domingo, fevereiro 28, 2010

Treta da semana: à vossa saúde!

Segundo um teaser online, a Visão desta semana tem uma entrevista com «Bal Krishna, presidente da Associação Nacional de Acupunctura», que «garante que a ingestão de urina "funciona como uma vacina"»(1). Não sei se é como uma vacina por fornecer antigénios e estimular o sistema imunitário se é por ser desagradável de tomar. Mas, segundo a notícia, «A ingestão de urina para prevenir problemas de saúde é um método milenar, praticado na Ásia, que tem vindo a ser divulgado no Ocidente.»

Nunca percebi a suposta virtude de ser milenar. Só quer dizer que se fazia há mil anos, e as coisas há mil anos não eram assim tão boas. Concubinas aparte, é melhor a minha vida de classe média do que a de qualquer imperador do século X. E com o que se sabia nessa altura sobre doenças venéreas, talvez eu viva melhor mesmo considerando as concubinas.

A ideia de beber urina pela saúde também não é consensual entre orientalistas. Um livro de Hatha Yoga que tenho tenta persuadir o leitor que somos naturalmente vegetarianos alegando, entre outras coisas, que «A análise química dos caldos de carne, que se costuma dar aos enfermos, tem revelado uma composição bem próxima à da urina» (2). Tem razão, porque tanto o caldo de carne como a urina são 95% água e sal. Mas os picuinhas como eu preocupam-se mais com os restantes 5% de ureia e compostos tóxicos na urina.

A ureia resulta da decomposição de aminoácidos e não é tóxica. É um fertilizante comum e é até usada em produtos para branquear os dentes, cigarros, pastilhas elásticas, gelados e cosméticos (3). Mas também não é especialmente útil para a saúde e a urina em si é moderadamente tóxica, irritante e a sua alegada utilidade como bebida para quem está a morrer à sede também não faz sentido. Quando estamos desidratados a urina é concentrada, com muitos sais, e desaconselhada mesmo como último recurso (4).

Dizem os proponentes que a urina é maravilhosa porque reúne «todas as experiências do corpo, físicas e psicológicas. Reintroduzindo a urina no corpo força o sistema imunitário do corpo a confrontar as mesmas experiências uma segunda vez, o que lhe dá um segundo incentivo para lidar com o problema»(5). Exageram. Não há evidências nem que a urina guarde tal registo nem que sirva de alguma coisa reviver essas experiências de forma tão insalubre. Excepto em certas circunstâncias. Muitas drogas são eliminadas na urina. Há uns séculos na Sibéria, onde pouco havia para fazer além de rapar frio, os mais ricos drogavam-se com Amanita muscaria e os mais pobres, sem cogumelos, bebiam a urina dos abastados (6). Enfim, povos e costumes...

Se alguém quiser beber urina, bom proveito. Em moderação deve fazer menos mal que o tabaco, não incomoda os outros e nem dá um hálito tão desagradável. Mas se o fizer convencido que isso cura foi enganado. Dizem que a urina é um elixir maravilhoso que só é pouco usado por causa da malvada industria farmacêutica (7). Mas se a urina tivesse valor terapêutico dava fortunas a quem vendesse os princípios activos numa bebida mais apelativa. Além disso, a ureia já é um produto importante na industria química e a indústria farmacêutica também extrai fármacos da urina (8). O que vale a pena aproveitar já se aproveita. O resto é melhor ir para a sanita.

Como de costume, o fundamento aqui é a ideia ridícula de que há um remédio milagroso para todas as maleitas. Nem sequer nos automóveis é assim, e um automóvel é muito mais simples que nós. As doenças e os problemas da idade são demasiado complexos para se tratar com uma mijinha.

Já agora, aproveito o espaço que me sobrou para referir a Associação Nacional de Acupunctura, «tão especial que o seu nome pode ser lido de trás para frente»(9). Arutcnupuca ed Lanoican Oãçaicossa? Penso que queriam dizer acrónimo em vez de nome. Mas gostei da página, concebida a pensar nos daltónicos tantas vezes esquecidos pelos web designers. E, como treta puxa treta, refiro também o despique entre dois representantes do budismo português, que descobri ao procurar mais informação sobre Bal Krishna.

