Biodança.
A minha irmã pediu um esclarecimento sobre este tema, por isso aqui vai. Começo por citar o fundador desta disciplina, o psicólogo Chileno Rolando Toro Arañeda:
«A base conceptual da Biodança provem de uma meditação sobre a vida, ou talvez da desesperança, do desejo de renascer dos nossos gestos despedaçados, de nossa vazia e estéril estrutura de repressão.»
Não há nada a acrescentar. É perfeitamente claro. Só me intriga que o próprio autor não saiba de onde vem a biodança. Afinal, é da meditação ou da desesperança? E parece-me que seria bom manter a estrutura de repressão vazia e estéril. Melhor que plena e fértil, pronta a reprimir. Mas sou um leigo na matéria, e uma dança com base conceptual não é para qualquer um. Por exemplo, não percebo como é que a «sua metodologia promove uma subtil participação no processo evolutivo». Só me ocorre que, durante a biodança frenética, os mais desajeitados caiam e partam o pescoço, participando assim na selecção natural. Mas parece-me pouco subtil...
Fica aqui o link para saberem mais sobre esta fascinante disciplina, que «mais que uma ciência, é uma poética do encontro humano, uma nova sensibilidade frente à existência». Aqui poderão descobrir, entre outras coisas, que a sexualidade é a «dissolução gradativa das couraças caracteriológicas que bloqueiam nossa sensibilidade».
Pelas descrições parece-me que a Biodança é uma ciência multidisciplinar que assenta em grande parte nos princípios e práticas da Biotanga...
ResponderEliminareh!eh!eh!
ResponderEliminarbolas, imbatível na linguagem, sem dúvida! parece que basta dizer coisas incompreensíveis para as pessoas acharem inteligente e profundo. enfim... :)
ResponderEliminarTreta por treta prefiro o Kundalini, sempre leva a qualquer lado :)
ResponderEliminarCristy
Parece-me que estão enganados. É que lá na página diz que As vivências em Biodança visam fortalecer a Identidade valorizando as qualidades que cada um, inegavelmente, possui e estimulando a Comunicação Não Verbal..
ResponderEliminarOra que mellhor maneira de estimular a Comunicação Não Verbal do que palavras caras e sem sentido?
Nota: Ao menos não vendem banha da cobra, parece ser apenas um centro recreativo.
Parece-me, em todo o caso, bastante arrojado da parte do Ludwig, colocar neste blog um link onde se afirma: "Afetividade: é o amor indiscriminado pelo ser humano".
ResponderEliminarEu tremo só de pensar na discussão que a coisa vai dar, se o João Vasco ou um certo anónimo chegarem a ler isto...
Caro Ludwig,
ResponderEliminarPeço-lhe sériamente pondere quando vai escrevêr coisas com este conteudo, pois poderei ter de lhe enviar a conta da lavandaria. Estive prestes a têr uma Bio...descarga de tanto rir, especialmente com a súbtil forma de selecção natural proposta para os biodançarinos.
O meu muito obrigado pelo excelente momento anti-stress que me proporcionou.