Dia de Desenhar Maomé.
Em Abril um episódio da série South Park foi censurado pela Comedy Central por causa de ameaças de um grupo islâmico que se ofendeu porque um personagem vestido de urso era apresentado como sendo Maomé. No dia 20 de Abril a cartoonista Molly Norris criou um poster satírico a anunciar que 20 de Maio seria o “Dia de Todos Desenharem Maomé”. Se bem que ela não tivesse intenção de que levassem o poster a sério, a ideia pegou e hoje celebra-se esse dia pela Internet (1).
Provavelmente muitos vão aproveitar para ofender os muçulmanos desenhando Maomé como uma lata de salsichas ou coisa assim. Mas como os muçulmanos são ainda mais fáceis de ofender que os católicos – e isto não é dizer pouco – parece-me que dá mais gozo tentar ser um pouco pedagógico. Ofende à mesma, é quase certo, mas pode ser que aprendam alguma coisa.
Alguns muçulmanos acham bem ameaçar, agredir, e até matar pessoas que desenhem Maomé porque acham que é pecado desenhar Maomé. Pena não acharem que ameaçar, agredir e matar sejam pelo menos pecados tão graves. Mas além de intolerantes e com os valores trocados, esses muçulmanos demonstram também ignorância acerca da sua própria religião. Desenhar Maomé foi prática comum nas nações islâmicas durante muito tempo antes desta religião degenerar numa das ideias mais parvas de sempre.
A imagem abaixo é o detalhe de uma ilustração de um manuscrito persa do século XIII, representando Maomé a dar um sermão aos convertidos no Monte Ararat, uma ilustração muito apreciada nos manuscritos árabes da época.
Esta outra mostra Maomé a receber os ensinamentos do anjo Gabriel, no “Compêndio de Crónicas” (Jami' al-Tawarikh), da autoria de Rashid al-Din e publicado na Pérsia em 1307.
Finalmente, uma imagem da visita de Maomé ao inferno, acompanhado por Buraq e o anjo Gabriel, onde assistiu a mulheres penduradas pelos cabelos a arder para toda a eternidade, condenadas pelo pecado de incitar os homens mostrando os seus cabelos.
Isto não só demonstra que era legítimo desenhar Maomé e que o Islão não é muito simpático para as mulheres, mas também que os homens muçulmanos, pelo menos os dessa altura, eram um bocado totós para se deixarem incitar por tão pouco.
Estas imagens foram copiadas do Mohammed Image Archive.
1- Wikipedia, Everybody Draw Mohammed Day
"Mas como os muçulmanos são ainda mais fáceis de ofender que os católicos – e isto não é dizer pouco"
ResponderEliminarNão sejas injusto, nem todos, olha eu adoro o "Cristo" do South Park, é o maximo, e tb há o Deus dos Simpson que é de chorar a rir...
(...)mulheres penduradas pelos cabelos a arder para toda a eternidade, condenadas pelo pecado de incitar os homens mostrando os seus cabelos. "
Ainda se fosse as glandulas mamárias ;)
hehehe Beijos
Se um muçulmano acredita que o Corão diz que um fiel não deve desenhar Maomet, e esse muçulmano se ofende com um descrente que o faça, então ele poderia igualmente ofender-se com o descrente que coma porco ou beba cerveja.
ResponderEliminarÉ um absurdo. Quem se ofende escolhe sentir-se ofendido.
Tenho tanto respeito por essa escolha como pela de um desconhecido que se ofenda porque eu não uso gel.
Ofenda-se antes com o mal que há no mundo, que não é pouco. Mostrarem-se ofendidos pela forma como os infieis pecam é uma boa maneira de denegrirem a sua religião, fazendo-a parecer completamente inadaptada a uma sociedade que se quer minimamente liberal, e onde diferentes religiões e não-religiões podem coexistir.
Também é engraçada a falta de fé que as ameaças de violência directa revelam: parece que não têm confiança em Alá para castigar os prevaricadores com o fogo do Inferno como alegadamente explica o Corão.
ResponderEliminarTêm de ser eles a fazer aquilo que pelos vistos Alá não consegue fazer sozinho. É fé, ou falta de fé?
Bom, com fé ou sem ela, pelo menos haverá boas doses de ódio, violência, intolerância.
Mas não nos podemos deixar intimidar, por isso agradeço o teu texto didáctico Ludwig.
