domingo, janeiro 31, 2010

Treta da semana: iPad

A Apple lançou esta semana o iPad, que é basicamente um iPhone gigante. Como era de esperar da Apple, é imensamente cool e integra-se sem falhas com as outras iCoisas todas. É um ecrã táctil com pouco mais de um centímetro de espessura, 25 cm de diagonal e menos de um quilo de peso. Gostava ter um computador assim, se não fosse a aldrabice.

O iPad é um computador amputado. Apregoam-no como um meio excelente para navegar na Net mas, por causa da guerra entre a Apple e a Adobe, não é compatível com Flash. Mesmo não gostando de Flash parece-me que um browser sem Flash é uma treta. Não tem interface USB. No iPhone ainda havia a desculpa de ser um telefone, muito pequenino e assim. Mas o iPad tem o tamanho de uma revista. Cabia lá perfeitamente um buraquito ligar um pendisk, disco externo ou impressora. Não tem leitor para cartões de memória nem permite usar a rede para copiar ficheiros de outro computador. É como o iPhone. Para pôr algo no iPad ou no iPhone é preciso ir pelo iTunes e dá vontade de dizer iCaramba, que raio de coisa.

Mas a maior treta não é culpa da Apple. Isto funciona. Vendem hardware aleijadinho, prendem os clientes ás lojas da Apple e ganham imenso dinheiro. Espertos. A maior treta é que tanta gente aceita estas coisas. Não só da Apple. Os leitores de DVDs são fabricados para funcionar com discos de qualquer região mas, quando são vendidos, configuram-nos para só funcionar com os discos dessa região. Quem tem o Kindle aluga livros à Amazon convencido que os comprou e os telemóveis são quase todos vendidos presos a uma operadora.

É perigosa esta ideia de que o fabricante pode ditar como usamos o que é supostamente nosso. Não pela imposição de obstáculos técnicos, porque se os consumidores estiverem atentos e o mercado for competitivo esse problema resolve-se sozinho. Mas pela aceitação de obstáculos legais. O Artigo 218º do Código do Direito de Autor e Direitos Conexos estipula que «Quem, não estando autorizado, neutralizar qualquer medida eficaz de carácter tecnológico, sabendo isso ou tendo motivos razoáveis para o saber, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 100 dias.» Isto mesmo quando a neutralização é necessária para usufruir de um direito concedido pela lei, como fazer cópias de segurança dos jogos que se comprou ou para ver um DVD comprado no estrangeiro.

O sucesso comercial destas coutadas, dos telemóveis ao Kindle e iPhone, não é a causa do problema, mesmo que ajude a perpetuar o mal. O pior parece-me ser o desconhecimento das potencialidades desses aparelhos. Todos sabem que um livro tanto dá para ler no campo como na praia. Ninguém ia acreditar que o tabuleiro de Xadrez que comprou é incompatível com as Damas. Mas se o leitor de DVDs não dá para ver o filme comprado em Macau ou se o iPad só corre programas comprados no iTunes encolhem os ombros e pensam que tem de ser mesmo assim. Mas não tem. É aldrabice.

Links:
Guardian, Apple iPad: what it doesn't have, via o Friend Feed da Paula Simões.
Apple, iPad

Editado a 1-2-10 para corrigir um "cavia". Obrigado ao Mats pelo aviso.

100 comentários:

  1. Esqueceste-te de dizer q tambem não tem multitasking. É uma grande treta, de facto. So para iFans.

    ResponderEliminar
  2. João,

    Na primeira redacção tinha isso. Mas depois vi em alguns sítios rumores que a próxima versão do OS do iPhone vai permitir multitasking, e se for assim o do iPad também deve ter isso. Por isso decidi não mencionar essa...

    ResponderEliminar
  3. Pois, tambem já li. E tambem li que é capaz de fazer multitasking com aplicações especificas, o que para mim não faz sentido nenhum.

    Seja como for, no ponto actual do fenomeno mais recente da Hype'le penso que é seguro dizer que não ha multitasking tal como é conhecido num pc ou... netbook.

    ResponderEliminar
  4. Fazes uma tempestade num copo de água. A apple nunca andou à caça dos utilizadores que "jailbreakaram" o iPhone, nem o vão fazer no iPad. Aquilo que seria necessário era essa "liberdade" estar legislada. Quando à companhia não "ditar" aquilo que nós podemos fazer ou não com o produto, isso é que é treta, já que o software são eles que o fazem e eles é que decidem como o fazem. E se eles decidem que só podes fazer download de apps pelo iTunes, não vejo nenhum problema nisso. Só haveria problema se o iPad tivesse um monopólio de "tablets", o que vendo pelas críticas, duvido muito...

    Outros problemas. Colocas a questão como se a loja de apps da Apple fosse um sorverio de dinheiro. Nunca foi essa a idea da app store, e o successo da app store foi algo acidental: as margens de lucro da apple na app store são marginalíssimas, sendo que o preço de colocar cada app na store é bastante baixo (e daí o enorme sucesso dela, em comparação com as lojas da microsoft e do android). A questão para a Apple era uma de controlo de segurança do ecossistema. Podes não gostar, pode ser algo totalmente contra os teus ideais, mas não vejo nada de problemático mesmo ideologicamente.

    Quanto ao multitasking, a única coisa que acho que poderia ser útil era o navegar na web enquanto se trabalha numa aplicação iWork ou semelhante. Quanto ao flash, fuck flash. Flash é horrível do ponto de vista da bateria de algo mais móbil, sempre funcionou mal nos macs, e é fonte do maior número de crashes nos browsers (e até nos SO). Html5 já está aí e tu sabe-lo bem, o youtube já tem apenas o Html. Neste aspecto estou com a Apple: qualquer gadget de futuro deve-se estar a marimbar para o flash, se ele significar demasiados compromissos com a bateria e afins.

    ResponderEliminar
  5. E tambem li que é capaz de fazer multitasking com aplicações especificas, o que para mim não faz sentido nenhum.

    Vai ver o que se passa nos android, onde uma aplicação das mais populares no "market" é uma aplicação que "apaga" da memória todas as aplicações que não interessam... e talvez comeces a compreender a decisão da Apple. Se ainda não compreenderes, faz um ctrl alt del no teu computador e vai para a tab "processos" e faz um scroll down. Ainda não?!? Enfim, apenas posso levar o pessoal à água, não a bebê-la.

    ResponderEliminar
  6. Olha um estereotipador.






    Detesto estereotipadores. Ficas avisado.

    ResponderEliminar
  7. Ludwig,
    Só um reparo:
    Onde tens "Cavia lá perfeitamente" provavelmente tinhas em mente "Cabia lá perfeitamente".
    Boa semana

    ResponderEliminar
  8. «Mas o iPad tem o tamanho de uma revista. Cavia lá perfeitamente um buraquito ligar um pendisk, disco externo ou impressora. Não tem leitor para cartões de memória nem permite usar a rede para copiar ficheiros de outro computador. É como o iPhone. Para pôr algo no iPad ou no iPhone é preciso ir pelo iTunes e dá vontade de dizer iCaramba, que raio de coisa.»

    E é por isso que não vou comprar o iPad. Quando fui ver as aplicações que vinham instaladas no iPad não vi por lá nenhum Finder nem coisa parecida. Queria usá-lo como leitor de pdfs entre outras coisas mas não é ideal para isso... E fora isso não faz mais nada. Há netbooks bem mais úteis e mais baratos.

    ResponderEliminar
  9. Ludwig,


    Tal como o Barba Rija, acho também que estás a exagerar um pouco ao classificar o iPad de "treta" da semana.

    Apesar de ser um iFan (sim, confesso que sou um iFan pois tirando o Mac Pro e o Mac Mini, acho que tenho todos os outros "i", dede ratos a routers e até o serviço MobileMe...) não me estou a ver comprar um iPad. A minha mulher já me disse que vai querer um mas por mim, preciso apenas de ver se posso descarregar fotos de uma máquina fotográfica para o iPad.

    Se fosse possível (ou se vier a ser possível, nem que seja no iPad 2 ou através de um cabo especial USB/iPod), aí pondero seriamente em comprar um.

    Mas voltando ao tema, acho que estás a exagerar quando comparas o iPad a um laptop ou o comparas a um iPhone gigante. O iPad é um produto diferente de um telefone e de um computador. Poderás achar inútil ou não, mas trata-se de um produto diferente. Quando muito, poderás compará-lo a um Kindle mas com mais opções extra (web browser, leitor de vídeo, agenda, etc.)

    Costumo viajar bastante e levo sempre comigo um portátil por várias razões: entreter o puto no avião com o "Bob o Construtor", descarregar as fotos da máquina fotográfica, navegar um pouco na net no hotel, ler o KTreta :), e, como remédio para as insónias, costumo levar alguns livros em PDF. No meu caso específco, à excepção de poder descarregar fotos, poderia substituir muito bem os 2.5Kg to meu portátil por menos de 1 Kg. Se precisar de trabalhar "a sério", levarei, obviamente, o portátil.

    Portanto, desde que o utilizador esteja ciente das capacidades do iPad e desde que este decida conscientemente comprá-lo, não vejo qual é o problema.

    Concluindo, acho que exageras ao dizeres que o hardware é aleijadinho, porque o estás a comparar a outros tipos de hardware à tua escolha. Pessoalmente, acho também que a Apple podia ir mais longe. Mas a Apple escolheu o que queria vender e caberá ao comprador analisar se precisa de mais um gadget ou não.

    Francisco,

    É possível carregar PDF (ou ficheiros Word, Excel, Powerpoint, etc) no iPad, tal como é possível fazê-lo no iPhone. As aplicações do iPhone funcionarão todas no iPad e actualmente ando sempre comigo com alguns livros em PDF carregados no iPhone. Espreita aqui.

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho um iPhone ha mais de 1 ano, e nunca tive nenhum telefone assim, é de longe melhor que tudo o que existe aí. Estas coisas da falta de multitasking, bla bla bla, eu faço isto tudo no meu iPhone... Simplesmente funciona, faz tudo, nunca me falha, e é bem mais fácil de trabalhar que todas as tentativas de IMITAÇÃO que apareceram DEPOIS.

    Quanto à falta de USB e cartão de memoria, nunca me fez falta, aquilo nao é um disco nem um computador que precisa de 60GB de espaço, eu uso o meu abusivamente e nunca passei dos 7 ou 8GB, e quem passar está só a meter lá coisas por meter duvido das necessidades efectivas de mais do que 32GB de espaço.

    O não suportar flash, é visao da apple, o mundo está a andar para o html5 com a sua propria tag que irá ser muito melhor que o flash e bem mais eficiente (ha uns issues de copywright com o video em html5) e o flash nos meus computadores, para videos flash o processador dispara logo, aquilo é lento, com bugs, e a Apple está a fazer muito bem em não suportar flash, pressionando os detentores do flash a fazerem melhor.

    ResponderEliminar
  11. Quando fui ver as aplicações que vinham instaladas no iPad não vi por lá nenhum Finder nem coisa parecida.

    Nem sei se isto é a gozar ou a brincar....

    O mundo está a ir para a nuvem... este é apenas um dos primeiros aparelhos a perceber isso. Vocês ainda estão a pensar demasiado na década de 00, felizmente os visionários pensam para o futuro.

    Não digo que vá comprar um. Talvez sim, talvez não. Também não me importava de comprar um da concorrência que, por exemplo, usasse o Chrome OS... apenas e só porque gosto bastante do Chrome...

    Ohhh, peraí, o Chrome OS também não tem nenhum "Finder"... epah, esta gente é burra decerteza!! :D

    ResponderEliminar
  12. Barba,

    «Fazes uma tempestade num copo de água. A apple nunca andou à caça dos utilizadores que "jailbreakaram" o iPhone»

    A Apple faz o equivalente à IKEA vender armários onde só se possa guardar coisas da IKEA. É claro que com armários isto seria impossível porque o pessoal notava logo a marosca. Se o armário da IKEA viesse com umas formar em esferovite lá dentro para só se poder encaixar uns bibelots da IKEA e a lei proibisse o dono do armário de tirar o esferovite, o pessoal refilava.

    O que a Apple tem feito é basicamente isso (e não só a Apple, das consolas ao Kindle e leitores de DVD é tudo assim). Algumas coisas, como isso do Flash, pode-se justificar pelo desempenho. Mas se fosse isso deviam ser opcionais, ter um botão para activar o flash, por exemplo. Mas as voltas que dão para dificultar a interoperabilidade com computadores genéricos só pode ser uma forma de aldrabar o cliente.

    «E se eles decidem que só podes fazer download de apps pelo iTunes, não vejo nenhum problema nisso.»

    É uma restrição monopolista. Nota que a Microsoft já levou multas valentes só por incorporar o browser no sistema operativo. Imagina que vendiam um sistema operativo que só deixava usar software da Microsoft.

    Mas o pior não é eles decidirem fazer assim. O pior é o pessoal não perceber o que a Apple está a fazer com isto.

    Só haveria problema se o iPad tivesse um monopólio de "tablets", o que vendo pelas críticas, duvido muito...

    ResponderEliminar
  13. Pedro,

    «Mas voltando ao tema, acho que estás a exagerar quando comparas o iPad a um laptop ou o comparas a um iPhone gigante.»

    O iPad é um computador com um ecrã táctil que foi deliberadamente aleijado para se comportar como um iPhone gigante. Usa o mesmo OS, com as mesmas restrições mas sem a desculpa de ser um telemóvel.

    Bizarro,

    «Eu tenho um iPhone ha mais de 1 ano, e nunca tive nenhum telefone assim, é de longe melhor que tudo o que existe aí.»