No blog da Heloisa Miranda, que promete ser um rico filão para esta rubrica semanal, um budista de nome Carlos Amaral e cognome Lama Khetsung Gyaltsen escreve sobre cristais e mais uma baralhada de coisas. Segue-se um comentário do presidente da União Budista Portuguesa, declarando que «não pode garantir a fiabilidade da orientação budista das actividades do Sr. Carlos Amaral e declina qualquer responsabilidade pelas mesmas» e um tortuoso e prolongado contraponto do Carlos Amaral (9), cujos textos e vídeos (10) recomendo a quem sofra de insónias.

Penso que estes senhores deviam dar um exemplo da serenidade e do bom humor budista e reconciliar-se. Talvez se fossem tomar um copo...

1- Visão, E se alguém lhe disser que beber urina faz bem?. Obrigado ao Francisco Burnay pela referência.
2- Hermógenes, Autoperfeição com Hatha Yoga, Record, Rio de Janeiro, 1993. Pág. 148.
3- Kemi, Urea, e também Wikipedia, Urea
4- Wikipedia, Urine.
5- InnerSelf, Healing Yourself with Urine
6- The Vaults of Erowid, History of Amanita muscaria
7- Por exemplo, Filosofia e Tecnologia, A CURA PELA URINOTERAPIA.
8- Wikipedia, Premarin
9- Zen, Cristais: A Discussão Instala-se.
10- Vídeos de Lama Khetsung Gyaltsen, O Direito Primordial à Felicidade

43 comentários:

  1. Os sermões do sr. Carlos Amaral rivalizam com os sermões na Rádio Miramar no combate à insónia.

    ResponderEliminar
  2. Lixiviação mental-1

    http://videos.sapo.pt/RRCzItZyoOzOLSfZ1ZZp

    entulho por entulho, bem q estes charlatães podiam voltar para o invólucro ortomolecular do canal por onde saíram

    ResponderEliminar
  3. "A ureia resulta da decomposição de aminoácidos e não é tóxica"

    Depende do que estamos a falar.

    Existe um orgão que a natureza inventou para tirar a ureia do sangue. Faz mais coisas mas esta é a das mais famosas.

    Quando falha esse dito orgão, aparecem imensas complicações consequentes de uma uremia alta, desde ulceras nas mucosas a coma uremico.

    ResponderEliminar
  4. Devíamos apresentar o Dr. Carlos Amaral ao Jonatas Machado, as semelhanças são incríveis.

    ResponderEliminar
  5. Seguindo a lógica das tais de experiências do corpo, estou curiosa para saber o valor nutritivo e médico das fezes. E daí, talvez não: as minhas experiências (e arrisco-me a dizer que as da maioria dos cidadãos) tendem a dar merda.

    ResponderEliminar
  6. É por estas e por outras que se encontra uma correlação entre QI e longevidade.

    ResponderEliminar
  7. "Nunca percebi a suposta virtude de ser milenar." Eu também não... E até me irrita usarem isto como sinónimo de coisas boas.

    ResponderEliminar
  8. "Nunca percebi a suposta virtude de ser milenar."

    Dizes isso porque não és uma sequóia.

    ResponderEliminar
  9. Mas esta gente devia ver que mais milenar ainda é a uretra dar para o exterior. E não ao esofago.

    ResponderEliminar
  10. "Nunca percebi a suposta virtude de ser milenar."

    É verdade, não se compreende.
    Como também não se percebe a suposta virtude de ser moderno ou progressista; um outro "argumento" do mesmo tipo que também agrada a muita gente.

    ResponderEliminar
  11. - off topic -

    Caros simbiontes sencientes,

    Procuro entre vós alguém que já tenha feito uma apcetomia (num molar) e que me diga, com toda a franqueza, se devo atirar-me para baixo de um comboio em vez da cirurgia. Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Mau. Apicectomia.

    (sim, o meu dentista é brasileiro)

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Bruce:

    Lamento. Se sobreviveres intacto avisa. E dá graças a Deus.

    Se algo correr mal culpa o dentista. Mas tua já conheces o processo, não é?

