sexta-feira, julho 03, 2009

No entanto não se move.

Cobra

Mais ilusões de óptica na página de Akiyoshi Kitaoka. Se visitarem a página, verão que ainda bem que uma imagem vale mil palavras...

Adenda: O João pediu-me para explicar como funciona a ilusão, mas a explicação é ainda especulativa. Pelo que encontrei, a hipótese é que os neurónios estimulados por contrastes maiores têm uma resposta mais rápida que os neurónios que detectam contrastes mais ténues. Isto cria um desfasamento periódico ao longo de cada circulo, devido ao padrão de contrastes, que por sua vez engana os sensores de movimento na nossa visão periférica.

Agora vou jantar fora, por isso fica assim a explicação pela rama, de quem nem sabe se percebeu o original. Mas deixo dois artigos para quem quiser ler mais sobre o assunto. Phenomenal characteristics of the peripheral Drift illusion, por Kitaoka e Ashida, descreve estas “cobras”. E Illusory motion from change over time in the response to contrast and luminance, por Backus e Oruç, propõe a explicação e menciona também uma explicação anterior, segundo a qual se julgava ser os movimentos constantes dos olhos que criavam esta ilusão.

Mais uma adenda: Graças ao comentário do Francisco Burnay, lembrei-me que descobri isto via o Bad Astronomy.

8 comentários:

  1. E ja agora queres explicar porque é que isto acontece, ja que nos estas a tentar hipnotisar??

    ResponderEliminar
  2. Este também é muito bom. Há tempos no Bad Astronomy também apareceu o the Amazing Vanishing Head Illusion.

    ResponderEliminar
  3. Esta é a minha favorita e uma verdadeira ilusão de optica. As outras não são de optica são neuronais.

    http://fisicafacil.wordpress.com/2008/07/22/einstein-ou-marilyn-monroe-acuidade-visual-ou-ilusao-de-optica/

    ResponderEliminar
  4. thanks- acho que cada uma (ilusão) pode explorar um "bug" diferente da nossa placa grafica.

    ResponderEliminar
  5. E agora para algo verdadeiramente interessante:

    http://www.news.com.au/heraldsun/story/0,21985,22556281-661,00.html

    ResponderEliminar
  6. Não percebo patavina da ilusão... isso é um mandala circular, com linguinhas de cobra p'ra enganar!

    É interessante que ainda esta semana, noutro fórum, eu falava deste tipo de técnicas de auto-hipnotismo, que a mim sempre me provocam um estado de hilariante entusiasmo... é tão super-divertido olhar fixamente algo, deveras, por vezes ultrapassa em muito o mero divertimento...

    Logo, recuperamos os velhinhos mandalas de outrora com outra roupagem agora!

    Ah! esse truque interessantíssimo das cores é que eu não conhecia e de facto não é mesmo possível discernir que é o mesmo tom de verde... at least I can't!

    Quanto ao Einstein e a dançarina, o fenómeno é o mesmo das tais imagens duplas, tipo perfil e fundo, é sempre possível ver ambas consoante focamos o olhar e a atenção.

    Note-se que em relação ao Einstein/Marilyn não é preciso haver nenhum afastamento... muito menos de 3 metros! Basta tão somente variar a inclinação do olhar ou do ecran para ambos os rostos serem visíveis, embora a este distância curta o do físico seja de facto mais facilmente discernível. A face da actriz só se distingue de um ângulo muito pequeno, por exemplo, fechando o ecran do portátil a uns 60º ou olhando-o muito de cima e do lado esquerdo.

    Mas a da bailarina é particularmente atraente porque ela muda espontaneamente de direcção, bem, de facto isso também sucede com as outras imagens, depende apenas de como se olhem.

    Creio que um olhar não demasiado fixo ou muito focado, mas mais desprendido ou relaxado, torna mais simples e fácil ter esse tipo de visão dupla... you just see what you see! :)

    Ah! mas quando a moça inverte o sentido... dá-me um ataque de riso... this is fun, laughs this bum!!! :D

    ResponderEliminar
  7. Não percebi patavina!

    O que é que se move?

    Eu não vejo nada a mover-se.

    Estou doente ou é o meu monitor novo que custou uma pipa de massa?

    ResponderEliminar
  8. Ó Zeca saloio!... então estamos na mesma, somos 2 ignorantes, só cá falta outro seresma! :)

    Também ainda nem fui ao site onde eles devem explicar melhor a tal ilusão, sim, talvez depois de ler se fique iludido só de crer! ;)

    Hummm... mas coloquei a bailarina noutro lado, acho interessante saber que percentagem de pessoas têm facilidade em ver ambos os movimentos. Mais ainda, o que eu gostava era mesmo de ler a tal explicação que tem a ver com os hemisférios, nem que fosse algo apenas especulativo... que sinceramente é mesmo o aqui penso deve ser...

    Quanto ao da cabeça, confesso que não lhe acho grande piada, esse "amazing" está um tanto exagerado. De facto, ao focar a cruz só com o olho esquerdo tudo fica muito nublado para mim, a minha visão com o direito é superior, logo talvez por isso se perca o efeito de contraste pretendido.

    Mas a dançarina...

    Rui leprechaun

    (...é a minha sina! :))

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.