta. Infelizmente, pensar e questionar dá muito mais trabalho do que ter fé. Quem se convence de que sabe as respostas já não se chateia com perguntas.

1- www.familyradio.com
2- International Business Times, Harold Camping's 21st May Doomsday prediction fails; No earthquake in New Zealand
3- Yahoo Finance, May 21 End of the World: Harold Camping's $72M business
4- Está aqui uma lista incompleta.

19 comentários:

  1. Pensei precisamente nisto que dizes quando li hoje que uma mulher que foi acampar perto da estação de rádio do Harold Camping, disse estar céptica desde o início, "mas que queria acreditar em deus".

    Não estava de facto a colocar a sua fé em deus. Deus nada lhe disse. Estava a colocar a sua fé num velhote chamado Harold Camping, que sabe tanto sobre deus como ela, tu ou eu.

    E claro que isto não se aplica apenas a este caso, embora seja isso que a grande maioria dos crentes vai ignorar. Aplica-se a tudo q alguém jamais disse sobre deus(es). Confiar de forma absoluta e cega no que alguém diz sobre deus(es) é loucura.

    A única diferença substancial é que neste caso havia uma previsão muito concreta e testável. Bastou esperar pelo dia...

    ResponderEliminar
  2. Numa leitura rápida pela lista de profecias do final dos tempos, fiquei com a ideia que desde o início do cristianismo houve pelo menos uma previsão por século. É provável que nenhuma geração tenha escapado a pelo menos uma delas...

    Nós já passamos por pelo menos duas; o ano 2000 e agora o 21 de Maio de 2011. Se incluirmos a profecia de 1994 do sr. Camping, já são três. A próxima é o 21 de Dezembro de 2012.

    Quantas mais virão?

    ResponderEliminar
  3. gostei,

    simples e eficaz.

    ResponderEliminar
  4. É curioso que alguém recorra à Bíblia para advinhar o fim do mundo, quando ela diz expressamente que só Deus sabe isso...

    ResponderEliminar
  5. LUDWIG DIZ:

    "Infelizmente, pensar e questionar dá muito mais trabalho do que ter fé."

    Ludwig, não questionamos a forma como pertimentemente mostraste aos teus leitores, com exemplos muioto bem escolhidos, que:

    ) moscas dão… moscas!

    2) morcegos dão… morcegos!

    3) gaivotas dão… gaivotas!

    4) bactérias dão… bactérias!

    5) escaravelhos dão… escaravelhos!

    6) tentilhões dão… tentilhões!

    7) celecantos dão… celecantos (mesmo durante supostos milhões de anos)!

    8) guppies dão… guppies!

    9) lagartos dão… lagartos!

    10) pelicanos dão… pelicanos (mesmo durante supostos 30 milhões de anos)!

    11) grilos dão… grilos!

    Apenas achamos que isso corrobora o que a Bíblia diz, quando afirma que os seres vivos se reproduzem de acordo com o seu género...

    Na verdade, já que falas em questionar, apenas questionamos que esses exemplos demonstram que partículas dão pessoas...

    Ou seja, não questionamos os factos que invocas.

    Apenas questionamos as inferências que fazes a partir deles...

    Não és tu que dizes que devemos questionar?

    ResponderEliminar
  6. Sobre o "arrebatamento" (“rapture”) na escatologia cristã


    (I Tessalonicenses 4:14-18)

    14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

    15 - Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

    16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

    17 - depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

    18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

    ResponderEliminar
  7. Ver em (Lucas 9:27),

    27 - E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o Reino de Deus.

    ResponderEliminar
  8. erro 22 05 de 2205 pelas 22horas e 05 minutos GreenTime

    ontem o mundo só acabou para 300 mil observadores humanos

    os restantes 6.900 e tal milhões infelizmente continuam fixes

    ResponderEliminar
  9. Afinal o homem enganou-se... É dia 21 de Outubro deste ano!

    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1860334&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

    ResponderEliminar
  10. está um calor que me parece anunciar o fim do mundo, brinquem que irão arrepender-se em breve ah ah aaaa :D

    ResponderEliminar
  11. Lucas 9: 27 refere-se à transfiguração de Cristo e não ao fim do mundo... isso depreende-se bem do contexto...

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. As profecias seculares geralmente costumam ser bem mais hilariantes:

    * "Six years ago, the United Nations issued a dramatic warning that the world would have to cope with 50 million climate refugees by 2010. But now that those migration flows have failed to materialize, the UN has distanced itself from the forecasts. On the contrary, populations are growing in the regions that had been identified as environmental danger zones."

    Ooopsss! Sorry about that, fellas.

    Eis mais uma profecia secular:

    * "In his 1968 book, "The Population Bomb," Stanford Professor Paul Ehrlich wrote: "In the 1970s hundreds of millions of people will starve to death in spite of any crash programs embarked upon now. At this late date nothing can prevent a substantial increase in the world death rate."

