sexta-feira, julho 09, 2010

Treta da semana: o Diabo da crença.

Segundo o Bernardo Motta, «um cristão, mesmo sendo sacerdote ou Bispo, que perdeu a fé nas verdades acerca dos anjos e dos demónios, e na verdade da acção do Príncipe das Trevas sobre o Mundo e sobre a Humanidade, está fora da fé cristã.»(1) O fiscal de linha levanta a bandeira, o árbitro apita e pronto, é um fora de fé. E sabemos que a opinião do Bernardo acerca dos anjos, dos demónios e do filho do rei das trevas corresponde inteiramente à realidade. Não porque o Bernardo tenha alguma evidência destas coisas, mas porque ele próprio diz que são verdades. Esta é a chamada “verdade da fé”, também conhecida como “sim porque sim, ora”.

Muitos alegam que eu confundo religião com superstição e que critico caricaturas da religião em vez da Religião Verdadeira®. São tantos os que me apontam isto que já me teriam convencido se não fosse cada um dizer que religião é a sua e superstições caricatas as dos restantes. Assim apenas confirmam a minha suspeita que a distinção que querem que eu faça é simplesmente entre “nosso” e “deles”.

Porque o método da religião é o mesmo da superstição. A Enciclopédia Católica (2) explica que a Bíblia não dá uma descrição coerente do Diabo, pelo que o que se “sabe” dele tem de ser interpretado de vários fragmentos «à luz da tradição patrística e teológica». Ou seja, por especulação inspirada na especulação dos outros. Que é o mesmo método que levou à conclusão que ferraduras dão sorte, gatos pretos dão azar e quem entorna sal deve atirar uma pitada por cima do ombro. Tudo isto é tão verdadeiro como a cauda pontiaguda do Mafarrico.

Como os crentes esclarecidos não se deixam levar por mera especulação, no quarto concílio Laterano isto deixou de ser especulação e passou a ser dogma. É assim que os católicos resolvem estes problemas. Nada desses disparates de testar hipóteses e reunir evidências. O caminho para a verdade está nas proclamações de homens de saia. «O diabo e outros demónios foram realmente criados por Deus bons por natureza mas tornaram-se maus por eles próprios; o homem, no entanto, pecou pela sugestão do diabo.»(3) Verdade da Fé.

Um exorcista que anda por cá é José Fortea, o padre espanhol que escreveu o «Tratado de Demonologia e Manual de Exorcistas» (4). Segundo a, à falta de melhor termo, jornalista Rosa Ramos «José Fortea fala do Diabo com uma familiaridade e seriedade de espantar». E vê-se bem que é um homem profundamente espiritual. «Durante os primeiros cinco minutos de entrevista, José Fortea falou sempre de olhos fechados». Se eu não estivesse habituado a ver os meus alunos fazer o mesmo nas minhas aulas, ficava impressionado. Tenho pena é que seja mais difícil exorcisar a treta do jornalismo que o Diabo do corpo.

Mas o mais famoso dos exorcistas, e o mais castiço, é o padre Gabriele Amorth. Segundo este perito em diabruras de toda a espécie, o Diabo é culpado de quase tudo o que se passa no Vaticano, da maluca que atacou o Papa aos tarados que violam crianças. Diz também que o filme “O Exorcista” dá uma ideia «substancialmente exacta»(5) do que é ser possuído por um demónio e que este novo Papa «acredita de todo o coração na prática do exorcismo. Ele tem encorajado e louvado o nosso trabalho». Olha que bom.

Para quem quiser encetar carreira nesta velha profissão, ou simplesmente rir um pouco, aqui fica um pequeno tutorial de exorcismo (6), à laia de novas oportunidades. Mas notem que apesar do feitiço ser simples a bruxaria só funciona se o praticante estiver devidamente licenciado pelo bispo (católico, claro). É que se qualquer um pudesse exorcisar, benzer, transubstanciar e coisas que tais lá tinha esta gente de trabalhar para ganhar o seu. Para que diabo servia a religião se fosse assim tão simples?



O que mais me espanta nisto nem são os disparates em que esta gente acredita. O mais incrível é estranharem quando gozam com eles...

