quinta-feira, maio 20, 2010

Dia de Desenhar Maomé.

Em Abril um episódio da série South Park foi censurado pela Comedy Central por causa de ameaças de um grupo islâmico que se ofendeu porque um personagem vestido de urso era apresentado como sendo Maomé. No dia 20 de Abril a cartoonista Molly Norris criou um poster satírico a anunciar que 20 de Maio seria o “Dia de Todos Desenharem Maomé”. Se bem que ela não tivesse intenção de que levassem o poster a sério, a ideia pegou e hoje celebra-se esse dia pela Internet (1).

Provavelmente muitos vão aproveitar para ofender os muçulmanos desenhando Maomé como uma lata de salsichas ou coisa assim. Mas como os muçulmanos são ainda mais fáceis de ofender que os católicos – e isto não é dizer pouco – parece-me que dá mais gozo tentar ser um pouco pedagógico. Ofende à mesma, é quase certo, mas pode ser que aprendam alguma coisa.

Alguns muçulmanos acham bem ameaçar, agredir, e até matar pessoas que desenhem Maomé porque acham que é pecado desenhar Maomé. Pena não acharem que ameaçar, agredir e matar sejam pelo menos pecados tão graves. Mas além de intolerantes e com os valores trocados, esses muçulmanos demonstram também ignorância acerca da sua própria religião. Desenhar Maomé foi prática comum nas nações islâmicas durante muito tempo antes desta religião degenerar numa das ideias mais parvas de sempre.

A imagem abaixo é o detalhe de uma ilustração de um manuscrito persa do século XIII, representando Maomé a dar um sermão aos convertidos no Monte Ararat, uma ilustração muito apreciada nos manuscritos árabes da época.

Ai pecado!

Esta outra mostra Maomé a receber os ensinamentos do anjo Gabriel, no “Compêndio de Crónicas” (Jami' al-Tawarikh), da autoria de Rashid al-Din e publicado na Pérsia em 1307.

Ai pecado, e com um anjo!

Finalmente, uma imagem da visita de Maomé ao inferno, acompanhado por Buraq e o anjo Gabriel, onde assistiu a mulheres penduradas pelos cabelos a arder para toda a eternidade, condenadas pelo pecado de incitar os homens mostrando os seus cabelos.

Outro pecado lixado, o de não usar touca...

Isto não só demonstra que era legítimo desenhar Maomé e que o Islão não é muito simpático para as mulheres, mas também que os homens muçulmanos, pelo menos os dessa altura, eram um bocado totós para se deixarem incitar por tão pouco.

Estas imagens foram copiadas do Mohammed Image Archive.

1- Wikipedia, Everybody Draw Mohammed Day

29 comentários:

  1. "Mas como os muçulmanos são ainda mais fáceis de ofender que os católicos – e isto não é dizer pouco"

    Não sejas injusto, nem todos, olha eu adoro o "Cristo" do South Park, é o maximo, e tb há o Deus dos Simpson que é de chorar a rir...

    (...)mulheres penduradas pelos cabelos a arder para toda a eternidade, condenadas pelo pecado de incitar os homens mostrando os seus cabelos. "

    Ainda se fosse as glandulas mamárias ;)

    hehehe Beijos

    ResponderEliminar
  2. Se um muçulmano acredita que o Corão diz que um fiel não deve desenhar Maomet, e esse muçulmano se ofende com um descrente que o faça, então ele poderia igualmente ofender-se com o descrente que coma porco ou beba cerveja.

    É um absurdo. Quem se ofende escolhe sentir-se ofendido.

    Tenho tanto respeito por essa escolha como pela de um desconhecido que se ofenda porque eu não uso gel.

    Ofenda-se antes com o mal que há no mundo, que não é pouco. Mostrarem-se ofendidos pela forma como os infieis pecam é uma boa maneira de denegrirem a sua religião, fazendo-a parecer completamente inadaptada a uma sociedade que se quer minimamente liberal, e onde diferentes religiões e não-religiões podem coexistir.

