terça-feira, maio 11, 2010

A lei de Poe

Quando a religião é levada suficientemente a sério, torna-se impossível de distinguir da paródia. E esta lei não se aplica só à conversa do Jónatas acerca dos leões e melancias:

«18.00 - Nuno Gomes e Rui Costa oferecem ao Papa uma camisola do Benfica, que diz Bento e é o número 16.»

No Diário de Notícias

Pronto, acabo com as coisas do Papa por agora que também já eu estou farto...

20 comentários:

  1. LEÕES E MELANCIAS: OBJECÇÕES AO VEGETARIANISMO ORIGINÁRIO (1)

    Em Génesis 1:29-30 a Bíblia diz que, inicialmente, a dieta dos seres humanos e dos animais era de frutos e legumes.

    No plano inicial de Deus não estava o comportamento predatório. Os leão e o cordeiro pastariam juntos. Não se faria mal algum na Criação. As plantas e os frutos foram concebidos para conterem todos os nutrientes necessários.

    Alguns, como o Ludwig, manifestaram grande repulsa por este ensino bíblico. Não conseguem pensar que animais com fortes mandíbulas, como os leões ou os tubarões brancos, pudessem ser originariamente vegetarianos.

    É claro que vivendo num mundo corrompido, com crueldade predatória, sofrimento e morte pensamos por vezes que ele sempre foi assim.

    Mas, bem vistas as coisas, tratou-se aí de uma repulsa mais emotiva e irracional, do que de uma oposição fundamentada, baseada num qualquer argumento científico, histórico ou lógico.

    Em primeiro lugar, não se pode objectar à ideia de que os animais foram inicialmente criados vegetarianos apresentando o facto de que eles são carnívoros hoje. Todos sabemos que isso é assim e não é isso que está em causa. Nenhum criacionista disputa isso.

    O que está em causa é a dieta original dos animais numa altura em que a Terra era perfeita e existia abundante vegetação.

    Recorde-se que mesmo no actual deserto do Saara existem sinais de vegetação luxuriante no passado. É um erro julgar o passado com base nas condições do presente.

    Em segundo lugar, existem alguns casos, embora raros, de exemplares de animais carnívoros que têm uma dieta vegetariana. Assim tem sucedido com alguns leões e tigres, por exemplo. ~

    Do mesmo modo, existem tubarões que ainda hoje se alimentam à base de plâncton.

    Ou seja, não existe nenhuma impossibilidade estrutural a que estes animais tenham um dia tido uma dieta não carnívora.

    ResponderEliminar
  2. LEÕES E MELANCIAS: OBJECÇÕES AO VEGETARIANISMO ORIGINÁRIO (2)

    Em terceiro lugar, não se pode julgar a dieta de um animal pelo tamanho dos seus dentes e das suas garras.

    Ainda hoje existem muitos animais (v.g. ursos, lémures, pandas gigantes, morcegos) que, apesar de terem garras e dentes afiados os usam para partir frutos e rasgar diferentes vegetais ou comer bambu.

    Não faltam na internet imagens de animais a usarem os seus dentes afiados para partir grandes frutos e comê-los.

    Num mundo corrompido, como a Bíblia descreve aquele em que vivemos, caracterizado pela luta predatória, é natural que mutações e selecção natural tenham levado alguns animais a desenvolver dentes e garras especialmente afiados.

    Os criacionistas acreditam na selecção natural como instrumento de adaptação das espécies.

    Mas é um erro científico crasso julgar a dieta dos animais pelo tamanho dos seus dentes.

    Tanto basta para dizer que não existe nenhuma objecção lógica ou científica ao ensino bíblico de que Deus criou inicialmente os seres humanos e os animais com uma dieta vegetariana.

    Na verdade, não se compreenderia como é que Deus poderia ter considerado o comportamento predatório, a lei do mais forte, o sofrimento e a morte, como algo de bom.

    Como se viu, as objecções suscitadas são irracionais e emotivas, despidas de qualquer fundamento lógico.