1- Bernardo Motta, A existência do Diabo
2- Catholic Encyclopedia, Devil
3- Fordham, Medieval Sourcebook, Canons of the Fourth Lateran Council,
4- i, Exorcista. "Os padres estão pouco preparados para lidar com demónios"
5- Telegraph, Chief exorcist says Devil is in Vatican
6- Via o blog do Bernardo, Espectadores

Obrigado pelos vários emails com estas notícias.

21 comentários:

  1. Ludwig, tens de aceitar que há coisas que não se explicam, "Como aquele padre jesuíta que ia embarcar no Titanic e o seu superior o obrigou a voltar para trás, ou aquela mulher que chegou atrasada ao Airbus que caiu no Atlântico e morreu um mês depois num acidente de carro."

    WTF?

    ResponderEliminar
  2. Pois, estava a ficar sem espaço, e a treta é como as cerejas.

    Penso que o que não se explica aí é porque raio os jesuítas não avisaram os outros passageiros. Ou o capitão uns minutos antes de bater no iceberg...

    ResponderEliminar
  3. Acho que deveriam telefonar a alguém das urgências ou assim, porque o Bernardo perdeu o tino de vez. É completamente maluco.

    ResponderEliminar
  4. Religião Verdadeira®
    gramática "verdadeira"® hum?é simplesmente entre “nosso” e “deles”.
    o orgulho, a vaidade, a credulidade, o medo, o preconceito, são todos manifestações do mesmo mal, ninguém se riria num mundo perfeito, são o que consideramos déficits (deficiências) dos outros (possessos pelos espíritos da diabólica soberba)
    sem nada que considerassemos ridículo, que motivos haveria para rir ou julgar?

    ResponderEliminar
  5. há demonologistas sensatos e suficientemente sensatos para se aperceberem da pequena ou grande dose do demónio, que têm em si
    uma pequena possessão geralmente não ocorre
    possessos de grande gabarito há uns 6.800 milhões
    fora possessões de animais e plantas
    logo o demónio obriga-nos a pensar
    Anatomia da Possessão
    os demónios como minoria que são, em virtude da sua peculiar natureza,foram sempre um alvo fácil para os possessos
    evolutivamente os possessos mercê da sua capacidade reprodutiva

    (pelo menos duas crias por geração) suplantaram os pouco competitivos demónios que se acham virtualmente extintos

    é pena

    ResponderEliminar
  6. In ogni prospettiva non scientifica, pensiero patologico e pensiero "normal" non si contrappongono ma si completano
    Logo os demóniows qwi evoluiram dentro de nós
    parasitismo funcional
    foram os únicos que subsistiram

    Lo statuto della demonologia oscilla tra due estremi: corruzione dell'anima profonda esperienza dello spirito
    (esperienza di confine)é questa box comentadores consulte este post

    ResponderEliminar
  7. mulher que chegou atrasada ao Airbus que caiu no Atlântico e morreu um mês depois num acidente de carro....ou seja isto prova que um demónio habita em nós
    primeiro salva-a
    para infectar outro não possesso
    e finalmente mata-a 30 dias depois
    porque a mulher era chata como o ...etc
    e não podemos esquecer os outros 100 e tal demónios que chegaram a horas ao airbus
    inexplicável

    ResponderEliminar
  8. PURIFIE-NOUS, NOUS TE PRIONS, DE TOUTES LES CHOSES QUI ONT PU NOUS CONTAMINER EN CE JOUR, ET LIBÈRE-NOUS DES PENSÉES ORGUEILLEUSES ET DES DÉSIRS


    Les Demons en Ascension
    La condizione dell diavollo
    La Guerre du feu
    Eyjafjallajokull suite
    Ascent OF Demons VEI-7 is coming....
    VEI-sept en suite....
    for those who want to attempt pronunciation,
    c'est simplesmente ay-yah-FYAH-lah-yer-kuhl
    the first raising demon

    ResponderEliminar
  9. krippahl demons w' (disse mysecuritysoft.net)e a Angelologia Ateista são scienze e come tali sono studiate con passione e precisione dai teologi, dai filosofi e dai atheus azeus
    ma erano anche una parte non trascurabile del sapere e dell’ immaginario popolare.
    Dante presenta elementi presi sia dal pensiero scientifico su angeli e diavoli
    e o demónio de Maxwell talvez existam, forse no...

