quinta-feira, julho 08, 2010

Censura por tudo e por nada...

Censura é a restrição da liberdade de expressão ou do direito de acesso à informação. É típica de ditaduras e cultos religiosos, onde serve para controlar as pessoas. Há uns anos troquei uns emails com um cientólogo que me contactou com umas perguntas mas, ao fim de uns tempos, escreveu-me a dizer que não podíamos continuar a conversa porque os seus superiores não deixavam. Parece que eu estava a interferir no seu progresso. Isso é censura.

Também há censura por outras razões, como proibir a partilha de informação “proprietária” que é vendida ao público ou fechar fóruns de discussão com ligações para sites com filmes e música, por exemplo. E nem sempre a censura é uma coisa má. Pode servir para proteger acusados ou testemunhas num processo crime ou a nossa privacidade. Mas seja a mãe a proibir o filho de dizer palavrões seja o governo da Coreia do Norte impedir notícias sobre o 7 a 0, a censura é sempre o bloqueio de uma mensagem imposto por alguém com autoridade sobre o emissor ou o receptor. É por isso que é uma coisa má. Um quer dizer algo, outro quer ouvi-lo, e um terceiro impede que comuniquem violando os direitos de ambos.

Infelizmente, há uma tendência para chamar censura a tudo e mais alguma coisa. Infelizmente porque se trivializarmos o termo arriscamo-nos a que deixem de lhe dar importância. Como o rapaz que gritava lobo. Já falei sobre isto antes, acerca de vídeos no YouTube (1) ou de artigos em revistas (2). Desta vez é a propósito do eventual fecho da Playboy portuguesa.

Aludindo ao “Evangelho segundo Jesus Cristo” de Saramago, e em homenagem ao falecido escritor, a Playboy portuguesa incluiu uma figura de Jesus junto das meninas do costume. Em resposta, a representante da Playboy Entretainment diz que vão «rescindir o contrato com Portugal»(3). E o Ricardo Alves escreve que «Assim é: a censura pode vir de onde menos se espera. Até de uma revista conhecida internacionalmente por ter alargado as fronteiras do publicável.»(4)

Isto não tem nada que ver com censura. Pode ser pelo simbolismo religioso, por terem posto um homem barbudo na capa, por a Playboy portuguesa não dar dinheiro ou por terem medo de perder clientes cristãos. Até pode ser por pressão das igrejas, se bem que a ameaça dos padres boicotarem a Playboy não deve ter grande impacto. Tanto faz. O que importa é que é uma decisão livre de uma empresa privada. Não é uma imposição que viole os direitos de alguém. Pelo contrário, é o exercício dos direitos dos accionistas e gestores da empresa, que são livres de decidir com quem fazem contratos para editar a Playboy noutros países.

Não vamos chamar às coisas o que elas não são. Partilhar não é roubar. Nem todo o crime é terrorismo. Alugar vídeos não é cultura. A tourada não é arte. A astrologia não é uma ciência. E a Playboy americana não querer barbudos na capa não é censura.

1- 20-2-2007, Censura?
2- 2-4-2007, Jónatas Machado e a Censura.
3- TVI 24, Cristo na capa leva «Playboy» a acabar com edição portuguesa
4- Ricardo Alves, Censura.

Obrigado também pelos emails acerca da notícia.

Editado a 9-7 para corrigir uma gralha. Obrigado ao João Vasco pela atenção.

24 comentários:

  1. É típica de ditaduras e cultos religiosos...
    Discordo concordando,é tipica de qualquer forma de poder
    político,industrial,comercial,científico
    inclusive o poder instituido nas universidades
    e principalmente nos laboratórios de pesquisa
    e já agora nestes ambientes FEUdais que são os blogs

    ResponderEliminar
  2. Ludwig:

    Creio que existe um erro gramatical aqui :«porque terem medo de perder clientes cristãos.»

    E creio que existe um erro de conteúdo aqui: «Censura é a restrição da liberdade de expressão ou do direito de acesso à informação.».

    Se eu sou dono de um jornal e não deixo que um jornalista pago por mim publique lá um texto, eu não estou a limitar a sua liberdade de expressão, nem a de ninguém (ele que publique isso noutro lado) - mas estou objectivamente a censurar o seu texto.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso também acho que nãot tem nada a ver com censura: logo por coincidência hoje falei com uma pessoa que tem um amigo que trabalhava na Playboy - este último não recebia há bastante tempo e segundo consta algumas modelos ainda não receberam nada pelas sessões fotográficas...

    ResponderEliminar
  4. ELÄMÄÄ VIHREÄLLÄ SAARELLA
    creio que existe um erro existencial aqui João Vasco disse
    os ecos transmitem mensagens diferentes dos seus emissores?

    ResponderEliminar
  5. Sateen jälkeen paistaa aina aurinko...
    tudo é censura nada é censura
    coventry é censura
    publica-se o que deixam
    sejam fórmulas farmacêuticas
    sejam artigos em pasquins
    ou em blogs
    tudo potencialmente censurável

    ResponderEliminar
  6. Sateen jälkeen paistaa aina aurinko...
    tudo é censura, mas pelo menos aqui é mais levezita
    aparece e desaparece
    é a chamada censura paternalista
    e o silêncio dos inocentes, também é censura?
    quem não transmite, quem omite
    censura?

