quarta-feira, março 25, 2020

Os testes.

Tenho encontrado alegações de uma suposta ocultação de casos de COVID-19 por limitações no número de testes. É claro que os 2362 casos confirmados são uma fracção dos casos em Portugal. Há doentes ainda sem sintomas, outros cujos sintomas serão leves demais para irem ao médico e assim por diante. Seria bom testar toda a gente para encontrar os focos de infecção mas não é viável. Por isso, em valor absoluto, estamos a subestimar o número de casos. Mas, se os testes forem feitos de forma consistente, a variação diária será um bom indicador de como a infecção se está a propagar pela população e do efeito das medidas tomadas. O mesmo para os casos suspeitos. Basta que os critérios de diagnóstico sejam aplicados de forma consistente.

Antes de explicar por que me parece ser esse o caso, queria apontar que quando dizem que o número de testes está a diminuir estão a especular. Até dia 15 de Março, os boletins da DGS indicavam os casos confirmados, infirmados, e aguardando resultados. Havia também um gráfico com confirmados e excluídos por data de início de sintomas. A partir de dia 16 de Março passou a haver “não confirmados” e o os excluídos desapareceram do gráfico dia 17. Isto sugere que, a partir desta data, estão a incluir testes negativos e casos não testados na mesma categoria. Por isso, neste momento, não conseguimos saber pelos boletins quantos casos foram testados. Não vejo nada de sinistro nisto. Com o aumento do número de casos aumenta também a probabilidade de haver falhas pontuais, demoras e outros problemas. Se bem que me agradasse ver isso tudo discriminado, compreendo que a prioridade na DGS não seja satisfazer os epidemiologistas de Facebook. Portanto, se virem alguém dizer que olhou para o boletim e viu que ontem houve menos testes que anteontem, sejam cépticos. Não está lá essa informação.

O que parece preocupar algumas pessoas é ainda mais estranho. Assumindo que todos os suspeitos são testados (o que, a ser verdade, será bom), contam o número de novos casos suspeitos e concluem que há menos testes porque há menos casos suspeitos. Não percebo onde é que isso é má notícia. É precisamente o que esperamos resultar das medidas de mitigação. Olhando para os dados desde dia 16*, parece-me não haver qualquer crise ou rotura. O boneco abaixo mostra isto, à esquerda com os valores diários de casos novos e à direita com os valores acumulados até cada data. Os casos a aguardar resultados parecem estar a acumular-se, com mais peso em cada dia, mas isso não parece ter grande efeito na detecção dos casos confirmados e, quando comparados com o total, o problema não é significativo. Até porque reduzir o número de testes pode ter um impacto pequeno no número de casos confirmados porque os testes não são aleatórios. As prioridades tenderão a dar precedência aos casos mais prováveis e quanto mais para baixo na lista menos casos reais se perde.



Mas há outra forma de testarmos se o processo decorre com normalidade. Como a percentagem de infectados na população é ainda pequena, o aumento de casos é aproximadamente exponencial. O que varia com as medidas tomadas será a taxa de crescimento, que deverá ir diminuindo gradualmente, mas o tipo de curva deve manter-se em cada janela de tempo. Excepto se houver perturbações na recolha de dados. Se deixa de haver testes ou se mudam protocolos há um salto súbito nos números e, nesse período, a exponencial já não se ajusta bem. Podemos medir isso pelo erro residual de cada ponto à curva ajustada, e podemos usar depois esses erros, distribuindo-os aleatoriamente pela curva, para gerar curvas hipotéticas que teríamos se a perturbação tivesse calhado noutro lado. Este é o método de residual bootstrapping, que ilustro na figura abaixo.


Os pontos da esquerda fazem um “cotovelo” que não encaixa numa curva exponencial e por isso têm um desvio considerável da curva ajustada. Se distribuirmos esses desvios aleatoriamente pela curva podemos gerar pontos que darão curvas diferentes, representadas pela mancha de linhas laranja. À direita isso não acontece. A curva ajusta-se bem aos pontos, os residuais são pequenos e a família de curvas fica numa gama mais estreita. Foi assim que calculei famílias de valores para a taxa de crescimento em janelas de 5 dias terminando nas datas indicadas na figura abaixo, quer para casos suspeitos quer para casos confirmados. Cada pontinho é um valor calculado para a taxa de crescimento, e as nuvens dão uma ideia da dispersão desses valores em cada dia, com as “barrigas” indicando maior densidade de valores.


