domingo, março 31, 2013

Treta da semana (passada): a importância de respirar.

Recebi há dias um email a anunciar um novo curso do «MÉTODO JC - O renascer da essência no retorno à fonte. Um curso para o despertar da luz interna»(1). Criado por Joaquim Caeiro, «tendo por base a sua própria evolução e o seu despertar espiritual», este curso oferece formação em áreas diversas, desde «Como lidar com a energia do dinheiro» até à «Criação de condições para facilitar o Método JC». Como é costume nestas coisas, o curso não tem um preço mas sim um investimento. São 40€ por pessoa para investir neste capitalismo espiritual, onde o capital financeiro serve para gerar capital «nos campos emocionais, mentais, espirituais e/ou energéticos». O Joaquim, facilitador e criador do método, alivia assim aos alunos o fardo espiritual de "lidar com a energia do dinheiro”. É bom ver que ainda há pessoas dispostas a sacrificar-se pelos outros.

O percurso de vida do Joaquim, no qual ele baseou o seu método espiritual e/ou energético, também é notável. Inicialmente gestor de empresas, passou a «Psicoterapeuta da Alma & Life Coach, Orador, Escritor, Professor de Meditação» depois de uma importante descoberta:

«Na tentativa de organizar a minha mente e tudo o que nela se produzia, resolvi [iniciar-me] na meditação, apenas com os livros do grande psiquiatra Brian Weiss. Nesta busca, tive a oportunidade de partilhar momentos inesquecíveis com alunos deste médico, numa meditação guiada no algarve. Após estas vivências, e sabendo que a solução estava na tranquilidade e organização mental, insisti na meditação, e nada resultava. Até que sozinho, descobri que a Respiração se encontrava na base da Vida.»(2)

Foi a partir desse momento que Joaquim Caeiro decidiu entregar-se «à prática constante da respiração», uma decisão ainda mais assombrosa por só ter sido tomada aos 33 anos.

1- Akademia do ser, MÉTODO JC - O renascer da essência no retorno à fonte, com Joaquim Caeiro
2- Joaquim Caeiro, Universo Espirito de Luz

7 comentários:

  1. boa noite professor Krippahl.

    Verificando o seu interesse na ciência e seu possível conflito com a fé e tendo tomado conhecimento do debate realizado em Novembro passado na FCT-UNL sobre ciência e fé, o Grupo Bíblico Universitário gostaria de o convidar para um debate, não tendo até ao momento, todavia, conhecimento do seu email. Seria possível facultá-lo?

    Aproveito para agradecer por este blog cujos textos que li com muito interesse.
    Manuel Rainho
    (manuelrainho@gbu.pt)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom este vídeo sobre pseudociência:

    'science' of the gaps

    http://youtu.be/dgN7a_vdIIc

    ResponderEliminar
  3. Um pouco mais de persistencia e teriam encontrado o email do Ludwig. É mais fácil do que encontrar deus...

    ResponderEliminar
  4. Um artigo interessante sobre "a evolução acelerada de bactérias para... bactérias" mostra que existe código no DNA, a duplicação e a transcrição mais não fazem do que acumular mutações com efeitos maioritariamente deletérios, embora as bactérias tenham um sistema de reparação que procura evitar isso...

    Continuamos à espera de mutações que codifiquem informação genética nova capaz de criar estruturas e funções inovadoras e mais complexas...

    ResponderEliminar
  5. Um estudo interessante sobre a replicação do código do DNA humano revela precisão e eficiência, o que corrobora a doutrina bíblica da criação.

    Precisão e eficiência:

    "The sliding clamp then serves to anchor special enzymes called polymerases to the DNA, ensuring efficient copying of the genetic material."

    "...the clamp helps the polymerase to stay in place, allowing it to copy thousands of bases before being removed from the strand of DNA,"

    Código no DNA:

    "Without a sliding clamp, polymerases can copy very few bases -- the molecular 'letters' that make up the code of DNA -- at a time.

    ResponderEliminar
  6. Um estudo interessante sobre a especiação rápida dos mosquitos (erradamente designada evolução) mostra que os mosquitos são muito mais complexos do que se pensava(o que corrobora a criação inteligente), especiam-se rapidamente (o que corrobora a origem recente das sub-espécies de mosquitos e contraria a necessidade de milhões de anos) e contribuem para a disseminação de doenças (o que corrobora a doutrina bíblica da corrupção da natureza criada)....

    Mais complexos do que se pensava:

    "Anopheles gambiae mosquitoes... ...are more genetically complex than we thought due to interbreeding,"


    Mosquitos "evoluem" para... mosquitos!

    "the mosquito, Anopheles gambiae, which was thought to be splitting into two completely new species, may actually have a more complex range of forms due to frequent inter-mating."

    "...the genetic variation that exists is shared between the forms, as if they were a single species."


    Mosquitos manifestam corrupção, doenças e morte:

    "Anopheles gambiae mosquitoes... ...are responsible for most cases of malaria in Africa"

    "Mosquito-borne illnesses can be a death sentence in developing nations,"

    Como se vê, toda a informação recolhida pelos cientistas no terreno corrobora a criação e a corrupção de que a Bíblia fala.

    Nenhuma dessa evidência corrrobora a evolução de partículas para pessoas ao longo de milhões de anos...

    ResponderEliminar
  7. Um estudo recente questiona a utilidade do conceito de "fóssil vivo" (fóssil supostamente antigo mas semelhante aos seres vivos existentes) por detectar evidência de "evolução" dentro do mesmo género de camarões...

    No entanto, é interessante notar que camarões "evoluem" para... camarões!

    Além disso, as notícias científicas apresentadas nos posts anteriores mostram que a diversificação e especiação dentro do mesmo género recombina informação genética e epigenética pré-existente, pelo que é um processo muito rápido que necessita apenas de algumas gerações e não de milhões de anos...

    É isso que observamos também aqui: camarões "evoluem" para... camarões, especializando-se e especiando-se com base no potencial genómico pré-existente.

    Também não adianta especular sobre as diferentes idades dos camarões com base nos fósseis existentes nas diferentes camadas de rochas sedimentares, porque estas apenas mostram a ordem de sepultamento abrupto das espécies no dilúvio global e nas suas sequelas locais, nada tendo a ver com a sua imaginada antiguidade.

    Este entendimento adequa-se muito bem às observações dos cientistas, que concluem que:

    "This abundance of 'cryptic species' makes it very difficult for fossils to be assigned to any particular species as they all look remarkably similar.
    For example, 250-million-year-old fossils have been assigned to the living European species Triops cancriformis whereas the team's results indicate that the living T. cancriformis evolved less than 25 million years ago."

    A capacidade de especiação e adaptação das espécies ao clima é uma característica totalmente consistente com o seu design inteligente.

    Se resto, é interessante que os cientistas dão um exemplo que confirma isso mesmo. Eles dizem:

    "For example the Mini has an old design that is still selling, but newly made Minis have electronic windows, GPS and airbags: in that sense, they are still 'evolving', they are not unchanged but most of the change has been 'under the hood' rather than external.

    By comparison, organisms labeled as 'living fossils' such as tadpole shrimps, are constantly fine-tuning their adaptation to their environment."

    Assim como a "evolução" dos Minis ou dos GPS é produto de design, também o é a adaptação dos girinos dos camarões...


    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.