segunda-feira, dezembro 05, 2011

“ludwigs asquerosos”

Alguém assinando “Nuno Pereira , Acapor” comentou isto no Público, a propósito do vandalismo electrónico do site do PS:

«Do que está o PS á espera para propor ao Governo a erradicação de todo o tipo de criminosos e piratas da internet portuguesa? Do que está o Governo á espera para erradicar "partidos pirata", tugaleaks, anonymous adolescentes ou adultos, de paulas não sei quantas e ludwigs asquerosos cujas mentes apenas servem para desestabilizar a nossa muito fragilizada sociedade uma vez que são eles os mentores da criminalidade informática que aterroriza o nosso País? Esses animais precisam de ser punidos exemplarmente. Senão é o descalabro declarado. Quem manda em Portugal afinal?»(1)

Sinto-me honrado por este comentador me agrupar com o partido pirata e “as paulas”, que presumo ser a Paula Simões (2). Também concordo com os princípios defendidos pelo Tugaleaks (3), se bem que não conheça o suficiente deste grupo para avaliar o que fazem. E, se for mesmo o Nuno Pereira da ACAPOR, fico satisfeito por ter causado uma impressão tão forte, e aproveito para lhe deixar um abraço, na esperança de causar ainda mais asco.

Mas não me parece competência legítima do governo erradicar partidos políticos nem impedir que os cidadãos os formem. E erradicar adolescentes anónimos não é muito prático. Quanto a ser mentor de criminosos, isso depende do que consideramos crime. Por exemplo, quando distribuíram os emails da ACAPOR, eu escrevi que «Concordo que a ACAPOR se queixe de quem lhes copiou e partilhou a correspondência, violando a privacidade das pessoas envolvidas.»(4) e até defendi a imoralidade desse acto no Torrentfreak, onde muitos manifestavam aprovação por esta violação dos direitos de pessoas (5). Afinal, não considero que pessoas como o Nuno Pereira sejam «animais [que] precisam de ser punidos exemplarmente», mesmo que queiram ganhar dinheiro à custa dos direitos dos outros.

Também não concordo com esta moda dos ataques indiscriminados. Há dias divulgaram dados pessoais de uma centena de polícias sem haver razão para castigar aqueles indivíduos em particular. Mais útil, e justo, seria divulgarem os detalhes, as ordens e os responsáveis por mandar para as manifestações polícias à paisana bater na polícia de choque (6). No entanto, ao contrário do que alega o Nuno Pereira, não é esta «criminalidade informática que aterroriza o nosso País». Mais preocupante é o desrespeito, irresponsabilidade e abuso da parte de quem tem o poder. Como o chefe da PSP que tinha a lista com os contactos dos polícias num documento Word no seu portátil, provavelmente numa pasta partilhada e sem firewall (7), à mercê de qualquer pessoa com conhecimentos básicos de informática. Desculpam-se dizendo que os “piratas” “invadem” os computadores, mas quem deixa o computador configurado para dar acesso a qualquer um também devia ser responsabilizado.

Nestas coisas não sou mentor de criminalidade nenhuma. Mas, a julgar pela conversa que tive com o Nuno Pereira, para ele o crime mais asqueroso é o de lesa-videoclube. É isso que está a «desestabilizar a nossa muito fragilizada sociedade». Não é a ganância, nem os lobbies, nem os abusos de poder, nem a corrupção, nem a burocracia opaca, nem as leis feitas à medida de interesses como os do Nuno. Claro que não. O grande problema é a privacidade dos cidadãos e a partilha gratuita de ficheiros.

1- Público, Site do PS atacado, Sócrates é o alvo (primeiro comentário, último da lista). Obrigado pelo email com a deliciosa notícia.
2- Blog da Paula Simões.
3- Tugaleaks, Sobre
4- Treta da semana (passada*): A ACAPOR, a partilha e a pirataria.
5- Comentários no Torrentfreak, Movie Rental Outfit Hacked, Emails Leaked, Redirected to The Pirate Bay
6- 5 Dias, O DILEMA DO MACEDO: DEMITIR OU DEMITIR-SE!, via Esquerda Republicana
7- I Online, Chefe da PSP violou segurança e facilitou a vida aos piratas

11 comentários:

  1. Ludwig,

    O fã clube esta aumentando hein? :-)

    ResponderEliminar
  2. Excelente resposta, Ludwig.

    Um abraço. ;)

    ResponderEliminar
  3. Asqueroso é o uso insistente de "á". Qualquer corrector ortográfico, pirateado ou não, corrige.

    ResponderEliminar
  4. muito bem respondido, anda por aí um perigoso cheiro a bufo e a aspirante fascistoide. tempos perigosos estes

    ResponderEliminar
  5. Insultos como esses devem fazer melhor ao ego que muitos elogios sinceros.

    Estás de Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. «Nestas coisas não sou mentor de criminalidade nenhuma.»

    Pois, mas é só nestas. Toda a gente sabe que vais para o trabalho na luftwaffe e estás ligado ao tráfico de volfrâmio e Super Bock.

    ResponderEliminar
  7. Se aquele comentário foi realmente escrito pelo Nuno Pereira da ACAPOR, parece-me ser afirmações graves, ainda para mais vindas de um advogado.

    Apelar a q certas pessoas sejam "erradicas" não poderá ser entendido como um apelo à violência? E apenas pelo q as pessoas pensam e dizem! Não me parece coisa muito respeitadora dos princípios basilares da "nossa muito fragilizada sociedade".

    Mas enfim... acho q toda a gente tem o direito de se "passar dos carretos" e dizer ou escrever umas idiotices de vez em quando.

    ResponderEliminar
  8. que mentira és tã fufinho...quase um Marocas com menos buxexas

    mas quem deixa o computador configurado para dar acesso a qualquer um também devia ser responsabilizado...e já agora os programas mal feitosos que possibilitam o acesso directo

    agora con cordar com uns tugaleaks que têm como moto (Motus e não motocicleta)

    os corruptos tremem com a nossa existência

    é assim a modos que....fufinho mas parvinho né....

    ResponderEliminar
  9. o prémio de 2011 com um corte de 101% por erros de forma é de:

    A Fénix de Schroedinger disse...

    É tão difícil não tropeçar num site porno quando se navega pela net e vocês veéèêm-se masturbar nos comentários do ER?

    É que essa alternativa seria menos estéril...

    Quinta-feira, Dezembro 01, 2011 7:20:00

    Lamento mas os corruptos tão tremendo tanto que o cemitério abana....

    Axo que os do tugaleaks fazem o mesmo do Ludwiguismus Jão Basquista
    escrevem e falam muito mas eu cá...não os veijo a fazer nada de gêto

    ResponderEliminar
  10. Como sempre, inteligente e eticamente correcto. Os seus textos enriquecem o debate sério na blogosfera. Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. "mas quem deixa o computador configurado para dar acesso a qualquer um também devia ser responsabilizado...e já agora os programas mal feitosos que possibilitam o acesso directo"

    Configurar computadores é como escrever Português, há quem saiba, há quem não saiba e há quem não queira saber. Não vamos erradicar as pessoas que não pertençam ao mesmo grupo que nós, ou vamos?

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.