sexta-feira, janeiro 21, 2011

Candidatos

No Domingo vou ajudar a eleger o Presidente da República, do Conselho de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas. Cargos que, ao que me parece, não me vão afectar muito. Mas vou votar à mesma. A democracia é daquelas coisas a que não se dá importância até ao dia em que, precisamente por isso, nos vemos sem ela. A questão é em quem. Se bem que, neste tipo de eleições, o voto em branco também conte para forçar a segunda volta, não vejo grande vantagem nisso. A oferta é fraquita, mas é o que se arranja. O melhor é despachar isto e pronto.

Cavaco Silva.
A favor: já anda nisto há muito tempo, e tem muitos contactos e experiência.
Contra: já anda há muito tempo nisto, tem muitos contactos e experiência, e é o que se tem visto.
Veredicto: nah...

Fernando Nobre.
A favor: parece-me ser o menos político dos três, tem um percurso louvável de activismo cívico e humanitário e parece ser um tipo porreiro.
Contra: a musiquinha irritante no site da campanha e a campanha ser só o Fernando Nobre. Não tem nada acerca do que ele quer fazer e, se bem que o Presidente não faça grande coisa, penso que era bom ter algo mais substancial do que dizer que é boa pessoa. Além disso, parece-me muito desajeitado a discursar, que ainda por cima é a função principal do Presidente.
Veredicto: era uma boa aposta para limpar a politiquice do cargo, se desse confiança de servir para Presidente. Infelizmente, meh...

Manuel Alegre.
A favor: não é o Cavaco Silva.
Contra: não tem cara de presidente. O que não é grande defeito mas quando já se está no fundo do tacho qualquer detalhe conta. Pior que isso, tem o apoio do PS e do BE. É verdade que me alinho, aproximadamente, com esses partidos de esquerda. Mas ando tão desiludido com os partidos em geral que mais valia não darem apoia nenhuma*.
Veredicto: Parece que lá terá de ser este. O que não fará grande diferença, porque deve ganhar o Cavaco outra vez. Mas pelo menos não será por culpa minha.

* Não é gralha. É chalaça.


Correcção: julgava que o voto em branco contava nestas, mas não conta. Segundo o número 1 do Artigo 10º da Lei Eleitoral do Presidente da República:

«Será eleito o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco.»

Obrigado ao João Vasco pelo aviso.

49 comentários:

  1. Estás enganado.

    O voto em branco não conta para forças a segunda volta, nem o nulo.

    Só os votos expressos.

    ResponderEliminar
  2. Não que discorde da escolha, mas olha que há outros três candidatos :p

    E o Alegre também tem o apoio do PCTP-MRPP, já agora. Ehehehe

    ResponderEliminar
  3. Porque não consideraste os outros?

    ResponderEliminar
  4. eu iria votar alegre , mas não vou ao porto e por isso ficarei na abstenção, não conta mas pode vir a ser a grande ganhadora.

    não mata mas tira legitimidade aquem vai ganhar,

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a Paula: porque não consideraste os outros três?

    Nuvens de Fumo: a percentagem de abstencionistas não tira legitimidade a quem ganhar. Na realidade, é provavel que faça o oposto, visto que um menor número de votantes, estatisticamente, aumenta a diferença de resultados entre os candidatos.

    Ludwig: cá para mim a resposta está no resultado do combate mortal: http://soundcloud.com/kokoript/mortal-kombat :-)

    ResponderEliminar
  6. Não gostei nada da campanha que o Alegre fez. Nada de propostas (mas isto foi geral) e o mero lançamento de duvidas sobre a honra do Cavaco.
    O Nobre foi o único que não passou a campanha inteira a dizer mal do Cavaco e o discurso apelou sobretudo aos jovens e outros apartidários.
    Por isto, como o Cavaco deve ganhar vou votar Nobre. Que gozo me dava se o Nobre tivesse mais votos que o Alegre.