é um pouco limitante pegar em extractos de representações parciais e dizer que é permitivo
ResponderEliminara arte islãmica foi 90% do tempo não figurativa não só não mostrando maomé como excluindo qualquer representação animal foi ligeiramente mais permissiva para plantas estilizadas
é como dizer que as correntes iconoclastas que varreram o mundo foram a forma dominante de cristianismo (ou já agora do ateismo) os icones na cultura eslava e na vossa também são semi-sagrados
ninguém atira pedradas à imagem da virgem e excepto em espanha não é costume deitar-lhes fogo
logo o post é tão intolerante com os hábitos e crenças humanas
matar um pecado porquê todos os dias matamos criaturas nem melhores nem piores que nós mesmos
neste dia vou exterminar biliões delas
o simples uso de um sabonete leva à detergência de biliões para um ambiente hostil
portanto num universo sem propósito
porque não matar ou mutilar quem ataca as nossas fés?
Quem acredita que não existe mal em matar outros seres humanos está inadaptado a qualquer sociedade em que não seja horrível viver.
ResponderEliminarSe for uma questão de força, espero que quem acredita que matar outras pessoas é errado tenha mais força do que quem não acredita nisso.
Se é para discorrermos sobre a moralidade adequada, isso leva-nos a fugir do tema do post para outro bem mais abangente.
Mas certamente que não vejo intolerância nenhuma em defender a liberdade de nos exprimirmos sem sofrer intimidação física.
uau o gajo é rápido uma resposta em menos de 7 minutos...isso leva-nos a fugir do tema do post para outro bem mais abangente.
ResponderEliminare o abangente fica bem
Têm de ser eles a fazer aquilo que pelos vistos Alá não consegue fazer sozinho. É a fé faz muito mas uma ajudinha sempre serve
bom os cristão sempre ficam mais socegados hoje é dia de Muhamad
araruta tem seu dia de mingau....né
a vida é um bem perecível na maior parte do mundo...creio que era o ponto
a iconoclastia....não se justifica com a iconoclastia
acho que era o outro ponto
isto das clastias como diria t. atirar pedras a pedras tem as suas vantagens as pedras não gemem
em portugal há uns 60 anos não se apedrejava ninguém e exceptuando o crime da aldeia velha não se queimavam bruxas
mas as mães de bragança permanecem
intolerância perante os intolerantes
tomar a parte pelo todo...não é a resposta..
e eu que sei de respostas...também nada excepto o facto de saber que a maioria dos homens encontra conforto na existência de algo...que os tirará do seu triste destino...viver
Resumindo Que seja você a mudança que espera ver no mundo (du Gandhi ghandi)
ResponderEliminarmillises regioonis on kala püütud
sem querer concordar ou dicordar com alguém deixo uns pontitos....
ResponderEliminara arte islâmita inicial segue os Haddith e o coirão (esta escapou-me)
e o dito é explicito nas repercuções (ç)? da representational art pois os icones are considered idólatros
In Arabe, islão means submission
and a muslim is one who submits
to Allah's will
o islao é a highly complex and rich culture in which religion is so central that it cannot be disentangled from political and social culture.
Islam has a long tradition of learning e matemáticas jáque um de vosotros o é (ciência) e arts e tenta explicar the place of people in the social order under the watchful eye of an all-powerful
....in the name of Allah
assim
iconoclastas dos budas no afeganistão são tambén (merde) os mesmos que os preservaram durante 1200anos quando invadiram e conquistaram
ResponderEliminarbamyat há que ter em conta que uma cultura não é linear e reverte aos seus principios de pureza
aos seus afonsos enriques e ideais de ...periodos aureos não era bem isto mas é a aliteração que me saiu..
por exemplo o relevo dado àcaligrafia cito o Baba Shah Isfahani
os alifs (ا) were like the tall sapling-figures that give peace to the soul, and the eye of his sad (ص) was like the eye of the youthful sweethearts. His dal (د) and lam (ل) were like the tresses of heart-ravishing beloveds, and the circles of the nun (ن) were like the eyebrows of devastating beauties. Every one of his dots was like the pupil of the dark-eyed, and every one of his strokes was like the water of life in the darkness of running ink
isto existe no sécvulo xiii quando são feitas as pinturas isto era arte a outra a pintura era uma coisa de recém conquistados
diria de islão-novos mazdaistas recém convertidos e outros que persistem noislão até ao século xix são uma arte inferior
creio q..ue era isso que se referen qwanto à tolerança (cia)..
não sei se fui claro..
raisuna adimar e asmodeux:
ResponderEliminarDesculpem o conselho, mas acho que deveriam ter cuidado para se exprimirem de uma forma mais intelegível.
Se tiverem mais cuidado com a forma como escrevem, é mais fácil compreender o conteúdo das vossas intervenções, a informação que querem passar. Os vossos argumentos, se forem fortes, serão mais persuasivos.
