Criacionismo e copyright.
Duas das minhas tretas favoritas numa só embalagem. Kent Hovind, ou «Doutor Dino», é um criacionista, fundador da Creation Science Evangelism (CSE) (1), e residente do sistema prisional Americano. Segundo Hovind, os milhões que fez a vender tretas foi em serviço de Deus. Por isso não tinha nada que pagar impostos nem respeitar leis (2). Como muitos outros, este argumento criacionista também não convenceu.
Durante anos o site da CSE afirmava que nenhum do seu material estava protegido por copyright, e que podia ser difundido livremente. Kent Hovind afirmou-o várias vezes nos seus vídeos e palestras. Agora estão a usar e abusar do copyright para censurar qualquer crítica. Avisam que «ALL MATERIAL (UNLESS OTHERWISE STATED) IS COPYRIGHT © 2007 CSE MINISTRY», e com efeitos retroactivos. Usando o Digital Millenium Copyright Act (DMCA), forçaram o YouTube a retirar vários vídeos com material que anteriormente distribuíram livremente. Mais que isso, forçaram também a remoção de vídeos que criticavam ou satirizavam Kent Hovind alegando violação de copyright.
Há uns tempos o utilizador do YouTube «RabbidApe» organizou um concurso de músicas acerca de Kent Hovind e as suas façanhas de evasão fiscal. A canção vencedora foi também retirada por alegada violação de copyright da CSE, apesar de nem a canção nem o vídeo conter qualquer material da CSE. A conta de «RabbidApe» no YouTube foi também eliminada por causa do número de queixas.
É um abuso da lei e é punível, mas estes criacionistas já mostraram que a lei não os preocupa. É tudo em nome do Senhor. Mas é uma má lei a que permite tal abuso, bastando uma queixa sem qualquer prova que se retire conteúdo. Felizmente, os bits são o que são. Tira-se um aparecem mais trinta:
Mais alguns detalhes no udreamofjanie e Bad Astronomy.
1- Site da CSE
2- Wikipedia, Kent Hovind (legal problems).
Ludwig,
ResponderEliminarPelo teu post, e usando a lógica deturpada destas creaturas, a qual vou emular aqui, podemos concluir que a ausencia de copyright é o veiculo de transmissão de propaganda fascizoide, e de venda e propagação de vigarices. Com o copyright, este senhor estaria menos visível. :-) Era um aumento garantido da qualidade religiosa e afins.
Podemos ainda estranhar é como é que algo que foi livre, deixa de o ser... A ser verdade que isto é possível, acho que vou aproveitar a dica, pois há uma inteligencia a fazer sites e a vender os mesmos, que usa conteudo do meu site, sem autorização. Verdade seja dita que já lá dizia que não autorizo a utilização indiscriminada e não identificada dos meus conteudos, mas, parece fazer-lhe pouca diferença. Ah! Por conteudos, quero dizer fotografias.
Obrigado muito muito para a ligação. Você é muito amável.
ResponderEliminarBeijos a você.
JanieBelle
E perdoe por favor meu português, mim teve que rendê-lo que usa Babelfish.
ResponderEliminarQue mundo maravilhoso nós vivemos dentro, isso eu poderia fazer aquele, e isso eu poderia ler sua página.
Hi Janiebelle,
ResponderEliminarThanks for your comment. This is a portuguese blog, but feel free to comment in english if you wish.
Not that I don't appreciate your effort with Babelfish, but I'd guess most internet using portuguese will understand english better than the stuff automatic translators produce :)
Anyway, thanks for your visit.
Again, I apologize for the poor Portuguese. It is an unfortunate side effect of our geographic isolation that Americans just don't see other languages as an integral part of our education as is more the case in Europe.
ResponderEliminarFor the record, I've always thought that the spoken Latin languages such as Portuguese, French, and Spanish are the most beautiful on the planet to my ears. They have a rhythm and melody that simply does not exist in English.
Having taken the trouble to link to my blog, I felt you at least deserved the effort of a thank you in your native tongue. I hope it wasn't too mangled by the translator. :)
Kisses to you,
JanieBelle
It's ok. The translation preserves the gist of the text, and the intent is evident and apprecianted.
ResponderEliminarAs for linking to your post, it was no problem and only fair that I acknowledged my sources, so don't mention it.
Proud to be the Portuguese blog of your choice ;)
Kisses to you too,
Ludi
Afinal de contas, parece que o copyright aplicado nos produtos era evolucionista.
ResponderEliminarCitando antonio:
"Pelo teu post, e usando a lógica deturpada destas creaturas, a qual vou emular aqui, podemos concluir que a ausencia de copyright é o veiculo de transmissão de propaganda fascizoide, e de venda e propagação de vigarices. Com o copyright, este senhor estaria menos visível. :-) Era um aumento garantido da qualidade religiosa e afins."
Não concordo nada do que disse. Primeiro porque não há ausência de copyright. Tudo o que é criado pelo homem tem copyright implicito. Segundo, se ao falar de artigos "sem copyright" está a falar de artigos de distribuição livre, então devo dizer que a distribuição destes produtos não tem nada a ver com propaganda fascizóide. Convém não confundir com eventuais métodos de propaganda de certos partidos, se é que os houve. Eu faço distribuição livre do meu próprio software sob a licensa GNU e não sou nenhum fascizóide. Muito antes pelo contrário, acredito na disseminação sem barreiras da informação, desde que esta não comprometa os direitos de ninguêm. É sob esse mesmo princípio que distribuo o meu software. Acho que não devemos cobrar pelas ideias (de treta ou não), e espero sinceramente que não me vá cobrar por estar a citá-lo.
Convem sermos razoáveis e discernir as coisas, para não perder a seriedade.
Só para anunciar que já tenho esse vídeo na conta do YouTube. Quem tiver conta, pode fazer o download do vídeo e fazer upload do mesmo para a dita. Eles até pedem que as pessoas façam isso.
ResponderEliminarQuanto à falsa alegação de copyright, quem a fez devia estar preso(a), pois ao alegar a autoria do vídeo, e pior, DCMA, está a imfrigir a lei mais básica do copyright.