terça-feira, maio 11, 2010

Treta da semana: medidas de segurança.

É verdade. Outro post sobre a visita do Ratzinger. Na maior parte dos casos estas tretas de superstições e religiosices não me afectam pessoalmente, o que me deixa à vontade para ir variando os temas. Criacionismos, copyright, evolução, copyright, religião, copyright, e assim. Mas esta semana estão a despejar a treta em cima de mim e tenho de desabafar.

Hoje só dei aulas de manhã porque fecharam a faculdade de tarde, por motivos de missa. Ao chegar de autocarro ao Campo Pequeno a polícia mandou o motorista dar uma curva, literalmente, e só depois de alguma pedinchice é que o deixou ir até à paragem. Para mim não teve problema porque planeava apanhar aí o Metro, mas muita gente ficou sem forma de chegar ao Areeiro.

Passando umas dúzias de velhotas com bandeirinhas, desci para a estação do Metro e deparei-me com uma medida de segurança engraçada. Os caixotes do lixo na estação do Campo Pequeno estavam cobertos com folhas de plástico transparente, coladas à parede com fita-cola.

protegido contra terroristas

Fiquei sem saber se era por terem dado tolerância de ponto ao pessoal da limpeza ou se era para impedir qualquer plano terrorista que exigisse reunir, in situ, bilhetes usados e pauzinhos de gelado. Depois, já no comboio parado na Cidade Universitária, deparei-me com outra medida de segurança menos engraçada mas não menos misteriosa. A circulação do Metro foi interrompida devido à visita papal. Parece que sempre que o papamóvel passa numa estrada ao longo da rede do Metro os comboios têm de parar. Ninguém explicou porquê. Talvez tenham medo que dê azar ou que a tremura faça cair o Espírito Santo das hóstias. Ou talvez a resposta esteja em algum filme do Bruce Willis que o director da polícia viu recentemente.

Este é o tipo de tretas que o Bruce Schneier chama Security Theater(1). Medidas concebidas para derrotar planos fictícios e incomodar as pessoas sem contribuir para a segurança de ninguém. Eu passei por lá com a mochila cheia de tralha. Em vez de um portátil, uma camisola e livros podia ter granadas ou barras de dinamite que ninguém dava por nada. E o dispositivo implementado para proteger o Papa de um hipotético terrorista com um carro armadilhado consistia numa senhora fardada, o seu apito e meia dúzia de velhotas com bandeirinhas. Ah, e caixotes do lixo plastificados.

É claro que esta presença policial tem a sua função. E não é só fazer inchar o peito aos chefes. A «Igreja acredita que não vai haver manifestações hostis ao Papa durante missa», segundo noticia a agência Ecclesia (2). A Antena 1 explica a razão desta crença. As manifestações estão proibidas e «qualquer movimentação não validada é alvo de intervenção imediata por parte das forças de segurança»(3). E se bem que o prejuízo seja significativo – entre barcos de guerra, aviões e helicópteros, polícia por toda a parte e, especialmente, tolerâncias de ponto, são um setenta milhões de euros (4) – a polícia sempre ajudou o negócio da Eliane, que tem uma banca de gelados no Jardim do Ultramar. Se não fosse haver tantos polícias por perto a coitada não tinha vendido nada (5).

Já que virei a conversa para o dinheiro, deixo uma sugestão. Quando passarem estes feriados de improviso e quando alguém na polícia tiver tempo para fazer outras coisas, podiam perguntar aos senhores da Estradas de Portugal porque é que pagaram ao Patriarcado de Lisboa mais de um milhão de euros por mil metros quadrados de terreno na Buraca (6). Afinal, o próprio Papa disse hoje que a Igreja «tem profunda necessidade de penitência, de aceitar a purificação, de pedir perdão e que se faça justiça»(7). E se começassem a cortar nas maroscas também não era mal pensado.

Mas talvez venha alguma coisa positiva daqui. Não que valha a despesa e o incómodo, mas no caminho para casa pareceu-me haver mais gente chateada com este disparate todo do que com bandeirinhas à espera do Ratzinger. Talvez o efeito mais duradouro do espectáculo seja uma pequena redução nas tretas que temos de aturar.

