domingo, março 06, 2011

Treta da semana: o coqueiro?!

À procura de inspiração para este post, fui dar ao site de esoterismo do Mário Sousa (1). Logo à partida, ter um site na Internet dedicado ao esotérico é estranho. O esoterismo é aquilo que se reserva apenas aos iniciados e que se preserva oculto. Escarrapachá-lo na autoestrada dos bytes parece-me um contra-senso.

Mas o que me atraiu nas páginas do Mário Sousa foi a secção sobre os horóscopos. Tem lá de tudo: Grego, Chinês, “Xamánico”, Celta, Árabe, Cigano, Azteca e até de árvores e flores. O das árvores é o “Horóscopo Druídico”:

«este ramo da Astrologia remonta ao tempo dos Druidas, os sacerdotes que viveram nas regiões da Gália e da Irlanda durante a Idade Média. Além das funções sacerdotais - que iam desde a consagração de oferendas aos deuses da natureza até a prestação de aconselhamento aos membros da comunidade -, os Druidas também se dedicavam aos estudos da magia, das propriedades curativas das plantas e dos corpos celestes.

Foi assim que nasceu o Horóscopo Druídico. Para simbolizar cada tipo de personalidade, estes antigos sábios escolheram doze diferentes árvores, que, para eles, estavam associadas a determinadas forças e características. Vale lembrar que os Druidas viviam nas florestas, e assim enxergavam o sagrado em cada detalhe da vida - nas plantas, nos animais, na chuva e no Sol, no nascimento e na morte.»


Dei uma olhadela de relance nas árvores que os druidas tinham escolhido. Cedro («inteligentes, práticos, bons administradores»), cipreste («joviais e versáteis»), pinheiro («marcantes e fortes»), enfim, as tretas do costume. Mas, de repente, salta-me um coqueiro à vista, trazendo a imagem indelével do Panoramix com saia de palha e flores ao pescoço. E segue-se eucalipto, manacá, paineira, mangueira, acácia, jacarandá, goiabeira, e até o bambu, que tem tanto que ver com as árvores como tem com a Irlanda medieval.

Fiquei a saber duas coisas. Uma, é que sou do signo da goiabeira no horóscopo dos druidas da Irlanda e da Gália. A outra é que, afinal, não eram os romanos que estavam loucos.

1 - esoterico.no.sapo.pt

15 comentários:

  1. Hehehehe!
    Diz que a goiabeira é expressiva e expansiva. Tão expansiva que atravessou o oceano até à Irlanda.

    ResponderEliminar
  2. Eu comecei logo por estranhar como raio druidas irlandeses e gauleses da idade média saberiam o que era um coqueiro. Mas quando falas em mangueira, acácia, jacarandá, goiabeira, e bambu...

    Acho que a única explicação é que estes druidas eram muito viajados. Não fisicamente, pois sabemos que essa época era impossível, mas espiritualmente. É a única explicação que faz sentido.

    Ou então... esse "horoscópo" não passa de uma treta New Age Druido-Brasileira (mais brasileira que druída). Naaa! Nâo pode ser. Ninguém seria tão idiota ao ponto de inventar que druidas da idade média saberiam o que era goiabeira e bambu. É uma treta demasiado óbvia. Logo a navalha do Occam leva-me a concluir que a explicação mais lógica é a que os druidas viajavam espiritualmente pelo mundo todo.

    Alguém discorda? Alguém se atreve a tentar desmontar a minha lógica imbatível? :)

    ResponderEliminar
  3. Quando li coqueiros lembrei-me logo disto

    http://www.youtube.com/watch?v=zqtS9xyl0f4

    ResponderEliminar
  4. A EVOLUÇÃO DO OLHO AFINAL ERA...TRETA!


    A história da carochinha que os evolucionistas contavam para "explicar" a evolução do olho afinal era puro esoterismo.

    Pura treta.

    Agora, como as coisas são muito diferentes e muito mais complicadas do que se pensa, lá terão que inventar uma nova história da carochinha...

    Será certamente tão digna de confiança como a anterior...

    ResponderEliminar
  5. AFINAL A HISTÓRIA DA CAROCHINHA QUE SE CONTAVA SOBRE A ORIGEM DAS MONTANHAS ROCHOSAS ERA... PURA TRETA!

    Os geólogos descartavam as dúvidas dos criacionistas sobre os modelos explicativos da origem das montanhas rochosas.

    Agora reconhecem que a sua história estava errada, vendo-se obrigados a propor outra...

    O problema é que, enquanto não considerarem seriamente a ocorrência de um cataclismo global, a nova explicação suscitará mais questões do que as respostas que pretende dar...

    O esoterismo dos modelos evolucionistas, naturalistas e uniformitaristas pode ser observado todos os dias...

    ResponderEliminar
  6. A CRENÇA EVOLUCIONISTA NO ESOTERISMO MILAGROSO DAS MUTAÇÕES

    Os evolucionistas acreditam (sem qualquer evidência) no poder milagroso das mutações aleatórias....

    No entanto, a evidência é clara, corroborando aquilo que a Bíblia ensina sobre a corrupção da natureza, as doenças e a morte.

    A progressão dos tumores deve-se, sem margem para dúvidas, à degradação da informação codificada no DNA, o manual de instruções de que depende a vida...

    ResponderEliminar
  7. E o Perspectiva é um chorão?

    ResponderEliminar
  8. 1º Os Druidas duraram pouco tempo na Idade Média
    Devido à pressão dos fundamentalistas cristãos e Islâmicos
    Emigraram para as ilhas descobertas por S.Brandão
    Daí chegaram ao Brasil onde as goiabeiras em flor, levaram a refazer o panteão das árvores sagradas

    2º O bambu é uma (Gramínea) erva com pretensões a árvore
    taxonómicamente o termo àrvore não tem significado

    é como dizer que uma fanerogâmica e uma criptogâmica foram ao baile juntas
    Uma daquelas raquíticas bonsai é uma árvore e uma moita com 3 metros é um arbusto?

    Acho que vós sois todos vegetais infantilizados apesar da vossa extensa idade
    tal deve-se á vossa alma retorcida sois bonsais...

    provavelmente de cerejeira que é uma madeira bem dura

    ResponderEliminar
  9. Cristy,

    "E o Perspectiva é um chorão?"

    Já que chato não é uma árvore...

    ResponderEliminar
  10. mas é monocotiledónea de folha carnuda que pode ter 5 metros de altura
    e dá boa pinga

    el Maguey Chato

    ou Agave guadalajarana guadalajara...obviamente

    ou algarve estrada nacional 125 na volta para Moncarapacho

    ResponderEliminar
  11. Perspectiva,

    Sendo o Ludwig bioquímico de formação, acha mesmo que lhe está a dar alguma novidade quanto a mutações serem potencialmente causadoras de tumores??? É como se o Perspectiva fizesse um blog e lá aparecesse alguém a dizer que, "sem margem para dúvidas", o estado tem de se reger sempre pela Constituição, segundo o artigo 3 da mesma.

    Já se sabe isso há MUITO. Praticamente todos os compostos químicos, radiações, etc, com propriedades mutagénicas são tratados como potencialmente cancerigenos. Não se conhecem é exactamente quais os mecanismos de como isto acontece. Os estudos referidos naquela notícia estão a destapar um pouco o véu. Mas nada daquilo invalida que a grande maioria das mutações sejam neutras, e que em raros casos possam ter efeitos benéficos.

    Mesma coisa com a notícia da evolução do olho. Nada daquilo invalida a evolução do olho. Há apenas que refinar o modelo que temos dessa evolução com base naqueles novos dados.

    Mesma coisa com as montanhas rochosas. Os modelos vigentes não explicavam muito bem a sua formação, e alguém vem propor uma nova hipótese (bem melhor do que a hipótese de uma inundação global ter formado aquelas montanhas em meses...).

    Isto é apenas a ciência a funcionar. Com um bocadinho de esforço encontram-se destas "novidades" todos os dias.

    ResponderEliminar
  12. http://www.answersingenesis.org/CreationWise/CW_Pages/CWrewritten.asp

    http://www.answersingenesis.org/CreationWise/CW_Pages/CWupdate.asp

    ResponderEliminar
  13. http://darwinismo.wordpress.com/2008/11/09/ateus-mais-propensos-a-supersticao-que-cristaos/

    ResponderEliminar
  14. Claro... é sempre mais fácil acreditar na mitologia de uma tribo da idade do bronze, como se fossem verdades inquestionáveis, do que observar a realidade, aprender com ela, e ir propondo hipóteses explicativas, que até podem ir variando, mas tendem a ser cada vez mais correctas.

    Tal como é muito mais fácil acreditar nas tretas da astrologia, com os seus 12 tipos de personalidade, do que estudar psicologia, sociologia, neurologia, e outras disciplinas que tentam explicar porque cada pessoa é como é. Muito mais fácil MESMO. Já para não falar em olhar para o céu e ver que a posição relativa das constelações já não bate certo com as datas dos signos... oops!

    ResponderEliminar
  15. lol, mil vezes lol, se eu vi bem não tenho signo das arvores, como nasci em julho e este mês se eu vi bem não aparece lá, não é justo .... e mais duas ou tres arvores que só têm um dia, hilariante.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.