    Nunca tive um iPhone, mas aceito que seja um bom telemóvel. E possívelmente o iPad também é um bom telemóvel, mas talvez menos prático para andar no bolso :)

    ResponderEliminar
  14. No meu comentário das 11:28, isto:

    «Só haveria problema se o iPad tivesse um monopólio de "tablets", o que vendo pelas críticas, duvido muito...»

    foi um resto do copy-paste que fiz do comentário do Barba. Peço desculpa pela confusão.

    Mas, já agora, a Apple tem patentes sobre ecrãs sistemas multi-toque:

    «A computer-implemented method for use in conjunction with a computing device with a touch screen display comprises: detecting one or more finger contacts with the touch screen display, applying one or more heuristics to the one or more finger contacts to determine a command for the device, and processing the command. The one or more heuristics comprise: a heuristic for determining that the one or more finger contacts correspond to a one-dimensional vertical screen scrolling command, a heuristic for determining that the one or more finger contacts correspond to a two-dimensional screen translation command, and a heuristic for determining that the one or more finger contacts correspond to a command to transition from displaying a respective item in a set of items to displaying a next item in the set of items.»

    Apple awarded multi-touch patent

    Isto também é uma bela treta e só serve para limitar a inovação...

    ResponderEliminar
  15. Barba:

    A tua defesa do iPad é cega. E defendes sempre a apple como se fosse o teu clube de futbol. É por isso. Não é um esteriotipo completo, é especifico ao teu comportamento de defesa da Apple que procura ver qualidades em todos os promenores e não referir os problemas.

    Aquilo é uma treta. E não ha problema nenhum em ter varios serviços a correr. Conforme aquilo para que queres o computador.

    E para mais, ficas a saber que o Windows 7 corre graficos mais rapido que o kitten das neves... que so é mais rapido a utilizar o iTunes. Programa tão mau que eu desligo logo todos os serviços que cria no arranque automatico. E apesar de o ter instalado porque tenho um ipod, ja nem uso. E recuso-me a pagar por musicas com compressão com perdas que depois se quero houvir no media center tenho de gravar em CD primeiro. É bullshit.

    ResponderEliminar
  16. "Nunca tive um iPhone, mas aceito que seja um bom telemóvel."

    Acho que até dá para fazer chamadas...

    ResponderEliminar
  17. Barba:

    "Olha um estereotipador.
    Detesto estereotipadores. Ficas avisado."

    Por conseguinte não parece nada. Gostas de tudo o que é Hype'le.

    ResponderEliminar
  18. Ludwig,

    "O iPad é um computador com um ecrã táctil que foi deliberadamente aleijado para se comportar como um iPhone gigante."

    E o MacBook Air foi deliberadamente aleijado para eu não poder correr um DVD e o meu micro-ondas foi deliberadamente aleijado porque não tem uma porta USB para eu poder programar o chip e fazer uma coisa simples: 5 minutos no defrost e de seguida 2 minutos a 600W. Assim descongelava e aquecia a sopa do puto de uma só vez.

    Imagina agora uma empresa que faça um hardware específico, por exemplo um portátil, que a única coisa que permitiria fazer é aceder ao youtube. Supondo que a empresa não mente sobre as potencialidades que esse hardware terá, será que era uma aldrabice também?

    Vou dar um último exemplo. Tenho um AppleTV que é limitado em termos de codecs (também ele aleijado). Comprei-o consciente dessas limitações, tendo à minha escolha uma série diverssificada de media players, muitos deles, superiores ao AppleTV. Mas, tendo em conta que sou preguiçoso e que tenho todos os vídeos, músicas e fotografias, organizados (com capas todas xpto e as fotos organizadas por eventos), sabia que se comprasse esse media player "aleijado" tudo o que tinha organizado estaria automaticamente disponível no AppleTV. Como dou mais valor à forma integrada como o AppleTV tem com os meus computadores do que a poder ler .wmv, optei por comprá-lo (por vezes tenho de converter ficheiros vídeo, mas até disso eu estava consciente).

    Exposto isto, não vejo qual é também a aldrabice do AppleTV. Se a "aldrabice" do iPad for relevante, aparecerão certamente outras empresas a fazer iPads com portas USB.

    ResponderEliminar
  19. "Se a "aldrabice" do iPad for relevante, aparecerão certamente outras empresas a fazer iPads com portas USB."

    Tablet PC?

    ResponderEliminar
  20. O iPad não é uma treta mas um sólido "meh"...
    Um package atraente e um ecran táctil fazem todos os iFans dizerem que qualquer coisa que a apple faça é o melhor de todos os tempos. Ver acima o comentário sobre o iPhone... Opiniões são opiniões e gostos são gostos mas o que é um facto é que adquirem um equipamento fechado, limitado onde a maior "inovação" foi terem pintado uma maçã na caixa. Isso e um, praise where is due, design fantástico que permite que os info-excluidos também tenham estilo com tecnologia. Eu dispenso, como dispensei os iPods e o iPhone. Há mais produtos no mercado que não sendo tão gimmicky fazem tudo o que o iQualquercoisa faz, são mais baratos e não são para mongos. O resto é treta. Yes, i'm a pc guy.

    ResponderEliminar
  21. «Nunca tive um iPhone»

    Ludwig,

    Diz isso muitas vezes e ainda vais embalsamado para um museu de história natural :) Eu também não estou livre disso... sempre fui fiel aos telefones mais prosaicos até que um dia precisei (mesmo) de um gadget com GPS e acabei por comprar uma coisa que faz telefonemas e tem um ecrã quase decente, mais ou menos ao preço de um GPS. E foi só isso. Fim da minha disponibilidade para folkloric techno-crap.

    E também vejo um problema no iPad em particular. Em linha com o Wyrm. Se rasparmos do objecto engraçado a subjectividade do gosto, resta-nos um touch screen para ver PDFs (?!?), um browser coxo para ir à net e a declaração de estatuto que é a pequena maçã de mil euros. Com os preços e o tamanho dos portáteis em queda livre não vejo grandes argumentos a favor. A não ser a irresistível compatibilidade com equipamentos da mesma marca...

    ResponderEliminar
  22. Wyrm,

    "Há mais produtos no mercado que não sendo tão gimmicky fazem tudo o que o iQualquercoisa faz, são mais baratos e não são para mongos. O resto é treta. Yes, i'm a pc guy."

    Tens toda a razão. Ao fim e ao cabo, o que importa é o valor que o utilizador percepciona nos produtos que adquire. Há imensa oferta no mercado e o que uns dão valor, outros acham uma valente treta.

    Eu dou muito valor a poder estar a jantar e, se me apetecer por uma música, tiro o iPhone do bolso, listo todos os CD de música que tenho no meu computador no andar de cima, da forma agradável como a Apple organiza os CD's (o tal "cover flow"), escolho o que quero ouvir e ponho o meu sistema Hi-Fi a tocar na sala onde estou a jantar, sem ter de me levantar da mesa.

    Um colega meu acha isto um completo disparate, pois para ele o que é importante é sacar um filme em .mkv, pôr numa pasta e pronto, está disponível no média center. Claro que aceder ao conteúdo do media center dele é absolutamente horrível, com menus super pindéricos, mas isso digo eu, pois para ele está tudo bem. Eu valorizo o que paguei pelo que tenho da Apple e ele valoriza o que pagou pelo sistema(s) dele, e assim é que deve ser. Não me considero mais estúpido do que ele nem acho que ele seja mais estúpido do que eu por não ter comprado o que eu comprei.

    Tens razão ao dizeres que há produtos com características muito melhores no mercado do que a Apple. Já dei o exemplo do AppleTV e o iPhone é outro que tal. Há telefones com uma câmara fotográfica de melhor qualidade, com maior capacidade, com maior duração de bateria, etc. Já o acesso à net acho que não há melhor, mas admito que até poderá haver melhores alternativas. No entanto, o "pacote de features" enclausurado naquele design é, admitamos, difícil de igualar. E é isso que me levou a optar por um iPhone em vez dos 5 mega pixeis que um Nokia tem.

    ResponderEliminar
  23. A Apple faz o equivalente à IKEA vender armários onde só se possa guardar coisas da IKEA.

    Começas logo mal. O iPhone OS lê AAC (o único standard open source tipo mp3 - o mp3 é licenciado), lê ePub, e todo o tipo de ficheiros standard, até lê pdfs. Podes colocar também lá videos, embora esses tenham de ser alterados para mp4, antes. Problema? Sim talvez mas o problema aí é de todos nós habituadinhos a usar o AVI da microsoft cheio de truquezecos rascas tipo divx ou xvid.

    Mas se fosse isso deviam ser opcionais, ter um botão para activar o flash, por exemplo.

    Se eles acham que o flash retira muita bateria, não, porque isso diminuiria o seu argumento de que o iPad funciona durante 10 horas. Passaria a durar 2,3. Sim, o flash é mesmo mau.

    É uma restrição monopolista

    Num aparelho não monopolista. A MS não tem nada a ver. A MS só leva porrada porque as pessoas são praticamente obrigadas a comprar MS para trabalhar. Ninguém aqui está a obrigar as pessoas a comprar o iPad.

    Repara, as tuas exigências colocam-se igualmente em todos os telemóveis, ao Kindle, ao Sony Reader, ao PSP, ao Game Boy, ao DS, etc., etc. Isso é ridículo. O iPad não é pior por isso. Se há alguém que tenha uma visão melhor que este ambiente controlado, que o traga ao mercado. Ahhhh, é mais difícil trabalhar que criticar, né?

    Pois há uma boa razão para este controlo: a ausência de pirataria conseguiu no iPhone trazer o preço das aplicações para muito baixo custo, mesmo, ao mesmo tempo que trouxe imenso interesse de developers. Jogos que no PSP custavam 30 euros, aqui custam 5. E isso é bom para nós. Um dos grandes problemas no Archicad ou Autocad custar tanto, é a enorme dose de pirataria. Não houvesse pirataria, das duas uma, ou os preços baixavam para "low-cost" ou apareceriam logo concorrentes "low-cost" que os arrasariam. O problema é este sistema misto onde "toda" a gente anda ilegal e o produto custa 1000 euros.

    Mas o pior não é eles decidirem fazer assim. O pior é o pessoal não perceber o que a Apple está a fazer com isto.

    Sinceramente Ludwig, aqui tu é que estás a subestimar o ppl. Todos percebemos a "marosca" e todos percebemos que o grande problema aqui é inexistente. Ninguém "precisa" de um iPad, e não existe monopólio nenhum da Apple, e aliás, é "facilmente" derrubável, se o problema for suficientemente grande. O android poderá bem vir a ser a alternativa do futuro, o que siginificaria que até que enfim, o Linux a entrar em grande nos computadores.

    ResponderEliminar
  24. Resumindo a coisa:
    temos mais uma cangalhada no mercado, longe do que ando anos à espera, i.e., um substituto do papel, mas demasiado próximo do que por aí há a preços mais simpáticos e sobretudo com muito mais funcionalidades.

    A Apple sempre me irritou, nasci no meio do Zilog 80, cresci com os 8086 e sempre trabalhei e joguei com PC's que pareciam saídos de uma má série de FC dos anos 60 :D

    Apple é algo à parte, bonitinho, com ecrãs sensíveis para pessoas com muito dinheiro e sem grande amor pelo processamento, para verem as fotos da irmã, os vídeos do(a) namorada(o) trabalhar em processamento de imagem e pouco mais, uma vez que nunca dominaram do so de base o suficiente :)))

    Habituado ao over clocking radical, torres para arrefecimento a água ( nunca tive mas sonhei com elas ) e sobretudo placas gráficas com vários arrefecedores, dissipadores, colas térmicas e o diabo, quando via ou vejo um mac, perfeitamente fechado , todo arrumado, com aquele aspecto anémico e o raio da maça com ar de pomar biológico dá-me vontade de o enviar para a sucata, lugar de onde nunca deveria ter saído.


    Este macaco que inventaram agora é mais da mesma lógica, tudo fechadinho, limpinho, para pessoas com muito dinheiro irem a comprar e usufruir a um preço irreal algo que conseguiriam por 1/5.

    Mas aí claro não teria a maça , não seria cool e sobretudo é imperativo andar com gadgets que não possam ser confundidos com os pcs das novas oportunidades :))))

    ResponderEliminar
  25. Barba:

    "Olha um estereotipador.
    Detesto estereotipadores. Ficas avisado."

    Por conseguinte não parece nada. Gostas de tudo o que é Hype'le.


    João, avisei-te não admito essa treta. Eu nem uso nenhum computador da Apple, mas isto é uma "contextualização" que eu não precisava de fazer, estivesse eu perante alguém com o mínimo de respeito e boa educação. Tens boa educação?

    ResponderEliminar
  26. A tua defesa do iPad é cega.

    Não sejas parvo. Apenas critiquei aquilo que discordei no post do Ludwig, não discordei de tudo. A questão dos USB e dos cartões SD e ligações afins são bons pontos.

    E defendes sempre a apple como se fosse o teu clube de futbol.

    E tu fazes sempre um péssimo juízo de intencionalidades. Eu poderia retorquir que tu atacas sempre a apple como se fosse o teu clube rival.

    É por isso. Não é um esteriotipo completo, é especifico ao teu comportamento de defesa da Apple que procura ver qualidades em todos os promenores e não referir os problemas.

    Não refiro aquilo que já foi referido, não achas óbvio? Tanta palermice já me faz ficar zonzo.

    Aquilo é uma treta. E não ha problema nenhum em ter varios serviços a correr. Conforme aquilo para que queres o computador.

