terça-feira, maio 25, 2010

Eficiência.

Há umas semanas encomendei um leitor de e-books baratinho de Hong-Kong (1) e esta semana recebi uma carta da alfândega para apresentar a factura e pagar o imposto. Como era uma carta registada e não estava ninguém em casa quando a entregaram tive de a ir levantar aos correios. Aproveitei para perguntar se podia tratar disto electronicamente. A factura é um email, o pagamento foi electrónico e era só fazer forward para eles, davam-me um código para pagar pelo Multibanco e a encomenda seguia para casa. Mas não. A senhora dos CTT até se riu e disse que isso era muito avançado. Ou imprimia e enviava o papel no envelope que me tinham mandado, esperando mais uns dias, ou ia lá pessoalmente que era mais rápido.

Decido ir lá de manhã, munido do email impresso e da carta que me enviaram. Quando lá chego, perto da estação dos CTT em Cabo Ruivo, não estava ninguém para ser atendido. Perfeito. Dirijo-me ao balcão, mostro os papeis e a senhora pede-me que volte lá atrás para trazer uma senha. Compreendo que haja um sistema de controlo e que seja preciso ter um contador das pessoas atendidas. Mas a senhora podia ter um botão ao pé dela para passar ao próximo cliente sem ter de gastar papel e tinta a imprimir uma senha quando não há mais ninguém. Não é muito, mas sempre se poupava um pouco.

Verifica a factura que lhe apresento, escreve umas coisas no computador, faz-me umas perguntas, imprime uns papeis, dá-mos para a mão e diz que tenho de ir ao guiché do lado pagar. Mas primeiro tenho de tirar outra senha. Volto à entrada, tiro a outra senha, vou para o guiché indicado – a dois passos do primeiro – e espero que a senhora desse guiché me atenda. Este também não tinha ninguém para ser atendido mas a senhora estava atarefada ao computador. Ao fim de um pouco entrego-lhe os papeis e ela passa uns minutos a copiar aquilo para o computador dela. WTF? Não têm rede?

Imprime mais uns papeis, pago, assino um, dá-me outro e manda-me ir a outro guiché que estava no meio destes dois. Sem ninguém. Nem para ser atendido nem para atender. Pergunto à primeira senhora se é preciso mais senhas. Ela ri-se, diz que não e diz-me para dizer à senhora do segundo guiché para chamar alguém. Peço-lhe para chamar alguém, ela toca uma campainha e, um pouco mais tarde, lá vem o senhor do terceiro guiché. Bom dia, papelinho para aqui, papelinho de volta, e finalmente vai buscar o pacotinho com o meu leitor novo.

Ufa.

Fiquei surpreendido por estarmos a atravessar esta crise. Não pela crise. Com este bailado repetido em milhares de repartições pelo país, e o gasto de tempo, papel e tinta que isso acarreta, a crise não me surpreende. O que me admira é estarmos ainda a atravessá-la e não termos já caído do outro lado.

1- Da Shop Kami, se estiverem interessados.

35 comentários:

  1. Welcome to the lovely world of bureucracy...

    O Estado Portugues é sem dúvida o seu mais digno representante, deixando os nossos parceiros de União embasbacados com a complicação, execesso de funcionários e red tape que nós conseguimos inventar...

    E tás com sorte de a senhora do guiché 1 te ter dito para dizer à senhora do guiché 2 para chamar alguém para te atender no guiché 3. Essa senhora era muito eficiente, regra geral mandam-te esperar e com má cara ;)


    beijos

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado, da última vez que tive uma interacção do género com a alfândega dos CTT (também Cabo Ruivo) dava para tratar disso por e-mail... (por acaso o meu caso não, que era daqueles em que eles inventam quanto é que querem receber :-P).

    ResponderEliminar
  3. Been there, done that... "desalfandegar" coisas em Cabo Ruivo é uma criação do Mefistófeles. Tal como pagar IVA sobre 48€ de correio expresso além do IVA sobre o objecto adquirido.

    ResponderEliminar
  4. Estão a ver porque é que eu digo que Kafka era portugues? Não é so pela cara dele. Onde mais poderia ele ter apredido isot?

    ResponderEliminar
  5. Um retrato perfeito das repartições públicas em Portugal - e isto é o que está visível ao público, o que se passa "lá dentro" nem quero imaginar...

    ResponderEliminar
  6. E isso funciona bem? Estava à espera de um slate com WebOS.

