sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Treta da Semana: Cristina Candeias.

A Cristina Candeias é a astróloga de serviço nas manhãs da RTP-1. Não vejo com regularidade. Nem sem regularidade. Mas gravei a intervenção desta quarta feira e fartei-me de rir. Até me lembrar que aquilo é pago dos meus impostos...

O Jorge Gabriel anunciou que se ia prever o futuro, e «quem melhor do que Cristina Candeias» para isso. A pergunta, presumo, era retórica. Tenho coisas no frigorífico mais habilitadas para o cargo. A Cristina estava preocupada com o eclipse lunar que ia ocorrer nessa noite de quarta para quinta. «Não gosto muito dos eclipses», explicou,«porque os eclipses estão muito associados a cataclismas (sic) naturais. [...] Ainda mais com a lua cheia, que é aquilo que vai enchendo».

Dêem-me só um momento para limpar os perdigotos do monitor e recuperar o fôlego.

Gostava que a Cristina explicasse quando queria que ocorresse um eclipse lunar. Não sou astrólogo, mas parece-me difícil que a sombra da Terra acerte na Lua se não estiverem alinhadas com a Terra entre a Lua e o Sol. E isso ocorre na lua cheia, altura em que a face da Lua que vemos daqui está iluminada pelo Sol.

Também não se justifica a associação dos eclipses com os cataclismos. Entre os 100 maiores desastres naturais do século XX (1) há 33 que ocorreram num dia específico. Desses, apenas o terremoto no Irão em 16 de Setembro de 1978 coincidiu com um eclipse lunar (2) e está em 84º na lista em fatalidades. O resultado não é estatisticamente significativo mas parece-me que a Cristina está (literalmente) com medo da sombra.

Depois prevê as cheias da noite anterior. «O Sol está em água, em peixes, todas estas chuvas, todas estas inundações já estão inter-relacionadas com o eclipse de hoje». Faltou explicar porque é que o Sol estava mais em peixes em Lisboa e Setúbal. «O tsunami, que aconteceu há uns anos a 26 de Dezembro foi uma lua cheia e também um eclipse». Foi uma lua cheia (3) mas não foi um eclipse (4). Parece que até a prever o passado a astróloga tem dificuldades.

As previsões do futuro são menos detalhadas. A oposição de Marte e Plutão vai causar nervosismo às pessoas de bem e levar a fazer o mal as pessoas que estejam predispostas a isso. Isto porque os Gregos Romanos* chamaram «Marte» ao deus da guerra e uma miúda de 11 anos sugeriu este nome para Plutão (5). Diz também que a conjunção de Júpiter e Urano é fabulosa, mas, a meu ver, teria mais graça em Inglês.

Não tive paciência para o resto mas não hesito em oferecer à Cristina Candeias uma assinatura gratuita deste blog. Pela sua resistência aos mais elementares conhecimentos de astronomia, capacidade de ver correlações onde não existem e a confiança com que afirma disparates facilmente refutáveis, o prémio é bem merecido.

*Editado às 22:47. Obrigado ao leitor Luís pelo aviso.

1- The Most Deadly 100 Natural Disasters of the 20TH Century
2- NASA, Lunar Eclipses: 1901 to 2000
3- StarMessage, Full Moon Calendar Dates For the years 2004 to 2010
4- NASA, Lunar Eclipses: 2001 to 2100
5- Wikipedia, Pluto

16 comentários:

  1. Ludwig

    Uma coisa é enganar o povo com tretas de adivinhação de coisas perfeitamente genéricas (vai chover... daaaah!), outra é enganar o povo com factos que assim não são, contribuindo para as crendices e medos. Parece-me grave!

    Acho que estás a precisar de TV Cabo urgentemente. Por outro lado estou a ver que leste a piada que fiz ao nome da Venus Williams. OK, é boçal, mas eu achei giro!

    ResponderEliminar
  2. Ludwig

    Não deixei de reparar que andas com más leituras: no blogue daquele legume que tens na lista de "o que leio por cá" não se aprende nada, não sei se sabes!

    ResponderEliminar
  3. Abobrinha,

    Pode ser. Mas antes de aprender algo certo é preciso desaprender o que está errado.

    Recomendo o teu blog aos criacionistas :)

    ResponderEliminar
  4. acho que essa Cristina tira a sua informação literalmente de Urano (como dizes, em inglês, claro)
    Karin

    ResponderEliminar
  5. "O Jorge Gabriel anunciou que se ia prever o futuro,"

    Logo aqui já estava tudo dito, anunciado pelo Jorge Gabriel, per favore Luw, que raio de televisão é que tu andas a ver rapaz! Um moço tão inteligente...é uma pena realmente...


    "Ainda mais com a lua cheia, que é aquilo que vai enchendo»."

    Agora esta é que é muito boa desculpa, a lua cheia que é aquilo que vai enchendo? Não, havia de ser aquilo que vai esvaziando.

    "Gostava que a Cristina explicasse quando queria que ocorresse um eclipse lunar. Não sou astrólogo, mas parece-me difícil que a sombra da Terra acerte na Lua se não estiverem alinhadas com a Terra entre a Lua e o Sol. E isso ocorre na lua cheia, altura em que a face da Lua que vemos daqui está iluminada pelo Sol."

    Aqui estás a partir do principio que ela sabe o que é um eclipse, mas olha que eu acho que ela não faz ideia ;)

    Acho é mal que oferecas assim assinaturas gratis do teu blog, olha que mim não ofereeceste, hás-de ter muito amigos assim.

    bom fim de semana

    bj

    ResponderEliminar
  6. Joaninha,

    Amigos, amigos, negócios à parte. Desculpem-lá, mas a vocês tenho que cobrar o mesmo que aos outros. Só os tretólogos mais ilustres é que são excepção.

    ResponderEliminar
  7. Só um pequeno detalhe:

    O deus da guerra dos gregos tinha o nome de Ares, o dos romanos é que tinha o nome de Marte.

    Luis

    ResponderEliminar
  8. Caro Luís,

    como referiu, é mesmo um detalhe, que neste caso é por demais insignificante.

    ResponderEliminar
  9. Luís,

    Tem razão, e pior que isso eu sabia. Assim que ví «Ares» no email com o seu comentário veio-me logo um palavrão à mente :)

    Obrigado pelo aviso, vou já corrigir.

    ResponderEliminar
  10. Ludwig

    Mmmm... essa de recomendar o meu estabelecimento a criacionistas parece-me mais castigo que outra coisa. Castigo para o meu lado, claro!

    Dito isto, atendendo à consideração que lhes tens, vou levar isso como um elogio.

    ResponderEliminar
  11. Heheheh, gostei da parte de ela ter dificuldade em prever o passado :)

    ResponderEliminar
  12. Prognosticos só depois do jogo.

    ResponderEliminar
  13. Quando perante o abismo, há que tomar a atitude certa: dar o passo em frente!

    ResponderEliminar
  14. http://consultasdecristinacandeias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito desapontada com a Cristina Candeias. Leiam isto pff

      Eliminar
    2. http://consultasdecristinacandeias.blogspot.pt/

      Eliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.