    Quem és tu para dizer que um chip que descende de telemóveis não tem problemas nenhuns com o multitasking? Já viste algum "Tablet PC" a correr o W7 de uma maneira tão suave como o iPad, com várias aplicações abertas para fazeres essa avaliação? Estás a retirar asserções do teu sítio escuro, joão, por outras palavras, estás a inventar.

    E para mais, ficas a saber que o Windows 7 corre graficos mais rapido que o kitten das neves... que so é mais rapido a utilizar o iTunes.

    Mais uma treta descontextualizada. Quais gráficos? Para que fins? E será que estou interessado nesses fins? O archicad corre bem mais rápido no mac, e é o que me interessaria.

    Programa tão mau que eu desligo logo todos os serviços que cria no arranque automatico. E apesar de o ter instalado porque tenho um ipod, ja nem uso. E recuso-me a pagar por musicas com compressão com perdas que depois se quero houvir no media center tenho de gravar em CD primeiro. É bullshit.

    E o que é que esta treta off-topic interessa?!? O teu media center é incapaz de ler AAC, o único tipo de ficheiro realmente standard e open source? E isso é culpa da Apple ou da Microsoft? Quanto ao iTunes, é excelente para sacar podcasts, é o meu único uso do programa.

    ResponderEliminar
  27. Este macaco que inventaram agora é mais da mesma lógica, tudo fechadinho, limpinho, para pessoas com muito dinheiro irem a comprar e usufruir a um preço irreal algo que conseguiriam por 1/5.

    Nuvens, diz-me lá onde compro um tablet por 100 dólares, de repente fiquei extraordinariamente interessado!

    ResponderEliminar
  28. iCumCarago! Nem sabes tu a dimensão da treta das iCoisas! Aprendi neste artigo que o pessoal está tão tecnológico que já nem bebés sabe fazer! Não acreditas? Então vê isto.

    Eu bem que quero fazer um post acerca disto, mas além de andar sem tempo, nem sei bem por que ponta lhe pegue!

    Já agora, explica isso do Kindle. Não é que tenha a menor intenção de comprar uma coisa daquelas, mas é mesmo só para minha instrução.

    ResponderEliminar
  29. De vez em quando há coincidências...

    Estava eu a comentar que o AppleTV é limitado e acabei de receber de um amigo um link para um software de 49 dólares que adiciona ao AppleTV todos os codecs existentes e, tendo eu um teclado e rato bluetooth, passarei a poder aceder à net (através do Safari, do Chrome, ou do Firefox) na televisão. É possível também instalar outras aplicações como por exemplo o Google Earth.

    Isto mostra também que se calhar as coisas da Apple não são assim tão fechadas como possa parecer. Para além disso, abre-se um mercado para programadores por esse mundo fora que até aqui não existia.

    ResponderEliminar
  30. Abobrinha,

    Faltou apenas dizer na notícia do Expresso que há também inúmeras aplicações do Kamasutra, o que poderá ajudar as pessoas menos criativas na arte de perpetuar os nossos genes... :)

    ResponderEliminar
  31. Nuvens,

    "e o raio da maça com ar de pomar biológico[...] imperativo andar com gadgets que não possam ser confundidos com os pcs das novas oportunidades"

    Discordo que o símbolo esteja relacionado com fruta biológica. A mim parece-me uma maçã roída, fazendo-me lembrar aquilo que os criacionistas mais abominam: o pecado da Eva.

    Não me importo ser confundido com a malta dos Magalhães, mas o facto de ostentar um símbolo anti-criacionsita, só por si, já vale a pena. O que eu não quero é ser confundido com um criacionista :)))

    ResponderEliminar
  32. Pedro

    Na volta o problema foi desde início que eles não dominavam essas aplicações. E os médicos também não deviam ser grande espingarda! Francamente, lê-se cada uma! Mas pronto, vai dando para um gajo se rir!

    ResponderEliminar
  33. Discordo que o símbolo esteja relacionado com fruta biológica. A mim parece-me uma maçã roída, fazendo-me lembrar aquilo que os criacionistas mais abominam: o pecado da Eva.

    Talvez o facto de o primeiro apple computer ter sido vendido a 666$ tenha a ver com isso :D

    ResponderEliminar
  34. Ainda me lembro da altura em que os iMacs deixaram de ter uma drive de diskettes. E bem que ouvi os Ludwigs daquele tempo a dizer que um computador sem drives de diskettes era insano... ahh há sempre gente a olhar para o passado, sem se aperceber que o futuro é na outra direcção.

    ResponderEliminar
  35. Barba,

    Agora tudo se encaixa. É óbvio que a Apple é ateía...

    ResponderEliminar
  36. Barbas,

    Acho que toda a gente concorda que a Apple, goste-se ou não, está há já algum tempo a criar uma série de paradigmas. E isto é um aspecto positivo. iPod e iPhone são dois exemplos excelentes. Abriram caminho para uma série de empresas seguirem as suas pisadas.

    O próprio sitema operativo é outro exemplo. Há imenso tempo que a Microsoft tenta copiá-lo, criando o Vista que, se bem me recordo, correu tão bem que conseguiram criar o conceito de "downgrade" (as pessoas foram aconselhadas a desinstalar o Vista e a instalar XP). O Windows 7 tem imensa coisa copiada do primeiro Leopard, e o que não falta são versões de Linux que copiam (e melhoram também, honra lhe seja feita) aquilo que o Leopard veio trazer.

    É um facto que há imensa inovação proporcionada pela Apple.

    Não acho no entanto que o iPad seja algo assim tão excelente. Mas daí até considerar uma treta, como o Ludwig, vai uma grande distância.

    PS: É curioso o Ludwig ter mencionado que o iPad é um iPhone gigante, mas não compara todos os smart phones de outras marcas a cópias do iPhone, o que há imensos SO que pretendem ser cópias do SO da Apple.

    ResponderEliminar
  37. "Já agora, explica isso do Kindle. Não é que tenha a menor intenção de comprar uma coisa daquelas, mas é mesmo só para minha instrução."

    Imagino que tenha a ver com as features propositadamente "aleijadas" do Kindle. O Kindle tem, por exemplo, um browser que permite aceder à Wikipedia, a blogs e jornais e ao site da Amazon para comprar novos livros. No entanto não me parece que permita (por limitações impostas artificialmente) aceder ao todo da internet.

    Eu por acaso estou tentado a comprar um Kindle, mas também gostava de ver algumas opiniões contrárias para melhor formar uma opinião do bixo (até agora no que leio aquilo é tudo muito shiny).

    Se o Ludwig tiver mais alguma insight e/ou alguns links com informação, era excelente que partilhasse :)

    ResponderEliminar
  38. «Talvez o facto de o primeiro apple computer ter sido vendido a 666$ tenha a ver com isso»

    Esse comprador teve mais sorte do que eu. O meu primeiro computador (um Macintosh) foi comprado uns anitos depois e tinha um processador a 16 Mhz, 4 MB de RAM e 40 MB de HDD. Um simples copy-paste de um bloco de texto deixava o ponteiro do rato a fazer piruetas durante 10 segundos. Custou cerca de 400 contos... Os gajos aprenderam depressa como ganhar dinheiro, hã?

    E essa história de retirarem a drive de disquetes tem muito que se lhe diga. Aos olhos de hoje parece uma transição óbvia e necessária, mas quando a Apple começou a fazer desktops só com drive de CDs ainda a maioria das pessoas dependia das disquetes para trocar ficheiros e os CDs eram caros. Lembro-me perfeitamente que era uma estupidez queimar um CD para guardar um documento minúsculo (*). O que a Apple fez foi literalmente empurrar os utilizadores para uma "necessidade". O que para eles é trigo limpo.

    (*) e ainda seria hoje, não fossem o usb e a pen resolverem a maioria das situações...

    ResponderEliminar
  39. Agora tudo se encaixa. É óbvio que a Apple é ateía...

    Aquela gente tem toda juízo, como é óbvio. Mas nisso até o Bill Gates e os seus amigalhaços têm juízo. Para cima de um determinado QI, não há nada a fazer, tal como diria o meu amigo médico:
    http://www.youtube.com/watch?v=92Im6yyrdGs

    ResponderEliminar
  40. (*) e ainda seria hoje, não fossem o usb e a pen resolverem a maioria das situações...

    Quem é que insistiu na utilização de USB, quem foi, quem foi?

    Ahhhhhh! Foot-shot! :D

    Sinceramente, desde 1999 que não uso nenhuma diskette. Ainda houve uma altura onde usava zip drives, praí em 2000, 2001. E não fui forçado por ninguém a não usá-las.

    ResponderEliminar
  41. «Quem é que insistiu na utilização de USB, quem foi, quem foi?»

    Barba,

    Puxa lá pela memória e diz-me se tinhas alguma pen quando a Apple baniu as disquetes. E se achas que o sistema Zip era mais prático do que as disquetes, também era justo explicares porquê :)

    (não te esqueças de que normalmente o leitor dessas coisas era um trambolho que punhas ao lado do computador)

    ResponderEliminar
  42. Puxa lá pela memória e diz-me se tinhas alguma pen quando a Apple baniu as disquetes.

    Nope - mas também não usava diskettes. Normalmente os meus trabalhos ocupavam mais do que 1.44 MB... o que já era ridículo na altura.

    E se achas que o sistema Zip era mais prático do que as disquetes, também era justo explicares porquê :)

    O facto de terem 100MB / 200MB de capacidade ajudava :D, independentemente de serem "um trambolho". Também ajudava o facto de a minha universidade estar cheia de zip drives nos computadores ;).

    ResponderEliminar
  43. Pedro Ferreira,

    «Imagina agora uma empresa que faça um hardware específico, por exemplo um portátil, que a única coisa que permitiria fazer é aceder ao youtube. Supondo que a empresa não mente sobre as potencialidades que esse hardware terá, será que era uma aldrabice também?»

    Depende. Se fizer um computador sem USB dizendo aos clientes que isso é para o computador funcionar melhor, é aldrabice. Se fizer um sistema operativo que só permite instalar software de um certo sítio é aldrabice também. A Microsoft, só por trazer o browser incluido no sistema operativo, foi multada por abuso da sua posição para limitar a concorrência. Agora imagina que saía uma versão do Windows que não permitia instalar browser nenhum que não viesse aprovado pela Microsoft...

    ResponderEliminar
  44. Barba,

    «Repara, as tuas exigências colocam-se igualmente em todos os telemóveis, ao Kindle, ao Sony Reader, ao PSP, ao Game Boy, ao DS, etc., etc. Isso é ridículo.»

    As minhas exigências colocam-se ao nível do consumidor. O que eu gostava é que sempre que alguém comprasse uma coisa dessas o fizesse consciente de que parte do custo de desenvolvimento foi para impedir o comprador de fazer certas coisas com aquele aparelho. Por exemplo, custa mais fazer um sistema operativo que só permita instalar programas do iTunes do que um que permita instalar qualquer coisa. Parte do preço o iPad deve-se ao custo de limitar o seu uso.

    «Pois há uma boa razão para este controlo: a ausência de pirataria conseguiu no iPhone trazer o preço das aplicações para muito baixo custo, mesmo, ao mesmo tempo que trouxe imenso interesse de developers. Jogos que no PSP custavam 30 euros, aqui custam 5.»

    A pirataria no iPhone é mais fácil que nas consolas, visto poderes fazer tudo por software e não teres de soldar chips, etc. Se essas tuas contas fossem fiáveis os jogos da PS2 eram muito mais baratos que os do iPhone...

    «Ninguém "precisa" de um iPad, e não existe monopólio nenhum da Apple, e aliás, é "facilmente" derrubável, se o problema for suficientemente grande.»

    Existe uma patente imbecil que dá à Apple o monopólio sobre ecrãs tácteis onde se use mais que um dedo de cada vez.

    ResponderEliminar
  45. Barba,

    «E bem que ouvi os Ludwigs daquele tempo a dizer que um computador sem drives de diskettes era insano...»

    A minha crítica não é por não ter DVD, ou leitor de diskettes ou algo assim. Se for para poupar, é uma decisão que, boa ou má, não é aldrabice.

    Mas se aumentam o custo da coisa para acrescentar limitações ao seu uso e vendem isso às pessoas como uma mais-valia estão a aldrabar. E as voltas que se tem de dar para pôr ficheiros no iPhone ou no iTab são um bom exemplo.

    Pedro,

    «PS: É curioso o Ludwig ter mencionado que o iPad é um iPhone gigante, mas não compara todos os smart phones de outras marcas a cópias do iPhone, o que há imensos SO que pretendem ser cópias do SO da Apple.»

    Há muitos que copiam as coisas boas da Apple. Já há muito tempo. Começando pelas fonts true type, por exemplo. O que aponto como treta não são as coisas boas mas as coisas como vender o hardware e o software presos um ao outros ou deliberadamente dificultar a comunicação com outros aparelhos para o pessoal ter de ir pelo iTunes. Mais ou menos como a Microsoft vender os CDs do XP home edition iguais aos do profissional a menos de uma flag na instalação (aqui).

    ResponderEliminar
  46. ardoRic,

    «Se o Ludwig tiver mais alguma insight e/ou alguns links com informação, era excelente que partilhasse :)»

    Acerca do Kindle, sei que tem melhorado. O primeiro nem dava para ler pdfs, mas este já dá para ligar ao PC e mandar para lá pdf ou html para ler. Por isso julgo que já será um leitor porreiro. Mas tem amputações. Por exemplo, tem um sistema de síntese de voz para ler os livros em voz alta mas que só funciona se o editor do livro o permitir (compras o sistema de síntese de voz, mas não o usas se não o autorizarem...). E se os livros que "compras" na Amazon são só alugados. Não os podes revender, levar para outro sítio e até tos podem apagar se quiserem.