    ResponderEliminar
  3. Também é engraçada a falta de fé que as ameaças de violência directa revelam: parece que não têm confiança em Alá para castigar os prevaricadores com o fogo do Inferno como alegadamente explica o Corão.

    Têm de ser eles a fazer aquilo que pelos vistos Alá não consegue fazer sozinho. É fé, ou falta de fé?

    Bom, com fé ou sem ela, pelo menos haverá boas doses de ódio, violência, intolerância.
    Mas não nos podemos deixar intimidar, por isso agradeço o teu texto didáctico Ludwig.

    ResponderEliminar
  4. é um pouco limitante pegar em extractos de representações parciais e dizer que é permitivo
    a arte islãmica foi 90% do tempo não figurativa não só não mostrando maomé como excluindo qualquer representação animal foi ligeiramente mais permissiva para plantas estilizadas
    é como dizer que as correntes iconoclastas que varreram o mundo foram a forma dominante de cristianismo (ou já agora do ateismo) os icones na cultura eslava e na vossa também são semi-sagrados
    ninguém atira pedradas à imagem da virgem e excepto em espanha não é costume deitar-lhes fogo

    logo o post é tão intolerante com os hábitos e crenças humanas
    matar um pecado porquê todos os dias matamos criaturas nem melhores nem piores que nós mesmos
    neste dia vou exterminar biliões delas
    o simples uso de um sabonete leva à detergência de biliões para um ambiente hostil
    portanto num universo sem propósito
    porque não matar ou mutilar quem ataca as nossas fés?

    ResponderEliminar
  5. Quem acredita que não existe mal em matar outros seres humanos está inadaptado a qualquer sociedade em que não seja horrível viver.

    Se for uma questão de força, espero que quem acredita que matar outras pessoas é errado tenha mais força do que quem não acredita nisso.

    Se é para discorrermos sobre a moralidade adequada, isso leva-nos a fugir do tema do post para outro bem mais abangente.

    Mas certamente que não vejo intolerância nenhuma em defender a liberdade de nos exprimirmos sem sofrer intimidação física.

    ResponderEliminar
  6. uau o gajo é rápido uma resposta em menos de 7 minutos...isso leva-nos a fugir do tema do post para outro bem mais abangente.
    e o abangente fica bem
    Têm de ser eles a fazer aquilo que pelos vistos Alá não consegue fazer sozinho. É a fé faz muito mas uma ajudinha sempre serve
    bom os cristão sempre ficam mais socegados hoje é dia de Muhamad
    araruta tem seu dia de mingau....né
    a vida é um bem perecível na maior parte do mundo...creio que era o ponto
    a iconoclastia....não se justifica com a iconoclastia

    acho que era o outro ponto

    isto das clastias como diria t. atirar pedras a pedras tem as suas vantagens as pedras não gemem
    em portugal há uns 60 anos não se apedrejava ninguém e exceptuando o crime da aldeia velha não se queimavam bruxas
    mas as mães de bragança permanecem
    intolerância perante os intolerantes
    tomar a parte pelo todo...não é a resposta..
    e eu que sei de respostas...também nada excepto o facto de saber que a maioria dos homens encontra conforto na existência de algo...que os tirará do seu triste destino...viver

    ResponderEliminar
  7. Resumindo Que seja você a mudança que espera ver no mundo (du Gandhi ghandi)
    millises regioonis on kala püütud

    ResponderEliminar
  8. sem querer concordar ou dicordar com alguém deixo uns pontitos....

    a arte islâmita inicial segue os Haddith e o coirão (esta escapou-me)

    e o dito é explicito nas repercuções (ç)? da representational art pois os icones are considered idólatros

    In Arabe, islão means submission
    and a muslim is one who submits
    to Allah's will

    o islao é a highly complex and rich culture in which religion is so central that it cannot be disentangled from political and social culture.
    Islam has a long tradition of learning e matemáticas jáque um de vosotros o é (ciência) e arts e tenta explicar the place of people in the social order under the watchful eye of an all-powerful
    ....in the name of Allah
    assim