Ludi,
ResponderEliminarsempre podes perguntar ao director do jornal i, acho que vocês chagaram a brincar juntos :-)
Cristy,
ResponderEliminarÉ o André do 2º? O mundo é pequeno... Mas acho que isto devem ser coisas dos advogados da Sojormedia, que ganham por litígio, e não dos jornalistas, que só têm a perder com a má publicidade que isto traz. Por isso parece-me que o André não deve ter nada a ver com estas decisões.
argumentos falaciosos
ResponderEliminarum tornozelo era erótico há 60 anos em PORTUgal
uma minissaia há 50 um escândalo, só próprio de putas
portanto os homens muçulmanos, os desses tempos, eram um bocado
totós? e o que significa isso ?
há quem se excite por olhos, cabelos, pés ainda hoje, ou por parafilias bonecos ,banda desenhada os vizinhos do 2º
portanto por tão pouco é relativo
a arte como foi notado pelos diletos com falta de expressão ao que parece por quem não sabe ler
expressam a crença que vossos argumentos de imagem são idióticos
há 50 anos os franceses utilizaram os mesmos argumentos primários na argélia, hoje já se esqueceu disto e da profanação exercida pelos ocidentais nas terras do islão
é a nossa cultura...se restringe a liberdade de alguém é um problema interno não externo
isto que foi escrito é belo
e traduz a raiz do islão:
os alifs (ا) were like the tall sapling-figures that give peace to the soul, and the eye of his sad (ص)...
quem pertence a uma cultura pode ou não olhar para ela de forma isenta
~eu compreendo os vossos argumentos simplistas e eivados dos miasmas da vossa cultura semi-decadente, quando há mil opiniões e todas são válidas
não há uma sociedade há uma sopa cultural
« quando há mil opiniões e todas são válidas»
ResponderEliminarque delícia.
Então a minha opinião de que nem todas são válidas também é válida, não é?
ou seja o que diz algures mais acima é que vós sois tão falaciosos e parciais como aqueles que acusais sem conhecer
ResponderEliminarMuhammad não é o fundador de uma nova religião, mas o restaurador da original de Abraham, Moisés, Jesus.
A tradição diz que vós ateus e cristãos ocidentais e judeus alteraram os textos puseram superstições
a intolerância iconoclasta é uma fase entre muitas
tal como a dos pseudo-ateus marxistas
o que se diz acima durante 1156 anos os Budas de Bamyan no Afganistão
foram mantidos pela mesma cultura tolerante ás diferenças
cultura essa que uns milhares de fanáticos como vós, ó fanáticos cujo templo são vossas convicções,deturparam e que outros famintos de bens em sociedades onde o vazio (económico,geográfico,político) impera apoiaram
lamento por vós...a vossa estreiteza de visão
depreendo que formam uma comunidade entre os 28 e os 35 anos e foram
alguns companheiros de juventude..
julgam os mais novos e não os conseguem compreender do mesmo modo
que os mais velhos membros da vossa estirpe
não os compreendem a vós
na sua sociedade é
ResponderEliminarna minha é interessante é uma busca por algo
sim, é o André do 2º. E claro que não teve nada com isso, os jornalistas quase nunca têm a culpa ;-)
ResponderEliminarMas, de qualquer maneira, estará bem informado.
Beijos
Jihad é uma busca de perfeição e um esforço para aperfeiçoar a sociedade pressupõe um fim
ResponderEliminardepende do objecto (inimigos, demónio,asp+ectos da nossa personalidade, logo a sua opinião é uma tentativa de conseguir perfeição nas suas crenças que presumo seja a falta delas é também um esforço para atingir uma perfeição moral e de crenças
logo perfeitamente aceitável por muitas correntes de pensamento
a parcialidade também é compreensível
ResponderEliminarnum mundo desprovido de recursos muitos islamitas e não interpretam a jihad como uma luta pelos recursos
tudo depende dos tempos em que vivemos
você não verá beleza na caligrafia
tal não lhe foi incutido
um chinês, maia ou um hindu veriam alguma para um crente é ler a palavra original e se o crente tiver gosto artistico
tal como você vê as caricaturas e isso apela ao seu senso de imediato
não é necessário reflectir
há que admitir que para um jovem você é rápido de espírito para argumentar
mas como você nota não lhe sobra tempo para tentar compreender as opiniões de outros
está tudo lá...apenas há que tentar compreender o outro
e sinal dos tempos isso é algo que hoje não existe..
como os portugueses há 40 anos consideravam os poucos milhares de letrados no norte de Moçambique e na Guiné como analfabetos
ResponderEliminarnão escreviam alfas só os alifs (ا)isto é um alif, porque quem escrevia rabiscos era um animal e tratado como tal...