    Eu se comprasse um destes seria um "solto". I iLiad (não é da Apple, apesar do nome) parece porreiro (mas é 500€...)

    ResponderEliminar
  47. Bruce,

    «E essa história de retirarem a drive de disquetes tem muito que se lhe diga.»

    Pois tem. Eu usei Macs há quase vinte anos, na faculdade. Ao contrário dos PCs, o drive não tinha um botão para fazer saltar a disquete. Tinha muito mais estilo. Arrastava-se o boneco da disquete para o caixote, ou algo assim, e pim, saltava a bolacha. Quando saltava. Na prática tínhamos de andar sempre com um clip no bolso porque volta e meia ficava a disquete lá presa.

    Talvez tenha sido por isso que decidiram tirar aquela porcaria e pronto. A mesma teimosia como a de ter só um botão no rato...

    ResponderEliminar
  48. Ludwig,

    "A mesma teimosia como a de ter só um botão no rato..."

    Isso é verdade... Mas para compensar, inventaram o mighty mouse, onde não se vê nenhum botão mas apenas uma bolinha de scroll (que invariavelmente se enche de esterco e deixa de funcionar) e agora inventaram o "Magic Mouse" que não tem nenhum botão (nem sequer o scroll). O design é excelente, não há dúvida, custa um pouco a adaptar, mas até funciona bem. Toda a superfície é lisa, dá para fazer scroll na horizontal ou vertical. Dá também para fazer scroll com dois dedos em simultâneo, o que permite por exemplo saltar tabs num browser, mas aí a coisa já é mais complicada.

    Eu ainda me safo (não sei se é pelo facto de tocar piano), mas a minha mulher não é capaz de utilizar esta função.

    Resumindo: sempre deram a mão à palmatória, permitindo mais de um botão mas visualmente, continua a mesma teimosia, pois em vez de um botão apenas, agora não se vê nenhum. :)

    ResponderEliminar
  49. Mats,

    Obrigado. Já está corrigido.

    ResponderEliminar
  50. Apple invented the computer mouse? Where did you get that information from? Maybe Apple Inc. PR machine want to redefine the past. No surprises there, if you have a lot of money or power you can attempt to do that, like it has been done many times in the USA and other countries. For example in the former USSR people there used to say that "the past was very unpredictable".

    Dr. Douglas C. Engelbart invented the mouse:

    "He never received any royalties for his mouse invention. During an interview, he says "SRI patented the mouse, but they really had no idea of its value. Some years later it was learned that they had licensed it to Apple for something like $40,000."

    Very few corporations have now something similar to what AT&T Bell Laboratories used to be (not any longer). The modern big corporations rarely invent anything *really* useful, most of their R&D is just for Development and Production, that's what bring the profits that the stock market and shareholders continuously demand. But they do have a lot of patent attorneys and reward their workforce 1st for just applying for a "patenteable" patent (e.g. 5% of their salary) and then again if that patent is granted in the USA, then paying again if granted in the EU and then again if granted in Japan.

    That's why you end up with all these silly and stupid patents. The Chinese don't care about patents or copyrights, sometimes the USA get annoyed about that, but because the Chinese have nuclear weapons and are about 1.2 billion the USA never gets too annoyed with them.

    ResponderEliminar
  51. Por exemplo, custa mais fazer um sistema operativo que só permita instalar programas do iTunes do que um que permita instalar qualquer coisa.

    Eu gostaria muito de saber de onde vem todo o teu genial conhecimento de software management. Estás basicamente a dizer-me que um SO aberto onde todo o tipo de software esquisito pode ser corrido é mais barato e fácil de fazer e gerir do que um SO fechado. Isso é completamente ridículo.

    A pirataria no iPhone é mais fácil que nas consolas, visto poderes fazer tudo por software e não teres de soldar chips, etc. Se essas tuas contas fossem fiáveis os jogos da PS2 eram muito mais baratos que os do iPhone...

    A diferença entre o PS2 e o iPhone é que o mercado está directamente disponível no iTunes, e o iTunes dá condições excepcionais a todos os developers. Na PS2 precisas de uma boa editora com conhecimentos nas lojas para colocarem-te o teu jogo num lugar visível. Não há comparação possível, Ludwig, estás a ser desonesto.

    Existe uma patente imbecil que dá à Apple o monopólio sobre ecrãs tácteis onde se use mais que um dedo de cada vez.

    A Apple não tem culpa de viver onde vive. Não sei se sabes história mas a Apple viveu um inferno devido a histórias de patentes. No entanto, existem vários gadgets com essa funcionalidade: a Apple apenas tem usado as patentes de forma defensiva, como se viu agora no caso da Nokia. Aqui claro tens a minha concordância, mas as patentes não fazem parte dos problemas do iPad, logo é um "red herring", estávamos a falar de monopólios, não de "patentes imbecis".

    Mas se aumentam o custo da coisa para acrescentar limitações ao seu uso e vendem isso às pessoas como uma mais-valia estão a aldrabar. E as voltas que se tem de dar para pôr ficheiros no iPhone ou no iTab são um bom exemplo.

    Quais voltas??! Fico fascinado pelo conhecimento de causa que tens do iPhone OS, e do que é fácil ou não gerir... porventura precisarias de conhecer melhor aquilo que criticas antes de o fazeres, sabes, é típico do chamado "critical thinking". Pesquisa o termo "sandboxing", pensa um pouco e talvez encontres a resposta correcta.

    Não que eu goste muito da filosofia em questão, mas vejo o que o Android faz, e percebo as opções da Apple. O Android, assim como o Windows Mobile está cheio de pragas por todo o lado, devido a multitaskings e falta de "sandboxings". A "liberdade" é só porreira quando não é lentíssima e cheia de vírus.

    Seja como for, nada tenho contra essas opções. Neste momento gostaria de ver a opção Chrome OS ou Android para um concorrente do iPad. Mas não há, nem vai haver, com a mesma sofisticação que o iPad oferece com o iTunes. E é esse o teu problema.

    ResponderEliminar
  52. O Barba Rija calça sempre as botas da tropa à minima discordância. Tem calma pah, que não é por algumas pessoas acharem que a Apple burla os seus fans que a empresa vai acabar.

    O iPad é um brinquedo caro e vai dar alegrias a muita gente com o seu ar estiloso e asséptico. Claro que o público alvo da Apple não quer saber da falta de conectividade, compatibilidade, processamento, multitasking, etc... Apenas quer algo prático e estiloso e que se configure carregando num botão. E isso eles vão conseguir. Parabéns.

    ResponderEliminar
  53. Pedro Ferreira:

    "O próprio sitema operativo é outro exemplo. Há imenso tempo que a Microsoft tenta copiá-lo, criando o Vista que, se bem me recordo, correu tão bem que conseguiram criar o conceito de "downgrade"

    Olha Pedro, o vista tem mais má fama que o que merece. O maior erro do vista é nos requesitos minimos. Para cima de core 2 duo e 2 gigas de ram é tão bom como o XP. So notas a diferença para melhor. Mesmo em alguns jogos - de acordo com benchmarks ja muito divulgados.

    Não podes por o vista num netbook. Nem num computador com 1 giga de ram. Fica molengºao. Poe um vista num computador capaz e usa o sleep e vais ver como é rapido. Tudo em cache, indexação optima, extremamente estavel - mas isso o XP admito que tambem depois do SP2.

    ResponderEliminar
  54. «Também ajudava o facto de a minha universidade estar cheia de zip drives nos computadores ;)»

    Barba,

    Provavelmente porque estavam ligados em IDE. Pensei que estavas a valorizar a Apple pela evolução do USB... De qualquer modo fico a saber que as disquetes acabaram porque tu precisavas de entregar trabalhos com mais do que 1,44MB.

    ResponderEliminar
  55. Barba Rija:

    "João, avisei-te não admito essa treta. Eu nem uso nenhum computador da Apple, mas isto é uma "contextualização" que eu não precisava de fazer, estivesse eu perante alguém com o mínimo de respeito e boa educação. Tens boa educação?"

    Tenho. E não me venhas dizer que não és fan da Apple que não pega. E se não admites modera a tua defesa incondicional dos produtos deles. Esta não é a primeira vez que o fazes. Não ha defesa nenhuma para o iPad. É obvio que é um produto inacabado, para mais tarde sair uma versão sensacional que "até ja tem USB 3.0" ou "com um processador intel capaz de multitasking".

    duh!

    E não admites o que? Que te critiquem? Raio do ateu tem cada mania.

    ResponderEliminar
  56. O Barba Rija calça sempre as botas da tropa à minima discordância. Tem calma pah, que não é por algumas pessoas acharem que a Apple burla os seus fans que a empresa vai acabar.

    LOL, e não posso discordar da discordância? Isso é ridículo, wyrm. Deixa-me cá refutar as imbecilidades que por aqui passam por "argumentos" à minha maneira e sem pedir licenças.

    O iPad é um brinquedo caro e vai dar alegrias a muita gente com o seu ar estiloso e asséptico. Claro que o público alvo da Apple não quer saber da falta de conectividade, compatibilidade, processamento, multitasking, etc... Apenas quer algo prático e estiloso e que se configure carregando num botão. E isso eles vão conseguir. Parabéns.

    Não sei se não quer saber. Eu sei o que eu quero saber. Gostos são gostos, o que é treta é dizer que o modelo da Apple é "monopolista" e errado porque não tem uma saída USB. Este tipo de coisas que se atiram para o ar são idiotices sem qualquer sustentação. E tal como o Ludwig usa o blog para desabafar as tretas que vê, também eu uso a sua caixa de comentários para desabafar as tretas que leio.

    É um passa-tempo, wyrm tá descansado :D

    ResponderEliminar
  57. Barba,

    «Estás basicamente a dizer-me que um SO aberto onde todo o tipo de software esquisito pode ser corrido é mais barato e fácil de fazer»

    Sim. Para permitir instalar apenas coisas vindas do iTunes, por cima de todo o sistema de instalação tem de estar um sistema de assinatura criptográfica que custa a desenvolver e a manter.

    «e gerir»

    Gerir? Se alguém quer um iPhone com contracto de gestão do software que lá instala, acho um bom serviço e é razoável que cobrem por isso. O que acho aldrabice é que o impinjam a toda a gente assumindo que cada comprador quer que seja a Apple a gerir-lhes o aparelho.

    «A diferença entre o PS2 e o iPhone é que o mercado está directamente disponível no iTunes, e o iTunes dá condições excepcionais a todos os developers. Na PS2 precisas de uma boa editora com conhecimentos nas lojas para colocarem-te o teu jogo num lugar visível. Não há comparação possível, Ludwig, estás a ser desonesto.»

    Nota que tu é que comparaste consolas com iPhone dizendo que no iPhone os jogos são mais baratos por ser um sistema fechado. Eu apontei apenas a contradição entre essa afirmação e os dados, visto o iPhone ser mais fácil de crackar que uma consola. Jailbreak + installous, por exemplo.

    E a treta que eu aponto não é a Apple fazer e vender estas coisas. É como sapatos a 1000€. Se há quem compre, força. A treta é as desculpas que pessoal como tu arranjam para justificar as limitações que a Apple impõe quando essas limitações servem apenas a Apple.

    A razão para fechar o iPhone com o iTunes não é para facilitar o desenvolvimento do sistema operativo. Nem sequer é para melhorar o desempenho ou gestão, porque para isso bastava um sistema de certificação -- quem instalasse só coisas do iTunes tinha uma garantia que outros não tinham. A razão para fazer isso é obrigar todas as vendas de software para o iPhone a passar pela Apple e a deixar lá uns trocos. Quando alguém como tu não percebe que essa é a razão fundamental eu desconfio que foi aldrabado.

    ResponderEliminar
  58. Tenho

    É pena João que esta tua resposta o contradiga.

    E não me venhas dizer que não és fan da Apple que não pega

    Define "fan". Gosto dos produtos deles? Dalguns. Gosto da maneira como os apresentam? Sim, mas eu sou designer e arquitecto, aprecio a coisa desse ponto de vista (estético/retórico). Gosto do arrojo deles? Gosto, por exemplo em não terem a cobardia de não mostrar o dedinho do meio à Adobe. Gosto das inovações deles? Por vezes, e sobretudo gosto do seu minimalismo. Muita gente o detesta (ah e tal falta a camarazeca que ninguém usaria na mesma, mas falta!!), mas isso é como o amarelo.

    Chamar-me "fan" como maneira de diminuires os argumentos, é parvoíce. Sou tão objectivo para com a Apple como para com a Microsoft.

    E se não admites modera a tua defesa incondicional dos produtos deles.

    Agora és tu que delimitas aquilo que eu possa ou não defender, sobre que tema eu quero ou não? Diga-me lá, chefinho, o que posso eu falar agora, e com que tom?!? Já agora, quantos parágrafos máximos posso eu usar para não ferir a sua sensibilidadezinha, hmm?

    Ainda te julgas bem educado!

    Esta não é a primeira vez que o fazes

    Nem será a última, haja paciência. Existe muita mitologia nestas histórias da Google, da Apple, da Microsoft, do Linux, etc. E acho que as pessoas gostam de "bater" na Apple por razões francamente superficiais (ah os betinhos e tal, só fazem coisas bonitinhas e fechadas e caras, etc, que é o que todas as tretas anti-apple se sumarizam), sem ver as questões de um modo mais desenvolvido, racional e com evidências de facto.

    Aliás, em todas as discussões com a Apple és precisamente tu que és mais crítico para com a Apple. Viste-me chamar-te um iAmuado por acaso?