    Oopppsie again. Não houve a tal fome que o secularista e esquerdista previu. Enfim.

    Devo continuar com as profecias seculares, ou isto já chega? É que há por aí um stock imenso (especialmente se eu começar a citar as "profecias" do tio Darwinzinho).

    Há uma grande diferença entre as profecias Cristãs e as profecias secularistas. Os Cristãos abertamente admitem que as suas profecias baseiam na fé do que Deus já fez no passado, enquanto que os secularistas gritam que as suas profecias se baseiam na "ciência".

    Importa perguntar que "ciência" é essa. Não é a ciência de Newton, Pascal, Faraday, Maxwell e Lineu (por sinal, todos criacionistas).

    .............
    Oh, mais uma coisa: A Bíblia diz que ninguém sabe o dia e a hora em que o Senhor voltará, portanto quem diz que sabe ou é mentiroso ou está enganado.

    - "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai” .(Mateus 24: 36)

    Eu sinceramente não sei qual é a dificuldade que as pessoas têm com este Verso da Bíblia. Que parte de "ninguém sabe" é que eles (e, aparentemente, os militantes ateus) não entendem?

    ResponderEliminar
  14. Afinal, vai ser em Outubro. Nem sei para quê nos preocuparmos com o FMi e essas minudências http://es.noticias.yahoo.com/conductor-radio-mundo-octubre-113533086.html

    ResponderEliminar
  15. Hmmm... então o juízo final do passado 21 de Maio foi meramente espiritual e invisível. Aposto que lá para finais de Outubro vai dizer que a bola de fogo que devia ter consumido a terra também foi espiritual e invisível. Ou então vai tirar da cartola mais um erro matemático como em 1994. Haja pachorra...

    ResponderEliminar
  16. Haja pachorra para as profecias secularistas baseadas na "ciência".

    ResponderEliminar
  17. [DN]: DEZ FALSAS PROFECIAS DO FIM DO MUNDO

    “A previsão de fim do mundo do pastor evangélico californiano Harold Camping não se confirmou. A revista 'TIME' fez o "top 10" das falsas profecias.

    1 - Uma das mais conhecidas, diz a revista norte-americana, é a de William Miller. Em 1840, começou a dizer que o mundo ia acabar e Cristo regressaria, prevendo um grande incêndio entre 21 de Março de 1843 e 21 de Março de 1844.
    Quando a data passou, disse que afinal era até Outubro. O fim nunca chegou, mas os seus seguidores formaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

    2 - Esta também não é a primeira vez que Camping erra a previsão. Antes, tinha estabelecido a data do fim do mundo como sendo 6 de Setembro de 1994. As suas previsões são sempre baseadas em cálculos a partir de acontecimentos da Bíblia.

    3 - A profecia de 2012 já fez correr muita tinta. Baseia-se no calendário maia, que termina a 21 de Dezembro de 2012. Mas há também quem acredite que no próximo ano a Terra vá colidir com um planeta, apelidado Nibiru, ou ser sugada por um buraco negro.

    4 - Outro profeta norte-americano foi William Branham, da igreja pentecostal. Depois de dizer que recebeu a visita de sete anjos, em Fevereiro de 1963, indicou que o fim do mundo seria em 1977. Mas não viveu para assistir a esse dia. Morreu em 1965, depois de um acidente de carro.

    5 - A lista da 'TIME' continua com os anabaptistas de Munster (protestantes alemães) do século XVI

    6 - e segue com uma série de livros sobre profecias do fim do mundo.

    7 - Lembra ainda o famoso Y2K (segundo o qual todos os computadores seriam destruídos na passagem do milénio)

    8 - e a seita Branch Davidians, da América dos anos 1990.

    9 - Finalmente, a revista recorda todas as falsas profecias das Testemunhas de Jeová, que agora se limitam a dizer que o fim do mundo está para breve sem estabelecer data,

    10 - e o grande incêndio de Londres de 1666, sendo que "666" é o «número da Besta».”

    ResponderEliminar
  18. SOBRE A TRANSFIGURAÇÃO NO EVANGELHO DE LUCAS

    Ao contrário do que se pretendeu fazer crer, a transfiguração de Jesus não é referida em (Lucas 9:27), mas em (Lucas 9:28-36) :

    28 - E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar.

    29 - E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e as suas vestes ficaram brancas e mui resplandecentes.

    30 - E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,

    31 - os quais apareceram com glória e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.

    32 - E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois varões que estavam com ele.

    33 - E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui e façamos três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias, não sabendo o que dizia.

    34 - E, dizendo ele isso, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.

    35 - E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi.

    36 - E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se e, por aqueles dias, não contaram a ninguém nada do que tinham visto.


    Ver também em (Mateus 17:1-9) e (Marcos 9:2-10) .

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.