    ResponderEliminar
  7. Mind Booster Noori


    retira na medida em que ele saberá que há um número muito grande de eleitores, a maioria, que não apoia a poia que ele andou a fazer. ( plágio )

    se cavaco ganhar com 52% de votos e com 45% de abstenção é um forte sinal de desagrado dos eleitores.

    se ganhar com 60% e 30 % de abstenção já é menos mau e por aí fora.

    a legitimidade de um presidente tb está na sua base de apoio, por exemplo para dissolver a assembleia,

    cavaco necessita de uma alta votação para poder intervir, mais ainda nestas eleições está em jogo o julgamento do eleitorado ás suas comprinhas entre amigos

    uma coisa cavaco já perdeu e para sempre, a ideia que quis cultivar de pessoa acima de qualquer suspeita

    não é , e isso vai fazer dele um presidente frágil, a ver vamos se me engano

    ResponderEliminar
  8. Vamos eleger o Presidente da República, do Conselho de Estado, o Comandante Supremo das Forças Armadas e, já agora, vamos eleger por tabela a primeira-dama, esse pseudo-cargo pseudo-público, anti-feminista, nada democrático e absolutamente desnecessário.

    Contra o Cavaco há também as fortes suspeitas de vigarice nos casos da venda de acções da SLN e das falsas escutas. A nível de imagem há a posição que tomou aquando da morte de José Saramago.

    Quanto ao Fernando Nobre, há que dizer que ser monárquico não abona muito a favor de uma pessoa que se candidata a PR... Apesar de ser um direito constitucional, não vejo porque hei de votar nele.

    ResponderEliminar
  9. Não gostei nada da campanha que o Alegre fez. Nada de propostas (mas isto foi geral) e o mero lançamento de duvidas sobre a honra do Cavaco.


    que propostas podem ser feitas para o cargo de presidente ?
    alegre tem propostas feitas: a defesa do sns, a defesa do estado social, etc
    quanto à honra de cavaco é capaz de ser importante saber o que andou esse senhor a fazer com os lugares do conselho de estado, para que , e porque

    saber os motivos de ter tantos amigos com casas ao pé dele e todos do bpn, porque raios perde escrituras e registos e tem uma tão curta memória

    ficaria ainda melhor saber porque compra acções a um preço preferencial a um senhor que está preso e que mais tarde lhe financia a campanha

    são questões de carácter, não de honra e estamos elucidados sobre esse

    ResponderEliminar
  10. Francisco Burnay

    as escutas é outro romance que curiosamente nunca foi explicado

    e assim vamos, cantando e rindo.
    muito ainda me vou rir quando ,a meio do mandato, começar o julgamento de oliveira e costa e pandilha.

    a bomba atómica da dissolução da assembleia pode ser uma brincadeira de crianças se aquele senhor abrir o bico e , por exemplo, implicar o homem mais honesto do mundo, e logo duas vezes.
    digamos que ele andará perto do que seria uma bomba de anti-matéria :))

    mas pressinto que não o fará, algo me diz que não

    ResponderEliminar
  11. OFF TOPIC

    mas sempre interessante, o aquecimento global segue ( infelizmente ) em grande. a par do ano mais quente do registo,

    aqui um artigo em que se comparam modelos com a relidade

    pena, preferia estar errado, mesmo

    ResponderEliminar
  12. nuvens,

    A menos que o Cavaco use a possível convocação de eleições antecipadas como alavancagem no abafar da ligação do seu nome ao caso BPN, levando assim à travagem de comissões de inquérito, ou interferindo no julgamento por via da crise política, por exemplo. Acredito que essa é a "magistratura de influência" da qual Cavaco é bem capaz...

    ResponderEliminar
  13. nuvens, isso é ridículo. Jorge Sampaio teve uma das mais altas taxas de abstenção e não foi por isso que não deixou de mandar o Santana às urtigas, poucos meses depois de lhe garantir que estava tudo bem, poderia formar governo.

    Se o presidente ganhar com 80% de abstenção, será o "presidente de todos os portugueses" na mesma e usará os seus poderes como bem entender tal como se tivesse 20% de abstenção.

    Parecem-me apenas desculpas esfarrapadas para te escusares ao teu dever cívico. Tsc tsc tsc...

    ResponderEliminar
  14. nuvens, um ano quentíssimo com um el nino e tudo, e mesmo assim mal toca na linha da média da previsão no gráfico do realclimate (que é um site de propaganda).