    ResponderEliminar
  7. Mas isso dá para ler um livro?
    E para ler uma folha A4?
    parece demasiado pequeno...
    O ecrã é passivo?

    ResponderEliminar
  8. Mas quem te disse que não caímos já do outro lado? E daí, pode ser que ainda estejamos a tempo e esta crise venha a tempo de ser só a nossa geração a pagar dívidas que não tinha capacidade de liquidar. Pode ser que não passe para os teus filhos e para os meus sobrinhos.

    Mas começas a ver onde se podia cortar em funcionários públicos, certo? E de certeza que ganham muito bem para te fazer andar a dançar de um lado para o outro!

    ResponderEliminar
  9. Abobrinha

    O grosso da despesa não são em funcionários dos CTT que são de gestão semi privada ou parecido.

    O problema do estado e da mama de décadas são :

    Institutos e seus directores
    Gabinetes de advogados e seus pareceres
    Obras públicas, adjudicações e câmaras municipais

    concursos públicos feitos à medida
    pensões vitalícias pagas a peso de ouro ( privadas e públicas porque os fundos de pensões muitas vezes pingam do estado )

    Falta de rigor de gestão

    O funcionário público é o mexilhão que é mais fácil de f...
    Bastou um caramelo como o PP não saber fazer contratos e um símio qualquer que não soube salvaguardar a manutenção de uns heli e o estado perdeu mais de 4 mil milhões de euros.
    Dá para pagar muito funcionário dos CTT.

    ; )

    ResponderEliminar
  10. Nuvens de fumo

    A lista de desperdícios é tão grande que seria necessário vários posts. Mas eu estou confiante: com a crise, o governo conseguiu já cortar numa professora que dá umas baldas a mostrar as mamas numa revista masculina e as horas extraordinárias dos médicos também estão por um fio.

    Em contrapartida, funcionários do SEF com vontades legitimamente masculinas (leia-se beber e f... fazer coisas interessantes) continuam a trabalhar numa área em que claramente são peritos e não têm conflitos de interesses.

    http://aeiou.expresso.pt/pena-suspensa-para-inspetores-do-sef-que-protegiam-bares-de-alterne-em-troca-de-sexo=f584830

    Estamos no bom caminho, portanto! Ou talvez não...

    ResponderEliminar
  11. HEHE

    Está tudo doido é o que me parece.
    O problema é que vai ser o mesmo de sempre a pagar uma crise que encheu o bolso de muitos com notas gordas. Para esses a crise não só não existe como anda tudo muito mais barato.
    Irrita um pouco esta injustiça económica que em muito se deve à passividade com que a sociedade civil anda a comer as fantuchadas de décadas.

    Agora é tarde e descobriram que o país não só não produz nada como não tem dinheiro. E isto em meia dúzia de semanas.

    Imaginem o que meia dúzia de anos n´~ao podem fazer : )))

    ResponderEliminar
  12. Mas já agora , mesmo no sector privado o panorama não é muito bom.
    Eu que já trabalhei com alemães , comparar o método e rigor de trabalho de lá com a trapalhada de cá , explica muita coisa.

    A começar pelo respeito pelo trabalho dos outros chegando a horas, cumprindo as metas e apresentando estimativas realistas, só isto é muito.

    ResponderEliminar
  13. Nuvens de fumo

    Creio sinceramente que é agora que acaba a mama. Isto se o pessoal se encrespar por fim, como já acontece com pessoal como banqueiros e afins. Mas não chega: temos que nos enervar mais.

    Quanto ao sector privado, ainda andamos longe da perfeição, mas temos algumas qualidades. Em todo o caso, com todos os desperdícios, não chega ao esbanjar do privado!

    ResponderEliminar
  14. Que história!

    Eu optei pelo Amazon Kindle e estou bastante satisfeito. Se bem que o teu pareceu-me ser a cores ... o que é apelativo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. GlorifiedG,

    Lamento desiludir, mas o meu critério foi o preço :)

    Mas parece ser porreiro, pelo que pude ver hoje.

    Miguel Panão,

    O Kindle não me atrai por estar muito preso à Amazon. Este é a cores, sim, mas não é e-ink (não dá bem para ler na praia, por exemplo, mas como não gosto de praia para mim serve :)

    On,

    Dá para ler pdfs bem. Se ficar na horizontal, lê-se perfeitamente, e vai-se deslocando a página arrastando com o dedo. Mas o ecrã deste é como o do iphone e companhia, não dá para ler com muita luz.