Podemos ver que a taxa inicial de crescimento dos casos confirmados era muito grande, provavelmente pelo aumento inicial no número de testes, mas depois aproximou-se da taxa de crescimento dos casos suspeitos. Entre 13 e 16 de Março houve um desvio grande em relação à curva exponencial, que se pode ver pela maior dispersão dos valores, que indica que o ajuste não é bom. Isto sugere uma alteração brusca, seja nos protocolos seja no comportamento dos suspeitos, o que não é de estranhar nessa altura. Mas a partir de dia 16 as coisas estabilizaram e, com uma taxa de crescimento a diminuir, os dados ajustam-se bem às curvas exponenciais. Além disso, nota-se que os suspeitos estão cerca de dois dias à frente dos confirmados, o que se explica pelo atraso relativo nos resultados dos testes. Este perfil não me parece consistente com uma rotura na capacidade de fazer testes ou outro problema súbito qualquer. Mais ainda, mesmo que houvesse uma conspiração da DGS para nos ocultar estes números, julgo que era preciso um esforço considerável para os falsificar tão bem. Portanto, neste momento, não partilho da opinião de quem diz que os números não valem nada porque não se está a testar. Mas será interessante ver o que acontece nos próximos dias, porque penso que haverá uma revisão dos protocolos de teste e diagnóstico. E isso poderá dar outro safanão nos números e demorar uns dias a estabilizar novamente.

* Porque é uma chatice extrair aqueles dados; o boletim parece ser uma coisa feita em Powerpoint e depois exportado para pdf, e mudaram várias vezes o formato...

Nota: actualizei o código na pasta partilhada. Seguindo a sugestão do Raúl Fernandes (obrigado, Raúl) incluí um ficheiro com a lista de bibliotecas que é necessário para correr isto. Já agora, se algum aluno meu olhar para este código, saliento que estamos a viver uma emergência e isto foi tudo feito à pressa.

6 comentários:

  1. "The Coronavirus Curve - Numberphile" https://www.youtube.com/watch?v=k6nLfCbAzgo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá a todos, Meu nome é Andre Douglas, meu e-mail de hangout é andrecamilodouglas@gmail.com.
      Tenho sido HIV positivo desde os últimos três anos com minha namorada, mas hoje estou feliz por ser HIV negativo com a ajuda do medicamento fitoterápico do Dr. O.water, o grande curador. Eu estava navegando na Internet em busca de ajuda quando me deparei com um testemunho compartilhado por alguém sobre como o Dr. O.water o curou do vih. Sempre acreditei que existe solução para todos os problemas. Estou em Bedum, Holanda, mas tentei o meu melhor para ter certeza de que falaria com o Dr. O.water porque eu precisava muito de seu tratamento. Felizmente para mim, peguei o remédio e usei conforme as instruções. Dr. O.water trouxe um sorriso ao meu rosto com seu medicamento à base de ervas. Estou muito feliz hoje por termos alguém como esse grande curador por aí. Portanto, meu povo, por favor, contate este curandeiro em seu e-mail: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM ou Whatsapp: +2349050205019. Ele também pode curar Herpes, Hepatite B, Hepatite C, HPV, Diabetes, Câncer, Asma e muito mais

      Eliminar
    2. Verdadeiramente, a natureza pode curar tudo. Posso dizer isso convenientemente porque percorri esse caminho, estive entre o diabo e o mar azul profundo, vi o ruim e o feio em tentar consertar minha vida apesar de quantas vezes eu falhei, ainda estava determinado a obter cura porque era jovem e tinha dependentes. Os médicos me disseram para aprender a sair com coceiras, dores e queimaduras e continuar a tomar meus comprimidos mesmo quando eles me deixam deprimido. Decidi explorar mais enchendo a internet e pesquisas eis que li um ótimo testemunho do Dr. White DRWHITETHEHIVHEALER@GMAIL.COM publicado por um sincero sobrevivente no diário nacional. Sendo um fitoterapeuta com um grande coração, o homem que sempre chamarei de pai e salvador, conversamos e ele jurou me salvar, desde que eu contasse a outras pessoas sobre ele, após o que ele me enviou a cura por correio para ser usada duas vezes ao dia por 2 semanas. Minha única dificuldade foi que um dos remédios era bem amargo, mas não desista das esperanças agora, mantenha a fé, este homem é ungido pelo Altíssimo para ajudar a acabar com seus HERPES, outros VÍRUS e infecções BACTERIANAS. Envie um e-mail para ele hoje ou Watsapp +2349091844595 e agradeça aos céus depois disso. Passe pelo túnel que promete dar luz no final. Para obter mais orientações, escreva para (phynmarcel15@gmail.com)

