domingo, fevereiro 19, 2012

Treta da semana: essa é que é essa...

No Jornal de Negócios desta semana, o João Cândido da Silva expõe o problema da pirataria e dos downloads de uma forma tão inteligente quanto original: «Milhares de pessoas que jamais assaltariam um supermercado, uma livraria ou uma loja de discos consideram legal e legítimo fazer descarregamentos de música ou filmes a partir da Internet, sem pagarem um tostão.»(1)

Na verdade, é espantoso como as pessoas podem ser tão inconsistentes e inconscientes. Quando descarregam uma música – ou, pior ainda, quando fazem um descarregamento – e não pagam o tostão, estão a obter informação que lhes permite recriar algo pelo qual talvez pagassem se o quisessem comprar e se não tivessem conseguido obter essa informação. Isso é o mesmo que roubar uma data de tostões. E não é só um problema nas músicas, filmes e livros.

Há também muitas pessoas que jamais assaltariam um restaurante ou uma pastelaria mas que consideram legal e legítimo fazer descarregamentos de páginas de receitas a partir da Internet, sem pagarem um tostão. Recebem assim a informação necessária para recriar, no conforto dos seus lares, aquelas refeições e sobremesas que tanto trabalho dão a confeccionar nos restaurantes e pastelarias circundantes. Com isto, roubam aos cozinheiros, empregados de balcão e investidores da restauração a remuneração que lhes é devida pelo seu trabalho.

O problema, como o JCS aponta, «tem vindo a ganhar a dimensão de um pesadelo», dimensão esta que, presumo, seja grande, a menos que seja a quinta. Diz o JCS que «Um computador, uma ligação à Internet e memória bastante num disco rígido para acomodar o fruto dos "downloads" é o que basta», mas o problema é ainda pior do que isso. Pior do que os descarregamentos é a partilha. Por exemplo, tenho visto muitas vezes pessoas na rua a perguntar as horas a outras que, como se fosse algo legítimo e inocente, lhes dizem imediatamente que horas são. Se esta pirataria se generaliza muita gente deixará de usar relógio e toda a indústria da relojoaria será prejudicada. Como escreve o JCS «É suposto os bens e serviços produzidos por uns serem pagos por quem os consome.» É quem consome a informação acerca das horas que são que deve pagar esse consumo aos relojoeiros que produzem a informação. A partilha indiscriminada de receitas, horas, dicas de como tirar nódoas, álgebra, gramática, história e tanta coisa que se pirateia – até em escolas públicas – é um roubo descarado a todos aqueles que poderiam ganhar fortunas se todos lhes pagassem por esta informação.

E isto tem consequências: «As fortes quebras de receitas registadas pelos sectores que se dedicam aos "bens culturais" ameaçam transformar-se numa sentença de morte». A tragédia que assolou a culinária, o Xadrez e a filosofia, ameaça agora a música, a escrita e o audiovisual. Sem a protecção legal da sua propriedade intelectual, as receitas, jogadas de Xadrez e ideias filosóficas praticamente desapareceram. Se não é possível ganhar dinheiro proibindo a circulação dessa informação, é óbvio que ninguém irá inventar receitas, jogar Xadrez ou filosofar. É isso que vemos acontecer com a cultura. Quem conhece a Internet certamente notou como se torna cada vez mais difícil encontrar textos para ler, músicas para ouvir ou vídeos para ver. Até o Jornal de Negócios se vê obrigado a publicar artigos como o do JCS, tal é a desertificação cultural à qual a pirataria nos levou.

Para terminar, queria manifestar a minha total concordância com o JCS em que todos «têm direito a receber a contrapartida pela sua criatividade e pelo seu labor.» E vou mais longe. Proponho ao JCS que lhes pague. A todos. Que não me venha com a desculpa de que só paga a quem cria as músicas de que ele gosta ou os filmes que ele vê porque isso não faz qualquer sentido. Se quem cria tem o direito de ser remunerado, esse direito não desaparece em função dos gostos do JCS. É um direito, e ele tem de o respeitar, quer goste quer não goste.

Até pode começar já por mim. Fico então à espera do cheque por este post, que muito labor e criatividade levou a produzir para que agora o consumam.

1- Jornal de Negócios, Tributem as facas. Obrigado pelo email com o link.