    ResponderEliminar
  15. Jairo,

    Basta assumir que a capacidade de aprender com os erros é maior que zero que, por muito pequena que seja, acaba por dar uma tendência para as coisas melhorarem.

    E pouca gente preferiria viver nas condições de vida de há mil anos atrás.

    ResponderEliminar
  16. Dr: Entrecosto:

    "suposta virtude de ser moderno ou progressista"

    Progresso de conhecimento é (quase) sempre bom. É de facto um objectivo da ciencia, e um que mostra a sua validade. É poder progredir. Poder usar o qeu se vai adquirindo como base para novas questões e posterior desenvolvimento.

    O que se faz com ele é outra coisa.

    Quanto ao progresso civilizacional é (maioritariamente) positivo. O que esta em causa é à custa de quê se obtém esse progresso. Que é variável de caso para caso.

    Em ultima análise, se não dissociarmos determinados progressos dos seus efeitos nocivos podemos nem sequer poder ter progresso. Ou será um erro chamar-lhe progresso.

    Mas o progresso será o aspecto positivo. Ser moderno tem um significado mais vago.

    Mas é por progresso ser positivo que é usado. Ao contrario de milenar, que apela às pessoas a um misticismo barroco, misturado com teorias da conspiração e da ilusão de partilhar um segredo que pertence a poucos.

    A não ser que queiras voltar para as cavernas. Essa época dourada da humanidade!

    ResponderEliminar
  17. João, és marxista ou usas avental? :)

    ResponderEliminar
  18. «Lamento. Se sobreviveres intacto avisa. E dá graças a Deus.»

    João, para já estou a marinar em brufen + clavamox. Pode até ser que me safe sem uma beliscadela. Mas por falar em Deus, pergunto-me porque é que Ele me faz estas merdas a mim quando pode fazê-las ao António Parente. Isto é claramente abuso de poder.

    ResponderEliminar
  19. Não sou de esquerda - é muito má a produzir riqueza, e depois não da para todos - nem acredito no "grande arquitecto".

    Não responderia - detesto discutir politica - se não visse para aí inúmeras acusações de que o ateísmo é uma forma de propaganda marxista ou coisa parecida.

    No entanto se considerares marxismo o que se passa no norte da europa, talvez lhe de uma segunda hipótese. Aquilo funciona muito bem e eles são pessoas felizes - a historia dos suicídios é do passado. O pior pais nórdico tem uma taxa semelhante à nossa.

    ResponderEliminar
  20. Bruce,

    Deus criou-te como um ser Livre. A escolha entre a apicectomia e o combóio é inteiramente tua.

    Viva a liberdade.

    PS:Boa sorte com isso. Está aqui um post de uma blogger que sobreviveu à coisa.

    ResponderEliminar
  21. Bruce:

    "faz estas merdas a mim quando pode fazê-las ao António Parente. Isto é claramente abuso de poder."

    Tu não estas bem a ver o que Ele fez ao Antonio Parente pois não? Hàs de ler com atenção os comentários dele.

    ResponderEliminar
  22. Não sou de esquerda - é muito má a produzir riqueza, e depois não da para todos - nem acredito no "grande arquitecto".

    João quem gera dinheiro é a economia, a política centra-se em questões mais abstractas como por exemplo: quem deve ter acesso à medicina, ao ensino, quem deve proteger os cidadãos e como, ou ainda como devem ser redistribuídos os nossos impostos ou que tipo de solidariedade deve existir , se alguma.

    ResponderEliminar
  23. João, mas eu falei em ateísmo?

    Diz lá, destas correntes materialistas progressitas, qual é a tua favorita: historicismo ou cienticismo?

    ResponderEliminar
  24. Obrigado, Ludwig. O relato que indicas é animador... se bem que também conheço muita gente que diz coisas como "desvitalizei um dente e não doeu nada", quando isso para mim significa normalmente ser interrogado pela Savak durante 3 horas. Haja esperança :)

    ResponderEliminar
  25. Jairo:

    "João, mas eu falei em ateísmo?" - não, mas eu tambem não disse que falaste. Naquela altura.