      Eliminar
    3. Se você deseja honestamente se livrar das correntes das doenças, ligue ou escreva para o Doutor White agora em>: OO2349091844595 e envie um e-mail: - drwhitethehivhealer@gmail.com, sou Aldrich Rexton do Canadá. Estou muito grato a este homem chamado Doutor WHITE por ser um instrumento para me curar do HIV / AIDS e minha irmã mais nova da HEPATITE, respectivamente. Ele foi apresentado a ele por um médico brasileiro que também se beneficiou de sua cura viral à base de ervas há 6 anos. Ele me disse: “O Dr. White é talentoso, um homem de poucas palavras e de confiança. Ligue para ele e você ficará feliz por ter feito isso ”, tais palavras de um médico altamente conceituado levaram-me a escrever para ele imediatamente por curiosidade. Eu contei a ele sobre minha irmã e ele optou por me curar antes que minha irmã isso fosse provar a si mesmo. Ele me aconselhou sobre como me abster durante o período de tratamento e também fazer um teste de confirmação laboratorial após o tempo estipulado. Tomei o remédio herbal como ele prescreveu e fui fazer o teste ali mesmo no laboratório foi meu primeiro dia a chorar de alegria e imediatamente pedi para comprar o remédio para hepatite para minha irmãzinha que rastreamos online e recebemos em poucos dias para isso ela me toma como seu ídolo depois de ser curada, nossa alegria é restaurada. Recomendei que você mantivesse esses contatos para salvar vidas, sendo herpes, câncer, depressão ou diabetes. Salve uma vida hoje e isso sempre lhe trará alegria.
      Obrigado, Aldrich Rexton

      Eliminar
  2. SIR model

    https://www.geogebra.org/m/utbemrca

    https://www.geogebra.org/m/nbjfjtpv

    ResponderEliminar
  3. Alguns meses atrás fui fazer um check up no hospital, o médico tirou meu sangue para fazer um exame e me disse para vir depois de 3 dias para ver o resultado, depois de 3 dias voltei ao hospital para ver o resultado, e foi então o médico me disse que fui diagnosticado com o vírus HIV.
    Naquele mesmo dia fiquei sem felicidade e tudo na vida ficou sem sentido para mim, comecei a pensar em como poderia me livrar desse vírus do meu corpo, decidi entrar na internet e fazer algumas pesquisas, enquanto estava navegando na internet me deparei com alguns bons depoimentos sobre como o Dr. James tem usado seu medicamento fitoterápico para tratar e salvar diferentes pacientes de várias doenças e infecções, também vi alguém que estava comentando sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do Dr. James medicamento.
    Para mim nunca acreditei neles, foi a primeira vez que me deparei com algo assim, apenas decidi experimentar se realmente funcionasse!
    Eles deram os detalhes de contato do Dr. James e eu copiei seu e-mail [DRJAMESHERBALMIX@GMAIL.COM] e mais tarde naquela noite enviei a ele uma mensagem sobre minha saúde.
    Mais tarde ele me deu uma resposta e depois conversamos sobre o medicamento e ele me disse que ia mandar o medicamento para o meu endereço residencial e que precisava do meu endereço de onde resido.
    Enviei-lhe tudo o que ele pediu para preparar o remédio para mim, e após 3 dias recebi um e-mail dos Correios e para minha surpresa era o fitoterápico do Dr. James.
    Ele me explicou como eu deveria tomar o remédio, ele disse que eu deveria tomar 2 vezes ao dia durante 14 dias, segui exatamente como me foi dito, antes de me mandar o remédio ele disse que eu deveria fazer check up depois terminei de tomar o remédio, então depois que eu terminei o remédio eu voltei ao hospital para fazer um check up e para minha maior surpresa novamente me disseram que eu sou negativo, eu sei que alguém não acreditaria nisso, mas aconteceu com um irmão como Eu, sempre sonhei em viver com boa saúde novamente, graças a Deus tudo correu bem para mim e graças a Deus pelo Dr. James Miracle Healing Medicine, você pode entrar em contato com o Dr. James em seu e-mail {drjamesherbalmix@gmail.com} amigos este homem tem um cura para doenças como o vírus de Alzheimer, câncer, HIV, herpes, ALS, BV, UTI, infecção virginal, verruga genital, HPV, hepatite A / B, boa sorte, HSV, problemas de gravidez. Não acredite em medicamentos, experimente alguns naturais Remedy.With Dr.James mistura de ervas em drjamesherbalmix@gmail.com
    Para sempre fique grato, Doc ....

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.