34 comentários:

  1. está errado...milhares de pessoas que nunca vandalizaram nem destruiram nada fizeram-no no black halloween (hallows day) de 1933

    milhares de pessoas que nunca tinham infrigido a lei fizeram-no durante a ley mais que seca

    logo o crime ou actividade anti-social que é praticada sem dolo aparente pode levar a considerar o roubo no supermercado como um roubo sem vítimas pois o grupo Auchan é uma piovra capitalista
    já agora defraudar o estado no imposto
    se não paguei IVA neste DVD para que pago IRS para os mayores de crippahl e sus crias?
    ê nã tenho acções em nenhuma universidade
    nem fundos de pensões da insegurança associal

    e assis de passo em passa...passamos da ordem para a anarquia

    e na auto-gestão morre-se de fome ou come-se pouco
    mas ok com as bolachinhas que comeste tens reservas...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. http://www.answersingenesis.org/about/use-policy :
      "While most content on our site requires permission to republish, there are some areas where you are free to use our material." ("useful cartoons, graphics, and overheads that may be used freely without permission") ...

      "Any printed published materials (magazines, newsletters, etc.) or web published materials not clearly indicated for free use require permission for use and must follow these guidelines:

      Readers who broadly share our ministry aims may freely photocopy the text of the articles directly from the magazine or print the text from the website for genuine, non-commercial Christian educational purposes" ...
      "Since we are constantly updating the articles on the website, we request that any reference to website published articles include no more than the first paragraph," ... "Copying entire articles (other than the first paragraph) or materials to other websites is strictly prohibited"

      Eliminar
    2. Pelo comportamento dos criacionistas até pensei que essas atitudes censórias eram necessárias para a refutação. Também pensei que seria a mesma razão para o fato da AnswersInGenesis proibir cópias dos seus textos sem autorização, e mesmo com a autorização, só é permitido por cristãos com os mesmos objetivos do fundador da AiG, para apoiar o criacionismo cristão considerado genuíno pelo fundador da AiG e pede que seja apenas citado o primeiro parágrafo, porque os artigos estão em constante renovação.

      Então fica provado que afinal a AnswersInGenesis não pretende apenas disseminar a sua propaganda, como pretende eliminar as críticas e limpar o histórico dos seus artigos que concluem ser humilhantes. E isso é tão óbvio para o perspectiva, que pretende fugir à sua própria iniciativa.

      Por final, tenho uma ideia para terminar com o problema da pirataria, tornando-a obsoleta, que sondei entre três colegas e pretende implementar um protótipo para ser usado para uma proposta. Pelos vistos não vai ser preciso usar ideologias criacionistas. Aliás, só iriam servir de obstáculo e nunca teria pensado no assunto se fosse criacionista.

      Eliminar
  3. (já agora, se o JCS te enviar o tal cheque, manda-me uma pequena parte por estes comentários que acabei de fazer... não são lá muito criativos, eu sei, mas a parte que pretendo é também simbólica... ;))

    ResponderEliminar
  4. um off topic interessante...

    Os criacionistas dizem que os dinossauros foram sepultados recentemente num dilúvio global, assim se justificando a descoberta de tecidos moles em ossos de dinossauros não fossilizados...

    Recentemente um estudo veio confirmar que a postura contorcida evidenciada pelos fósseis de dinossauros revela o seu sepultamento abrupto por força da água ...

    Ou seja, a evidência corrobora que o que vemos à nossa volta é melhor interpretado como o resultado de muita água em pouco tempo do que de pouca água ao longo de milhões de anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jónatas,

      Que raio de conclusão... «Submersed in water, the necks spontaneously arched backwards for more than 90°. Ongoing decay for some months even increased the degree of the pose.» Os fósseis têm muitas vezes essa postura por causa da decomposição dos ligamentos. E sim, muitos se decompuseram em água porque os sedimentos no fundo de lagos, pântanos, etc, dão boas condições para fossilização. Mas isto não evidencia "muita água em pouco tempo", nem é nada disso que o artigo diz.

      Eliminar
    2. Quem parta da informação da Bíblia, e de mais de 200 culturas da antiguidade, acerca de um dilúvio global compreende muito bem o "mistério" da forma contorcida dos respectivos fósseis...

      Na verdade, quem parta do princípio da origem recente do sistema solar também compreende bem a evidência de actividade geológica recente da Lua juntamente com a energia do respectivo campo magnético...