    Não ha defesa nenhuma para o iPad

    E aqui se percebe a inanidade do teu juízo. Nenhuma? Tanta parvoíce já chega, por favor. Ninguém no seu juízo normal e "objectivo" diria tal estupidez. Nem o Engadget, que tem sido bastante crítico para com o iPad, tem esse juízo.

    É obvio que é um produto inacabado, para mais tarde sair uma versão sensacional que "até ja tem USB 3.0" ou "com um processador intel capaz de multitasking".

    Olha o João acabou de perceber o ritmo alucinante a que a tecnologia avança! D'oh! Se achas que é a Apple a fazer um "hold back" à tecnologia, porque é que não existe nenhum outro "tablet" com um sistema operativo e aplicações "multitouch" tão avançado como o iPad no mercado? Também é culpa da Apple?

    E não admites o que? Que te critiquem? Raio do ateu tem cada mania.

    Não admito que me chames nomes por chamar, sabendo que me irritas com isso.

    ResponderEliminar
  59. Para permitir instalar apenas coisas vindas do iTunes, por cima de todo o sistema de instalação tem de estar um sistema de assinatura criptográfica que custa a desenvolver e a manter.

    .... que é mantido devido aos 30% que a Apple factura por cada aplicação que é vendida, mas que garante um ecossistema muito competitivo e fácil de gerir em todos os aspectos. Impede-se de criar aplicações que contradigam os passos do SDK, piorando a performance e segurança do iPhone/iPod, melhorando a experiência de usuário que o mais simples utilizador (que nada quer saber dessas tretas) tem do aparelho. Ou achas que os nossos pais acham piada terem de nos telefonar de vez em quando a dizer que a "internet foi abaixo", ou "perdi os meus documentos", etc.?

    É uma opção, Ludwig. Podes não gostar, ideologicamente és contra, mas há vantagens de gestão destes aparelhos que não estás a calcular minimamente. É devido à liberdade de aplicações nos outros aparelhos que as suas taxas de aprovação são uma miséria, sendo que as aplicações mais populares são aplicações que fecham as aplicações desnecessárias e que estão a correr. É uma loucura.

    Gerir? Se alguém quer um iPhone com contracto de gestão do software que lá instala, acho um bom serviço e é razoável que cobrem por isso

    Se uma pessoa que não percebe nada do assunto quer simplesmente comprar um aparelho que "funcione", não tens tu nada a ver com isso. Sinceramente não percebo o teu problema. Com tanto fervor pela "liberdade", no fundo estás a tentar limitá-la.

    Nota que tu é que comparaste consolas com iPhone dizendo que no iPhone os jogos são mais baratos por ser um sistema fechado.

    Não disse nada disso Ludwig, não sejas desonesto. A vantagem do iPhone com o PSP e outros não é o quão "fechado" é o ecossistema, e eu nunca disse isso. Aqui a vantagem é outra: a facilidade de acesso a um mercado gigante e muito procurado, onde as aplicações são fáceis de fazer com um SDK alegadamente intuitivo. Enquanto que na PSP o mercado é altamente cartelizado pelas editoras, no iTunes é totalmente horizontal.

    A razão para fazer isso é obrigar todas as vendas de software para o iPhone a passar pela Apple e a deixar lá uns trocos. Quando alguém como tu não percebe que essa é a razão fundamental eu desconfio que foi aldrabado.

    Essa teoria parece razoável até quando chegamos ao ponto de provares o que dizes. Sabes, aquilo que se chama "evidências", "provas", "factos". É o problema de toda a gente que critica acriticamente. Pensei que este fosse o teu forte, estava enganado.

    Em boa verdade, a Apple não desenhou a App store para enriquecer. O modelo empresarial da Apple é ganhar dinheiro no hardware e usar o software como "vendedor de hardwares". A facturação da App Store foi até há bem pouco tempo apenas o suficiente para manter a loja online:

    http://www.techcrunch.com/2009/05/14/about-those-iphone-app-store-numbers/
    Apple is a company notoriously mindful of its high margins, so why doesn’t it care about making a lot of money with the App Store? Dan Frommer of Silicon Alley Insider has this exactly right: it’s because the App Store is one of the, if not the, key driver of two products that are very high margin: The iPhone and the iPod touch. The App Store is based around the exact same model as its parent iTunes Store, which sells music at a very small markup in order to sell iPods. I don’t think I have to explain how well that has worked.

    Pior para ti, qualquer outro mercado fechado (de telemóveis, PSPs, etc., etc.) tem condições muito piores para os developers do que a Apple oferece.

    Claro, todas as previsões mais optimistas do sucesso da loja foram ultrapassadas, pelo que hoje ganham bom dinheiro com aquilo. A tua crítica, embora não seja correcta no ataque à intenção, é cada vez mais correcta em termos "de facto". Mas até existir uma pressão exterior (ahem, concorrência) para diminuirem os preços, eles não o vão fazer.

    ResponderEliminar
  60. Barba,

    «É uma opção, Ludwig. Podes não gostar, ideologicamente és contra, mas há vantagens de gestão destes aparelhos que não estás a calcular minimamente.»

    Há vantagens em ter o software para Windows certificado pela Microsoft. Mas não há vantagem para o utilizador em a Microsoft impedir de instalar software que não esteja certificado. Percebes a diferença?

    O que estou a apontar é que esse esquema que tu defendes tem vantagem para o utilizador se for opcional -- ter uma fonte fiável de aplicações para o iPhone -- mas deixa de o ser a partir do momento em que só se pode optar por uma alternativa com hacking e violando a lei (neutralizar sistemas de protecção como esta dá até um ano de prisão).

    «Em boa verdade, a Apple não desenhou a App store para enriquecer. O modelo empresarial da Apple é ganhar dinheiro no hardware e usar o software como "vendedor de hardwares".»

    Essa visão parece-me um pouco ingénua. A menos que o hardware da Apple tenha um tempo de vida útil muito curto, o utilizador acabará por gastar mais em software do que o preço inicial do aparelho. Não imediatamente, mas ao longo dos anos.

    Por exemplo, enquanto que as vendas de iPods estabilizaram nos últimso 3 anos, as vendas de músicas no iTunes continuam a acelerar.

    «Claro, todas as previsões mais optimistas do sucesso da loja foram ultrapassadas, pelo que hoje ganham bom dinheiro com aquilo. A tua crítica, embora não seja correcta no ataque à intenção, é cada vez mais correcta em termos "de facto".»

    Seja a intenção prender a loja ao hardware ou o hardware à loja ou, mais provavelmente, começar por um enquanto o hardware vende mais e depois seguir com o outro quando a venda do hardware estabilizar, o facto relevante é que esta prisão só seria vantajosa para o consumidor se fosse opcional. Fazê-la obrigatória tem um intuito muito diferente que a conveniência de quem compra o aparelho.

    Se é mesmo uma coisa boa, porque é que tens de ser obrigado pela Apple a fazer as coisas assim? Se fosse opcional já não gostavas?

    ResponderEliminar
  61. Barba,

    «Se uma pessoa que não percebe nada do assunto quer simplesmente comprar um aparelho que "funcione", não tens tu nada a ver com isso. Sinceramente não percebo o teu problema. Com tanto fervor pela "liberdade", no fundo estás a tentar limitá-la.»

    Este é o ponto principal. Uma coisa é vender um iPhone e um iTunes que funcionem perfeitamente um com o outro e avisar que aquilo está optimizado para trabalhar assim. Outra coisa é meterem lá um cadeado para o utilizador não poder instalar no seu iPhone nada que não venha do iTunes.

    È a diferença entre a IKEA vender um armário mesmo à medida para guardar coisas da IKEA ou vender um armário com uma sensor que não deixe fechar as portas se lá estiver alguma coisa sem um RFID da IKEA. A primeira pode ser conveniente para alguns clientes, mas a segunda é abuso.

    ResponderEliminar
  62. Barba Rija:

    "Tenho

    É pena João que esta tua resposta o contradiga."

    Estou a ver. Educação para ti é os outros não te poderem apontar o dedo, mas como deus, reservas o direito de o fazer a ti. Não te chamo nomes so por chamar. Foi a brincar que escolhi o nome, mas era meio a sério tambem. E ja expliquei porque. (Recusas-te a aceitar como falhas aquilo que são obvias falhas.)

    Isto da educação é conversa da treta. Se queres, toma la mais um bocado: Eu chamei-te iFan e tu chamaste-me esteriotipador. E disseste que eu estava avisado que detestas esteriotipadores. O que é iguala dizer que detestas esteriotipos. E que como sempre, não te importas tambem de qualificar os outros. Tudo bem, era fair play chamar-me esteriotipador, tinha oportunidade para te explicar porque é que uma pessoa que admira um produto e uma marca para alem das suas qualidades pode ser caracterizada de fan. Mas não era fair play dizer que me detestas e que eu estou avisado. Tambem não é fair play acusar-me de não conhecer o protocolo inter-pessoal só porque faço uma coisa que tu não te inibes de fazer.

    Ainda não te vi ser capaz de produzir uma defesa capaz do iPad. Repara que para completar mais uma falacia tua, o USB 3.0 ser uma evolução não justifica o ipad não ter o standard atual. Não é evolução. É uma coisa que esta dentro do procedimento da Apple fazer, usar pequenas coisas para implementar novas funcionalidades que ja podia ter posto antes e criar a necessidade de ter o novo produto aos que ja o têm. É acerca disso que é o marketing. Mas a Apple abusa.

    Sim os produtos são bonitos. Não é isso que estta em discussºao. Nem o facto de serem feitos na china como qualquer outra coisa. Esta em causa o que o produto faz em relação que ja existe e aos encargos adicionais que acarreta no longo prazo. E da manipulação de argumentos usada, incluido um chorrilho de superlativos irreal. Que é realmente enganador.

    O Ipad não é uma obra de arte. Ou se é uma obra de arte, admitase isso. Mas não é o que tu fazes. Tu tentas racionalizar os seus defeitos. Arranjar justificações. Como qualquer fan de qualquer coisa faz. É mais que admiração é... fanboyism como dizem os anglos.

    Quanto à outra discussão que tive contigo lembrome bem que tinha acabado de comprar este computador em que escrevo, um pc e tu teres dito que era uma porcaria que um apple é que era bom. Quando pelo que eu paguei nem ha um Apple à escolha (so se for o mini, que não vale nada - 750 euros?)

    O Iphone ja era o sucesso que é quando não fazia uma serie de coisas consideradas imprescindiveis noutro telemovel qualquer.

    Mas este Ipad é o prototipo de um Applismo. Ou Hype'lismo. O IPod era o contrario. era um produto caro, mas realmente bom. (tirando a historia das baterias).

    ResponderEliminar
  63. Há vantagens em ter o software para Windows certificado pela Microsoft. Mas não há vantagem para o utilizador em a Microsoft impedir de instalar software que não esteja certificado. Percebes a diferença?

    Eu vejo que escreves muito, mas não te vejo a substanciares as tuas afirmações. Eu percebo a diferença, não vejo é evidências nenhumas.

    O que estou a apontar é que esse esquema que tu defendes tem vantagem para o utilizador se for opcional

    Se for opcional, todas as vantagens deixam de o ser. Primeiro, porque não terias um ecossistema mais controlado, segundo porque não concentraria os esforços dos developers num único sistema simples (para todos), terceiro, terias todas as desvantagens do outro sistema (vírus, etc.)

    A solução "jailbreaking" parece-me radical mas é ao menos interessante do ponto de vista psicológico: a pessoa tem mesmo de ter a certeza daquilo que vai fazer.

    (neutralizar sistemas de protecção como esta dá até um ano de prisão).

    Nunca ninguém vai prender alguém por "jailbreakar" o iPhone. Lá estás tu a tretalhar.

    Por exemplo, enquanto que as vendas de iPods estabilizaram nos últimso 3 anos, as vendas de músicas no iTunes continuam a acelerar.

    Mas as vendas passaram de meros iPods nanos para iPod Touchs, e não esqueçamos que o iPhone é um iPod. Tenho de passar a minha vida a corrigir-te, pá? :)

    ...o facto relevante é que esta prisão só seria vantajosa para o consumidor se fosse opcional.

    Não substanciado. E apenas tenho de me referir aos programas insanos do Android e do Windows Mobile para te refutar...

    Outra coisa é meterem lá um cadeado para o utilizador não poder instalar no seu iPhone nada que não venha do iTunes.

    Não é um cadeado. A analogia é errada. A questão é que não há portas nenhumas, e o acesso ao iTunes é o único que foi inventado. Mais uma vez, não vejo mal nisso: o único problema seria se o iPhone fosse inerentemente um monopólio, coisa que não o é. Vejo vários "approaches" no mercado, e eu penso que é em boa parte pela estratégia da Apple neste campo que o sucesso tem vindo a suceder. No entanto ninguém impede que concorrentes mais "abertos" floresçam, baseados por exemplo no Android.

    A tua afirmação que só o indivíduo teria a perder com a suposta "liberdade" que afirmas não foi fundamentada.

    ResponderEliminar
  64. Recusas-te a aceitar como falhas aquilo que são obvias falhas

    Porque tenho pouca paciência para com aqueles que se acham os detentores da verdade "óbvia".

    ...tu chamaste-me esteriotipador. E disseste que eu estava avisado que detestas esteriotipadores.

    E qualquer pessoa minimamente inteligente reconheceria a ironia e deixava morrer o assunto com uma piada de quebrar o gelo.

    Mas não era fair play dizer que me detestas e que eu estou avisado

    A ironia é algo que te escapou. Enfim, João não gostei da tua atitude, mas daí a "detestar-te" será preciso algo mais.