    ResponderEliminar
  7. I live here in Yerushalayim, too,and I am pretty familiar with what you describe...military censorship in china, iran, israel all the same, reprieve of information

    ou seja ocultação de informação
    I think it's a matter of what the first commenter said, going out and meeting...
    um crente....
    Can you organize a once-a-week Tehillim group in the morning in your apartment?
    outro

    I am sure that there are many many people in your area who feel the same way.
    esperanças.....


    You gotta find each other, and maybe think of a meaningful project that can keep you in the social loop and make you feel like you are doing something meaningful.
    pois no fundo....mesmo os anti-censura têm projectos muito seus
    e poucas ilusões

    Keep busy, but not just busy-work busy-- but meaningful busy....
    and that's all folkksssss

    ResponderEliminar
  8. Tehil(l)im group
    a meme machine that works

    ResponderEliminar
  9. o google impede que quem tenha blogs em Gaeilge
    An bhfuil leagan den fhis seo le fáil?
    possa ter follower's.
    incompatibilidades....
    é censura?
    nah...

    ResponderEliminar
  10. jchibe censura
    buail isteach le haghaidh cúpán tae:(

    ResponderEliminar
  11. João Vasco,

    «Creio que existe um erro gramatical aqui :«porque terem medo de perder clientes cristãos.»»

    Yup. Já vou corrigir, obrigado.

    «E creio que existe um erro de conteúdo aqui: «Censura é a restrição da liberdade de expressão ou do direito de acesso à informação.».

    Se eu sou dono de um jornal e não deixo que um jornalista pago por mim publique lá um texto, eu não estou a limitar a sua liberdade de expressão, nem a de ninguém (ele que publique isso noutro lado) - mas estou objectivamente a censurar o seu texto.»


    Depende. Se usas algo como copyright para o impedir de publicar seja onde for, então sim, estás a censurar. Mas se estás simplesmente a recusar publicá-lo no teu jornal sem interferir na publicação do texto noutro jornal, em blogs, etc, então chamar-lhe censura é hipérbole, como dizer que um tipo canta tão mal que é um crime cantar qualquer música.

    ResponderEliminar
  12. Não é hipérbole, não.

    É simplesmente reconhecer que o conceito de censura é mais abrangente que o conceito de limitação ilegítima à liberdade de expressão, precisamente o contrário daquilo que erradamente afirmas.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia.
    De facto a censura e controle sempre foram uma arma dos ditadores.
    Outra é manter o povo na ignorância, para isso nada melhor que cortar o acesso à informação, como durante anos a igreja católica quis.
    Agora temos uma nova forma, altera-se a constituição com justificação economicistas: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=426641
    E pela mão do líder da oposição.
    Isto coloca-nos no dilema de não nos sabermos para onde virar.

    Cumprimentos e parabéns pelos excelentes Posts
    Tiago

    ResponderEliminar
  14. João Vasco,

    Se quisres vir a minha casa gritar da janela que o Benfica é o maior e eu disser não, grita isso da tua casa, é censura?

    Se escreveres um post no teu blog a dizer que deus existe e assinares o meu nome, e eu pedir para tirares de lá o meu nome porque eu não defendo isso, é censura?

    Se publicas uma revista com uma marca minha e a minha autorização, eu discordar do conteúdo e não quiser que publiques essas coisas com a minha marca, é censura?

    ResponderEliminar
  15. Ludwig:

    Não confundas uma discussão sobre valores numa discussão sobre linguagem.

    Se o director do jornal impede um jornalista de escrever lá um texto, ele está objectivamente a exercer censura sobre o texto. Nota que isto não é uma classificação moral: é algo objectivo.

    Concordo contigo, e foi por isso que usei este exemplo, que esta NÂO é uma violação ilegítima do direito que o jornalista tem à liberdade de expressão, por isso partilhamos, ao nível dos valores, a ideia de que esta situação não é imoral.

    Mas não confundas uma questão linguística objectiva, com uma questão moral.

    ResponderEliminar
  16. Acho que nada tem de censura o facto de existirem padrões ( sejam eles quais forem ) de publicação é o dia a dia de uma empresa.

    O contrato da revista portuguesa não cumpriu , fo....

    Só isso.

    Duvido que o problema seja o barbas, acho tudo aquilo um vómito em termos de qualidade gráfica. As cores são de vomitar, o mau gosto sem sequer ser provocatório, é um horror.

    ResponderEliminar
  17. padrões ( sejam eles quais forem ) de publicação...padrões são indicativos de valores
    valores de uns auto-excluem os dos outros

    vocês não trabalham???
    meu deus gente entre os 20 e tantos e os 50 e muitos
    ainda discutem se o mau gosto provocatório,ou não é subjectivamente um horror e logo também se pratica um gesto censuratório
    bom ó funcionários públicos
    e consultores a soldo do estado
    estão muy fraquitos in palavras
    vou al mossar....