    ResponderEliminar
  16. que treta
    forward pdfs iphone
    então e o deus da eficiência
    NOSSO FORD seja feita a vossa vontade
    onde estão os defensores de ti l'eternel qu'est mon berger
    deus não gosta de ser ignorado por ateus
    ó dieu ! tu es mon dieu Psaume de David que c'est moi LXIII
    desertaram de deus para a ineficiência du homme
    ó candidatos à tostadeira eterna..
    ó bronzeador infinito...
    ó churrasqueiro dos descrentes
    se até os ateus abandonam deus a coisa vai mal...
    DEO GRATIAS

    ResponderEliminar
  17. Ludwig,

    de facto tens razão, embora a Amazon contenha cerca de 400 000 títulos. De qualquer forma, se tiver um e-book sem ser da Amazon posso sempre usar a aplicação "Calibre". Enfim ... boa leitura :)

    ResponderEliminar
  18. Não te incomoda os tipos q construiram isso dormirem em camaratas podres, so poderem ir à casa de banho 2 vezes ao dia e ainda trabalharem 12 horas por dia, 7 dias por semana?

    Ao menos podias comprar Apple ou Microsoft... Ha espera, é igual. Sei la podias comprar... Podias comprar... Olha, o que é que hoje em dia não utiliza pseudioescravatura?

    ResponderEliminar
  19. e com essa engenhoca podes carregar quais livros?

    ResponderEliminar
  20. João,

    «Não te incomoda os tipos q construiram isso dormirem em camaratas podres, so poderem ir à casa de banho 2 vezes ao dia e ainda trabalharem 12 horas por dia, 7 dias por semana?»

    Sim. Mas julgo que não melhoro a situação deles ao boicotar o que eles produzem.

    E este é concebido e fabricado na China. Ou seja, o dinheiro vai todo para eles (pode ser uma cópia de outros designs, mas se é para pagar por trabalho pseudoescravo ao menos pago aos pseudoescravos e não aos donos...)

    ResponderEliminar
  21. Cristy,

    «e com essa engenhoca podes carregar quais livros?»

    Isto funciona como um mini-portátil. Tem um browser e wireless, tem leitor de pdfs, ppts, texto, podes instalar software (usa o OS Android), etc.

    Basicamente, tudo o que estiver em pdf ou html podes ler facilmente. Só aqueles formatos proprietários com DRM e assim é que não dá.

    Como para mim o que dá mais jeito é para ler artigos, que vêm em pdf, e o DRM me irrita, isto é o ideal.

    ResponderEliminar
  22. Miguel Panão,

    O problema da Amazon é que os livros em papel saem o mesmo preço que electrónicos, o que é uma estupidez mas, se é para pagar, prefiro ter um livro em papel -- por muito bom que o kindle seja, e nem que seja só pelo cheiro do livro novo :)

    O que me dá jeito é para ler artigos. Leio-os sempre no computador de qualquer maneira (não vou matar árvores só para isso) e assim é mais prático.

    ResponderEliminar
  23. "E este é concebido e fabricado na China. Ou seja, o dinheiro vai todo para eles (pode ser uma cópia de outros designs, mas se é para pagar por trabalho pseudoescravo ao menos pago aos pseudoescravos e não aos donos...)"


    Aqui estou so mais ou menos de acordo contigo. O dinheiro vai para os pseudomestres dos pseudoescravos. Estes são é da mesma nacionalidade dos pseudoescravos.

    Nem todos os chineses foram criados iguais. (Ja para não falar que deus nem se deu ao trabalho de ir la apresentar-se).

    ResponderEliminar
  24. Ja agora, isso tem quanto tempo de bateria em modo de leitura?

    É rapido na navegação? Não tem latencia que se note no input?

    ResponderEliminar
  25. «Ja agora, isso tem quanto tempo de bateria em modo de leitura?»

    Não sei... ainda não tive tempo de o carregar completamente e esperar que descarregue.

    «É rapido na navegação? Não tem latencia que se note no input?»

    A navegação é +-, pelo que experimentei (mas não me pus a ver videos no youtube...)

    O input é um pouco lento. Se leres pdfs pesados com muitas imagens esperas alguns segundos para carregar a página do cartão. Quanto ao input do utilizador, quando é preciso escrever alguma coisa aparece um teclado virtual que é uma bosta. O manual diz que o aparelho suporta um teclado externo usb mas algumas teclas podem não funcionar (o manual também é feito na china, e nota-se :)

    ResponderEliminar
  26. "...aparece um teclado virtual que é uma bosta."

    Pois! Não compraste um iPad que é absolutamente gorgeous, logo não esperes milagres... ;)

    ResponderEliminar
  27. Ludwig:

    Tem os mesmos contras do meu telemovel. Mas pelo menos custou 1/5 do Iphone.

    Quanto ao Ipad acho que é apenas uma brincadeira cara. É grande demais para ser portatil, caro demais se comparares com um laptop de 600 euros, e igualmente fragil.

    Mas ha quem esteja sem dormir para ter um.

    ResponderEliminar
  28. Pelo que li essa coisa só tem 2,5h de autonomia. Lamento informar Ludwig mas arranja-se a 80€ no ebay! :P Foi roubado!

    Estou a pensar comprar (qnd chegar no próximo mês) esta coisa: http://www.expansys.pt/d.aspx?i=198651

    Nuno Leal

    ResponderEliminar
  29. O que me dá jeito é para ler artigos. Leio-os sempre no computador de qualquer maneira (não vou matar árvores só para isso) e assim é mais prático
    Exmo sr Dr. Engenheiro -ora matam-se árvores para limparmos outras partes, que no meu tempo apenas exigia umas pedrinhas, folhas das ditas árvores ou para os mais letrados papel de jornal
    vi o 1º rolo feito de árvores mortas só em 1939 quando por viscissitudes da vida fiquei retido em Goa...
    portanto tem pejo em matar árvores para ler um artigo científico mas não para limpar o nariz ou variadas peças anatómicas...compreendo

    ResponderEliminar
  30. presumo que o blog esteja passando por uma fase de descanso
    relativamente à essência humana versus divina....
    ou o ateísmo está a recuperar das perdas sofridas pelos guerreiros da fé...
    ou ambos estão a construir argumentos para os próximos assaltos e pequenos cercos...
    O que o admira é estarmos ainda a atravessar uma crise e não termos já caído do outro lado....no inferno? ou no céu?
    não se preocupe as crises vão... e surgem novas crises
    e a eficiência burocrática ou falta dela, não são, nem o cerne das crises, nem panaceias salvadoras.
    as sociedades burocráticas precisam dos seus rituais...
    numa sociedade de rituais pouco importa que estes sejam em papel quer em formato de pacotes de electrões

    ResponderEliminar
  31. (pode ser uma cópia de outros designs, mas se é para pagar por trabalho pseudoescravo ao menos pago aos pseudoescravos e não aos donos...) isto é uma ilusão tão infantil permita ter a ousadia de lho dizer...
    nem no império britânico, nem na união dita-soviética há sempre escravos e donos
    eu um sem-casta fui libertado dessa condição pela conversão ao islão..
    por isso acredito na libertação pela fé...
    que pode funcionar em sentido reverso...
    mas é algo maravilhoso que o humano género criou...
    tive fé numa presença e tive fé em Marx ambas me auxiliaram
    a suportar as viscissitudes da vida
    os gastos de um estado pela minha experiência resultam no que os donos necessitam para manter o seu nível...
    e os donos crescem em números nos tempos clementes
    e esmagam os seus escravos nos tempos mai duros...

    ResponderEliminar
  32. Vários suicídios na fábrica que faz o iPhone na China

    A fabricante Foxconn está a pedir aos operários em Shenzhen, no sul da China, que assinem documentos a prometer que não vão suicidar-se e a aceitar a sua institucionalização se revelarem um "estado mental ou físico anormal".

    A onda de suicídios nas fábricas da Foxconn, que já se revelou fatal para dez operários desde Janeiro, levou a empresa a solicitar aos trabalhadores a assinatura de documentos em que prometem que não se vão suicidar e aceitam a sua institucionalização quando revelarem um "estado mental ou físico anormal que coloque em risco a sua protecção ou a de outros".

    "Prometo nunca me magoar nem magoar outros de uma forma extrema", diz o documento apresentado aos operários, de acordo com o canal de televisão por cabo de Taiwan CTI, que relata ainda que a Foxconn colocou redes de segurança em redor dos edifícios da unidade fabril para dissuadir os operários suicidas.

    As autoridades de Shenzhen, na província de Guangdong, designaram uma equipa de polícias e médicos para investigar as tentativas de suicídio e a sua ligação com as regras internas da Foxconn, estilo de gestão e cultura empresarial.