    Ainda não te vi ser capaz de produzir uma defesa capaz do iPad

    Uma frase com 9 palavras a mais! :D

    É uma coisa que esta dentro do procedimento da Apple fazer, usar pequenas coisas para implementar novas funcionalidades que ja podia ter posto antes e criar a necessidade de ter o novo produto aos que ja o têm. É acerca disso que é o marketing. Mas a Apple abusa.

    Gosto destas pessoas que estão dentro de todas as decisões estratégicas... basta-te provar que a Apple já possui todos os elementos necessários não só em termos de software mas também em hardware para oferecer uma ligação USB, uma webcam e todas as míriades de coisas que os críticos apontam ao preço que eles indicaram, para que a tua teoria da conspiração tenha alguma base racional. Até lá, digo apenas que não é tão bom produto como se tivesse esses elementos e tento olhar a ver se a competição tem algo melhor.... ooops. Não tem.

    Esta em causa o que o produto faz em relação que ja existe e aos encargos adicionais que acarreta no longo prazo.

    E a tua teoria é a de que as pessoas só compram "Apple" porque é "bonito". Enfim, o que dizer perante tamanha ignorância? Que se pesquise melhor? Para quê? Quem é aqui, afinal, o TudoMenosAppleFan?

    E da manipulação de argumentos usada, incluido um chorrilho de superlativos irreal.

    Todos os bons vendedores vendem bem. E daí? Estás a dizer-me que as pessoas só compram Apple porque a Apple é a única empresa a adjectivar com superlativos "irreais"? Mas que raio de mundo é que vives?

    Tu tentas racionalizar os seus defeitos. Arranjar justificações.

    Existem justificações para os defeitos, não deixam de os ser. E tal como as pessoas são livres de racionalizarem o porquê destes defeitos, também eu o sou, a diferença é que eu sou numa direcção oposta ao teu prejudício, e isso justifica chamares-me um "fan". É rídiculo, mas não é nada que eu não sofra diariamente noutros temas quando se se apercebem que levaram uma tareia.

    Quanto à outra discussão que tive contigo lembrome bem que tinha acabado de comprar este computador em que escrevo, um pc e tu teres dito que era uma porcaria que um apple é que era bom.

    Desta não te safas. Agora provas o que dizes. O que eu me lembro de dizer era que o macbook era muito bom, e 90% das vendas "high end" (mais de 1000 dólares) na américa em laptops são macbooks, o que não acreditaste na altura.

    O Iphone ja era o sucesso que é quando não fazia uma serie de coisas consideradas imprescindiveis noutro telemovel qualquer.

    Como o quê? Video Messaging? Quem usa essa merda? Diz-me lá. Vídeo? "Imprescindível"? Ahah! E aparentemente não percebes que, apesar de todos os pontos fracos do iPhone inicial, aquilo que ele fazia fazia-o muito bem e melhor que todos os outros e foi isso que o distinguiu: não tentar fazer "TUDO", pelo contrário, o fazer o essencial mas BEM, e com o tempo adicionar o que faltava, de uma maneira sustentável. Essa é uma característica que eu gosto na Apple.

    Mas este Ipad é o prototipo de um Applismo. Ou Hype'lismo. O IPod era o contrario. era um produto caro, mas realmente bom. (tirando a historia das baterias).

    Veremos, sobre isso o tempo dirá. E diz-me, tens um iPod? Quantas baterias precisavas de mudar até hoje? Ninguém muda as baterias de um mp3, ffs!

    ResponderEliminar
  65. "E qualquer pessoa minimamente inteligente reconheceria a ironia e deixava morrer o assunto com uma piada de quebrar o gelo."

    Eu percebi a ironia. Estava a insistir nisso porque pensei que tu não tinhas visto o contrasenso. Esteriotipavas o esteriotipador.

    Tudo bem, foi pena teres assumido que eu não tinha percebido e avalires sumariamente o meu QI. O que eu não percebi foi que era intencional, mas a contradição... Ando a agita-la no ar desde o principio. Quanto a quebrar o gelo, ja andamos a quebrar o gelo aqui há milenios e sabemos o que a casa gasta. DEixa-te de tretas.

    Quanto a ser detentor do obvio, não sou. Não de todas. Mas que ha coisas que são obvias ha. Ou então és um solipsista e eu não discuto com solipsistas. Não por ter medo deles. Apenas porque a situação é demasiado caricata.

    ~"Gosto destas pessoas que estão dentro de todas as decisões estratégicas..."

    Se vais avaliar tudo como se fosse uma caixa preta, nunca vais perceber nada. Já para não falar que nunca se consegue dizer onde estao as paredes da caixa. Aonde esta a barreira que determina que eu não posso compreender as motivações de uma empresa? Eu discordo que seja a qualquer nivel superior ao individual. Antes de masi a Apple tem de vender. O Steve Jobs esta la porque vende. E tu deves saber isso. Ja foi corrido de la uma vez mas aquilo deioxou de vender e foram -no buscar outra vez. Para ele salvar a Apple vendendo Hardware de PC com software proprietario que so deixam instalar nas maquinas montadas pelos chineses da sua preferencia.

    Se um produto Apple sai sem funcionalidades que são standard num determinado segmento, e depois as vai acrecentado aos poucos em modelos sucessivos, acho q é seguro dizer que se trata de engenharia social e não electronica.

    Aquilo tambem não tem camara? Olha que o STeve Jobs não podia estar a ajudar-me mais... Estas coisas todas que agora "não prestam" e só são uteis para os outros, ainda as vais ver no iPad. Pelo menos algumas. Como ja aconteceu antes.

    ResponderEliminar
  66. "Todos os bons vendedores vendem bem. E daí? Estás a dizer-me que as pessoas só compram Apple porque a Apple é a única empresa a adjectivar com superlativos "irreais"? Mas que raio de mundo é que vives?"

    A Apple não diz "provavelmente" o melhor. A maquina de hype da Apple é inigualavel. Ou não notas?

    ResponderEliminar
  67. Barba Rija:

    sabes quem foi o "insider" (risos) que escreveu isto:

    " a microsoft consegue monopolizar e controlar os OEMs atraves das suas tacticas pouco fair play, enquanto que o linux nao tem atras de si nenhum "gigante" que negoceie por ele. (...) O facto de que o linux começou a ganhar extraordinariamente a guerra do netbook foi um panico na MS."

    E isto:

    Eu - "Tem um core 2 quad 2,8ghz; um disco de 1 tera, 6 gb memoria; vista 64 e 32 bits (estou a usar o 64), uma Geforce 9600GT com Cuda e Phisyx, leitor e gravador DVD, cartoes, e portas USB para a impressora para o cao e para o gato.

    Interlocutor: - Não é muito impressionante, de facto. "High End"? LOL

    eu - "Se fosse um Apple, era um computador High ENd, mas como não é é uma high mid-range (e só por causa do precessador)."

    Interlocutor - A Apple não vende caixas. Por isso estás a comparar laranjas com maças ;). Eu, por exemplo, se quiser comprar um utilitário não vou comprar um BMW. Por razões óbvias. O erro está em comparar o incomparável.

    Em relação ao vista:

    "Se achas que é "nada", então provavelmente tens o SO que mereces :). "

    Em relação ao MAc:

    "Todas as tecnologias utilizadas pelo OS X são melhores que as do windows, é um SO fluído, sem vírus, sem antivirus, com uma arquitectura sólida e com sentido, sem "register", sem "UAC"s, rápido, com coisas inovadoras, poderosas e simples de usar como o "Time Machine"

    aqui:

    http://ktreta.blogspot.com/2009/07/christian-engstrom-no-financial-times.html

    ResponderEliminar
  68. "É rídiculo, mas não é nada que eu não sofra diariamente noutros temas quando se se apercebem que levaram uma tareia."

    Então diz-me lá que Apple eu compro por 750 euro. Que é para eu me rir com a tareia que tu me estas a dar. E depois podemos brincar com o que se podia experienciar no meio digital com o custo de um MAc High End e de como não presta para nada comparado com uma motherboard dual processor (não comparar com dual core) e com triple SLI e ainda sobrar dinheiro para comprar o windows 7 ultimate para arrancar em dual boot com o ubuntu.

    ResponderEliminar
  69. "e 90% das vendas "high end" (mais de 1000 dólares) na américa em laptops são macbooks, o que não acreditaste na altura."

    Duvidei. E ainda duvido. Mas não argumento, nem argumentei. Acho estranho que possa ter 90% das vendas acima dos 1000 euro e ter uma fatiua tão pequena do mercado. Mas pode acontecer.

    ResponderEliminar
  70. Barba,

    «Se for opcional, todas as vantagens deixam de o ser. Primeiro, porque não terias um ecossistema mais controlado, segundo porque não concentraria os esforços dos developers num único sistema simples (para todos), terceiro, terias todas as desvantagens do outro sistema (vírus, etc.)»

    Este é um bom exemplo da treta que critico.

    O "ecossistema" não é controlado, visto bastar instalar programeta para contornar as limitações que a Apple impõe. Esse "controlo do ecossistema" não tem nada a ver com os vírus. Um bom exemplo é o Linux, onde não há problemas com vírus nem ecossistemas controlados. E essa de um sistema controlado ser melhor para o desenvolvimento é ainda mais treta. Achas que a inovação na Internet foi principalmente em coutadas como a AOL ou fora delas?

    Mais uma vez saliento. Este esquema da Apple, quando pega, é bom negócio porque prende os clientes. Um tipo gasta dinheiro num iPod, aproveita e compra também músicas no iTunes. Que depois não pode ouvir sem um iPod, por isso quando trocar de player vai comprar outro da Apple e assim por diante.

    E quanto mais o pessoal investe mais forte é a tendência para justificar o seu investimento como perfeitamente racional. A Apple lucra com isso e o professor Bambo também.

    A treta que aponto é este tipo de coisas como esta tua ideia que o melhor é ter um "ecossistema controlado" porque combate vírus, fomenta o desenvolvimento e é melhor para os clientes. Coisa que em qualquer outro contexto fora da Apple, dos telemóveis às consolas, tu apontarias logo como esquema para ganhar dinheiro.

    ResponderEliminar
  71. Barba:

    outra coisa. Tenho acompanhado a discussão com o Ludwig. E tenho usado argumentos diferentes e referido coisas diferentes não porque não esteja de acordo, mas porque não vale a pena repetiro que ja foi escrito. Mas estou de acordo com aquilo e foi por isso que deixei de usar o Ipod - o que responde a outra pergunta tua.

    ResponderEliminar
  72. Tudo bem, foi pena teres assumido que eu não tinha percebido e avalires sumariamente o meu QI.

    Uma pessoa inteligente lê as frases até ao fim - ."e deixava morrer o asunto com uma piada de quebrar o gelo" Lê-a de novo (e aqui punha um emoticon de "naughty").

    Mas que ha coisas que são obvias ha.

    É como as bruxas, porventura. E quem discordar que existem são obviamente solipsistas, tipo, óbvio.

    Se vais avaliar tudo como se fosse uma caixa preta, nunca vais perceber nada.

    É a única atitude racional. E quando se especula, tem-se pelo menos a humildade de o reconhecer.

    O Steve Jobs esta la porque vende. E tu deves saber isso. Ja foi corrido de la uma vez mas aquilo deioxou de vender e foram -no buscar outra vez.

    A Apple deixou de vender quando começou a preocupar-se apenas em vender, sob a liderança de Scully, vendedor de Coca Colas (ou era a Pepsi?). Jobs vende porque sabe que perante a adversidade, o único passo é saltar para a frente e inovar, como o tem provado os inúmeros prémios de inovação que a sua companhia recebeu...

    Para ele salvar a Apple vendendo Hardware de PC com software proprietario que so deixam instalar nas maquinas montadas pelos chineses da sua preferencia.

    Estás a confundir a Apple pela Dell. A Apple não teve o sucesso que teve por fazer aquilo que o Michael Dell fez nos anos 90.

    Se um produto Apple sai sem funcionalidades que são standard num determinado segmento...

    Agora é só mostrares-me onde está o "segmento" do iPad. Ou do iPod Touch (antes de aparecer). Quando paras com a treta? Sim, o iPhone não trazia vídeo (buaaa), mas achas que é fácil construir um telemóvel de raíz que pretende revolucionar o mercado logo à primeira tentativa?

    Aquilo tambem não tem camara? Olha que o STeve Jobs não podia estar a ajudar-me mais...

    Para que queres a câmara? Não sejas ridículo. Existem ainda problemas ergonómicos em relação à câmara que ainda não sei como irão resolver. Se tiveres paciência, explico-tos.

    A Apple não diz "provavelmente" o melhor. A maquina de hype da Apple é inigualavel. Ou não notas?

    É fantástico como pensas que um elogio é uma espécie de crítica. Dissonância cognitiva?


    Em relação às tuas citações, tu disseste:

    lembrome bem que tinha acabado de comprar este computador em que escrevo, um pc e tu teres dito que era uma porcaria que um apple é que era bom.

    E não encontraste nada disto. Apenas gozei com o teu computador por lhe chamares "high end" (depois corrigiste) e fizeste um comentário sobre ser "high end" para a Apple, desconhecendo porventura que um bom Mac Pro põe a tua boa caixa num cantinho a chorar. Quando eu escrevi "a Apple não vende caixas" não sei sinceramente em que contexto foi. Seja como for é treta.

    Depois fiz uma comparação entre o Mac OS e o Windows, repara o Windows 7 ainda não existia.

    Então diz-me lá que Apple eu compro por 750 euro

    E que mp3 compro eu por 20 euros? E que carro compro eu por 10000 euros? E que filme em dvd compro eu por 9 euros? Muito bem João deixas-te impressionar por "specs" de performance eu nem por isso.