      Toda essa evidência faz inteiro sentido à luz da Bíblia.

      Eliminar
  5. Olha, não te pago nem tostões nem bitcoins, mas, sem dízimo, levas com o tributo... É sempre mais divertido que um cheque ;-)
    http://soundcloud.com/merankorii/essa-que-essa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yup. E se o cheque passasse pela SPA primeiro não tinha nem diversão nem guito :)

      Eliminar
  6. «É suposto os bens e serviços produzidos por uns serem pagos por quem os consome.»
    é precisamente com este ‘argumento’ que também a banca e todo o setor financeiro tem vindo nos últimos 20 anos aqui em Portugal e há alguns anos mais lá fora no dito 1º mundo a gamar compulsivamente (chamam-lhe negócio de escala)...as 'comissões' por tudo e por nada cobradas para pretensamente se pagar a dita «prestação de bens e serviços» (em tempos manufaturados) são hoje uma praga que nos custam a nós consumidores biliões...para isso a banca primeiro desfez-se do pessoal ‘excedentário’ o tal que não cobrava comissões mas que realmente produzia os bens e substitui-os por bits(nesse tempo o negócio da banca era – acreditem - comprar dinheiro e vendê-lo melhor (havia cuidado para o não perderem pelo caminho))…se compararmos hoje o nível de comissões cobradas enquanto dormimos ou nos fins de semana e feriados de um ano elas suplantarão o que se cobrava (há vinte anos) no ano inteiro por um mesmo tipo de serviço bancário …assim a «prestação de bens e serviços» só passou a sê-lo (no bolso dos consumidores) quando precisamente foram transformadas num automatismo de custo zero por bits…no fundo a mesma treta

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui está uma notícia interessantíssima, para o nosso Ludwig analisar:

    http://ecotretas.blogspot.com/2012/02/o-criminoso-peter-gleick.html

    Vamos ver como um "cientista" defende um "cientista" seu colega?

    Ecotretas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "treta" do EcoTretas

      Breaking news: Heartland leaker is scientist Peter Gleick, says documents are all real

      http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2012/02/21/breaking-news-heartland-leaker-is-scientist-peter-gleick-says-documents-are-all-real/

      No sympathy for the devil

      http://scienceblogs.com/pharyngula/2012/02/no_sympathy_for_the_devil.php

      Eliminar
    2. O ecotretas acha que o Gleick é criminoso por ter pedido documentos sem usar o seu nome verdadeiro. Não sei se será ironia se hipocrisia...

      Seja como for, o mais importante a discutir não são as pessoas, mas as hipóteses. E, de momento, a hipótese de que a temperatura está a subir por causa do CO2 e gases afins faz mais sentido do que abanar os braços e dizer que é tudo uma enorme coincidência ou que a hipótese é falsa porque os outros meninos são maus (maus quando pedem documentos e lhos dão mas, curiosamente, não quando andam a bisbilhotar os emails das outras pessoas).

      Eliminar
    3. Mas achas que o ecotretas vai sequer perceber o que escreveste no primeiro parágrafo e na ultima frase do teu comment? A sério?
      Achas que ele tem capacidade para detectar a ironia?

      Em relação ao post o senhor em questão mais devia ter estado calado mas já largavas alguns dos argumentos que repetes constantemente e que não fazem sentido algum. Mas já chegou o debate épico da ultima vez por isso e como disse antes, calo a boca. :)

      Eliminar
    4. Nada como tu, Ludwig, para começar a deturpar os factos!

      O Gleick não é um criminoso por não utilizar o seu nome verdadeiro. O Gleick admitiu um crime de "Identity Fraud", ao fazer-se passar por outra pessoa, membro da Heartland. Ao mesmo tempo assumiu ter cometido wire-fraud (http://en.wikipedia.org/wiki/Wire_fraud), que dá direito até uns 20 anitos de prisão. No meio, cometeu mais umas quantas ilegalidades! Isto é demasiado evidente, até para os jornalistas! Mas, para ti, e a tua seita, não é?

      E depois gostas de fugir ao tema. A temperatura está a subir desde a última Idade do Gelo, mas foi mais elevada nomeadamente no Óptimo Climático do Holoceno. Que nada teve a ver com o CO2, a menos que queiras contar com as fogueiras das cavernas...