    Penso que a ciencia é a melhor explicação da realidade que o homem conseguiu e que ajuda inclusivamente na recolha e interpretação de factos historicos. Se factos não há ciencia. Nem historia. A historia ajuda a ter uma perpectiva de onde olhar para a nossa civilização e porporciona em muitos casos a referencia necessaria para preceber onde estamos a ir.

    ResponderEliminar
  26. Nuvens:

    Não estou de acordo. Usas a economia para atingires os teus objectivos, mas as escolhas são politicas.

    A economia não te diz se é melhor para as pessoas uma grande classe média-baixa quase sem ricos ou pobres ou uma grande classe média-alta com mais ricos e mais pobres. Essa é uma escolha politica.

    Aparentemente a economia preferia ter escravos. Mas as pessoas tendem a não gostar muito disso.

    ResponderEliminar
  27. Jairo:

    Aqui esta bem explicita a minha opinião:

    "Em suma, a epistemologia liberal de Popper e de Hayek assenta numa perspectiva evolucionista do conhecimento, que se baseia na tradição e na aprendizagem através do erro, e que exclui dogmas científicos e determinismos sociológicos. Para ela, a ciência é um campo aberto a novas e a todas as hipóteses, só assim podendo avançar e progredir."

    Em "Historicismo, construtivismo e epistemologia liberal*" de Rui Albuquerque

    http://www.causaliberal.net/convidados/historicismo.htm

    ResponderEliminar
  28. O Sr. Goucha na TVI acabou de informar que só se deve beber a urina do "inicio"! Já estou mais descansado!

    ResponderEliminar
  29. Encontrei as respostas do Carlos Amaral (Lama Khetsung Gyaltsen Rinpoche) a este post do Ludwig. Deixo aqui os links, pois parece-me que deverá interessar aos leitores deste blog.

    Podem ser encontradas neste link (acho que é uma das respostas) e neste link, retirados deste blog.

    ResponderEliminar
  30. A resposta do lama é uma valente samelice.
    Não é resposta , assim não presta.
    Aliás o site dele não tem arquivo ficando eu na dúvida se sempre foi assim ou se ele retirou o que por ali havia para não ser humilhado.

    mas quem gosta de Investigação Científica e Religiões Comparadas tem de ter a minha simpatia.
    Força ó Lama

    ResponderEliminar
  31. para os mais cépticos aconselho a leitura deste magnífico trabalho

    Apetece-me já urinoterapizar :D

    Para vos atiçar desde já a curiosidade, deixo um pedaço:

    "O Doutor Atom Inoue, a quem considero o pai da urinoterapia moderna, formado como médico em Tókio e professor de medicina na Universidade Livre de Berlin e quem exerceu como médico e acupunturista no Nicarágua, na Clínica do Bosque em Bogotá, etc. Em sua magistral obra sobre a urinoterapia, explica ao mundo desde um ponto de vista rigorosamente cientifico e experimentalmente comprovado, as qualidades curativas dessa água da vida (como afirma o Dr. Nakao da Sociedade Médica do Japão,) criará uma revolução médica."


    é doutô e tudo

    ResponderEliminar
  32. Nuvens,
    Começa logo por não haver Inoue nenhum na faculdade de medicina da dita universidade. Porque é que tudo o que mete divindade pelo meio acaba irremediavelmente em aldrabice?
    Quanto ao lama: a sério, conseguiste ler aquilo? Eu não.

    ResponderEliminar
  33. Cristy

    Dei uma vista de olhos apenas.
    Há algo de irremediavelmente estúpido nesta coisa, quanto mais penso menos entendo.
    A urina é algo que nos desperta instintivamente repulsa. Não sou um crente dos nossos instintos pois muitas vezes enganam, mas no caso das repulsas dou sempre atenção.

    Mistério dos instintos: porque raios depois de uma noite de copos em que se andou a dar cabo do fígado e a sobrecarrega-lo apetece invariavelmente comida gordurosa, cheia de molhos etc ?
    Deveria apetecer uma frutinha, uma saladinha, algo suave e reconfortante. Mas não, é logo um bife e mal passado e cheio de molhos e batata frita.


