Chiu! É segredo...
No dia 30 de Setembro de 2005 o Conselho da União Europeia delineou a “Estratégia Europeia Contra Terrorismo”. É um documento público, disponível no portal da União Europeia (1), que traça as directivas gerais de combate ao terrorismo. No passado dia 26 o Conselho de Ministros deliberou finalmente sobre esta directiva europeia. Foi o último país a fazê-lo. E o ministro da Administração Interna decidiu que a transposição para Portugal desta directiva é confidencial. Quem quiser saber como Portugal adoptou uma directiva pública da União Europeia precisa de autorização especial da Agência Nacional de Segurança (2). E tem de ficar caladinho.
Agravando o problema, parece que a proposta, elaborada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), foi alvo de protestos dos ministérios da Defesa e da Justiça por estipular que as Forças Armadas ficariam sob o comando do SSI e que seria este a investigar os crimes de terrorismo em vez da Polícia Judiciária (3). Penso que seria importante o povo português saber se, à primeira ameaça de bomba, vamos ou não ficar com as Forças Armadas e a investigação judicial sob a alçada desta nova polícia para a defesa do estado.
Se há razões para manter confidencial a transposição da directiva europeia, por exemplo por conter detalhes operacionais que não devem ser revelados, então formularam mal a proposta. Porque esse documento deveria ser uma directiva genérica, estipulando os objectivos e questões de interesse público como as entidades envolvidas e a cadeia de comando, e não devia conter detalhes confidenciais. Precisamente para podermos saber o que se comprometem a fazer acerca disto. E se não há razões para a manter confidencial então estão a armar aos cágados. Seja como for, não estão a cumprir aquilo para que foram eleitos.
Mas se calhar é daquelas coisas que os governos fazem porque sim. Como explicam Mitchell e Webb:
Via Bad Astronomy.
1- Europa, Counter-terrorism strategy
2- DN, Governo torna 'secreto' um plano que é público na UE
3- CM, País sem plano para terrorismo
Editado a 4-9 para corrigir as armadilhas dos cágados. Obrigado ao Zarolho pela explicação.
Decidir que a transposição para Portugal de uma directiva europeia é confidencial, não é terrorismo?
ResponderEliminar“Estratégia Europeia Contra Terrorismo”
ResponderEliminarUma estratégia contra um método (e não uma ideologia) nunca vai dar em nada enquanto não se identificar o inimigo. Mas os esquerdistas que controlam a europa de certo que não querem ofender os seus (futuros) donos e senhores, os muçulmanos.
Então Mats,
ResponderEliminarque estratégia contra que ideologia propões (é uma pergunta 2 em 1)?
Obgr
Ludwig, um pormenor insiginficante, acerca de «armar-se aos cágados», é que só há duas hipóteses:
ResponderEliminar1. armar-se em cágado — i.e., fazer o que os cágados fazem, ou os carapaus de corrida, etc.
2. armar aos cágados — i.e., pôr armadilhas para apanhar cágados (ou cucos), geralmente coisa escusada.
Desculpa lá. O resto está muito bom.
P.S.: Esta treta diz que «O seu HTML não pode ser aceite: Tag is not allowed: DL», e o mesmo para UL. Por quê? Mais segurança paranoica?
Zarolho,
ResponderEliminarObrigado. Já aprendi mais uma coisa :)
"os esquerdistas que controlam a europa"
ResponderEliminarDas duas uma, ou este gajo anda na droga ou então é burro como um penedo!!
Já agora, Zarolho, não precisas pedir desculpa por essas coisas. Graças a ti, além de ficar esclarecido quanto aos cágados, agora até já sei o que é um pingarelho :)
ResponderEliminarNuno Leal,
ResponderEliminarNão me pronuncio acerca do Mats, porque não o conheço suficientemente bem. Mas queria só apontar que as duas possibilidades que enumeras não são mutuamente exclusivas :)
Ó Mats, e os judeus, não tens aí uma teoriazinha de conspiração judaica? De preferência que meta a CIA e a Mossad :-)
ResponderEliminarCristy,
ResponderEliminarÓ Mats, e os judeus, não tens aí uma teoriazinha de conspiração judaica? De preferência que meta a CIA e a Mossad :-)
Não. Deveria?
Quer-me parecer que alguns concelheiros do sr. George W. Bush, agora no desemprego, devem ter vindo para Portugal. Só pode!
ResponderEliminarNão. Deveria?
ResponderEliminarMats
`tá claro: não me digas que ignoras a vertente judeo-bolchevista?