    Acho estranho que possa ter 90% das vendas acima dos 1000 euro e ter uma fatiua tão pequena do mercado. Mas pode acontecer.
    http://www.betanews.com/joewilcox/article/Apple-has-91-of-market-for-1000-PCs-says-NPD/1248313624

    Mas estou de acordo com aquilo e foi por isso que deixei de usar o Ipod

    Porque te obriga a usar o iTunes, e tu és contra o iTunes, logo deitas fora o iPod e compras outro mp3?!? Por onde vai o fanatismo... (eu não faria o inverso!)

    ResponderEliminar
  73. Ludwig

    Mais uma vez saliento. Este esquema da Apple, quando pega, é bom negócio porque prende os clientes. Um tipo gasta dinheiro num iPod, aproveita e compra também músicas no iTunes. Que depois não pode ouvir sem um iPod, por isso quando trocar de player vai comprar outro da Apple e assim por diante.

    Este é um ponto claramente falso, e como "exhibit A" apresento o Mac Os X, que é "aberto", mas cujas aplicações só funcionam em computadores da Apple. Logo a tua teoria da conspiração não é justificável nestes termos, se o que a Apple queria era repetir o esquema já existente no Mac OS X (e que tão bem descreveste) não precisaria do controlo que dizes precisar para esse motivo.

    A treta que aponto é este tipo de coisas como esta tua ideia que o melhor é ter um "ecossistema controlado" porque combate vírus, fomenta o desenvolvimento e é melhor para os clientes. Coisa que em qualquer outro contexto fora da Apple, dos telemóveis às consolas, tu apontarias logo como esquema para ganhar dinheiro.

    Nem parece teu, tanto argumento tão fácil de abater. Ouve lá, uma consola de jogos, tal como uma impressora, tal como um telemóvel, etc., o objectivo é ganhar o cliente com um preço baixo para depois sacar o seu dinheiro todo pelas tarifas elevadíssimas, pelos jogos caríssimos, pelos tinteiros exorbitantes. Essa sim, é uma táctica "maléfica", porque abusa da nossa ingenuidade de comprador inicial.

    O iPod e o iPhone (no que concerne às aplicações) funcionam ao contrário. O hardware é caro e não é vendido em perda (o iPhone já o é, mas são as tarifas das operadoras que compensam não as aps), e as aps são das mais baratas do mercado, sendo que a maior parte delas são grátis. Não, o esquema da loja não é para ganhar dinheiro "directamente", mas sim para criar uma experiência inigualável pela concorrência. A tua analogia é, mais uma vez, errada.

    ResponderEliminar
  74. Barba Rija:

    Toda a tua resposta a mim é ridicula.

    A tua critica epsitemologica é treta. Tu consideras que a falta de USB, multitasking, Flash player, placa grafica dedicada e restrições à utilização são vantagens ao consumidor é treta. É obvio que o que falta, falta. Não por Flash porque aquilo funciona mal no mac é ter alguem a decidir por ti o que é bom e não é. Não te deixar usar USB ou leitor de cartoes é extremamente maçador. O meu telemovel tem o mesmo defeito mas ao menos deixa-me usar blootooth e cabo de dados para ligar a um PC.



    Existem tablets desde 2000. O Ipad é um tablet aleijadinho. Como netbook é caro e menos portatil. E menos funcional.

    O Iphone é semelhante aos imensos pdas com telemovel que existem desde 2005. E eram capazes de copy-paste e de abrir documentos do access. E ter software medico.

    Depois, o segmento do dinheiro e das especificações conta. Quer queiras quer não. E um computador com as especificações que eu avancei funciona fluido como agua. É uma excelente experiencia. Que o Mac so consegue igual pagando quase o dobro (e obriga-te na confusão a comprar um monitor novo). Se eu for gastar o mesmo dinheiro posso fazer melhor.

    Se as especificações não contam, conta o quê? O principio iFabulous, que age a partir de dentro? Existe uma correlação entre as especificaçoes e a performance. E entre a performance e a tua experiencia de utilizador.

    E não, avaliar tudo como uma caixa preta não é a unica atitude racional. Se podes olhar para dentro da caixa, se a podes abrir e tens ferramentas para isso, deves fazê-lo. Deves procurar compreender como funciona. Senão ainda tratavamos o corpo "holisticamente" com postulados - afinal - de entidades dentro da caixa. Ou ainda estavamos numa era pré neurologica na psicologia e a própria gestão tinha de ser feita sem considerar que as empresas são constituidas por pessoas.

    Estas a deixar de dar pica para responder. Agora vou ver o que disseste ao Ludwig a ver se te protas-te melhor. Só vejo iFanzismo mais cerrado que o de muitos portistas. (e aqui punha um emoticom com cachecol azul e fruta na mão - uma maçã)

    ResponderEliminar
  75. E não foi por o Itunes ser mau que o deixei de usar. Foi por causa da porcaria do DRM e da compressão. Para pagar um preço premium então perfiro ter o CD com melhor som e com as capas de album. Deixei de usar o Itunes inconscientemente, não tomei essa decisão. Até gostava do Ipod. Mas ao longo dos anos, o DRM foi-se tornando um grande inconveniente. Que é. Eu não me importo de pagar pela musica, mas aquilo vir com limitações é uma seca.

    ResponderEliminar
  76. Não sei o que o Ludwig te vai dizer, mas estas enganado. O OS X corre em PCs. É so por contrato que não se pode instalar em PCs. ALias, os APple em hardware são PCs. Feitos pela asustek.

    O Mac OSX so corre o Office porque o Bill Gates quando salvou a Apple da falencia (emoticom com lingua de fora) foi a condição que impos. E o Boot Camp é para que os Apple sirvam para alguma coisa de geito (risos - emoticom saracastico)

    Quanto às consolas, a XBox é tão barata que leva a querer não ter mesmo de gerar lucro, nem com a venda de Jogos. So serve para não perder o mercado de Jogos de bandeja para a Sony. Quem ganha aqui é o consumidor.

    Um jogo de consola custa mais 50% que um de PC. Mas com o preço de uma Xbox não compras nem uma grafica decente para o PC. Existem factores que permitem com o baixo preço fazer o software ser mais barato de desenvolver e correr lindamente. Se a Apple fosse barata o teu argumento funcionava, mas claramente enquanto que uma consola é um PC aleijadinho mas é muito mais barato ( e dá prejuizo à SOny e à microsoft no meio da guerra entre elas) a Apple para o que pagas estas sempre a comprar mais "luzinhas" que produto. É aleijado mas tem o preço do completo. Para compensar dão-te ecrans coloridos - OLha, vê como brilha indigena. Eu dou-te vidro e tu das-me ouro.... (emoticom muito sarcastico).

    ResponderEliminar
  77. ""Quando eu escrevi "a Apple não vende caixas" não sei sinceramente em que contexto foi. Seja como for é treta."

    Não sei o que é treta. Podes ir ver que foi o que disseste. DEixei o link.

    ResponderEliminar
  78. Barba:

    Para te facilitar a vida, a tua resposta sem edições minhas:

    "Acabei de comprar um computador que tem menos de metade do preço de um high end da Apple.

    Tem um core 2 quad 2,8ghz; um disco de 1 tera, 6 gb memoria; vista 64 e 32 bits (estou a usar o 64), uma Geforce 9600GT com Cuda e Phisyx, leitor e gravador DVD, cartoes, e portas USB para a impressora para o cao e para o gato.

    Não é muito impressionante, de facto. "High End"? LOL

    Se fosse um Apple, era um computador High ENd, mas como não é é uma high mid-range (e só por causa do precessador).

    A Apple não vende caixas. Por isso estás a comparar laranjas com maças ;). Eu, por exemplo, se quiser comprar um utilitário não vou comprar um BMW. Por razões óbvias. O erro está em comparar o incomparável."

    Como vez eu disse logo em que contexto é que a minha maquina era uma high end. Era se fosse um Apple. E tu decidis-te responder que não impressiona, e LOL. E dizer que é uma caixa. (porque de facto a Apple não faz caixas, Duh!!!)

    ResponderEliminar
  79. Toda a tua resposta a mim é ridicula.

    Cartas de amor são ridículas. A minha argumentação é perfeita.

    Tu consideras que a falta de USB, multitasking, Flash player, placa grafica dedicada e restrições à utilização são vantagens ao consumidor é treta.

    Aquilo que é treta são as tuas mentiras. Não sei porque mentes desta maneira. Alguma vez eu disse que é porreiro não haver USB? Eu também acho que seria muita porreiro haver discos SSD de 10 terabytes a 100 euros.

    O meu telemovel tem o mesmo defeito mas ao menos deixa-me usar blootooth e cabo de dados para ligar a um PC.

    Coisa que o iPad também tem (hehe).

    Existem tablets desde 2000

    Existem "coisas idiotas" desde 2000. Não há comparação nenhuma. Por esse critério, existem tablets desde os anos 80.

    O Ipad é um tablet aleijadinho

    Quem é que está a comportar-se como um "Fan", aqui? Mas tu já viste o iPad a funcionar com o Pages ou o Calendar? E atreves-te a dizer estas barbaridades, como é que queres ser levado a sério?

    O Iphone é semelhante aos imensos pdas com telemovel que existem desde 2005.

    Esta conversa é inútil, se continuares com esta trolleira de todo o tamanho. Só te importas com "specs", é impressionante. Mostra-me um telemóvel de 2006 capaz de fazer o que um iPhone faz.

    Depois, o segmento do dinheiro e das especificações conta. Quer queiras quer não. E um computador com as especificações que eu avancei funciona fluido como agua.

    Mas alguém te impede de o comprar? Mas pensas que eu estou aqui a bater nas marcas brancas que se compram no IT mais próximo? Quem quer comprar Nikey, compre Nikey.

    Se as especificações não contam, conta o quê?

    As specs contam, mas como dizem sobre o orçamento (o défice não é tudo) toda a implementação, o ecossistema, o apoio técnico, o design, o SO, etc. também importam.

    E não, avaliar tudo como uma caixa preta não é a unica atitude racional. Se podes olhar para dentro da caixa...

    Mas tu demonstraste como claramente não vês nada dentro da caixa. Aquilo que fazes é apenas especulação mascarada de "obviovidades".

    Senão ainda tratavamos o corpo "holisticamente" com postulados

    Deixa-te de tretas. O que é patente é que não sabes o que se passa nas reuniões de engenharia da Apple, e pelo contrário sabes muito bem o que um corpo humano tem lá dentro. A quantidade de analogias parvas que habitam nesta página é regurgitante.

    Estas a deixar de dar pica para responder.

    Tadinho. Espero que não tenha sido da tareia que o Sporting levou ontem hehe.

    ResponderEliminar
  80. E não foi por o Itunes ser mau que o deixei de usar. Foi por causa da porcaria do DRM e da compressão.

    Qual DRM? Eu nunca comprei uma única música no iTunes porque sou um tipo que partilha uma biblioteca imensa com os seus amigos. E o que é que o DRM tem a ver com o iPod? Não precisas de nenhum DRM para funcionar com o iPod. Só este episódio faz-me desconfiar que só mentes quando dizes que já tiveste um iPod, porque aquilo que dizes é uma treta total.

    O OS X corre em PCs.

    Sim, existe muita gente por aí a correr a instalá-lo. Nesse critério o iPhone OS também pode ser "jailbreakado" e as críticas do Ludwig deixam de fazer sentido. Por vezes não percebo onde queres chegar, para além de fazeres de troll.

    O Mac OSX so corre o Office porque o Bill Gates quando salvou a Apple da falencia (emoticom com lingua de fora) foi a condição que impos.

    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    Meu, foi totalmente ao contrário!!

    http://www.roughlydrafted.com/RD/RDM.Tech.Q1.07/5F0C866C-6DDF-4A9A-9515-531B0CA0C29C.html

    Quanto às consolas, a XBox é tão barata que leva a querer não ter mesmo de gerar lucro, nem com a venda de Jogos. So serve para não perder o mercado de Jogos de bandeja para a Sony. Quem ganha aqui é o consumidor.

    Estás-me a dizer que o modelo da Xbox não é o mesmo que eu disse sobre a PS3 e afins? Ó joão sério pá, mais vale estares calado. Só dizes asneiras. Não é culpa minha que eles tenham gasto milhares de milhões em consolas avariadas e em R&D sem grandes lucros. Agora vêm com o Project Natal que é impressionante. Mas quem conhece a MS, sabe que é melhor ver para crer: de vaporwares estão eles cheiinhos. Seja como for, a ser "verdade", é mais um produto vendido em perda para ganhar clientes.

    Mas com o preço de uma Xbox não compras nem uma grafica decente para o PC

    Isso passa pelo facto de que a placa gráfica da Xbox já ter quase 4 anos... vai ver quanto custa uma placa gráfica comparável com uma de há 4 anos atrás, por exemplo uma nVidia 8000. A 8600 GT (grande gráfica!) custa 40 dólares hoje (para o consumidor!). Continuas a dizer asneiras pá. E dizes tu que eu é que não "dou pica". Porra.

    a Apple para o que pagas estas sempre a comprar mais "luzinhas" que produto. É aleijado mas tem o preço do completo. Para compensar dão-te ecrans coloridos - OLha, vê como brilha indigena. Eu dou-te vidro e tu das-me ouro.... (emoticom muito sarcastico).

    Pois sarcasmos à parte, ainda estou à espera desse tal "tablet" do qual podemos comparar o iPad como sendo "aleijadinho", e ver em que sentido o é. Até produzires esse trabalho, só omites tretas.

