segunda-feira, setembro 10, 2007

Treta da Semana: acredita quem quiser.

O post sobre o livro de curas naturais de Kevin Trudeau ainda recebe comentários de vez em quando (1). Para alguns não importa que o autor tenha sido condenado por fraude nem o livro remeter o leitor para um site onde tem que comprar as tais curas que pensava já ter comprado com o livro. Segundo um comentador anónimo, «Seja um intrujão ao não, vale a pena ler, só acredita quem quer.»

É claro que quem não quer acreditar, não acredita. Mas isto não justifica mentiras e aldrabices, porque a realidade não é uma democracia de crenças. É a ditadura dos factos. A quem duvidar, duas palavras. Nariz. Parede.

Isto é evidente em muitos casos, e explica o insucesso da mecânica automóvel alternativa, da construção civil espiritual e dos serviços de urgência exclusivamente naturais. Quando um desgraçado espeta o carro contra uma árvore não é o cházinho que o safa, sabemos bem. Mas sempre que há uma fresta lá entra a ideia disparatada que a realidade é ao gosto do freguês. Ou sempre que alguém quer vender tretas.

Kevin Trudeau brinda cada comprador do seu livro com pérolas de rara sabedoria (2) como o protector solar causa cancro, a água da torneira é venenosa, o leite materno está todo contaminado, e que devemos vestir de branco por causa das energias positivas (infelizmente, não ajuda o leite). Para algumas pessoas isto está bem porque só acredita quem quer. Mas os efeitos do protector solar ou do leite materno não dependem da crença de cada um, e espalhar este tipo de disparates pode prejudicar a saúde a muita gente.

Por todo o lado, aqueles a quem faltam evidências e honestidade para o admitir invocam esta alegada maleabilidade da natureza. Propõem que há umas verdades para uns e outras para outros, que é tudo uma questão de crença ou interpretação. Nas medicinas alternativas, na religião, na astrologia, no pos-modernismo... e, é claro, no criacionismo. Recentemente, a universidade de Baylor foi acusada de «viewpoint discrimination» por não se querer associar às «investigações» do design inteligente (3).

É chato, mas é assim. A natureza não quer saber das nossas crenças. Podemos acreditar no que quisermos que não fazemos da mentira verdade nem da verdade mentira. E a capacidade quase infinita de acreditar em tretas não isenta ninguém de ser responsável pelo que afirma.


1- 28-5-07, Treta da Semana: Kevin Trudeau
2- New York State Consumer Protection Board (via Quackwatch), 5-8-05, Cancer ‘Cures’ Are Empty Promises.
3- Discovery Institute, 9-9-07,Baylor University Accused of Viewpoint Discrimination In Suppression of Pro-Intelligent Design Scientist

5 comentários:

  1. Ludwig,

    Esta gente lembra-me aquele post, creio que teu, sobre os belgas se manifestarem contra a comparticipação dos medicamentos homeopaticos. Ou seria do De Rerum Natura?!... Não interessa.

    Acham que lá por acreditarem temos todos de aceitar, e tratar tudo o que é patranha como sendo real.
    Vai na volta um dia destes também querem uma comparticipação do SNS para o livro do charlatão e para as "curas" dele. O facto de alguém criticar e acusar esse senhor publicamente, independentemente de quem acredite ou não, é fundamental, pois assim algumas alminhas poderão ter vergonha de passar por otárias, e evitam o livro, e isso é um serviço público. Devias pedir uma comparticipação ao SNS por isso. :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu vi o anúncio dele ontem nas televendas, e aquilo realmente tresanda a aldrabice. Estava a pesquisar sobre ele para escrever no meu blog, quando encontrei o seu post nos resultados da pesquisa, parece que já fez o trabalho todo :)

    Mas mesmo assim vou tentar escrever qualquer coisa da minha autoria, nunca é demais avisar as pessoas acerca destes aldrabões.

    Bom blog. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Óh Ludwig!

    Não me digas que o chazinho não cura uma perninha partida??
    E eu que sempre achei que sim.

    ResponderEliminar
  4. Cura. Demora uns três meses, em contraste com os três meses que demora sem o cházinho. Mas cura.

    ResponderEliminar
  5. pois, então sempre cura, eu bem me parecia!!
    Tu é que és um descrente, gozão que tens de estar sempre a bater no toitiço daqueles que, inocentemente, vendem estas curas milagrosas e milenares!!!
    Francamente! :)

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.