domingo, julho 20, 2014

Treta da semana (passada): Bruno, o anti-taurino.

Estava previsto que no dia 12 de Julho o Bruno Nogueira iria actuar na praça de touros de Montemor-o-Novo. No entanto, acabou por cancelar o espectáculo depois de ter recebido várias ameaças anónimas (1). Aparentemente, esta infeliz situação deveu-se ao protesto da Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica (ATCT). Neste meio, o termo “cultura” não tem conotações como respeito pela liberdade de expressão ou pelo direito de criar arte sem fazer feridas. “Cultura”, neste contexto, designa especificamente o direito de espetar ferros nos bovinos e de ameaçar quem discorde da legitimidade de tal “arte”. Como o Bruno Nogueira tinha feito alguns programas menos lisonjeiros da arte centenária de maltratar animais em público (2), a ATCT considerou que não deveriam «oferecer ao humorista anti taurino tempo de antena, e recursos, para que possa manifestar-se, na nossa própria casa, contra a actividade que defendemos» (3).

Há várias coisas nesta alegação que me parecem incorrectas. Quase tudo, na verdade. Primeiro, parece-me muito mais anti-taurino quem se entretém a espetar ferros nos touros do que quem reprova a entretenga. Se fosse eu o visado desta “actividade” seria óbvio quem estava do meu lado e quem estava contra mim. Também me parece duvidoso que fossem oferecer ao Bruno Nogueira o espaço para se manifestar. A praça de touros de Montemor-o-Novo é gerida pela Montemor é Praça Cheia - Empresa Tauromática, Lda., que não me parece ser o tipo de entidade que se dedica a oferecer coisas. É mais plausível que o acordo celebrado com o humorista tivesse visado o proveito mútuo pela venda de bilhetes do que oferecer o uso da praça para uma manifestação ideológica. Finalmente, pelo que pude apurar, a praça de touros de Montemor-o-Novo é propriedade do Estado e não propriedade da ATCT. Em rigor, é tanto casa do Bruno Nogueira como quanto é dos sócios da ATCT (4).

Mas concedo que o Bruno Nogueira é certamente contra a “actividade” que a ATCT defende. E não é só a actividade de perfurar bovinos. Tendo as ameaças levado o Bruno Nogueira a cancelar a actuação, a ATCT declarou «Missão Cumprida!». Em vez de repudiar as ameaças de violência, limitou-se a desafiar «quem quer que o entenda fazer a mostrar e provar que [a ATCT] o tenha dito ou escrito em qualquer dos seus comunicados anteriores»(5). Este “não conseguem provar que somos culpados” parece ser mais uma defesa da actividade de coagir os outros pela violência, como se fossem touros, do que propriamente uma declaração da inocência da ATCT.

Numa nota final, gostava de comentar a exortação da ATCT de que «No que de nós depender, “pirómanos não dão palestras em Quartéis de Bombeiros!”» Também me parece estranho organizar uma palestra dada por um pirómano a bombeiros no seu quartel. Mas até pode ser boa ideia trazer um bombeiro ao asilo para falar do sofrimento injustificável que os aficionados da piromania causam a terceiros com a sua “Arte”. Admito que não são de esperar grandes mudanças da parte dos pirómanos. É doença difícil de tratar. Mas, esticando mais um pouco a metáfora, tal iniciativa pode ter um efeito salutar nas muitas pessoas que toleram a piromania só por achar que é arte ou tradição. Arte ou tradição não são desculpa para fazer mal aos outros, seja de que espécie forem.

1- DN, Bruno Nogueira cancela espetáculo após ameaças
2- TSF, Gabriela Bandarilha e Canela e João Moura Junior, o pior amigo do homem
3- ATCT, NÃO QUEREMOS QUE O ANTI TAURINO BRUNO NOGUEIRA ACTUE NA PRAÇA DE TOIROS DE MONTEMOR-O-NOVO!
4- C. M. Montemor-o-Novo, Salas de Espetáculos
54- ATCT, Bruno Nogueira em Montemor: - Missão Cumprida!

12 comentários:

  1. De facto perfurar touros, gatos, lebres, fiscais das finanças ou qualquer outro ser que respire por narinas, como hobby e sem que daí saia algo mais que o prazer de esfurancar por esfurancar estranho.

    São conhecidos os mecanismos que levam os touros a não evidenciarem dor ou sofrimento. Como técnica nada tenho contra mas parece-me espectáculo a evitar.

    Claro que com isto não quero dizer que se deixe de criar e matar animais com o único objectivo de serem o por nós tornados em bichos em vias de mastigação

    Por um bicho numa arena e termos prazer com a sua tortura é que me parece troglodita.

    Claro que nestas questões de éticas sou suspeito.

    Tivesse eu um livro como a Bíblia, o Alcorão ou de Mormon!

