Portátil no forno.
Há umas semanas, felizmente só depois de terem acabado as aulas deste semestre, o meu portátil pifou. No arranque apareciam uns caracteres estranhos e linhas no ecrã, e ao fim de uns minutos bloqueava. O problema era obviamente na placa gráfica e, como neste portátil (um HLB2 da Compal*) a placa gráfica faz parte da motherboard, tinha poucas esperanças de o salvar. Mas uma pesquisa na 'net surpreendeu-me com uma solução. Os portáteis aquecem muito e as flutuações de temperatura vão causando pequenas fracturas nas soldaduras. Isto acontece geralmente no processador gráfico, que é a parte que aquece mais. E uma maneira de tentar resoldar estes circuitos é aquecer a placa no forno, a 200ºC, durante uns minutos (1).
Porque havia o risco da cura não funcionar, porque mesmo que resultasse ficaria sempre com receio do bicho morrer em tempo de aulas, e porque estamos no Natal, comprei logo um novo**. Mas hoje tentei ressuscitar o defunto. Deu um bocado de trabalho, desmontar a cangalhada toda, mas tirei quase tudo da motherboard. Os cabos de alimentação não se desencaixam, por isso embrulhei-os em folha de alumínio para os proteger do calor. Fiz o mesmo com a pilha do relógio, que parecia estar colada, o que foi asneira. Como era de esperar, pilhas a 200ºC não sobrevivem.
Depois de assar 8 minutos e arrefecer, encaixei os cabos do monitor e de alimentação, liguei, e nada. Só então me lembrei que não tinha montado o CPU. Com esse no sítio já funcionou. Apareceu o ecrã de arranque sem riscas estranhas nem gatafunhos. Depois de montar a tralha toda, fiquei com o portátil a funcionar como velho (que é o mesmo que funcionar como novo mas sem ter de instalar o software). Falta só comprar uma pilha para ter as horas certas no portátil e, à cautela, pasta térmica boa para ver se não frita outra vez tão cedo.
Três vivas para a Internet!
* Não a dos sumos. Esta.
** Clevo W150HNM. Muito porreiro, para o preço, mas como a placa gráfica é uma NVIDIA Optimus, tive de instalar o Bumblebee. Deixo aqui a dica porque perdi umas horas até descobrir por que raio não conseguia pôr o GLX a funcionar.
1- Addictive tips, Fix Your Graphics Card By Baking In Oven.
História legal. Parabéns, Ludwig. E um bom ano.
ResponderEliminarSe não fosses tu a contar não acreditava...
ResponderEliminarUm blog chamado "Que Treta" a sugerir-me meter o meu portátil no forno...
ResponderEliminarNão sei se confio.
Eheheheh... brutal :D
ResponderEliminarSai uma motherboard quentinha junto com as rabanadas e o cabrito :D
ardoRic,
ResponderEliminarSó se já estiver morto :)
Kuru iklimlerde yağış düşerken kuru havada buharlaşarak havada virga (yağış izleri) oluşur....se eram estes os caracteres estranhos deve ter sido o jão Basvco
ResponderEliminarE uma maneira de tentar resoldar estes circuitos é aquecer a placa no forno, a 200ºC, durante uns minutos....no microondas dá?
Fiz o mesmo com a pilha do relógio, que parecia estar colada, o que foi asneira. Como era de esperar, pilhas a 200ºC não sobrevivem.
a pilha tava viva?
Depois de assar 8 minutos e arrefecer, encaixei os cabos do monitor e de alimentação, liguei, e nada. Só então me lembrei que não tinha montado o CPU.
Isto é mais cuma lenda é um cpu dos grandes contos pouco usuais
vou já meter no forno a 200º a solda deve ser de chumbo....
327,4 °C....essa solda deve ser uma liga de pasta de papel ou o forno é muita bom
ResponderEliminaré junex ou k-pall?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMuito mais engenhosas são:
ResponderEliminara capacidade de correcção automática de erros de cópia de DNA na produção de novas células
a optimização obtida na tradução do código genético
Esses sim são feitos de uma (super)inteligência digna de nota...
Eu já tentei usar esta solução com uma placa gráfica, mas não funcionou... Mas quando vi o vídeo pareceu-me plausível (ao ponto que tentei) e é bom saber que funcionou com alguém que conheço e não a um comentário no youtube :)
ResponderEliminarEngracado, tenho exactamente o mesmo problema e vi exactamente a mesma solucão na net, mas ainda estou na dúvida se ponho o Vaio no forno ou o mando para reparar... agora fiquei com vontade de fazer lasanha.
ResponderEliminarse ponho o Vaio no forno ou o mando para reparar... agora fiquei com vontade de fazer lasanha....
ResponderEliminarpôr porcaria por porcaria mais vale pôr o Vaio...sempre mata mais lentamente...
é pôr 10 minutos a 200º ganha todas as resinas sintéticas com potencial abreviante
Confesso que estava céptico em relação a esta historia do forno, mas visto que a minha gráfica pifou, o monitor tava com umas cores estranhas e nao se percebia nada, resolvi arriscar visto que nao tinha nada a perder...E o resultado não podia ser melhor!!! Confirmo,realmente funciona!
ResponderEliminarMuito obrigado pela informação, salvaste-me a vida xD
Olá Tiago,
ResponderEliminarDe nada. Mas é possível que a solução seja temporária. No meu caso só durou mais uns meses, e da segunda vez já não o consegui reanimar...