sábado, julho 04, 2009

Urgências alternativas.

Uma abordagem holística, complementar e tradicional para ajudar quem precisa. É pena que a medicina ocidental alopática não perceba a necessidade de curar o ser humano em todas as suas dimensões emocionais, espirituais, transcendentes e tretológicas.



Via Bad Astronomy

1 comentário:

  1. Ao tempo que não vinha aqui... mas esse sketch satírico tem piada!!! :D

    Bem, nunca ouvi falar de "urgências alternativas", de facto esse é mesmo o campo (quase) exclusivo da medicina quimioterapêutica e mais agressiva, pois numa situação traumática ou perigo iminente de vida não se pode simplesmente fazer apelo à vis naturae medicatrix... I guess!

    É preciso ser menos suave e mais alarve... como as tais passas do Algarve! ;)

    Isso é igualmente válido para tratamentos de epidemias e doenças agudas e infecto-contagiosas, de novo o campo de eleição da nova medicina que surgiu no século XX, não vejo quem possa sequer contestar isso... pelo menos, racionalmente, nunca tal vi!

    É interessante que só muito recentemente li, pela 1ª vez, um tratado sobre medicina ayurvédica, que no fundo tem muitas semelhanças com a medicina tradicional chinesa. Nenhum dos exemplos referidos era acerca de distúrbios ou lesões orgânicas, mas antes perturbações funcionais, de facto mesmo sem relação discernível com algum órgão físico em particular.

    Anyway... e mesmo sabendo que as terapias tradicionais são bem mais preventivas do que curativas, justamente ao contrário do que sucede agora - talvez se exceptuarmos a vacinação e pouco mais - de facto eu gostava de saber de que forma eram tratadas surtos epidémicos ou episódios traumáticos e assim, na medicina popular de outrora.

    É óbvio que as taxas de mortalidade nessas circunstâncias eram seguramente muito mais elevadas do que agora, mas que arsenal terapêutico estava à disposição desses praticantes, para além das medidas de higiene e prevenção, aliás, igualmente descritas nos textos religiosos... vide Bíblia e Corão, por exemplo.

    Bem, agora que até fui apresentado a quem tirou o curso de MTC directamente na China - ah! e há mais tempo do que o "primo"! :) - até já tenho alguém a quem posso perguntar... se a douta tiver vagar p'ra me ensinar!

    De facto, por muito que nos interessemos por certos assuntos há sempre áreas ignotas ou por explorar.

    Por fim, creio que tenho de dar mesmo ouvidos a quem me vem recomendando que devo aprofundar mais e divulgar estes temas, para os quais despertei na terna adolescência... tudo no universo é ciência!

    E Veda significa "conhecer"...

    Rui leprechaun

    (...a vida pura em cada Ser! :))

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.