    Juntava a este livro uma interpretação a meu gosto e zumba-lhe!

    Tinha uma certeza inabalável, não relativista e perpétua.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade os touros e outros boys têm pelo mais espesso e systema nervoso muy calmo

      e inté gostam de apanhar

      e aguentam aguentam

      aguentam aguentam

      é probabilístico

      basta ver que os bois lusitanos inté guentam serem montados por alimães

      e dão o corpo pla alma à merckele

      Entrada Visualitzacions de pàgina

      AI A DEMOCRACIA AGUENTA ? AI AGUENTA AGUENTA A DEM...

      10/02/2014, 1 comentari

      1359

      E O GELO AGUENTA-SE AGUENTA-SE ? aguenta mesmo pô....nã bai haver records este annum

      Eliminar
  2. A Bíblia ensina:

    "O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis."

    Provérbios 12:10

    ResponderEliminar
  3. Uma pequena gralha: Empresa "Tauromática". Isso deve ser mais touros mecânicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criacionismo :

      No Velho Testamento há uma grande predilecção por sacrifícios de bichezas várias e com espectáculos de sangue dignas dum filme série B.

      O deus do velho testamento apreciava bastante o cheiro da carne das oferendas.

      Portanto matar animais para propiciar um espectáculo, neste caso a Deus, não parece errado.

      Eliminar
    2. O Deus do Velho Testamento determinou que o salário do pecado é a morte. Mas para poupar o homem pecador ordenou o sacrifício dos animais para lembrar ao homem que o pecado não ficará sem castigo.

      Depois, através de Jesus, Deus levou sobre si o castigo merecido por nós, como"o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

      A Bíblia é clara, quem não aceitar o sacrifício de Jesus pelos seus pecados, terá que suportar em si mesmo o respectivo castigo.

      Esta é, em verdade, a escolha mais importante que o Sousa Ponte terá que fazer em toda a sua vida, porque ela terá consequências para toda a eternidade.

      E o Sousa Ponte não poderá alegar desconhecimento.

      Como disse Jesus;

      "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus". (João 3:18)

      Eliminar
  4. Eu cá acho que o BN teve foi medo de em vez de ser toureiro passar a ser touro!
    E já se sabe, com aquele cabedal, costas largas e bem preenchidas de carne, levar com uma bandarilha, é pá... eu é que não queria!

    ResponderEliminar
  5. Uma notícia interessante sobre os padrões organizados do movimento das galáxias "anãs" que surpreendem os cientistas por serem totalmente inesperados.

    O que eles dizem:

    "Our Andromeda discovery did not agree with expectations..."

    "Everywhere we looked we saw this strangely coherent coordinated motion of dwarf galaxies. From this we can extrapolate that these circular planes of dancing dwarfs are universal, seen in about 50 percent of galaxies,"

    "This is a big problem that contradicts our standard cosmological models. It challenges our understanding of how the universe works including the nature of dark matter."

    A existência de padrões ordenados a nível astronómico só pode surpreender quem acha que tudo veio do nada por acaso, quando o nada explodiu.

    Mas ela corrobora inteiramente o ensino bíblico de que o Universo foi criado racionalmente por um Deus racional e dotado de uma estrutura racional e racionalmente inteligível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criacionista,

      Em nada esse estudo ataca a noção de "big bang" e de toda a cosmologia moderna.
      Só diz o que é normal em ciência: precisamos de saber mais, precisamos de saber melhor, e sobretudo, precisamos de investigar. É para isso que a ciência serve!

      Como já antes foi dito: a ciência não é a verdade nem pretende ser! Não é definitiva, nem é bom para a ciência que o seja!

      Logo está tudo como previsto. Nada de novo na frente leste!

      Eliminar
  6. Mais um estudo interessante sobre a organização cósmica e a falência do modelo do Big Bang.

    O que eles dizem:

    "Astronomers have studied 380 galaxies and shown that their small satellite galaxies almost always move in rotating discs."

    " the orbits are arranged in large, flat rotating structures1, whereas our best current models of galaxy formation, derived from the standard model of cosmology, predict that they should move in all directions."

    "such satellite galaxy discs are not predicted by current models of the formation of structures in the Universe"

    "This discovery could cause modelers serious headaches in the years ahead."

    É interessante! Os cientistas naturalistas ateus esperavam desordem. Deus responde-lhes com um Universo ordenado.

    A Bíblia já avisava, quando Deus diz:

    "Reduzo a nada os presságios dos magos, faço delirar os adivinhos, obrigo os sábios a recuar; e mostro que o seu saber é estupidez"

    (Isaías 44:25)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criacionista,

      Como sempre esses comentários são irrelevantes.
      Se a Bíblia não fala sobre galáxias (anãs ou gigantes), se não fala sobre astronomia em geral, de que serve para perceber o Universo?

      Absolutamente desnecessário!

      Eliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.