    ResponderEliminar
  10. Hj, sábado, na TSF depois do noticiário do meio-dia, entrevista com esse senhor cura espanta-diabos. Isto é rádio de qualidade, hã?

    ResponderEliminar
  11. O que mais me espanta nisto nem são os disparates em que esta gente acredita. O mais incrível é estranharem quando gozam com eles...

    Isto vindo de alguém que acredita que répteis evoluíram para colibris, e lobos evoluíram para baleias. Foram lobos ou vacas? Já nem sei. Tenho que voltar a ler o que o Consenso Evolutivo(R) diz disso.

    Isto é mais um sinal de "o meu mito não é mito porque eu acredito nele."

    ResponderEliminar
  12. http://www.fallacyfiles.org/adhomine.html : «A debater commits the Ad Hominem Fallacy when he introduces irrelevant personal premisses about his opponent. Such red herrings may successfully distract the opponent or the audience from the topic of the debate

    http://www.fallacyfiles.org/tuquoque.html : «Tu Quoque is a very common fallacy in which one attempts to defend oneself or another from criticism by turning the critique back against the accuser.» ... «However, as a diversionary tactic, Tu Quoque can be very effective, since the accuser is put on the defensive, and» frequently feels compelled to defend against the accusation.

    Mats: «Isto vindo de alguém que acredita que répteis evoluíram para colibris, e lobos evoluíram para baleias.»

    ResponderEliminar
  13. acredita na ancestralidade de baleias e lobos - mas não devia acreditar não existiam proto-canídeos Ambulocetus sp. ou spp.
    tem mais homologias com o hipopótamo
    e de resto em termos genéticos maior similitude

    agora é tudo uma questão de crença
    evoluíram para baleias
    ou sempre foram assi?

    ResponderEliminar
  14. Para deixar mais uma ilustração para o artigo: Arcebispo Dom Armando (Destak de 22 de Janeiro de 2002; Crentes intelectualmente sofisticados)

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia esse arcebispo Dom Armando. É mesmo um bom exemplo da sofisticação intelectual dos crentes :)

    ResponderEliminar
  16. semântica, se só há sofisticação intelectual nos crentes, quando estes revelam abertura de espírito, corolário -então pela mesma ordem de ideias os ateus do blog são de um estilo mais casual
    com mais arestas
    je suis une porte por toi qui frappes
    je suis une route pour toi,voyageur
    je suis une lampe é da natureza da religião fornecer explicações*(

    ResponderEliminar
  17. Esse D. Armando, apesar de se (querer fazer) parecer, não faz parte da hierarquia católica. Não é que se fizesse fosse muito diferente (aos olhos de um não-católico, pelo menos), mas vede como junta à treta do exorcismo a da publicidade enganosa.

    ResponderEliminar
  18. quem vê o que quer
    a mais não é obrigado
    infelizmente para o tortulho
    não se vive em terra de cegos
    apesar de existirem em excesso

    ResponderEliminar
  19. voces desdenham o exorcismo, mas eu sei que nos vossos tempos livres não fazem outra coisa.

    :P

    ResponderEliminar
  20. Meninos:

    Não vamos tratar com tanta leveza assim tradições culturais que fazem parte duma sociedade. Numa série de culturas é aceite por uma parte significativa da população que há espíritos bons e maus aos quais se pode agradar, afugentar os maléficos e usar os benéficos para conseguir objectivos.

    Na santeria, macumba e em África é comum durante a cerimónia haver alterações do estado de consciência dos actores.

    Na tradição europeia os espíritos maus podem apoderar-se da pessoa e podem ser afastados por um sacerdote. Há espíritos bons (Nossa Senhora e santos, por ex) que podem ajudar e há a magia para produzir malefícios através dos espíritos maléficos.

    Os actores destas cerimónias não são doentes mentais ou mentirosos. É normal que experimentem estados alterados de consciência e percepções sem objecto.

    Eu até penso que estas tradições são interessantes e de preservar.

    ResponderEliminar
  21. Se alguém duvidar da existência do Diabo basta entrar neste blogue e ler os posts e os comentários dos primos. Não são necessárias mais evidências para mostrar que o mafarrico anda por aqui.

    Claro que não cometo a blasfémia de afirmar que os primos incréus são intelectualmente sofisticados. David Hume, lá onde está, ficaria muito aborrecido.

    Saudades, primos!

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.