    Portanto não não estás "enganado", o aquecimento global é uma realidade e é uma lesma sobre a qual só cientistas histéricos ou activistas com outras preocupações ideológicas é que se deixam enervar por. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  15. (de notar que o AR4 foi feito em 2007, pelo que o gráfico não é totalmente honesto, pois pressupõe que a previsão foi feita e publicada intocada em 2000, o que dado os vários incidentes neste campo científico, cheira mal a todos os níveis...)

    ResponderEliminar
  16. (último comentário sobre isto, prometo!!)

    Se reparares, desde a "previsão de 2000" que foi feita no relatório de 2007 (hahem), de 10 observações, 7 foram mais baixas do que a prevista pelo modelo, e só três são ligeiramente superiores à prevista.

    Dá-lhe dez anos e vais ver o gráfico a sair da zona cinzenta.

    ResponderEliminar
  17. barba , long time no see :)

    sobre o clima, continua a aquecer se arefecer um dia terás razão até lá contenta-te com o factos : )))
    LOL mas aguardo ansiosamente os dados contrários ; )

    quanto ao PR concordo que formalmente assim seja, mas estou a falar em termos subjectivos. quantos menos votos maior a possibilidade de uma decisão ser mal encarada pela população. é desse perigo que falamos, um presidente a ser contestado abertamente é coisa para ser a morte do artista

    a ver vamos, pressinto que será mau, muito maus

    previsão usando o método do cuspo

    >=46% de abstenção

    cavaco [51-55%]


    o soutros é um mistério mesmo,
    aguardemos, já tenho uns acepipes para domingo

    ResponderEliminar
  18. Francisco Burnay

    este segundo mandato será sem dúvida curioso, tenho receio pela situação económica
    mas com um bocadinho de sorte somo capazes de escapar, como sempre, às rasquinha, muito de fininho , mas desde que d~e para escapar aos fmis, está-se na maior

    ResponderEliminar
  19. Dá-lhe dez anos e vais ver o gráfico a sair da zona cinzenta.



    já te aviso que o sol anda estranho , a coisa pode correr ainda pior e podemos estar a falar para cima e não para baixo da zona cinzenta

    ResponderEliminar
  20. Paula, Marcos e João Vasco,

    É verdade que há outros candidatos. Mas, pelas sondagens, achei seguro agrupá-los no voto em branco.

    João Vasco,

    Tens razão... pensava que esta era aquela em que contavam os votos em branco para calcular as percentagens. Espero que não seja Alzheimer's... :P

    ResponderEliminar
  21. Ludwig:

    Pelas sondagens é claro que nenhum desses vai ganhar, mas isso não quer dizer que não valha a pena votar neles.

    Precisamente para sofreres menos a pressão do voto útil existe o sistema das duas voltas. Podes votar mesmo naquele que acreditas ser o melhor candidato, mesmo que acredites que é impossível vencer, sem perigo desse voto pôr no poder um candidato que aches preterível a outro no qual votarias, com mais hipóteses de vencer que aquele em que votaste.

    De resto, repito, não discordo da tua escolha.

    ResponderEliminar
  22. O Miguelito é porreiraço, até escreve odes líricas ao Figo, o que é que se pode pedir mais? Claro, tem aquele caso de cheiro meio rançoso com a publicidade para um banco privado (e que banco), mas pronto, ninguém é perfeito, pois não?
    Ainda bem que não voto aí :-)

    ResponderEliminar
  23. "É verdade que há outros candidatos. Mas, pelas sondagens, achei seguro agrupá-los no voto em branco."
    E não sabemos todos o que valem as sondagens neste país?

    Apenas apelo para que se lembrem, quando votarem, d'Os Pecados de Cavaco http://bit.ly/PecadosCavaco

    ResponderEliminar
  24. e o perseguidor coiso e tal da SECURITATE STASIESCA ataca de novo

    Do SECTARISMO POLÍTICO:
    É verdade que me alinho, aproximadamente, com esses partidos de esquerda.