    A onda de suicídios gerou suspeitas de maus-tratos a milhares de operários na China, especialmente aos que trabalham na Foxconn, acusada de submeter os trabalhadores a jornadas longas, salários baixos e elevada pressão psicológica.

    A situação levou a empresa a realçar por várias vezes que oferece refeições, dormida e chuveiros aos operários e que construiu piscinas e salas de leitura para o usufruto dos mesmos.

    “Trabalho como uma máquina"

    "O ambiente no local de trabalho é de tanta pressão e deprimente que não somos autorizados a falar com os nossos colegas nas 12 horas de trabalho sob pena de sermos punidos pelos nossos supervisores, só temos 30 minutos para almoçar e não podemos demorar mais do que 10 minutos na casa de banho", contou um operário de 21 anos ao jornal South China Morning Post, de Hong Kong.

    "Sinto que tenho uma vida vazia e que trabalho como uma máquina", lamentou o operário que diz auferir cerca de 200 euros mensais, ou seja, o equivalente ao preço (em dólares americanos) do iPhone com 32GB produzido pela Foxconn.

    [...]

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1578926

    ResponderEliminar
  33. isto a ser verdade e não um boato é engraçado uma corporação ocidental que institucionaliza é um regresso ao passado...
    Vários suicídios na fábrica que faz o iPhone na China

    A fabricante Foxconn está a pedir aos operários em Shenzhen, no sul da China, que assinem documentos a prometer que não vão suicidar-se e a aceitar a sua institucionalização se revelarem um "estado mental ou físico anormal".

    A onda de suicídios nas fábricas da Foxconn, que já se revelou fatal para dez operários desde Janeiro, levou a empresa a solicitar aos trabalhadores a assinatura de documentos em que prometem que não se vão suicidar e aceitam a sua institucionalização quando revelarem um "estado mental ou físico anormal que coloque em risco a sua protecção ou a de outros".

    "Prometo nunca me magoar nem magoar outros de uma forma extrema", diz o documento apresentado aos operários, de acordo com o canal de televisão por cabo de Taiwan CTI, que relata ainda que a Foxconn colocou redes de segurança em redor dos edifícios da unidade fabril para dissuadir os operários suicidas.

    As autoridades de Shenzhen, na província de Guangdong, designaram uma equipa de polícias e médicos para investigar as tentativas de suicídio e a sua ligação com as regras internas da Foxconn, estilo de gestão e cultura empresarial.

    A onda de suicídios gerou suspeitas de maus-tratos a milhares de operários na China, especialmente aos que trabalham na Foxconn, acusada de submeter os trabalhadores a jornadas longas, salários baixos e elevada pressão psicológica.

    A situação levou a empresa a realçar por várias vezes que oferece refeições, dormida e chuveiros aos operários e que construiu piscinas e salas de leitura para o usufruto dos mesmos.

    “Trabalho como uma máquina"

    "O ambiente no local de trabalho é de tanta pressão e deprimente que não somos autorizados a falar com os nossos colegas nas 12 horas de trabalho sob pena de sermos punidos pelos nossos supervisores, só temos 30 minutos para almoçar e não podemos demorar mais do que 10 minutos na casa de banho", contou um operário de 21 anos ao jornal South China Morning Post, de Hong Kong.

    "Sinto que tenho uma vida vazia e que trabalho como uma máquina", lamentou o operário que diz auferir cerca de 200 euros mensais, ou seja, o equivalente ao preço (em dólares americanos) do iPhone com 32GB produzido pela Foxconn.

    [...]

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1578926
    26/05/10 20:43

    ResponderEliminar
  34. http://www.nlcnet.org/reports?id=0034

    Young, Exhausted & Disposable:
    Teenagers Producing for Microsoft

    ResponderEliminar
  35. Ludwig,

    Eu já tenho um telemóvel Android e ando mortinho que saia para o mercado um tablet decente. Já experimentaste ir ao Market sacar algumas aplicações (ou jogos) e ver que tal isso se porta?

    Não encontrei qualquer informação sobre o processador que isso traz, de modo que é difícil tentar adivinhar do q será capaz. Experimenta uns joguitos. O Replica Island é giro. Para uma coisa mais "puxada" tens o Raging Thunder (corridas de automóveis). Mais puxado ainda é o Raging Thunder 2. Se correr esse bem, é mais rápido que o meu HTC Magic e encomendo já um! :)

    BTW... quanto é q tiveste de pagar na alfandega?

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.