    Isto a propósito dos instintos :D

    ResponderEliminar
  34. É caso para dizer que o Lama lá faz Khetsung mas não Rinpoche nada.

    Ou pelo menos na sua rinpoche não ha um unico argumento a favor da mentira que defende. So um ou outro apelo à ignorancia daqueles que nem o Miguel Panão se socorre. Coisa mesmo fraca.

    ResponderEliminar
  35. CRPT,

    O Carlos Amaral respondeu a este post com um comentário aqui no blog. Infelizmente, por alguma razão que me escapa, colocou o comentário neste outro, já mais antigo...

    ResponderEliminar
  36. Oops, as minhas desculpas ao CPRT por o ter tratado por CRPT. Espero não ter sido inadvertidamente ofensivo :)

    ResponderEliminar
  37. "Infelizmente, por alguma razão que me escapa, colocou o comentário neste outro, já mais antigo..."

    LOL, o homem é tão transcendental que viaja no espaço e no tempo sem limites ...

    ResponderEliminar
  38. "Infelizmente, por alguma razão que me escapa, "

    Azotémia.

    ResponderEliminar
  39. Realmente o que o dharma escreve está para além da nossa compreensão. Está, sobretudo, para além da nossa gramática. Só quem já atingiu o Nirvana é que pode escrever frases de várias linhas, abusar das aspas e, pela pança do Buda, abrir parêntesis sem os fechar...

    ResponderEliminar
  40. Ludwig,

    De facto CRPT lembra CRAP :) Sem problemas. Achei até engraçado.

    ResponderEliminar
  41. Aprenda a ser astrólogo ou a ler a palma da mão / as cartas de tarot em apenas 10 simples passos:

    http://www.scientificindians.com/hall-of-shame/video/67-learn-to-be-astrologer-and-tarot-cardspalm-reader-in-10-simple-steps

    ResponderEliminar
  42. Sobre o vídeo do O Direito Primordial à Felicidade feito por Carlos Amaral (Lama Khetsung Gyaltsen Rinpoche), que é mencionado neste post, fica a pulga atrás da orelha: porque que raio ele está a usar um auricular com microfone? Estaria à espera de uma chamada urgente? :) Ou esqueceu-se de o tirar antes de iniciar a gravação? Ou será para dar mais estilo (sou bué tecnológico além de budista). Pode ser que não tivesse mais nenhum microfone, mas mesmo assim não necessitaria de ter o auricular colocado no ouvido :D Um bocado caricato.

    Lendo as respostas do Carlos Amaral (Lama Khetsung Gyaltsen Rinpoche) ao Ludvig, só me ocorre perguntar o seguinte: QUÊ?!?!?!?!?

    Acho que verborreia soporífera é pouco para o classificar, no dicionário, ambas as palavras podia vir ilustradas com uma foto do Carlos Amaral. O Carlos Amaral conseguiu escrever para caraças sem dizer porra nenhuma. É penoso ver a tentativa sofrida do Carlos a tentar usar muito vocabulário com o objectivo de encobrir o óbvio que está no texto, que é ZERO conteúdo. O problema é que muita gente ouve aquela musiquinha, e com tem muito vocabulário confuso, e como não entendem nada, assumem que é coisa boa e verdadeira, pois é palavreado a mais para estar errado.

    Os budistas são mestres do controlo pessoal e disciplina, e juntando o que encontrei na Wikipedia «Com objetivo de cultivar as ações positivas, o sila, é um conceito importante do budismo, geralmente, traduzido como "virtude", "boa conduta", "moral" e "preceito".», então porque é que muitos budistas (incluindo o Carlos Amaral) são gordos que nem texugos, incluindo o buda? Vá-se la saber...

    Sobre o buda ocorre-me um sketch do Herman José que vem a propósito, e que aqui coloco.

    ResponderEliminar
  43. Se a acupuntura recomenda, é mais um endosso a essa técnica. As ciências orientais milenares carregam um quê de conhecimentos espiritualistas que faltam a nossa medicina alopática, tão apegada aos pardigmas da revolução Francesa que renega o fator espiritual, ou seja tudo é físico e mecanico quando na verdade não é bem assim, e eles estão já a se render a essas leis da física quantica.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.