    Barba Rija disse...ainda estou vivo após severa perseguição pelos agentes Das Forças Do Mal und SKELETOR porque estes estavam já tão xéxés como os candidatos

    Coelho excluido
    Defensor das Mouras e Cabo-Verdianas ligeiramente ressabiado com nosso César Cavacus Silvanus

    nuvens, isso é ridículo. Jorge Sampaio teve uma das mais altas taxas de abstenção e não foi por isso que não deixou de mandar o Santana para poder eleger o homem do seu partido

    Nisso Cavaco é superior ele é o one man inteiro partido apenas dentro de si e manterá até ver o governo actual

    Manuel Alegre.
    A favor: não é o Cavaco Silva é ligeiramente muito pior para presidente ou para qualquer coisa que exija trabalho
    além de poeta e político a tempo parcial e caçador Simão a tempo inteiro
    CAçador homem de cultura, nascido em 74 para um estipêndio vitalício

    SERia melhor candidato para Rei como nosso Ex-Marocas "O BoChe Chas"

    Contra: não tem cara de presidente.Não tem discurso coerente com a Função
    O que não é problema Jorge Sampaio "El Obtuso" e Eanito "el EStático"
    ficaram 20 anos no phoder e não diziam nada de jeito
    O que não é grande defeito mas quando já se está no fundo do tacho qualquer detalhe conta.
    Pior que isso, tem o apoio do PS e do BE.
    Uma mistura esquisita de ideologias que só servem a países com petróleo

    ou com um estado policial forte

    Países com escudos ou com Allende's em crises económicas
    arriscam-se a Pinhochatas em 2030 ou 47 comemoração do 9ºcentenário com contos de réis para substituir o moribundo escudo ou o irreal

    ResponderEliminar
  25. De Alegre é dos nossos ? a 22 de Janeiro de 2011 às 00:33
    Até Bobone Bota in ALEGRE
    Já Alegre, descendente do visconde do Barreiro e do 1º barão de Cadoro, aristocrata de olho azul, poeta de voz quente, homem que nunca se engana no tom da gravata e gosta de grandes caçadas (até se lhe perdoa a companhia que faz a Dias Loureiro nessas jornadas de espingarda a tiracolo), facilmente amolece as defesas mesmo dos que estão nos seus antípodas: basta-lhe falar da Pátria ou declamar uma estrofe de Os Lusíadas.

    Em alternativa Defensor de Moura's e Caboverdianas
    É o novo Lidador do Império

    Ou os comunistas partilham das visões do eterno retorno
    como os monárquicos
    há tanta escolha

    Eu cá boto no Jão Basco deve ser o único boto ku gajo leba
    mas decidi-me Boto nele
    a Boycracia ao phoder
    tem só 28 anos mas não faz mal eu dou-lhe 7 dos meus para ser presidenciável

    ResponderEliminar
  26. Nuvens, portanto a tua solução é demitirmo-nos de qualquer responsabilidade sobre o país, e se acontecer merda ao menos podemos dizer, "ah, mas eu não contribuí para isto!". Sim senhor, essa é que é uma atitude de primeira! Com atitudes dessas já percebi porque é que temos o país que temos! ;)

    E não digo isto por achar que temos candidatos de jeito. Mas se não há selecção do povo, haverá a selecção de outras entidades. E a coisa descambará mais rápido.

    Quanto ao ter ou não razão sobre o outro tema, não preciso que isto "arrefeça" para eu ter razão. Preciso apenas que aconteça aquilo que já está a acontecer há 20 anos, ou seja, um ritmo de aquecimento bem mais lentinho do que o apregoado pelos histéricos do costume...

    ResponderEliminar
  27. >=46% de abstenção

    cavaco [51-55%]


    Pois.... deve ser qualquer coisa desse tipo, deve. Sigh...

    ResponderEliminar
  28. um ritmo de aquecimento bem mais lentinho do que o apregoado pelos histéricos do costume...0,53ºC de desvio e 3 anos de máximos em 100 serem pós 98
    e um degelo precoce no pico do Inverno em 2011?

    é está lento
    pode ser que ajude

    ao ter ou não razão eu eu eu eu....