    ResponderEliminar
  18. Censura:

    1. condenação; crítica; reprovação social
    2. exame crítico de obras, espectáculos ou publicações segundo critérios morais ou políticos e exercício do poder de autorizar ou não a sua exposição ou publicação
    3. repreensão; admoestação
    4. (psicanálise) recalcamento no inconsciente de elementos da vida psíquica considerados inaceitáveis pela sociedade
    5. RELIGIÃO pena eclesiástica
    6. tribunal encarregado de censurar;
    RELIGIÃO censura teológica juízo negativo pronunciado pela Igreja acerca de um ponto de doutrina teológica;
    POLÍTICA moção de censura sanção dirigida à política de um governo e apresentada a uma assembleia para votação

    in: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/censura
    (era o que estava à mão)

    A limitação do Sr. Lara ao livro de Saramago é censura, representa a posição do Estado face à obra, discriminando-a por motivos religiosos. Se partirmos da permissa de que Saramago podia concorrer num concurso estrangeiro ou numa empresa privada, então esvaziamos o conceito de censura, porque nada o será. Temos de encarar a censura como qualquer limitação pública aos direitos constituídos exarados na lei fundamental, ainda que essa limitação seja exercida por entidade privada (vide o caso Manuela Moura Guedes - apesar e independentemente de na minha opinião o mundo até beneficiar com isso). Não me parece que eu impedir alguém de ver o Benfica da minha varanda se enquadre neste conceito, até porque aí prevalece em hierarquia outro direito fundamental. Estes direitos fundamentais prevalentes são o fundamento para eu poder negar a um funcionário o direito à sua liberdade de expressão para noticiar a sua opinião pessoal de que a minha empresa, que o emprega, é uma trampa, e aqui eu não estou a censurar, estou a exercer o direito de defesa do meu bom nome que é prevalente. O estatuto do jornalismo dá aos seus profissionais direitos prevalentes que lhes permitem impôr-se a muitos dos preceitos que defendem os privados, daí que a questão de "censura" para além de uma mera questão moral seja principalmente uma questão de direito, mas na sociedade também não é a moral que nos defende.

    ResponderEliminar
  19. Ludi,

    Entendo o que o João quer dizer, objectivamente a palavra "censura" aplica-se a um universo de situações muito amplo, daí que quando eu proibo o meu marido de dizer disparates à minha frente (isto é diário por isso achei que era bom exemplo), estou a "censura-lo".

    No entanto, há um mais técnico do termo, penso que é a esse que te referes. O sentido da violação do direito constitucionalmente protegido da liberdade de expressão, e nesse sentido é importante denotar que:

    1 - Não há uma violação da liberdade de expressão de ninguém, há sim uma decisão a nivel empresarial que apenas à empresa diz respeito, tomada de forma prefeitamente legitima e dentro dos direitos que lhe assistem.

    2 - Ninguém proibiu o ninguém de se expressar, apenas não querem ser o meio de veiculação da expressão do senhor.

    3 - Nenhum funcionário ou jornalista pode obrigar uma empresa ou um jornal a veicular informação que eles não querem.

    Parece-me que tens razão, não há aqui censura, pelo menos não no sentido que lhe querem dar no artigo...beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  20. 3 - Nenhum .....pode obrigar uma empresa, um jornal, e alargando um estado a veicular informação que eles não querem........
    também ninguém os obriga a veicular informação que nós queiramos queiramos? we need
    enfim parecem me desfasados da realidade
    mas it's beside the point
    opiniões feitas...são impossiveis de (falta-me o termo)
    desmistificar
    é como a religião um crente não muda de posição
    censurar ou alienar faz parte daquilo que somos como
    humanos
    permeia todas as sociedades
    e aqui faço auto-censura
    är tydligen rätt full
    e se quiserem contribuir para uma boa causa....
    censurem

    ResponderEliminar
  21. são tão recalcados nas análises
    jogos de palavras não desmistificam almas


    1. condenação; crítica; reprovação social
    2. exame crítico de obras, espectáculos ou publicações segundo critérios morais ou políticos e exercício do poder de autorizar ou não a sua exposição ou publicação
    3. repreensão; admoestação
    4. (psicanálise) recalcamento no inconsciente de elementos da vida psíquica considerados inaceitáveis pela sociedade
    5. RELIGIÃO pena eclesiástica
    6. tribunal encarregado
    5. RELIGIÃO ......que religião?há tantas
    pena eclesiástica
    6. tribunal encarregado....

    ResponderEliminar
  22. Eeeepáaaa!!!! Então isto era sobre censura ou sobre assédio????

    ResponderEliminar
  23. assédio, censura
    marciano, joanino, informáticos, intervalos para o café,
    algoritmos, al gore
    EpÁ NÃO GOSTO, IA MAis pró supermaxi
    é tudo o mesmo
    o assédio é uma forma de censura?
    alterar sequências
    criar distrações
    barreiras
    é censura ou é censurável?

    ResponderEliminar
  24. olha outro kripphal na tv...esteve tão quente tão quente...is the punch line
    é vocês estão mais interessantes mesmo parados

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.