      O mais importante a discutir é como um cientista afamado, não só comete estes actos criminosos, como foge à discussão do assunto, como manifestamente fez ao rejeitar discutir a Ciência com a própria Heartland.

      O mais importante é perceber que a forma como se faz Ciência hoje em dia, e não me refiro apenas à Climática, está completamente engatada. Eu sei que tu sabes que é assim, mas que custa admitir que a Ciência hoje está podre, custa...

      Ecotretas

      Eliminar
    5. ó boche...ê sê que tás com um bício internético do caraças e respondes a todos os malucos e retardados...(obviamente nunca me respondes o que eu sinceramente agradeço) mas discussões entre um tudólogo krippahlista sobre o CO" quando as fontes e poços de Vinhais que desde 1438 só registaram falhas nesse mês atroz de Maio que nos secou todas as águas

      e abatemos os vitelos nesse mês e as mães nas vésperas da padroeira (padroeira de quê?

      poys isto parece-me que é mais castigo divino...

      o ideal é assar uns judeus ou uns alemães nacionalizados ao estylo do BPN e isto passa...

      qual padroeira do aquecimente global qual coysa

      o CO2 nem sequer é um anjo caído...
      Eu sei que tu sabes (que é assim) que eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que eu sei
      (esta é a citação correta...ou cu recta? a reta é recta?
      ou a recta é reta?

      Eliminar
  8. Um estudo recente mostra mais uma vez o tipo de complexidade, especificação, integração e miniaturização nos genes que corrobora o design inteligente e a tendência das mutações para a corrupção, doenças e morte...


    Como dizem os autores,

    "Our findings show an unprecedented degree of complexity and compensatory relationships among hnRNP proteins and their splicing targets that likely confer robustness to cells.

    The orchestration of RNA binding proteins is not only important for the homeostasis of the cell, but -- by mapping the location of binding sites and all the regulatory places in a gene -- this study could reveal how disruption of the process leads to disease and, perhaps, a way to intervene."

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Na realidade a verdadeira pirataria n é só cópia, é cópia e venda da mesma. E aí até pode ser considerada roubo ou contrafacção, já q a venda (mesmo a preços de roubalheira) deveria ser um exclusivo das editoras.
      As partilhas ou cópias é q n deveriam ser chamadas de pirataria.

      Eliminar
  10. off topic interessante...

    Eis duas notícias interessantes sobre a composição química das estrelas e a fotossíntese estudada a partir de um "fóssil vivo" (i.e. não evoluiu nada desde que aparece no registo fóssil até agora) que mostram muito bem como a partir de alguns factos observáveis no presente (que ninguém nega!) e teorias de plausibilidade duvidosa (v.g. endossimbiose) os evolutionistas especulam largamente sobre a suposta evolução cósmica, química e biológica que aconteceu num passado imaginado a partir de crenças evolucionistas e cuja existência ninguém pode sequer confirmar...

    A teoria da evolução é constituída em 1% por factos e em 99% por especulações baseadas em premissas naturalistas e evolucionistas...

    ResponderEliminar
  11. off topic interessante

    O dilúvio global, implicando a rotura cataclísmica da crusta terrestre (Génesis 7:11) implicou muito sedimentação rápida e vulcanismo, destruindo a vegetação luxuriante pré-diluviana...

    Existe ampla evidência disso mesmo....

    Neste contexto é interessante a recente descoberta, na China, de uma floresta tropical fossilizada abruptamente coberta e preservada por cinzas vulcânicas...

    Interpretando e datando estes dados à luz de modelos naturalistas e evolucionistas (que se apoiam nos processos visíveis hoje e rejeitam à priori um dilúvio global) foi atribuída à floresta uma idade de 300 milhões de anos...

    É uma idade totalmente dependente do modelo interpretativo adoptado...

    No entanto, os cientistas reconhecem que essa floresta está incrivelmente bem preservada nos mais ínfimos pormenores... exactamente como seria de esperar se a mesma fosse bem mais recente...

    A floresta fossilizada e o seu elevadíssimo grau de preservação faz todo o sentido quando interpretada e datada com base num cataclismo global e nas respectivas sequelas locais...