    é uma cultura do eu

    não há eu em nós só há só...e filho se lhe tirarem o ass en tó
    acentos duma vida
    VIVA CAVACO
    MORRA ALEGRE
    Uma pessoa tem de se adaptar aos tempos

    ResponderEliminar
  29. Eu votaria no Manuel João Vieira que desta vez até teria hipótese de vencer, mas lixaram-lhe indecentemente a candidatura... mais uma vez os jogos de secretaria a fazer das suas.
    Voto branco, na próxima talvez vire monárquica. Cansada desta classe de fdp que engordam à pala de todos. Engordar uma família que se apresente e dê assim umas polémicas de quando em vez sempre seria uma palhaçada mais baratinha.

    ResponderEliminar
  30. Cristy,

    «O Miguelito é porreiraço»

    Manelito?

    « Claro, tem aquele caso de cheiro meio rançoso com a publicidade para um banco privado (e que banco), mas pronto, ninguém é perfeito, pois não?»

    Nem percebi ainda qual é a crise disso. OK, o banco era o que era. Mas o tipo é escritor e pagaram-lhe para escrever um panfleto publicitário. Agora vão culpar também o gajo que foi contratado para fazer a página da net do BPP, ou quem fez a decoração das agências?

    Acho isso substancialmente diferente de comprar acções e vendê-las ao próprio banco, pouco mais tarde, a 140% do preço, porque o gerente é amigo. Ou as confusões com as casas que não têm escritura, trocas que ninguém já se lembra de que foram, etc...

    ResponderEliminar
  31. Xangrylah,

    «Voto branco, na próxima talvez vire monárquica.»

    Imagina o Cavaco como Rei, e penso que isso passa-te logo :)

    ResponderEliminar
  32. 0,53ºC de desvio e 3 anos de máximos em 100 serem pós 98

    Confundes valores absolutos com derivadas. Enfim...

    Quanto ao cavaco, já fiz a minha campanha. Votem em todos menos o professor, que de Salazares vindos da terrinha, sérios, "honestos" e professoriais já basta.

    ResponderEliminar
  33. Monarquia: a forma mais eficaz de perpectuar um anormal no poleiro.
    Ah, não, socorro, parece que estas eleições também. Irra!

    ResponderEliminar
  34. Por falar em políticos sérios:

    Como vivem os políticos sérios? (não são portugueses claro)

    Alguém se Candidata a ser Parlamentar na Suécia???

    http://www.youtube.com/watch?v=3aC4A7bSnXU

    ResponderEliminar
  35. Ludwig:
    "Acho isso substancialmente diferente de comprar acções e vendê-las ao próprio banco, pouco mais tarde, a 140% do preço, porque o gerente é amigo. Ou as confusões com as casas que não têm escritura, trocas que ninguém já se lembra de que foram, etc..."

    Talvez ainda mais grave seja o professor ter dado a entender que colocou "todas" as suas poupanças nessa aplicação (única). Ora qualquer estudante do 1º ano de economia sabe que as poupanças não devem ser todas colocadas numa única aplicação não isenta de risco. Como o investimento constituiu na compra de acções de uma instituição em fase de arranque e com uma gestão sem provas dadas no sector bancário, o seu risco teria de ser considerado de muito elevado.
    Claro que não devemos considerar o professor ao nível de um estudante do 1º ano e certamente será mais justo admitir que as mais-valias obtidas não tiveram o suporte de qualquer desembolso de dinheiro isto é foi uma aquisição a descoberto. Quer dizer a taxa de juro implícita na operação foi: i=Cnt/36500 como C=0 a taxa de juro i=infinito.

    ResponderEliminar
  36. Este post está fraquinho.

    É a depré pré-eleitoral?

    ResponderEliminar
  37. Barba Rija disse...

    Confundes valores absolutos com derivadas. Enfim...

