sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Copiar: $9250. Compor: $0.06.

Tipicamente, pela venda de um CD a discográfica paga nove cêntimos por canção ao autor, que normalmente cede metade desse valor à editora. Mas a RIAA diz que isto não está correcto na situação actual. Jammie Thomas foi condenada a pagar $9250 por cada canção que tinha disponível para partilha (1). Segundo a RIAA uma centésima milésima parte disto é claramente demasiado para se pagar a quem apenas compôs a música. Mesmo tendo que dividir a fatia com outros «gestores de direitos», os típicos 13% do preço de venda é muito dinheiro. Por isso a RIAA quer esta fracção reduzida para 8% do preço de venda, ou cerca de seis cêntimos de dólar por cada canção.

A justificação é que as companhias discográficas estão a ter dificuldades no mercado, enquanto que, segundo estas, os compositores e editores têm outras formas de rendimento (2). O que faz perguntar para que raio precisamos de vendedores de rodelas de plástico.

Curiosamente, no site Português da pro-music (3) não vem esta notícia. Compreendo que não queiram tirar do topo o comunicado de imprensa sobre o BTuga, com pouco mais de meio ano. Mas gostava de ouvir a opinião dos artistas acerca desta redução.

1- 5-10-07, $9.250 por canção.
2- The Reporter, 29-1-08, Sides chosen in royalty tussle
3- www.pro-music.com.pt

2 comentários:

  1. Ludwig,

    Também acho injusto, mas os músicos que NÃO aceitem. Organizem-se em comunidades, mexam-se. Porque não o fazem é que não entendo. Se não é proibido fazerem música fora das discográficas, então eles sujeitam-se por inacção. É ver o caso da Madona: abandonou uma discografica, recentemente, mas no entanto foi para outra. Porquê? Ela, de certeza, poderia fazer o que lhe bem lhe conviesse, tem capacidade para tal. Já outros músicos fundaram a sua própria editora. O que não fica claro é que as editoras não trazem vantagens. Ver o caso da Madona.

    ResponderEliminar
  2. Governo quer banir da Internet os downloads ilegais, ver aqui.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.