quarta-feira, junho 04, 2014

Oito anos.

No dia 4 de Junho de 2006 publiquei os primeiros dois posts deste blog. Com este são agora 1810 posts e 71.600 comentários, dez mil dos quais meus. Cerca de mil e quinhentas pessoas comentaram aqui* e 325 comentaram pelo menos dez vezes, o que já dá uma conversa. Segundo o Blogger, este blog teve um milhão e duzentas e oitenta e seis mil pageviews. Este esforço colectivo de escrever, ler e criticar tem dado bons resultados. Pelo menos para mim.

Se bem que o blog ainda sirva para desabafar, a consciência de que outros lêem isto fez-me escrever com mais cuidado e tornou o blog num meio para discutir problemas que considero importantes. O embaraço que sinto ao reler o que escrevia há oito anos também sugere que algo melhorou entretanto. Penso que consigo organizar melhor as minhas ideias e a forma como as apresento. Em parte graças ao exercício de escrever centenas de posts mas, sobretudo, pelo trabalho de quem cá veio comentar, criticar, apontar defeitos ou simplesmente insultar. De uma forma ou de outra, todos me motivaram a pensar melhor, a procurar argumentos mais sólidos e a ser mais conciso. Muitos subestimam a importância de se ser breve e claro no que se escreve, mas é o que mais vezes determina se um texto estimula o diálogo ou se ninguém tem sequer paciência de o ler até ao fim.

Uma mudança grande durante estes anos foi a transição de muita gente dos blogs para as “redes sociais”. Eu preferi ficar por aqui. O Twitter, o Facebook, o Google+ e afins são bons para publicitar os posts mas só convidam a intervenções breves no momento. Não deixam pensar primeiro no que se quer dizer. Enquanto o blog permite matutar durante uns dias antes sequer de começar a escrever, qualquer coisa que apareça no Facebook fica rapidamente enterrada em dezenas de notícias, fotografias de refeições e piadas. Além disso, as “redes sociais” são menos favoráveis à socialização do que os blogs. Os blogs não têm listas de “amigos” ou “seguidores” nem uma avalanche constante de mensagens sempre das mesmas fontes**. Aqui vem quem tiver interesse num tema e quando quero ler o que outros escrevem vou à procura. Isto ajuda a ter uma visão mais abrangente e menos filtrada do que há por aí. A Treta da Semana também me ajuda nisto, obrigando-me a sair regularmente da vizinhança mais sã da Internet e a explorar o enorme manicómio que há à volta. É um exercício que recomendo. Ler, pensar e escrever sobre disparates leva-nos a apreciar melhor o valor da razão.

Mas pronto, já chega de olhar para o umbigo. Volto em breve à programação normal. Obrigado a todos por estes oito anos de aguerrida colaboração e que venham agora mais oito.

* Esta estimativa é mais tramada. Há 1652 nomes diferentes nos comentadores, mas alguns correspondem à mesma pessoa.
** Excepto o Jónatas Machado. É a excepção que confirma a regra.

24 comentários:

  1. Parabéns Ludwig Krippahl! :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo teu trabalho, Ludwig. Não concordando com praticamente nada do que escreves encontrei na leitura regular do teu blog e nalguns fracos comentários que às vezes me sinto obrigado a desabafar um grande estímulo e desafio. Acho que comecei a ler-te em 2008 e, apesar de seres previsível e repetitivo, há um certo vinagre rigoroso na tua prosa que desassossega e até vicia, qual sopro frio em brasas dormentes. Só constrange uma vez ou outra em que ficas demasiado parecido com as brejeirices do Grave Rodrigues. Aí passo à frente. Bem hajas.

    ResponderEliminar
  3. Além disso, as “redes sociais” são menos favoráveis à socialização do que os blogs.

    É isso mesmo que penso. Não há socialização melhor do que aquela em que as pessoas falam umas com as outras. E a escrita favorece, dá a vez, não interrompe.

    [...] e que venham agora mais oito.

    Vamos a isso! Estava com medo que este fosse um daqueles posts do "ah, já é muito, o blog chegou ao fim..". Safa, que já estava a ficar preocupado.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns. E que venham mais oito... :-)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelos oito anos e vamos então a mais oito!

    Francisco Trindade

    ResponderEliminar
  6. Parabéns. Valeu a pena passar por aqui, pelo que escreves e pelos comentários dos leitores, mesmo daqueles que só irritam, porque também revelam a constituição do mundo com que temos de lidar. Os meus comentários são uma forma de mostrar que dou importância ao que escreves, mesmo quando discordo e que acredito nas potencialidades da discussão para deixar de pensar simples e cómodo e passar a pensar complexo e ativo.

    ResponderEliminar
  7. Que susto..., também comecei a ler o post pensando que no final dirias que depois de oito anos era hora de “fechar o bar”.
    Contigo aprendi muito de pensamento crítico, ateísmo, ciência, politica, ética, etc. Também tive um bom modelo na hora de transmitir aos demais o que penso e sinto. Digo “penso e sinto”, já que estas duas partes estão muito conectadas e é fácil utilizar uma para justificar a outra. Ensinar a estar atentos para não sucumbir a este hábito tão humano é uma das melhores consequências da leitura deste blog.
    Felicidades e um abraço:

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns. Extensivos a todos os comentadores.

    E venham mais oito....pelo menos.

    ResponderEliminar
  9. Ludwig,

    Fazes uma utilização exemplar deste espaço e saltam à vista as vantagens de te teres mantido fiel ao blogger. Além disso tens uma patente a registar... De todas as novidades nascidas na Google, és responsável por uma criação em língua portuguesa: inventaste um ecrã branco a que todos podem atirar tudo, mas onde a merda não cola. (como o tempo é de congratulações, vou por agora omitir os dois tópicos em que nos encarregas a nós de baldear a brancura :)

    Repito: a ludwiki é a minha Pátria!

    ResponderEliminar
  10. É um gosto continuar a espreitar (as tretas) os desabafo...:))

    ResponderEliminar
  11. Aprendi a dividir os Homens dos Seres Humanos, os espertos dos inteligentes. A ti, Ludwig... considero-te um Ser Humano inteligente,

    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Olá Ludwig
    Obrigado pelo teu blog. E por partilhares com clareza as tuas ideias ajudando-me a repensar as minhas.
    Por favor, continua a escrever.

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pela clareza e pela lucidez. Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Também eu sou um leitor assíduo, muitos parabéns :)

    ResponderEliminar
  15. Bem lembrado, João Sousa. Está na hora. Como é, Ludwig?

    ResponderEliminar
  16. Obrigado a todos. Este semestre tem sido difícil manter as conversas acesas. Mal tenho tido tempo para um post de vez em quando e não tem sobrado quase nada para os comentários. Mas preparem as vossas objecções e críticas, que em breve estarei de volta em velocidade de cruzeiro.

    Quanto a um jantar, se for mesmo jantar não sei, mas se for almoço alinho.

    ResponderEliminar
  17. Isto para ser em grande era jantar. Tentar uma data em que o pessoal todo esteja pela tuga.

    Comida farta, vinho e licores raros.

    Vai ser um momento único.

    Espero que ninguém falte.

    ResponderEliminar
  18. Volto à metrópole na última semana de Junho. É só marcar.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.