    ResponderEliminar
  9. iconoclastas dos budas no afeganistão são tambén (merde) os mesmos que os preservaram durante 1200anos quando invadiram e conquistaram
    bamyat há que ter em conta que uma cultura não é linear e reverte aos seus principios de pureza
    aos seus afonsos enriques e ideais de ...periodos aureos não era bem isto mas é a aliteração que me saiu..

    por exemplo o relevo dado àcaligrafia cito o Baba Shah Isfahani
    os alifs (ا) were like the tall sapling-figures that give peace to the soul, and the eye of his sad (ص) was like the eye of the youthful sweethearts. His dal (د) and lam (ل) were like the tresses of heart-ravishing beloveds, and the circles of the nun (ن) were like the eyebrows of devastating beauties. Every one of his dots was like the pupil of the dark-eyed, and every one of his strokes was like the water of life in the darkness of running ink
    isto existe no sécvulo xiii quando são feitas as pinturas isto era arte a outra a pintura era uma coisa de recém conquistados

    diria de islão-novos mazdaistas recém convertidos e outros que persistem noislão até ao século xix são uma arte inferior
    creio q..ue era isso que se referen qwanto à tolerança (cia)..
    não sei se fui claro..

    ResponderEliminar
  10. raisuna adimar e asmodeux:

    Desculpem o conselho, mas acho que deveriam ter cuidado para se exprimirem de uma forma mais intelegível.
    Se tiverem mais cuidado com a forma como escrevem, é mais fácil compreender o conteúdo das vossas intervenções, a informação que querem passar. Os vossos argumentos, se forem fortes, serão mais persuasivos.

    ResponderEliminar
  11. Ludi,
    sempre podes perguntar ao director do jornal i, acho que vocês chagaram a brincar juntos :-)

    ResponderEliminar
  12. Cristy,

    É o André do 2º? O mundo é pequeno... Mas acho que isto devem ser coisas dos advogados da Sojormedia, que ganham por litígio, e não dos jornalistas, que só têm a perder com a má publicidade que isto traz. Por isso parece-me que o André não deve ter nada a ver com estas decisões.

    ResponderEliminar
  13. argumentos falaciosos
    um tornozelo era erótico há 60 anos em PORTUgal
    uma minissaia há 50 um escândalo, só próprio de putas
    portanto os homens muçulmanos, os desses tempos, eram um bocado
    totós? e o que significa isso ?
    há quem se excite por olhos, cabelos, pés ainda hoje, ou por parafilias bonecos ,banda desenhada os vizinhos do 2º
    portanto por tão pouco é relativo

    a arte como foi notado pelos diletos com falta de expressão ao que parece por quem não sabe ler

    expressam a crença que vossos argumentos de imagem são idióticos

    há 50 anos os franceses utilizaram os mesmos argumentos primários na argélia, hoje já se esqueceu disto e da profanação exercida pelos ocidentais nas terras do islão
    é a nossa cultura...se restringe a liberdade de alguém é um problema interno não externo

    isto que foi escrito é belo
    e traduz a raiz do islão:
    os alifs (ا) were like the tall sapling-figures that give peace to the soul, and the eye of his sad (ص)...

    quem pertence a uma cultura pode ou não olhar para ela de forma isenta
    ~eu compreendo os vossos argumentos simplistas e eivados dos miasmas da vossa cultura semi-decadente, quando há mil opiniões e todas são válidas
    não há uma sociedade há uma sopa cultural

    ResponderEliminar
  14. « quando há mil opiniões e todas são válidas»

    que delícia.

    Então a minha opinião de que nem todas são válidas também é válida, não é?

