quarta-feira, dezembro 28, 2011

Portátil no forno.

Há umas semanas, felizmente só depois de terem acabado as aulas deste semestre, o meu portátil pifou. No arranque apareciam uns caracteres estranhos e linhas no ecrã, e ao fim de uns minutos bloqueava. O problema era obviamente na placa gráfica e, como neste portátil (um HLB2 da Compal*) a placa gráfica faz parte da motherboard, tinha poucas esperanças de o salvar. Mas uma pesquisa na 'net surpreendeu-me com uma solução. Os portáteis aquecem muito e as flutuações de temperatura vão causando pequenas fracturas nas soldaduras. Isto acontece geralmente no processador gráfico, que é a parte que aquece mais. E uma maneira de tentar resoldar estes circuitos é aquecer a placa no forno, a 200ºC, durante uns minutos (1).

Porque havia o risco da cura não funcionar, porque mesmo que resultasse ficaria sempre com receio do bicho morrer em tempo de aulas, e porque estamos no Natal, comprei logo um novo**. Mas hoje tentei ressuscitar o defunto. Deu um bocado de trabalho, desmontar a cangalhada toda, mas tirei quase tudo da motherboard. Os cabos de alimentação não se desencaixam, por isso embrulhei-os em folha de alumínio para os proteger do calor. Fiz o mesmo com a pilha do relógio, que parecia estar colada, o que foi asneira. Como era de esperar, pilhas a 200ºC não sobrevivem.

Depois de assar 8 minutos e arrefecer, encaixei os cabos do monitor e de alimentação, liguei, e nada. Só então me lembrei que não tinha montado o CPU. Com esse no sítio já funcionou. Apareceu o ecrã de arranque sem riscas estranhas nem gatafunhos. Depois de montar a tralha toda, fiquei com o portátil a funcionar como velho (que é o mesmo que funcionar como novo mas sem ter de instalar o software). Falta só comprar uma pilha para ter as horas certas no portátil e, à cautela, pasta térmica boa para ver se não frita outra vez tão cedo.

Três vivas para a Internet!

* Não a dos sumos. Esta.
** Clevo W150HNM. Muito porreiro, para o preço, mas como a placa gráfica é uma NVIDIA Optimus, tive de instalar o Bumblebee. Deixo aqui a dica porque perdi umas horas até descobrir por que raio não conseguia pôr o GLX a funcionar.

1- Addictive tips, Fix Your Graphics Card By Baking In Oven.

14 comentários:

  1. História legal. Parabéns, Ludwig. E um bom ano.

    ResponderEliminar
  2. Se não fosses tu a contar não acreditava...

    ResponderEliminar
  3. Um blog chamado "Que Treta" a sugerir-me meter o meu portátil no forno...

    Não sei se confio.

    ResponderEliminar
  4. Eheheheh... brutal :D

    Sai uma motherboard quentinha junto com as rabanadas e o cabrito :D

    ResponderEliminar
  5. ardoRic,

    Só se já estiver morto :)

    ResponderEliminar
  6. Kuru iklimlerde yağış düşerken kuru havada buharlaşarak havada virga (yağış izleri) oluşur....se eram estes os caracteres estranhos deve ter sido o jão Basvco

    E uma maneira de tentar resoldar estes circuitos é aquecer a placa no forno, a 200ºC, durante uns minutos....no microondas dá?

    Fiz o mesmo com a pilha do relógio, que parecia estar colada, o que foi asneira. Como era de esperar, pilhas a 200ºC não sobrevivem.
    a pilha tava viva?

    Depois de assar 8 minutos e arrefecer, encaixei os cabos do monitor e de alimentação, liguei, e nada. Só então me lembrei que não tinha montado o CPU.
    Isto é mais cuma lenda é um cpu dos grandes contos pouco usuais

    vou já meter no forno a 200º a solda deve ser de chumbo....

    ResponderEliminar
  7. 327,4 °C....essa solda deve ser uma liga de pasta de papel ou o forno é muita bom

    é junex ou k-pall?

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Eu já tentei usar esta solução com uma placa gráfica, mas não funcionou... Mas quando vi o vídeo pareceu-me plausível (ao ponto que tentei) e é bom saber que funcionou com alguém que conheço e não a um comentário no youtube :)

    ResponderEliminar
  10. Engracado, tenho exactamente o mesmo problema e vi exactamente a mesma solucão na net, mas ainda estou na dúvida se ponho o Vaio no forno ou o mando para reparar... agora fiquei com vontade de fazer lasanha.

    ResponderEliminar
  11. se ponho o Vaio no forno ou o mando para reparar... agora fiquei com vontade de fazer lasanha....

    pôr porcaria por porcaria mais vale pôr o Vaio...sempre mata mais lentamente...

    é pôr 10 minutos a 200º ganha todas as resinas sintéticas com potencial abreviante

    ResponderEliminar
  12. Confesso que estava céptico em relação a esta historia do forno, mas visto que a minha gráfica pifou, o monitor tava com umas cores estranhas e nao se percebia nada, resolvi arriscar visto que nao tinha nada a perder...E o resultado não podia ser melhor!!! Confirmo,realmente funciona!
    Muito obrigado pela informação, salvaste-me a vida xD

    ResponderEliminar
  13. Olá Tiago,

    De nada. Mas é possível que a solução seja temporária. No meu caso só durou mais uns meses, e da segunda vez já não o consegui reanimar...

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.