    P.S. Paródia é mesmo dizer que a chuva cria códigos…

    ResponderEliminar
  3. Papa Bento XVI recebe camisola do Benfica
    O sacerdote que acompanha o Papa tem bom sentido de humor :-)

    Tem piada, mas não me parece que seja um exemplo da Lei de Poe. Já vi um texto a dizer que os ovos da Páscoa são testículos de Satanás - não sei se é a gozar ou não. Existem vídeos sarcásticos que são tomados a sério pelos comentadores, que respondem como se fosse a sério. E num canal de um evangélico que censura conteúdos encontrei um vídeo de EdwardCurrent como favorito. Se alguém lesse a frase sobre leões e melancias, podia pensar que era a gozar. Mas é normal dar prendas humorísticas. Pelo menos o antecessor parecia ter bom humor:
    1; 2; 3; 4.
    Isto, apesar de ter piada, também não é um exemplo da Lei de Poe.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que a cena da camisola é um exemplo da lei de Poe porque, se imaginasses os futebolistas a querer gozar com o Bento, uma boa partida era dar-lhe uma camisola Bento 16.

    É que estou mesmo a imaginar isto num sketch dos Gato Fedorento...

    ResponderEliminar
  5. Perspectiva:

    E depois dizes que não és spammer...

    ResponderEliminar
  6. Quando não há nada a apontar ao Papa, surgem posts como este ...

    ResponderEliminar
  7. E se em vez de focares a atenção na camisola do Benfica, meditasses sobre estas palavras do discurso do Bento XVI no aeroporto?

    «De uma visão sábia sobre a vida e sobre o mundo deriva o ordenamento justo da sociedade. Situada na história, a Igreja está aberta a colaborar com quem não marginaliza nem privatiza a essencial consideração do sentido humano da vida. Não se trata de um confronto ético entre um sistema laico e um sistema religioso, mas de uma questão de sentido à qual se entrega a própria liberdade. O que divide é o valor dado à problemática do sentido e a sua implicação na vida pública.»

    ResponderEliminar
  8. Ludwig, continuo a achar que é apenas um humor próprio das ofertas e que a única diferença seria um religioso envolvido - a Lei de Poe não implica um contexto religioso; pode ser, por exemplo, político.

    A Lei de Poe (que é uma lei da Internet) é a seguinte: é impossível fazer uma paródia de fundamentalistas (originalmente: criacionstas) sem confundir com o original, se não houver uma pista óbvia, como um piscar de olhos. Alguém vai confundir a paródia com crenças sinceras e vice-versa (e isso é testado experimentalmente). Uma brincadeira com uma camisola não é um crença fundamentalista. Meras piadas, partidas e sketches humorísticos não são exemplos da Lei de Poe.

    - http://rationalwiki.com/wiki/Poe%27s_Law
    - http://www.telegraph.co.uk/technology/news/6408927/Internet-rules-and-laws-the-top-10-from-Godwin-to-Poe.html
    - http://www.urbandictionary.com/define.php?term=Poe%27s+Law

    ResponderEliminar
  9. já agora continuavam até dia 13 para ver se exocizavam o pape

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. O Ludwig tem sentido de humor quando procura parodiar o criacionismo indo para os debates dizer que as Falésias de Dover provam a evolução (a despeito da sua origem recente e catastrófica) ou dizendo no seu blogue que a chuva cria informação codificada... (!!)


    Também é interessante vê-lo a parodiar o criacionismo dizendo que o facto de gaivotas evoluirem para... gaivotas e as moscas evoluirem para...moscas demonstra a evolução de partícular para pessoas...

    Pena é que mesmo alguns evolucionistas (incluindo ele próprio!)tenham pensado que estava a falar a sério...

    Que diria Poe deste tipo de paródias que enganam o próprio parodiante?


    À lei de Poe temos que acrescentar o seguinte corolário:

    ao quererem parodiar os criacionistas com aparente seriedade, os evolucionistas acabam por acreditar nos disparates que dizem...