    ResponderEliminar
  15. ou seja o que diz algures mais acima é que vós sois tão falaciosos e parciais como aqueles que acusais sem conhecer

    Muhammad não é o fundador de uma nova religião, mas o restaurador da original de Abraham, Moisés, Jesus.
    A tradição diz que vós ateus e cristãos ocidentais e judeus alteraram os textos puseram superstições

    a intolerância iconoclasta é uma fase entre muitas
    tal como a dos pseudo-ateus marxistas

    o que se diz acima durante 1156 anos os Budas de Bamyan no Afganistão
    foram mantidos pela mesma cultura tolerante ás diferenças

    cultura essa que uns milhares de fanáticos como vós, ó fanáticos cujo templo são vossas convicções,deturparam e que outros famintos de bens em sociedades onde o vazio (económico,geográfico,político) impera apoiaram

    lamento por vós...a vossa estreiteza de visão
    depreendo que formam uma comunidade entre os 28 e os 35 anos e foram
    alguns companheiros de juventude..
    julgam os mais novos e não os conseguem compreender do mesmo modo
    que os mais velhos membros da vossa estirpe
    não os compreendem a vós

    ResponderEliminar
  16. na sua sociedade é
    na minha é interessante é uma busca por algo

    ResponderEliminar
  17. sim, é o André do 2º. E claro que não teve nada com isso, os jornalistas quase nunca têm a culpa ;-)
    Mas, de qualquer maneira, estará bem informado.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Jihad é uma busca de perfeição e um esforço para aperfeiçoar a sociedade pressupõe um fim
    depende do objecto (inimigos, demónio,asp+ectos da nossa personalidade, logo a sua opinião é uma tentativa de conseguir perfeição nas suas crenças que presumo seja a falta delas é também um esforço para atingir uma perfeição moral e de crenças

    logo perfeitamente aceitável por muitas correntes de pensamento

    ResponderEliminar
  19. a parcialidade também é compreensível

    num mundo desprovido de recursos muitos islamitas e não interpretam a jihad como uma luta pelos recursos

    tudo depende dos tempos em que vivemos

    você não verá beleza na caligrafia

    tal não lhe foi incutido

    um chinês, maia ou um hindu veriam alguma para um crente é ler a palavra original e se o crente tiver gosto artistico
    tal como você vê as caricaturas e isso apela ao seu senso de imediato
    não é necessário reflectir

    há que admitir que para um jovem você é rápido de espírito para argumentar
    mas como você nota não lhe sobra tempo para tentar compreender as opiniões de outros
    está tudo lá...apenas há que tentar compreender o outro

    e sinal dos tempos isso é algo que hoje não existe..

    ResponderEliminar
  20. como os portugueses há 40 anos consideravam os poucos milhares de letrados no norte de Moçambique e na Guiné como analfabetos
    não escreviam alfas só os alifs (ا)isto é um alif, porque quem escrevia rabiscos era um animal e tratado como tal...

    como vê tolerância é algo muito complexo


    eu tolero as diferenças você não
    eu tenho 82 faço 83 hoje e estou perto do fim

    você tem 28 e pode (não digo evoluir que é um termo sem sentido implica um propósito)adaptar a sua capacidade de ver o mundo pelos olhos de outros

    não é um conselho porque tal como uma madeirense me disse há62 anos se os conselhos fossem bons eram vendidos e não dados ó preto...

    e já agora este é o tipo de argumento redutor insulta-se

    e os mestiços como eu não têm pátria além da sua fé de meninos...

    e eu sem ser um crente absoluto....tenho esperança não na sobrevivência de uma alma imortal mas na sobrevivência de uma civilização e do homem

    que no fim também deixará de existir

    e pratico os rituais porque o homem (outro chavão) é um animal de hábitos que tem em si a semente de ser divino (uma heresia)

    ResponderEliminar
  21. rotamatorga:

    Não sei se está a dirigir-se a mim, mas como tenho 28 pareceu-me.

    Ver o mundo pelos olhos dos outros não significa concordar. Eu posso ver o mundo pelos olhos de quem decida sentir-se ofendido por eu não querer ir à missa, mas não vou deixar de falar à missa para não ofender essa pessoa. Ela que escolha não se ofender com isso se quiser abdicar do sentimento desagradável.