como vê tolerância é algo muito complexo
eu tolero as diferenças você não
eu tenho 82 faço 83 hoje e estou perto do fim
você tem 28 e pode (não digo evoluir que é um termo sem sentido implica um propósito)adaptar a sua capacidade de ver o mundo pelos olhos de outros
não é um conselho porque tal como uma madeirense me disse há62 anos se os conselhos fossem bons eram vendidos e não dados ó preto...
e já agora este é o tipo de argumento redutor insulta-se
e os mestiços como eu não têm pátria além da sua fé de meninos...
e eu sem ser um crente absoluto....tenho esperança não na sobrevivência de uma alma imortal mas na sobrevivência de uma civilização e do homem
que no fim também deixará de existir
e pratico os rituais porque o homem (outro chavão) é um animal de hábitos que tem em si a semente de ser divino (uma heresia)
rotamatorga:
ResponderEliminarNão sei se está a dirigir-se a mim, mas como tenho 28 pareceu-me.
Ver o mundo pelos olhos dos outros não significa concordar. Eu posso ver o mundo pelos olhos de quem decida sentir-se ofendido por eu não querer ir à missa, mas não vou deixar de falar à missa para não ofender essa pessoa. Ela que escolha não se ofender com isso se quiser abdicar do sentimento desagradável.
Intolerância é não saber conviver com a liberdade de expressão. É intimidar e ameaçar quem se exprime livremente.
Para esses, temos de mostrar que gritaremos duas vezes mais alto uma vez ameaçados. Pode ser que entendam a ineficácia das ameaças. Não posso é permitir que chegue o dia em que elas sejam eficazes.
obvio que era para si...
ResponderEliminarconhece os inimigos da tua fé e a minha é tentar compreender os outros
os deuses estão extintos
mas os rituais persistem
ou seja a sua crença é igual aos que critica
Para esses (ocidentais), temos de mostrar que gritaremos duas vezes mais alto uma vez ameaçados, ripostaremos
venceremos porque:
podemos ver o mundo pelos olhos de quem decida sentir-se ofendido por eu não querer deixar que um hereje insulte a minha liberdade de expressão
ele que não faça o que eu não quero permitir
et tout va bien
é mais ao menos o seu
mas não vou deixar de falar (presumo que seja faltar)
à missa para não ofender essa pessoa
é demasiada paixão nos argumentos
pouca análise desapaixonada
é engenheiro de quê?
deve ter um campo em que é mais objectivo
tente desenvolvê-lo
não é um conselho...como é óbvio
o insulto é uma tradição da cultura árabe
o insulto triplo...imbecil na sua forma porque o insultado não se apercebe do insulto devido ao seu egotismo extremo
Nel presente contributo si presentano i risultati emersi da un esperimento di discriminazione al fine di valutare
ResponderEliminaril potere informativo a livello percettivo delle caratteristiche acustiche delle marche fonetiche che ipotizziamo essere più rilevanti nell’ego
ou seja quem defende os seus valores é sempre cego aos dos outros
ResponderEliminarestou velho mas não estou parvo
se não tenta compreender os outros e pelos seus comentários e conselhos não tenta...
principalmente estes últimos:)
os seus conselhos...
como pretende que o compreendam a si
over and out
é over and out senão nem eu janto...nem tu comes bolo
ResponderEliminarcomo pretendes que te compreendam a ti...a incompreensão é uma constante deixa-te de pregar no vazio..estes religiosos
só chateiam
over and out -vou prá strada 23h45m??''
a soraia trouxe um pequenino de xocoahtl acho que não comes mesmo
ResponderEliminarsó faço isto hoje
deixo isto para os mudos com ilusões ou falta delas
ou ilusões que não têm ilusões
coisas assi....assi mesmo
pregando no vazio
que deve ser algo difícil de fazer reacção no vácuo atira um tipo que esteja a pregar para trás
apesar de não haver aparentemente vácuos absolutos
ludus scribendi
não consigo perceber se o mário é muçulmano, cristão, judeu ou marciano...
ResponderEliminarexperimenta escrever em inglês talvez alguém te consiga entender...
eh pois diria que é um cidadão do mundo nos poucos ou muitos anos que lhe restam
ResponderEliminarpratica os seus rituais
acho que não há marcianos mas pelas vezes que tenho de drenar os routers
se calhar até existem
duvido que haja resposta da sua parte
isto de estar na net queima os olhos....
``rotamatorga´´ é o seguinte cara, volta pra tua terra no deserto(ou africa) e deixe os ``ocidentais´´ em paz, blz. vc é um bosta que defende uma Religião mais bosta ainda, e fica inventando desculpa de bêbado pra defender essa merda que espanca mulher hoje como se fosse normal! fala mal da cultura ocidental mas com ``85´´ aninhos deve ter algum ``ocidental´´ pago pra limpar o teu cú sujo de bosta, né?! babaca!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminar