quarta-feira, julho 28, 2010

O valor que ficou de fora.

Segundo uma notícia no Público, «a não ser que os comerciantes optem por perder margem, os portugueses podem contar em breve com o aumento do preço do café»(1). Citando a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), «A subida da matéria-prima resulta em perda directa de margem para os industriais deste sector.» E o director-geral da Nutricafés prevê «um aumento a curto prazo que pode chegar aos quatro e seis por cento». A notícia depois menciona o preço da bica, que ronda os 55 ou 60 cêntimos. «Nos cafés de rua [...] os aumentos do preço do lote já são esperados. "Este ano a Delta já aumentou cerca de 50 cêntimos o quilo e não me espanto se aumentar uma outra vez. O ano passado sofremos duas actualizações", diz António Brito, dono da Pastelaria Mátria, em Lisboa.» Por enquanto os donos das cafetarias não querem aumentar a bica, mas a mensagem é clara. Se o café fica mais caro não terão outro remédio.

A notícia dá-nos uma data de números. Os milhões de sacas produzidas, o preço de cada saca, quantos quilos tem, as várias colheitas em vários países e até a variação percentual da cotação do café do tipo arábica no mercado de futuros de Nova Iorque, para entrega em Setembro (2,6%). Muito bem investigado.

Infelizmente, esqueceram-se de mencionar que cada bica tem 7g de café. A 5€ o quilo, isto dá uns 3 cêntimos de café por bica. O aumento estimado de “quatro a seis por cento” no custo desta matéria prima equivale a algo como um ou dois décimos de cêntimo por chávena. Se for por isto que vão ajustar o preço, terá de ser um ajuste muito fino...

O preço da bica tem pouco que ver com o preço do café. É função dos custos fixos – empregados, principalmente – e daquilo que o consumidor estiver disposto a pagar. Se acha que 60 cêntimos está bem, é 60 cêntimos que lhe cobram, quer tenha 3 quer tenha 30 de café. Daí a importância de dar as notícias desta maneira. O preço do café vai aumentar. Pobres de nós, estamos de mãos atadas, não podemos senão cobrar mais 5 ou 10 cêntimos por bica por causa do que vamos ter de pagar a mais (0,2 cêntimos).

Dos vendedores isto compreende-se. Mas dos jornalistas não é aceitável. Ou isto é incompetência, tendo o pessoal da AICC feito a papinha toda e o jornalista nem se preocupou em procurar mais dados. Ou então quem escreveu isto também vende cafés e quer embarretar os leitores. Porque só pode ser esse o objectivo de dar aqueles valores todos e não mencionar quanto café tem uma bica.

1- Público, Actualização do preço do café parece inevitável, diz associação

9 comentários:

  1. Dos jornalistas não se compreende muita coisa e é o que se vê. Basta os "artigos" sobre DRM e a Mapinet para ver o quão pouco se pode esperar deles. Eu não espero nada de ninguém, e muito menos espero da maioria dos jornalistas.

    ResponderEliminar
  2. Porque é que não pões o comentário no Público directamente?

    ResponderEliminar
  3. A notícia, tem como principal objectivo captar o interesse do leitor.
    O perfil do leitor do público, provavelmente deveria levar a uma maior exigência na pesquisa e a um menor imediatismo.
    Mas num país de viciados em cafeína, a notícia cumpre a sua função de captar a atenção do leitor, a prova é que está aqui.
    O resto é secundário, tanto para a imprensa como para os outros,media,
    vai-se a França entervistar a ex-mulher de um assassino, discute-se a vida de um incendiário, é a silly season o que se há-de fazer.

    ResponderEliminar
  4. Cristy,

    «Porque é que não pões o comentário no Público directamente?»

    Boa pergunta... nem me ocorreu isso. Acho sempre por omissão que este é o sítio onde eu comento :)

    Mas se calhar, entre os 70 e tal comentários que lá há, talvez até mais gente o leia aqui que se o enterrar nos comentários da notícia.

    ResponderEliminar
  5. É possível que seja mais gente a ler aqui, mas o que importa é que também leiam aqueles que estão a ser criticados. E acredita, importa mesmo.

    ResponderEliminar
  6. melhor ainda: envia ao provedor do Público.

    ResponderEliminar
  7. Já lá deixei o comentário, mas nem sei onde ficou. Talvez aquilo tenha um sistema de aprovação...

    ResponderEliminar
  8. talvez e como já lhe disse das 300 a 400 pessoas por dia que cruzam este espaço imaginário...muitas são repetentes algumas como é bom de ver pelos comentários cheguam às 25 repetições num único dia só para comentar, mais X para ver...logo apesar de isso ser um caso particular
    que ocorreu pontualmente noutros anos
    deverá ter uns duzentos visitantes diários
    se tomarmos os 70 comentários do público
    e extrapolarmos para 10% dos leitores virtuais que se dêm à maçada de comentar, com o calor que ai anda
    devem ter uns 700 a 1000 leitores
    só aqui num dos polos bibliotecários da minha cidadezinha
    havia uns 6 velhotes que não largavam a edição online
    da escrita só havia um exemplar....coisas
    ponto...duvido que aqui mais gente leia a notícia
    sem desprimor para o seu bloguismo militante
    se nã fosse você
    eu num tava nisto
    público online edição vi duas vezes nos últimos anos
    comprei um uma vez, logo isto de leituras é muito subjectivo

    ResponderEliminar
  9. está lá sim, já fui verificar :-)

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.