    Intolerância é não saber conviver com a liberdade de expressão. É intimidar e ameaçar quem se exprime livremente.
    Para esses, temos de mostrar que gritaremos duas vezes mais alto uma vez ameaçados. Pode ser que entendam a ineficácia das ameaças. Não posso é permitir que chegue o dia em que elas sejam eficazes.

    ResponderEliminar
  22. obvio que era para si...

    conhece os inimigos da tua fé e a minha é tentar compreender os outros

    os deuses estão extintos

    mas os rituais persistem

    ou seja a sua crença é igual aos que critica

    Para esses (ocidentais), temos de mostrar que gritaremos duas vezes mais alto uma vez ameaçados, ripostaremos

    venceremos porque:
    podemos ver o mundo pelos olhos de quem decida sentir-se ofendido por eu não querer deixar que um hereje insulte a minha liberdade de expressão
    ele que não faça o que eu não quero permitir
    et tout va bien

    é mais ao menos o seu
    mas não vou deixar de falar (presumo que seja faltar)
    à missa para não ofender essa pessoa

    é demasiada paixão nos argumentos
    pouca análise desapaixonada
    é engenheiro de quê?
    deve ter um campo em que é mais objectivo
    tente desenvolvê-lo
    não é um conselho...como é óbvio
    o insulto é uma tradição da cultura árabe
    o insulto triplo...imbecil na sua forma porque o insultado não se apercebe do insulto devido ao seu egotismo extremo

    ResponderEliminar
  23. Nel presente contributo si presentano i risultati emersi da un esperimento di discriminazione al fine di valutare
    il potere informativo a livello percettivo delle caratteristiche acustiche delle marche fonetiche che ipotizziamo essere più rilevanti nell’ego

    ResponderEliminar
  24. ou seja quem defende os seus valores é sempre cego aos dos outros
    estou velho mas não estou parvo
    se não tenta compreender os outros e pelos seus comentários e conselhos não tenta...
    principalmente estes últimos:)
    os seus conselhos...
    como pretende que o compreendam a si
    over and out

    ResponderEliminar
  25. é over and out senão nem eu janto...nem tu comes bolo
    como pretendes que te compreendam a ti...a incompreensão é uma constante deixa-te de pregar no vazio..estes religiosos
    só chateiam
    over and out -vou prá strada 23h45m??''

    ResponderEliminar
  26. a soraia trouxe um pequenino de xocoahtl acho que não comes mesmo
    só faço isto hoje
    deixo isto para os mudos com ilusões ou falta delas
    ou ilusões que não têm ilusões
    coisas assi....assi mesmo
    pregando no vazio
    que deve ser algo difícil de fazer reacção no vácuo atira um tipo que esteja a pregar para trás
    apesar de não haver aparentemente vácuos absolutos
    ludus scribendi

    ResponderEliminar
  27. não consigo perceber se o mário é muçulmano, cristão, judeu ou marciano...

    experimenta escrever em inglês talvez alguém te consiga entender...

    ResponderEliminar
  28. eh pois diria que é um cidadão do mundo nos poucos ou muitos anos que lhe restam
    pratica os seus rituais
    acho que não há marcianos mas pelas vezes que tenho de drenar os routers
    se calhar até existem
    duvido que haja resposta da sua parte
    isto de estar na net queima os olhos....

    ResponderEliminar
  29. ``rotamatorga´´ é o seguinte cara, volta pra tua terra no deserto(ou africa) e deixe os ``ocidentais´´ em paz, blz. vc é um bosta que defende uma Religião mais bosta ainda, e fica inventando desculpa de bêbado pra defender essa merda que espanca mulher hoje como se fosse normal! fala mal da cultura ocidental mas com ``85´´ aninhos deve ter algum ``ocidental´´ pago pra limpar o teu cú sujo de bosta, né?! babaca!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.