1- Wikipeda, Security theater, e também no original.
2- CatInfor, Lisboa: Igreja acredita que não vai haver manifestações hostis ao Papa durante missa
3- RTP, Visita do Papa: meios das operações de segurança
4- SIC, Papa €uros. Obrigado ao Tito pelo link.
5- Expresso, Belém: Mais polícias do que fiéis
6- I, Igreja recebe mais de um milhão por terreno do tamanho de piscina olímpica
7- Expresso, "Igreja tem profunda necessidade de pedir perdão"

11 comentários:

  1. eheh, antigamente, quando os alemães invadiam outros países, pelo menos ainda tinham que levar as próprias tropas para mandar em terreno alheio. Será progresso?

    ResponderEliminar
  2. Pois... trazem Lügen em vez de Lugers, mas o princípio é o mesmo :)

    ResponderEliminar
  3. Há que ser tolerante.

    Não se pode andar a apregoar a tolerância e depois não querer sofrer o mínimo incómodo por causa do exercício dos direitos fundamentais dos outros.

    Vimemos num Estado que garante a dignidade da pessoa humana, a liberdade e a igualdade.

    Estes valores só fazem sentido e só têm fundamento racional se existir um Deus que nos criou à sua imagem e semelhança e nos dotou de valor intrínseco e autonomia moral.

    É por isso que devemos ser tolerantes, especialmente para com aqueles que andam seriamente à procura de Deus.

    Se procuram da melhor maneira e no sítio certo podemos discutir.

    Mas ainda assim temos que respeitar, se queremos ser respeitados.

    Quanto à questão da treta, trata-se de um conceito controverso.

    Muitos entendem que é treta a afirmação ateísta de que o nada criou tudo por acaso sabe-se lá como...

    ResponderEliminar
  4. Jónatas,

    Eu reconheço aos outros o direito de ir à missa. Mas não é um direito fundamental de ninguém obrigar a cortar o trânsito, parar o Metro e gastar rios de dinheiro público só para fazer a missa no Terreiro do Paço quando a podiam fazer noutro sítio -- em Fátima, por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. Vamos lá ver do que é que a brigada do reumático vem agora a queixar-se...

    ResponderEliminar
  6. Há que ver as coisas pelo lado positivo: pelo menos nestas alturas como os beatos do costume (pelo menos os católicos) estão todos na missa, isto por aqui fica mais calmo.
    Aproveitem esta semana enquanto eles andam todos distraídos com o papa.

    ResponderEliminar
  7. Por falar em tolerância... ontem descobri que arrendaram o andar por baixo do meu a uma igreja qualquer, e agora todos os dias tenho que levar com canticos e berros e outras tretas... e tenho que ser tolerante com isto? ainda bem que nao fico cá muito mais tempo, senão ja lhes mostrava a tolerancia...

    ResponderEliminar
  8. Não foi o Governo que decidiu o aparato e que fosse feriado para a função pública?

    Tinha lido que com o Papa João Paulo II os crentes agiam espontaneamente, mas com a visita de hoje tudo foi muito controlado. Tal como este Governo gosta. Até aqueles anúncios de emprego para comprar apoiantes faz-me lembrar o caso do Figo e a Freeport e as compras de apoiantes para as medidas deste Governo. Tinha perguntado aos meus pais se se lembram de algo assim com o anterior Papa e responderam que não. Uau!

    Penso que não foi o Papa que mandou tapar os caixotes do lixo e parar o metro. Nem o Papa tem culpa do que João César das Neves diz. Deve ser outra manobra de distracção...

    ResponderEliminar
  9. Pessoalmente compreendo mais aqules que estão preocupados por terem uma igreja no seu prédio (ou um café com mesas de bilhar, ou uma discoteca, ou um bar) do que os que se queixam de uma celebraçáo religiosa num único dia no Terreiro do Paço.

    Vejamos o impacto que o mundial de futebol terá na produtividade do país...

    ResponderEliminar
  10. os links são interessantes e a tag de caixoteseguro também , mas a filosofia do plástico é clara impede-se a deposição de bombas conjuntamente com os detritos

    quer deixar a bomba deixe-a fora do caixote


    o trânsito esteve horrível estive fechado num dos autocarros impedidos de circular a rezar para que o papa passasse na avenida da liberdade e o papa passou ...demorou mas passou...a polícia alguns com sotaque do porto ...não sabiam nada, nem davam informações mas eram simpáticos as miudas andavam vestidas com camisolas azuis com letras brancas a assinalarem a sua condição de animais mamíferos
    logo ....Deus existe....
    vocês provavelmente é que não...

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.