domingo, outubro 14, 2007

Treta da Semana: Cura com Cristais.

Os cristais têm propriedades interessantes que podemos aproveitar em relógios, lasers, lentes, mostradores, determinação de estruturas moleculares e outras aplicações. Além destas, segundo Isabel Leal

«Os cristais tem a particularidade fantástica de emitir energia por longos períodos de tempo e de multiplicar a intenção ou energia solicitada. [...] A aplicação de cristais pode expandir consciência, consciencializar sobre o poder da intenção humana, promover o alinhamento com a Alma, aprender a arte do equilíbrio energético e abertura de chakras, limpeza de aura, fortificação do campo mental e emocional bem como libertação de bloqueios energéticos.» (1)

Distinguir as propriedades reais das imaginárias pode ser um problema. Considerem os cristais piezoeléctricos, que, segundo a Wikipedia, têm a capacidade de

«gerar um potencial eléctrico em resposta à aplicação de tensão mecânica. Isto pode tomar a forma de uma separação de carga eléctrica através da matriz cristalina. Se não estiver em curto-circuito, a carga aplicada induz uma diferença de potencial ao longo do material.» (2)

Para quem estes conceitos são apenas uma memória vaga do liceu a carga eléctrica na matriz cristalina pode não parecer diferente da libertação de bloqueios energéticos. A complexidade da ciência ajuda as tretologias a disfarçar-se de conhecimento legítimo, confundindo-nos com «campos mentais», «bloqueios energéticos» e afins. Mas proponho três testes simples que, não protegendo de toda a treta, sempre descobrem a careca à maioria.

Primeiro, recordar que energia é a quantidade de trabalho que um sistema pode fazer. Não é uma coisa, mas a medida da capacidade de alterar um sistema. A mola estica e empurra um peso ou a gasolina queima e aquece o ar. É uma quantidade. Aquele peso, aquela massa de ar àquela temperatura, aquela força ao longo daquela distância. Quem se lembrar disto já não cai na treta dos bloqueios energéticos e das energias positivas, uma grande fatia do bolo da treta.

Em segundo lugar, considerar como sabem o que afirmam. Por exemplo, que os cristais promovem «o alinhamento com a Alma». Como se mede o alinhamento? E em relação a quê? Ou que «Cada pedra ou cristal tem uma cor e sua personalidade». Como determinam a personalidade de uma pedra, à parte dos traços triviais de tímida, calada, sisuda, sem iniciativa... ?

Finalmente, considerar as consequências. Por exemplo, uso os cristais para procurar emprego e «Uma forte energia positiva fica associada a este tema da vida corrente ajudando a que a procura seja bem sucedida e sempre de acordo com o propósito da alma.». Isto quer dizer que quem me contrata vai ser influenciado por um factor estranho às minhas qualificações, tirando o lugar a um candidato mais merecedor que o perde só porque não usou os cristais. Se isto fosse mesmo verdade teria que se proteger os entrevistadores destas influências, banir o uso de cristais antes de provas desportivas, julgamentos, exames, e assim por diante.

Resumindo, sugiro considerar o que estão a dizer, como é que o sabem e o que aconteceria se fosse mesmo verdade. Três testes simples que põem a terapia por cristais no lugar que merece.

1- Isabel Leal, Cura com ajuda de Cristais
2- Traduzido da Wikipedia, Piezoelectricity

2 comentários:

  1. Ludwig

    Será que me arranjas uma cunha com essa senhora para desbloquear a minha capacidade de expressão? Hoje quero escrever montes de coisas e não sai nada.

    Ai não tens avença com a senhora? Ela não te grama nem tu a ela?? ... OK... e um cristalzinho não me arranjas? Pronto, não se fala mais nisso!

    ...mau feitio...

    ResponderEliminar
  2. Limpeza da aura é muito bonito, mas eu preferia um que me limpasse o pó, o carro, a cozinha etc., pois como a aura não se vê nem se cheira, acho que me estou nas tintas se a mesma tem pó ou nódoas.
    Karin

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.