    ResponderEliminar
  12. RESPOSTA AO PEDRO M

    Em vez de estar sempre a falar de SPAMM, juntamente com o Pedro Amaral Couto, como se fossem duas carpideiras desidratadas, seria mais interessante, para os próprios criacionistas, que o Pedro M tentasse mostrar o que é que há de cientifica ou logicamente absurdo na possibilidade de os animais terem sido criados, no princípio, para uma dieta vegetariana...

    ResponderEliminar
  13. A TEORIA DA EVOLUÇÃO E A LEI DE POE

    A teoria da evolução não passa de uma paródia ao criacionismo que muitos pensam que é verdadeira apenas porque Charles Darwin se esqueceu dar uma piscadela de olhos depois de escrever a Origem das Espécies.

    Só assim se compreende que alguém no seu perfeito juizo possa dizer (ou acreditar) que o nada cria tudo, que a vida vem da não vida e que uma espécie menos complexa se transforma noutra mais complexa, sem que haja qualquer confirmação empírica e científica de que isso é assim.

    A teoria da evolução é a expressão máxima da lei de Poe.

    ResponderEliminar
  14. PAC,

    «Uma brincadeira com uma camisola não é um crença fundamentalista. Meras piadas, partidas e sketches humorísticos não são exemplos da Lei de Poe.»

    A brincadeira não é a crença. Mas a lei de Poe também é formulada como o limite da religiosidade igualar a comédia, e por isso verifica-se sempre que a brincadeira e o acto religioso a sério se tornem impossíveis de distinguir.

    E esse era o meu ponto aqui. Oferecer ao Ratzinger uma camisola do Benfica a dizer Bento 16 dá igualmente bem para oferta sincera de jogadores católicos como para uma rábula de cómicos ateus.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. "Há mais verdade num versículo da Bíblia do que em toda a Ciência e Filosofia, e isso tem sido muito inspirador para as ciências e para as filosofias."

    "Os ateus são os mais crédulos dos seres humanos... "

    Que pouca vergonha!!!!!!! Mas estas criaturas nao têm um pingo de verdonha na testa? Usufruem despudoradamente de conhecimento que é o fruto da pesquisa de alguém, em algum lugar, que teve a coragem de nao aceitar as respostas que eles aceitam passivamente.

    Segundo a Biblia, o valor de Pi é 3!!!!!!! Desafio estes palermas que dizem que há mais verdade num versiculo da Biblia do que em toda a ciência a tentar construir o mundo moderno baseados nessa
    grande verdade matemática!!!!! Despudorados!
    Uma coisa é sofrer de disfunções cognitivas sistemáticas ou disfunções neurologicas do cortex frontal que os tornam susceptiveis de cair em obcessoes e ideias fixas e aceitar sem questionar ilusoes irracionais. Afinal, ninguem tem culpa da maquilhagem genetica que herdou...
    Outra coisa é insultar aqueles chegaram a pagar com a vida o facto de nao aceitar as "verdades da biblia" e que sao a base do mundo moderno!

    ResponderEliminar
  17. PAC,

    esse é um exemplo de uma paródia que não se sabe bem de quem faz troça. Mas é evidente que se trata de uma paródia. Ninguém vai confundir esse vídeo com um argumento de alguém que está mesmo a falar a sério. É inconfundivelmente a gozar.

    Por isso não é um exemplo da lei de Poe. É uma paróxia bem conseguida que goza com ambos os lados ao mesmo tempo, mas não se confunde com a defesa séria de qualquer uma das partes.

    A cena da camisola é diferente. Exactamente a mesma coisa, sem tirar nem pôr, podia ter sido usada para gozar com o Papa, fazer troça dos católicos, etc.

    ResponderEliminar
  18. Perspectiva,
    com tanto vegetarianismo bíblico, começo a sentir pena das frutas e dos legumes. Afinal, há mesmo violência na bíblia. Tanta pevide derramada...

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.