    ResponderEliminar
  12. Uma notícia interessante sobre as capacidades matemáticas do papagaio Alex, para aqueles que se entretêm a imaginar árvores evolutivas a partir da comparação das características de seres vivos contemporâneos uns dos outros...

    ResponderEliminar
  13. Os defensores da evolução cósmica e da hipótese nebular sobre a origem do sistema solar vêem as suas convicções sistematicamente desmentidas por notícias como a evidência de actividade geológica recente na Lua juntamente com evidência de actividade geológica recente em Marte .


    No caso, da Lua, a dificuldade em datar o que quer que seja a partir das crateras e da sua configuração está bem patente na frase dos cientistas:

    "We think they're less than 50 million years old, but they could be 10 million years old, could be 1 million years old, could have happened 40 years ago"

    ResponderEliminar
  14. http://theoatmeal.com/comics/game_of_thrones

    ;)

    ResponderEliminar
  15. Ludwig

    Fazer download de um álbum ou de um vídeo jogo pelo Pirate Bay é para mim o equivalente a pedir a um amigo emprestado o mesmo álbum e o mesmo jogo. Considero absurdo que se equipare o download de ficheiros ao acto de roubar. Roubar equivaleria ao furto do cd ou da caixa com o jogo numa loja de electrónica, pois nesse caso estaria a prejudicar claramente às editoras como os vendedores do produto exposto. No que toca ao download dito "ilegal", é difícil de perceber ao certo quem é que estou a prejudicar. Existe alguém que decidiu partilhar o álbum pela interent e eu aproveito para transferi-lo para o meu pc. Não estou a prejudicar os autores nem as editoras por estar a ouvir o álbum de forma gratuita. Afinal de contas, era bem provável que não o adquiresse, muito menos que o roubasse de uma prateleira de discos da Wortem ou de outra loja qualquer.

    Perdoa a minha defesa banal da partilha de ficheiros pela internet. Deixo porém o meu comentário aqui na esperança de vir a compreender melhor este problema

    ResponderEliminar
  16. CoRoT-20b is a massive hot-Jupiter with a mass of 4.24 MJup
    a radius of 0.84 MJup, and an inferred density ρ = 8.87 ± 1.1 g cm−3. A few giant planets are already reported with similar
    density or even higher : CoRoT-14b ρ = 7.3 ± 1.5 g cm−3
    (Tingley et al., 2011), WASP-18b ρ = 8.8 ± 0.9 (Hellier et al.,
    2009; Southworth, 2010).......já é velha de dois anos ó tanso....

    agora chamar ultra-denso a uma coisa que flutua no chumbo derretido....ou num mar de mercúrio Hg não o planeta que derrete o Pb...

    e os modelos são o do disco de acreção que é uma versão melhorada por Safronov com os planetesimais da teoria acerca da formação do Sistema Solar de laplace HIPÓTESE NEBULAR dava-se no 7º ano de fisico-química

    a hipótese o laplace e o safronov nem por isso

    e isso com o big-bang...pois nã tem nada né?

    algum de boçês andou na escola?

    ganharam todos um cheque ensino?

    ResponderEliminar
  17. O Laplace até era católico dos de acreditar em Adão e Eva...
    ele era descendente de um primo de Eva

    ResponderEliminar
  18. Pedro Ferreira,

    «Fazer download de um álbum ou de um vídeo jogo pelo Pirate Bay é para mim o equivalente a pedir a um amigo emprestado o mesmo álbum e o mesmo jogo.»

    Para ti, e para a lei, porque o comodato é outro privilégio exclusivo dos detentores de direitos, e emprestar sem autorização é usurpação destes "direitos", em teoria punível com até 3 anos de prisão. É claro que não há interesse em que as pessoas saibam como a lei é ridícula, mas se organizares na tua rua uma pequena biblioteca onde as pessoas vão emprestar livros, CD e DVD uns aos outros, é provável que arranjes sarilhos.

    «No que toca ao download dito "ilegal", é difícil de perceber ao certo quem é que estou a prejudicar.»

    O tipo que vende cópias. É fácil de perceber: hoje em dia, o serviço de copiar só tem valor se conseguirem impedir as pessoas de copiar pois, caso contrário, ninguém pagará por isso. Assim, para os editores poderem continuar a ganhar o seu precisam de impedir que as pessoas copiem por si.

    Mas para a criatividade, proibir a cópia é um empecilho.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.