    ResponderEliminar
  81. Como vez eu disse logo em que contexto é que a minha maquina era uma high end. Era se fosse um Apple. E tu decidis-te responder que não impressiona, e LOL. E dizer que é uma caixa. (porque de facto a Apple não faz caixas, Duh!!!)

    A 750 euros não, não faz. O que eu disse nesta caixa de comentários é que, se eu disse lá atrás que a Apple não faz caixas, é treta. Tendo em conta o contexto, não me parece que tenha sido essa a minha intenção, mas indepedentemente disso a verdade está lá fora.

    ResponderEliminar
  82. Não acho que o iPad, bem como o iPhone sejam uma treta. A maioria das pessoas, tirando uma ou outra coisa a mais, chega-lhes perfeitamente o que lá está.

    O que é uma treta (e muito bem descrito aqui http://diveintomark.org/archives/2010/01/29/tinkerers-sunset) é que se caminharmos para um mundo onde tudo nos é fornecido sem possibilidade de abrirmos e mexermos, está-se a matar a criatividade. E, claro, como está aqui referido, é ridículo termos de ter autorização para mexermos naquilo que é nosso: o conceito de auto-invasão da propriedade privada.

    ResponderEliminar
  83. Ahh sim, porque todos nós ficamos muito lixados com os nossos DVRs pelos mesmos motivos....

    Acho que a paranóia está a cegar o pessoal.

    ResponderEliminar
  84. Scheeko,

    Obrigado pelo link. Essa tendência para nos trancar fora dos aparelhos que compramos é preocupante. Mas mais preocupante ainda é o número de pessoas que defendem isso como sendo para o nosso bem. O Barba certamente dirá que ter de pagar $99 para poder programar o computador que se comprou é necessário para manter o "ecossistema controlado", e nem percebe que é a Apple a cobrar para o cliente usar aquilo que já comprou...

    ResponderEliminar
  85. Barba Rija:

    "ão precisas de nenhum DRM para funcionar com o iPod. Só este episódio faz-me desconfiar que só mentes quando dizes que já tiveste um iPod, porque aquilo que dizes é uma treta total."

    Para não teres DRM tens de pagar mais. E as musicas vêm com compressão na mesma, apesar de menos. E quando tive de pagar o excesso para deixar de ter DRM para passar a ouvir no extender e continuaei a ter musica comprimida - porque a alternativa era tar a gravar CDs - decidi deixar de la gastar guito e voltei a comprar logo CDs. És enfadonho.

    Ainda tenho o Ipod. Apenas ja não o uso. E o tempo que dedicas a sugerir que estou a mentir? Não é um exagero. queres o numero de série? Posso to dar quando chegar a casa.

    ResponderEliminar
  86. "para além de fazeres de troll." ?

    WTF?

    As criticas do Ludwig fazem sentido e ainda mais porque se o OSX é "Fechado" é até por razões economicas e não electronicas. É para fazer o que o Ludwig anda a criticar.

    Quanto ao Bill Gates não ter posto dinheiro na Apple em grandes doses Às de me dizer como é que foi ao contrario. Ou foi a abertura da Apple ao office que o GAtes não queria? Foi por isso que la pos 150 milhoes de dolares? Foi porque não queria ter la o Office? E assim pos la o dinheiro e pos la o office. Sem o qual a Apple tinha morrido, é verdade.

    looooool

    "Ó joão sério pá, mais vale estares calado. Só dizes asneiras."

    Então porque é que não és capaz de produzir uma contra-argumentação eficaz?

    Repara que a Sony só teve um ano de lucro com a PS3. O modelo é mais ou menos como tu dizes, mas não exactamente. Mas esta la o principal, não digo que não nem disse. Até podes ir ver que disse que as consolas são aleijadinhas, como o que não assumes que o Ipad é.

    Mas pelo que custam, estão de facto a criar a hipotese de ter uma maquina de jogos por um preço quanse ridiculo. A não ser que compres para cima de 15 jogos, altura em que o custo da "lealdade obrigatoria" começa a estar ao nivel do custo de um PC quase ao mesmo nivel de performance (15 * 20 euro (sao em média 20 euro mais caros os jogos do que no PC) = 300 euro + custo da Xbox 200 Euro = 500 Euro - e um PC de 500 euro não esta ao nivel da Xbox de qualquer maneira que ainda lê usb pen de video e mp3, tem facebook e twiter). Percebes? ha uma diferença enorme nos valores em causa. Não te estão a cobrar por um produto completo. Nem perto disso. E se for uma PS3 acrescenta 100 euros mas ficas tambem com Blue Ray.

    "Ó joão sério pá, mais vale estares calado. Só dizes asneiras."

    lol

    ResponderEliminar
  87. Há! ja sei o que te estava a fazer confusão. É que eu só usava o Ipod como leitor por causa das musicas que comprava no Itunes porque tenho outro leitor no telemovel para mp3 sem DRM. E so ligava o Ipod para ouvir o que so podia ouvir com ele.

    ResponderEliminar
  88. Ou não sabias que as musicas do Itunes vêm com DRM?

    Olha dá uma olhada nos Qtek e a não ser que te tenham convencido que multitouch é indipoensavel, e de outro modo absolutamente necessário, vê la o que eles faziam desde 2006. E não te esqueças que a maior parte deles podias não usar o stylus. So que na altura isso é que era cool, era usar o stylus e poder escrever. O que era muito giro.

    Eu tive um PDA que usava muitas vezes com os dedos porque tinha perguiça de usar o Stylus. Não tinha telefone porque não precisava de substituir o telemovel que tinha.

    E agora como achas que discutir contigo é fazer de Troll deixo-te entregue às tuas fantasias da Apple. Mas nota que nunca te obriguei a responder.

    Que a Lucidez esteja contigo.

    ResponderEliminar
  89. Barba Rija:

    Esquecime desta:

    O troll és tu, palhaço!

    (é só para quebrar o gelo) :P

    ResponderEliminar
  90. Barba Rija:

    Este é pelo preço do Ipad. Tem teclado e touch com o Xp mas deves poder por o 7. e não procurei muito. É o 3 hit do google. Ja devias ter visto. Ha mais caro para quem acha que o dinheiro não faz diferença. E muito melhor. E para quem o dinheiro faz diferença e com muito melhores especificações dentro da caixa e com ecrans bastante aeitaveis tens muitos net books que o Steve diz que são uma porcaria. Va-se lá perceber.

    Quanto às graficas que podes comprar com 200 euros ja arranjas coisas de geito exagerei um bocado. Mas na altura custavam pouco mais ou menos o mesmo que a Xbox360 as que faziam o mesmo que a Xbox 360. Eu sei que a 8600 gt é porreirinha. Eu tenho uma 9600 gt , lembras-te? E não bate a Xbox. Precisamente pela outra razão que permite a XBox ser tão barata para o visual dos jogos que tem. É que é apenas um modeloe as coisas podem ser optimisadas com o preço a descer. E não a subir como faz a Apple com o mesmo argumento.

    http://www.tabletpcreview.com/price/product.asp?productFamilyID=1462&productID=

    ResponderEliminar
  91. Para não teres DRM tens de pagar mais. E as musicas vêm com compressão na mesma, apesar de menos.

    E depois? Se não queres comprar música pelo iTunes não compres! É assim tão difícil de compreender? O iTunes não é uma loja, é um programa de média que também tem acesso a uma loja. Eu gosto do iTunes pela sua enorme lista de podcasts, por exemplo. Que não pago.

    E quando tive de pagar o excesso para deixar de ter DRM para passar a ouvir no extender e continuaei a ter musica comprimida - porque a alternativa era tar a gravar CDs - decidi deixar de la gastar guito e voltei a comprar logo CDs.

    O problema dos DRM não é provocado pela Apple. Vai-te queixar das Labels, que têm "medo" dos mp3 sem DRM. A culpa foi também da Amazon, que ao entrar no mercado dos mp3 forçou a subida de preços. Ironicamente, o mesmo aconteceu agora com os e-books mas ao contrário.... e não, não estou a dizer que são boas notícias.

    Ainda não percebi o que é que isto tem a ver com o iPod em si.

    As criticas do Ludwig fazem sentido e ainda mais porque se o OSX é "Fechado"...

    Não é fechado do mesmo modo que o iPhone OS. Aquilo que me faz dizer que és um troll nesta matéria é que não sabes do que falas, e confundes a terminologia mais básica. O pior não é a ignorância, claro, mas junta com a arrogância de quem pretende "saber" é irritante.

    Quanto ao Bill Gates não ter posto dinheiro na Apple em grandes doses Às de me dizer como é que foi ao contrario. Ou foi a abertura da Apple ao office que o GAtes não queria? Foi por isso que la pos 150 milhoes de dolares? Foi porque não queria ter la o Office? E assim pos la o dinheiro e pos la o office. Sem o qual a Apple tinha morrido, é verdade.

    Isto é como discutir com aquela gente que acredita que o Priorado de Sião é de facto milenar e que ainda anda para aí o herdeiro de Cristo.... quem é ignorante da história, das duas uma: ou aprende os factos, ou cala-se. Eu dei-te material, aproveita-o. Aquilo que é factual é que 1) a Apple tinha milhares de milhões de dólares (não precisou da ninharia que a MS investiu), 2) a razão do acordo prende-se com o facto de se ter provado a culpa da MS em roubar o código do Quicktime em tribunal. 3) sim, o Office foi importante para a Apple.

    Mas pelo que custam, estão de facto a criar a hipotese de ter uma maquina de jogos por um preço quanse ridiculo.

    O que é facto é que tens de comprar um PC na mesma... mas nem era esse o argumento, foste por um caminho irrelevante. A questão era de o Ludwig acusar o esquema das apps do iPhone de ser coisa "maléfica" parecida com a PS3. Não é, e esse é o ponto que argumentei.

    É que eu só usava o Ipod como leitor por causa das musicas que comprava no Itunes porque tenho outro leitor no telemovel para mp3 sem DRM

    Ah bom. Sempre achei um disparate mp3 com DRM... e não, não acho o mesmo perante uma app que só funciona em determinado código de determinado aparelho. São produtos totalmente incomparáveis.

    Olha dá uma olhada nos Qtek

    Qtek? HTC? Xissa. Conheço-os bem, temos um no atelier. Que grande trampa!

    Que a Lucidez esteja contigo.

    Nunca me abandonou!

    Em relação ao Tablet, um Eee PC??!? Ecran menor, mas com keyboard. Apenas 5h de bateria. Windows XP (num tablet? Para queimar os olhos ou q?), webcam, 1.3cm (iPad) vs 2.8cm (EeePc), 700 gramas vs 1Kg, 1024*768 vs 1024*600. USB, ethernet.

    Vou dar-lhe uma olhadela, obrigado. Parece-me que o XP é bom e mau ao mesmo tempo: por um lado podes ter programas tipo laptop, por outro lado não tens programas adaptados ao tablet (multitouch), pelo que usas programas que não estão minimamente adaptados ao ecran minusculo.

    ResponderEliminar
  92. "O pior não é a ignorância, claro, mas junta com a arrogância de quem pretende "saber" é irritante."

    Como tu. Pretendes saber mas não sabes e não consegues escrever duas linhas sem dar um presente a quem discute contigo. Olha, cansei. Isto nºao vai a lado nenhum. Ainda vou dar uma olhada no assunto dos 150 milhoes de dolares, mas não estou a ver como podes ter razão.

    Nem como um assus eepc com XP é mau, mas um iPad é bom. Nem como um Net book é mau e um Ipad é bom. Nem como obrigarte a usar o Itunes, não ter office nem multitasking não ter usb, não ter um disco de geito que qq netbook tem, etc. E o OSX esta fechado quer queiras quer não. Ve o caso da Psistar.

    ResponderEliminar
  93. BOSTON--Microsoft plans to buy $150 million in struggling Apple Computer stock and pledged to develop Macintosh versions of Internet Explorer, Office, and other key applications.”

    PC world em 1997. Aqui: http://www.pcworld.com/article/5156/microsoft_to_invest_in_apple_jobs_ellison_on_board.html

    A Apple estava em crise na altura. Foi quando teve de repescar o Steve Jobs, comprando a next como o sistema operativo que deu origem ao actual.

    O Bill Gates "comprou a Apple" e tirou-a da lama.

    ResponderEliminar
  94. "O problema dos DRM não é provocado pela Apple. Vai-te queixar das Labels, que têm "medo" dos mp3 sem DRM."

    Isto é mentira.

    "So, RHA and I went to Audible and politely asked them to sell Little Brother without DRM. They turned us down flat. And because Audible is the only retailer who can sell on iTunes, that closed the door on the largest distribution channel in the world for audiobooks.

    For my next book, Makers, we tried again. This time Audible agreed to carry the title without DRM. Hooray! Except now there was a new problem: Apple refused to allow DRM-free audiobooks in the Apple Store—yes, the same Apple that claims to hate DRM."

    http://www.publishersweekly.com/article/ca6709919.html

    ResponderEliminar
  95. A moda agora é falar mal do "Tio Steve Jobs". Maldizer o homem da maça mordida como se fosse Adão. Os aparelhos da Apple são diferenciados, intuitivos e rápidos. Rápido na resposta e no tempo. Estão mais avançados que os demais. Bom é o Kindle! Monocromático e duro feito uma pedra.

    Amigos portugueses, obrigado pelo espaço.
    Ildeu Lamartine - Belo Horizonte - Brasil

    ResponderEliminar
  96. Caro Ildeu, o Kindle tem exactamente o mesmo problema que os aparelhos do "Tio Jobs": DRM

    ResponderEliminar
  97. O truque para os leitores de DVD é comprar a marca mais rasca possivel feita na China ou outro pais asiático. Estes, vêm sem qualquer tipo de bloqueio de pais.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.