    Não confundo nada...em 3 linhas ou mesmo em mil discutir um assunto desta complexidade é espúrio

    Quanto ao cavaco, já fiz a minha campanha. Votem em todos menos o professor, MENOS O?
    esta gramática

    que de Salazares vindos da terrinha, sérios, "honestos" e professoriais já basta

    Nã BASTA NADA SALAZAR GANHOU AS ELEIÇÕES DEPUÈS DE MUERTO

    TOCA A VOTAR NO ETERNO RETORNO HISTÒRICO ENQUANTO É VIVO

    E SEMPRE GARANTES A REMUNERAÇÃO DURANTE MAIS UNS MESES

    À MAIORIA DOS TEUS COMPINCHAS NESTE BLOG

    ResponderEliminar
  38. "vindos da terrinha, sérios, "honestos" e professoriais já basta."

    Aliás, isso são as primeiras coisas a saber de um candidato. É se tem perfil de pessoa honesta, doutoramento e veio de fora das capitais (duas para não irritar o pessoal do norte). Enfim...

    ResponderEliminar
  39. BIBA CABACO
    QUE MORRA ALEGRE
    BIBA ALEGRE
    QUE MORRA TRISTE

    ResponderEliminar
  40. Trabalhadora do sexo pidesco:

    WTF??????

    ResponderEliminar
  41. Sexo? ó seu Joã Beternário

    Las Putas Políticas son assexuadas

    Bote Coelho que é mais de seu mester

    Cavacus Silvanus Vincit

    ResponderEliminar
  42. Ludi
    "Manelito?"
    Claro, já os começo a confundir :-)
    O problema não é tanto ele fazer publicidade para esse banco (podia ter escolhido um mais bonito), o problema é ele ter afirmado que não sabia que estava a fazer publicidade, coitadinho (afirmação que surgiu anos depois)e que devolveu o cheque (anos depois), o que, segundo os responsáveis do banco em questão, não é verdade.

    ResponderEliminar
  43. Quanto ao CS, estamos de acordo: unspeakable

    ResponderEliminar
  44. Cristy disse...

    Quanto ao CS (Campo de Santana? Coelho Safado? Cagadinho Sorridente?

    Caçador Simão?unspeakable? ahn andamos adonde?

    E A DEMOGRAPHIA GANHOU EM 14.358 na freguesia aqui do burgo 10% de votos ao meio dia
    grande afluência entre o meio-dia e as duas
    às 17horas 41% e ninguém a chegar dos 48 gajos e gadjas nas mesas a 70 e tal euros ao dia nem metade votou....

    quase tudo funcionários públicos em jipes e carrinhos e pouco pessoal do partido a pé está frio....

    VIVA CABACUS SILBANUS NOSSO LÍDER ABaixo OS BRUTUS

    o povo guardou a sua arma

    ResponderEliminar
  45. Demo Gra Pia
    Correspondente senil?

    ResponderEliminar
  46. Ludwig,

    Meritória a chamada de atenção sobre a inutilidade do voto não expresso (brancos e nulos). Infelizmente serviu de pouco.

    O candidato Cavaco Silva declarou, com uma arrogância inédita até no tempo de Salazar, que era muito importante elegerem-no à primeira volta, para poupar dinheiro. O povo, obsequioso, elegeu-o à primeira volta com 52,94% dos votos.

    É interessante fazer as contas e constatar que os 6,19% de votos brancos e nulos, ditos "cartões vermelhos" ao actual e futuro presidente, caso tivessem sido validamente expressos como votos em qualquer dos outros candidatos, teriam bastado para que a votação em Cavaco Silva totalizasse 49,85%, obrigando-o a uma segunda volta que talvez não vencesse. Os eleitores que se recusaram a escolher elegeram efectivamente Cavaco Silva à primeira volta. Saberão eles o que fizeram?

    ResponderEliminar
  47. >=46% de abstenção

    cavaco [51-55%]


    Ora quem sabe sabe : ))

    ResponderEliminar
  48. "Saberão eles o que fizeram?"

    Votei branco, pois entre merda e merda e meia a merda é toda a mesma.
    1º ou 2ª volta que diferença faria? Um merdoso diferente? Se cada um só por ser rei, perdão, PR ganha uma reforma choruda e direito regalias mesmo depois de ter levantado o cu do trono, reeleições saem mais em conta.
    Cambada de chupistas.

    ResponderEliminar
  49. Xangrylah: ao votares em branco, elegeste Cavaco. Se tinhas que eleger um - como fizeste - porque não escolher o menos mau?

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.